quarta-feira, 14 de outubro de 2015

ALERTA CIENTÍFICO MOSTRA COMO ‘DORMIR POUCO’ ALTERA NOSSO CORPO

A comum rotina de um solteiro: dormir tarde e acordar cedo.
Seja pelo trabalho, estudo ou puro lazer (são tantas séries, filmes, livros e jogos para nos manter até tarde da madrugada), nos desapegamos do conto da Cinderela, afinal meia-noite é quando a nossa festa noite está apenas começando.
Mas e no outro dia?
A rotina nos chama de volta para a responsabilidade. E assim, ignorando as recomendações médicas de 6-8 horas de sono, completamos semanas de noites mal dormidas que nos deixam a sensação de termos sidos atropelados por um caminhão.
Pois se você combina com essa descrição, saiba que as noites que passa em claro podem trazer sérios prejuízos para o seu corpo. O site Yahoo Health, a partir de diversas pesquisas, explicou tudinho. 

1. A MENTE


Torna-se mais difícil tomar decisões, se concentrar e ter memória. Além disso, seu tempo de reação fica mais lento. De acordo com Shalini Paruthi, porta-voz da American Academy of Sleep Medicine, não devemos esquecer que o sono é uma função do cérebro. Quando você não descansa o suficiente, os efeitos mentais são imediatos.

2. OS OLHOS


Ficam vermelhos, suas pálpebras caídas e aquelas sombras escuras tão temidas aparecem de baixo dos seus olhos – as olheiras. E é comprovado! Um estudo apropriadamente chamado ‘Sleep‘ descobriu que as pessoas tendem a aparentar muito menos bonitas em fotos quando estão com sono do que quando tiveram uma noite bem dormida. Então esqueça as selfies.

olheiras-sossolteitos

3. A PELE

O mesmo estudo ‘Sleep’ provou que ao burlar as noites de sono, as suas linhas de expressão e rugas ficam mais notáveis.

pele-rugas-sosolteiros

4. O SISTEMA IMUNOLÓGICO


Seu corpo demora mais para montar uma reação contra infecções. Pessoas que dormem durante seis horas, ou menos, são quatro vezes mais propensos a pegar um resfriado quando expostas ao vírus, em comparação com aquelas que dormem mais de sete horas cada noite, aponta estudo publicado no The National Center for Biotechnology Information.
Uma outra pesquisa realizada pela European Society of Cardiology mostra que os efeitos podem vir a longo prazo também. Homens com transtornos do sono são mais propensos a ter ataques cardíacos ou acidente vascular cerebral (AVC). Sono insuficiente também pode aumentar a pressão sanguínea e o risco de desenvolver diabetes.

ataque-cardíaco-sossolteiros

5. O APETITE


Segundo pesquisa publicada no Science Daily, o sono atrasado faz seu metabolismo diminuir e seu apetite aumentar, fazendo com que consuma mais calorias do que na verdade precisa.
Além disso, outra pesquisa, publicada no Journal of Sleep Research, descobriu que apenas uma noite mal dormida já é o suficiente para elevar os níveis de grelina – o hormônio que sinaliza a fome para o cérebro.

6. O HUMOR


Uma outra pesquisa, também publicada no The National Center for Biotechnology Information, mostra que ter menos de cinco horas de sono por noite pode fazer você se sentir mais estressado, triste e com raiva.

Fonte:
http://sossolteiros.bol.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário