quinta-feira, 30 de julho de 2015

O que Você Deve Saber Sobre o Reumatismo


Quem nunca ouviu falar que uma ou outra pessoa tem reumatismo, não é? Porém, você sabe exatamente o que é reumatismo?
Para a maioria das pessoas, a referência é de uma doença típica de idosos, porém essa ideia é equivocada: o reumatismo pode atingir crianças, jovens, adultos e idosos.

O que é Reumatismo?

Reumatismo é um nome genérico dado para uma série de doenças que afetam o sistema músculo-esquelético, chamadas coletivamente de doenças reumáticas. Por isso a confusão: quando alguém fala em “reumatismo”, pode estar falando de doenças bem diferentes.
As doenças reumáticas são prevalentes e representam o conjunto de diferentes doenças que acometem o aparelho locomotor, ou seja, ossos, articulações (“juntas”), cartilagens, músculos, tendões e ligamentos. Além disso, algumas doenças reumáticas podem comprometer outras partes e funções do corpo humano, como rins, coração, pulmões, olhos, intestino e até a pele.
Existem muitos tipos de doenças reumáticas; algumas das mais comuns: artrose, fibromialgia, osteoporose, gota, tendinites e bursites, febre reumática e artrite reumatoide.

Causas do Reumatismo

As principais causas são de origem infecciosa, endócrina, alérgica ou metabólica. Nessa última pode-se citar a deficiência de elementos básicos como vitamina C e manganês.
Todas as articulações podem ser atingidas, mas há maior incidência nas mãos, inicialmente com dores no punho ou mesmo com a tendinite, além de dores, inchaço e vermelhidão nos locais afetados.

Sintomas Iniciais do Reumatismo

As doenças reumáticas, assim como outras enfermidades crônicas, têm tratamento. Se a doença for descoberta no início e tratada de maneira adequada, o paciente reumático pode levar uma vida normal e sem dores, minimizando o risco de incapacidade física. Os principais sintomas iniciais são:
  • Dificuldade para se movimentar ou rigidez nas articulações ao acordar.
  • Diminuição da flexibilidade da coluna ao calçar sapatos.
  • Limitação para pentear os cabelos.
  • Dificuldade para escovar os dentes.
  • Dor, inchaço e calor nas articulações.

Diagnóstico e Tratamento

Ao perceber dor nas articulações, principalmente por mais de seis semanas, acompanhada de vermelhidão, inchaço, calor ou dificuldade para movimentar as articulações (especialmente ao acordar pela manhã), procure tratamento pois pode ser uma doença reumática.
O cuidado e o manejo das doenças reumáticas incluem tratamentos diversos (com a utilização de práticas integrativas e complementares, exercícios, terapia física, entre outros) e tratamento farmacológico (medicamentos).
Os tratamentos convencionais têm como objetivo atuar contra a dor e a inflamação, mas normalmente não resolvem o problema pela raiz. Uma forma mais eficaz de se atacar o problema é através de um tratamento mais natural, que procura suprir a necessidade de nutrientes, vitaminas e ácidos graxos, equilibrando o organismo.
Muitos nutrientes podem ser utilizados no combate às dores do reumatismo, como vitaminas C e D, que favorecerem o metabolismo do cálcio; minerais como cálcio e magnésio, para evitar a perda óssea; ômega 3, que controla os processos ligados à inflamação das partes afetadas; além de enzimas e vitamina E natural.
Uma outra solução mais natural é massagear a área dolorida com bucha vegetal durante o banho e depois com óleo de copaíba pelo menos duas vezes ao dia, bem como compressa fria (com bolsa de gelo) várias vezes ao dia. Banhos de sol diários de 15 a 20 minutos ajudam na produção da importantíssima vitamina D e no restabelecimento das articulações.

Principais Tipos de Doenças Reumáticas

Artrose

A osteoartrite (popularmente conhecida como artrose) é uma doença das articulações caracterizada por degeneração das cartilagens, acompanhada de alterações das estruturas ósseas vizinhas. É a mais comum das doenças reumáticas: 80% a 90% das pessoas acima de 40 anos já mostram sinais de osteoartrite ao raio X.
A osteoartrite resulta do aumento de conteúdo líquido no interior do tecido cartilaginoso. O principal sintoma é a dor articular de instalação insidiosa, que aumenta de intensidade com o passar dos anos. Fases mais sintomáticas costumam ser seguidas por outras com regressão do quadro.
No início, a dor surge com o movimento e desaparece com o repouso. Com o tempo, pode ocorrer enrijecimento e diminuição da mobilidade articular. O enrijecimento tende a desaparecer segundos ou minutos depois da movimentação, diferença importante com os casos de artrite reumatoide em que chega a persistir por horas.

Artrite Reumatoide

Artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica, autoimune, que afeta as membranas de diversas articulações (mãos, punhos, cotovelos, joelhos, tornozelos, pés, ombros, coluna cervical) e órgãos internos, como pulmões, coração e rins, de indivíduos geneticamente predispostos. A progressão do quadro está associada a deformidades e alterações das articulações, que podem comprometer os movimentos.

Fibromialgia

Fibromialgia caracteriza-se por dor crônica que migra por vários pontos do corpo e se manifesta especialmente nos tendões e nas articulações. Trata-se de uma patologia relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central e o mecanismo de supressão da dor que atinge, em 90% dos casos, mulheres entre 35 e 50 anos. A fibromialgia não provoca inflamações nem deformidades físicas, mas pode estar associada a outras doenças reumáticas, o que pode confundir o diagnóstico.

Osteoporose

Osteoporose é uma condição metabólica que se caracteriza pela diminuição progressiva da densidade óssea e aumento do risco de fraturas.
Os ossos são compostos de uma matriz com complexos minerais com cálcio. Isso possibilita a reconstituição do osso quando ocorrem fraturas. Com o tempo, porém, a formação de novas células ósseas diminui. O resultado é que os ossos se tornam mais porosos, perdem resistência.
Perdas mais leves de massa óssea caracterizam a osteopenia. Perdas maiores são próprias da osteoporose e podem ser responsáveis por fraturas espontâneas ou causadas por pequenos impactos, como um simples espirro ou uma crise de tosse, por exemplo.
Na maioria dos casos, a osteoporose é uma condição relacionada com o envelhecimento. Ela pode manifestar-se em ambos os sexos, mas atinge especialmente as mulheres depois da menopausa por causa da queda na produção do estrógeno.

Gota

A gota é um tipo de artrite inflamatória causada pela deposição de cristais de urato no líquido que banha as articulações, e em outros tecidos.
Está associada a níveis elevados de ácido úrico no sangue. Quando esses níveis são iguais ou maiores do que 6,8 mg por decilitro, dizemos que existe hiperuricemia, condição causada pela dificuldade do rim em excretar urato ou pela produção exagerada dessa substância.

Bursite

Bursite é a inflamação da bursa, pequena bolsa contendo líquido que envolve as articulações e funciona como amortecedor entre ossos, tendões e tecidos musculares. A bursite ocorre principalmente nos ombros, cotovelos e joelhos.

Tendinite

A tendinite é a inflamação, lesão e inchaço de um tendão, que é uma estrutura fibrosa que une o músculo ao osso. Em muitos casos, a tendinite (degeneração do tendão) também está presente. A tendinite pode acontecer como um resultado de lesão, excesso de uso ou envelhecimento, uma vez que o tendão vai perdendo a elasticidade. Também pode ser vista em pessoas com doenças sistêmicas, como artrite reumatoide ou diabetes.

Febre reumática

A febre reumática é uma doença reumática, inflamatória e que afeta as articulações. Sua origem está relacionada à resposta do organismo mediante a infecções pelo estreptococo, ou seja, é de origem autoimune. A febre reumática ocorre após um episódio de amigdalite bacteriana tratada inadequadamente.

Fonte:
http://belezaesaude.com/reumatismo/

Maca Peruana: Você conhece esse super alimento?


Vocês já ouviram falar na maca peruana (ou andina)? Sabem o que é?
Ela é uma uma planta, que lembra um rabanete, composta principalmente de carboidratos e fibras. O carboidrato é uma fonte natural de energia. Já a fibra dá saciedade, faz o intestino funcionar e melhora o inchaço.
A maca peruana é basicamente um alimento muito rico em nutrientes e é vendida como um suplemento nutricional. Recentemente, a planta ganhou popularidade como uma erva afrodisíaca para aumentar a libido, vigor e desejo sexual.
A raiz é um alimento muito nutritivo, repleto de vitaminas, esteróis de plantas, muitos minerais essenciais, aminoácidos e gorduras saudáveis. Tradicionalmente, tem sido usada por proporcionar uma variedade de benefícios à saúde.
Algumas mulheres relataram bons resultados para aliviar os sintomas da TPM e menopausa. A maca peruana também parece possuir propriedades que estimulam a produção de hormônios pelo organismo. Isto a torna útil no tratamento de deficiências hormonais, sendo talvez a melhor alternativa natural para injetar hormônios externos no corpo.
Composição Nutricional Por 100g de maca peruana em pó
Postássio1,9 mgFósforo183 mg
Magnésio73,3 mgFerro34,8 mg
Sódio26,6 mgVitamina C10 mg
Proteínas13 grVitamina B11,2 mg
Fibras3,0grVitamina B21,41 mg
Gordura0,2 grVitamina B61,14 mg
Cálcio685 mgVitamina B121,30 mg

Benefícios da Maca Peruana

  • Aumenta o rendimento físico e mental.
  • Revitaliza as células cerebrais favorecendo a concentração e a memória.
  • Diminui o stress ocasionado pelos excessos da vida moderna e a acumulação de fadiga.
  • Reativa os processos metabólicos celulares, favorece a revitalização e a capacidade de recuperação do organismo.
  • Fortifica o sistema endócrino e estimula de modo natural a produção de hormonas sexuais femininas e masculinas (testosterona e progesterona) o que melhora o libido, permitindo assim o combate eficaz à diminuição do desejo, da potência sexual, bem como os efeitos negativos da menopausa.
  • Previne o diabetes por diminuir a velocidade da absorção de glicose, graças ao alto teor de fibras na planta. Ela também fortalece a imunidade do organismo e aumenta o poder de cicatrização.

Como consumir a maca peruana?

Você pode encontrar a maca peruana em cápsulas e em pó. Nesse formato, a dose recomendada é de uma colher de sobremesa rasa por dia, que pode ser adicionada na comida, vitaminas, sucos e iogurtes.
Lembre-se: a maca peruana não é um remédio, e sim um “super-alimento”, riquíssimo em nutrientes.

Fonte:
http://belezaesaude.com/maca-peruana/

Prisão de Ventre? Resolva esse problema de uma vez por todas!

Se você não costuma ir ao banheiro diariamente, ou até vai poucas vezes, isso não quer dizer que você sofre de prisão de ventre. Falo isso, pois muitas pessoas acreditam que já têm o problema apenas por ter de fazer esforço ou por notarem as fezes um pouco mais ressecadas.
A medicina considera a prisão de ventre (ou constipação intestinal) os casos em que a pessoa evacua menos do que três vezes por semana e em pelo menos uma delas for necessário esforço muito grande. Além de remédios para prisão de ventre, os especialistas costumam recomendar exames para descobrir se a constipação está relacionada a distúrbios ou doenças mais graves.

O que fazer para Prisão de Ventre

Alimentação com Fibras

Prisão de Ventre
Quanto mais resíduos o alimento deixar no organismo, melhor ele vai contribuir para a formação do bolo fecal e para o funcionamento do intestino. Os alimentos que deixam mais resíduos são os ricos em fibras insolúveis, substâncias que, como o próprio nome diz, não são digeridas pelo corpo. Vegetais, legumes, alimentos integrais, grãos, frutas, aveia, linhaça moída são alimentos que ajudam formar o bolo fecal. Gorduras boas como: azeite de oliva, óleo de coco, abacate e castanhas também são eficientes.

Água

Prisão de Ventre
Nada adianta ingerir muita fibra se não houver a ingestão de água. Beber pelo menos oito copos de água por dia. O ideal seria consumir o primeiro desses copos em jejum.

Exercícios físicos

Prisão de Ventre
A prática de atividade física regular — mesmo que por alguns minutos durante o dia — ajuda a fortalecer a musculatura. Pessoas que ganharam peso e aumentaram as medidas da barriga perdem muita força na região abdominal e têm tendência para maior dificuldade de evacuar. Além disso, os exercícios ajudam a ativar nos movimentos peristálticos do intestino.

Remédios Laxantes

Prisão de Ventre
O medicamento ajuda, mas é fundamental consultar o médico para conhecer o melhor laxante e o modo correto de usá-lo — enfim, saber se de fato o remédio é necessário no tratamento. Isso é importante, pois alguns laxantes, que irritam o intestino, provocam uma contração brusca da musculatura da parede intestinal, gerando problemas. Se o medicamento for ingerido de modo inadequado, com o tempo essa mesma musculatura passa a não responder como antes, exigindo remédios cada vez mais fortes — até o momento em que se dilata, causando dores constantes e piorando o caso.

Dicas Simples para Resolver a Prisão de Ventre

  1. Em jejum, tome uma colher de sopa de aveia + linhaça moída com um copo de água.
  2. Em jejum, tome uma colher de sopa de azeite de oliva + um copo de água.
  3. Acrescente pelo menos um copo de suco de fruta ou vegetais em sua dieta.
  4. Não fique parada, movimente-se!
  5. Beba bastante líquido.
  6. Prefira alimentos integrais.
  7. Eduque o seu intestino e estipule horários fixos para utilizar o banheiro, mesmo sem vontade.
  8. Na hora em que sentir a necessidade de utilizar o banheiro, não a ignore, pois essa vontade inicial passa e boa parte do bolo focal é reabsorvido pelo organismo.
  9. Tomar chá é ótimo para prisão de ventre! Faça um chá de gengibre, e coloque meio limão. Outro também eficiente é o chá verde + hortelã.
  10. Evite alimentos que prendem o intestino como: embutidos, pão, fritura e doces.
Ah, não esqueça que para que essas dicas sejam eficientes, é preciso implementá-las com regularidade (pelo menos no início)!

Fonte:
http://belezaesaude.com/prisao-de-ventre/

Pimenta Caiena (A Mais Medicinal de Todas as Pimentas)


Você já ouviu falar na pimenta caiena? Sabe o que a mais medicinal de todas as pimentas pode fazer por sua saúde?
A pimenta caiena (Capsicum annuum) estimula a digestão, auxilia no tratamento de má circulação sanguínea, é rica em vitaminas A e C. Além de ser um forte estimulante do metabolismo, ajuda no processo de purificação e eliminação de toxinas do organismo.
De todos os benefícios que promove no corpo humano, o maior destaque sem dúvida, é o efeito que produz nos sistemas circulatório e cardíaco.

Benefícios da Pimenta Caiena

  1. Previne e ameniza gripes e resfriados: A pimenta caiena ajuda a diminuir o muco das gripe e resfriados. Com a saída do muco do corpo, alivia sintomas da gripe.
  2. Possui propriedades antifúngicas: Os resultados de um estudo indicou que a pimenta caiena pode prevenir eficazmente a formação de vários fungos patógenos como o phomopsis ecollectotrichum, provando sua eficácia como um excelente antifúngicos.
  3. Previne dores de cabeça: Isso pode estar relacionado à capacidade da pimenta em estimular uma resposta da dor em uma área diferente do corpo, revertendo, assim, a atenção do cérebro.
  4. Ajuda no tratamento da artrite: A capsaicina (substancia da pimenta) tem sido estudada como um tratamento eficaz para transtornos das fibras nervosas sensoriais, incluindo a dor associada à artrite, a psoríase e a neuropatia diabética.
  5. Possui propriedade antialérgica: A pimenta caiena é benéfica no combate e alívio de reações alérgicas.
  6. Ajuda a digestão: pimenta caiena é bem conhecida em ajudar na ação digestiva. Ela estimula o sistema digestivo, aumentando o fluxo de produção de enzimas e sucos gástricos. Isto auxilia a capacidade do corpo para metabolizar os alimentos. Também é muito útil para aliviar gases intestinais. Ela estimula o movimento peristáltico intestinal, auxiliando tanto na assimilação e eliminação.



  7. É útil contra coágulos sanguíneos: A pimenta caiena também ajuda a reduzir a aterosclerose, incentiva a atividade fibrinolítica e impede que os fatores que levam à formação de coágulos sanguíneos, os quais podem ajudar a reduzir as chances de um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.
  8. Possui  propriedades antibacterianas: A pimenta caiena é um excelente conservante e tem sido tradicionalmente usada para impedir a contaminação dos alimentos a partir de bactérias.
  9. Auxilia na perda de peso: trata-se de um alimento termogênico, auxiliando muito a aceleração do metabolismo (o que ajuda o corpo a queimar quantidades excessivas de gorduras). Além disso, ajuda a criar calor e estimula a circulação, ajudando no processo de purificação e eliminação das toxinas.
  10. Benéfica para o coração: A pimenta caiena ajuda a manter os níveis de pressão arterial normalizados. Também equilibra o corpo de colesterol LDL e triglicérides.
  11. Benéfica nos descongestionamentos: A capsaicina não só reduz a dor, como o seu picante estimula também as secreções que ajudam a limpar a mucosidade do nariz ou dos pulmões congestionados. A capsaicina assemelha-se a um composto encontrado em muitos medicamentos de descongestionamento. Um chá de pimenta caiena estimula rapidamente as membranas mucosas que revestem as vias nasais a drenar, ajudando a aliviar a congestão.
  12. Melhora a imunidade: A coloração vermelha brilhante da pimenta caiena demonstra o seu elevado teor de beta-caroteno ou pró-vitamina A. A vitamina A, juntamente coma vitamina C, evita infecções e mantém os tecidos epiteliais saudáveis, incluindo as membranas mucosas que revestem as vias nasais, os pulmões, os intestinos e o sistema urinário. Atua como a primeira linha de defesa do corpo contra patógenos invasores.
  13. Previne úlceras estomacais: Pimentas têm a má – e injusta – reputação de contribuir para úlceras do estômago. No entanto, não só não causam úlceras, como também podem ajudar a preveni-las, destruindo as bactérias que podem ter sido ingeridas, ao mesmo tempo que estimulam as células que revestem o estômago a secretar sucos protetores que previnem a formação de úlceras.
  14. Evita estados depressivos: A ingestão da pimenta aumenta a liberação de noradrenalina e adrenalina, responsáveis pelo nosso estado de alerta, que está associado também à melhora do ânimo em pessoas deprimidas.

Como usar a Pimenta Caiena?

A pimenta caiena pode ser usada diariamente para temperar a comida, em forma de cápsulas ou na forma de chá.

Chá de Pimenta Caiena

O chá de pimenta caiena é uma das formas mais fáceis e eficientes de aproveitar todas as propriedades descritas acima. É especiamente útil para alívio do descongestionamento nasal.
  • 1 colher rasa de café de pimenta caiena
  • 1 pedacinho de gengibre
  • 5 cravinhos
Modo de preparo: Ferva uma xícara de água e acrescente os ingredientes. Deixe agir por 5 minutos e coe.

Fonte:
http://belezaesaude.com/pimenta-caiena/

5 Exercícios Aeróbicos para Reduzir a Gordura da Barriga

A gordura da barriga é a parte mais teimosa do corpo. Ela exige um regime de exercícios núcleo duro rigorosa para perder os quilos extras.De acordo com um estudo recente, diz-se que o aumento da gordura da barriga é diretamente proporcional ao aumento do risco de problemas cardiovasculares. Assim, torna-se imperativo para controlar o tamanho da cintura, de modo a ter uma vida longa. A redução do ponto, infelizmente, não é possível atingir a região da barriga. Portanto, um plano de redução de peso global, juntamente com a tonificação barriga é essencial. Um bom plano nutricional é uma obrigação para reduzir o armazenamento de gordura nociva no organismo. Uma dieta balanceada de vegetais de folhas verdes, frutas, laticínios e carne magra vai ajudar a alcançar o ajuste e abs mais fortes. Junto com a saúde e dieta equilibrada, exercícios aeróbicos irá ajudar a derreter o excesso de gordura e revelar um corpo bonito.
Aeróbica Exercício para reduzir a barriga
Tudo que você precisa fazer é seguir os dados abaixo exercícios aeróbicos para reduzir a gordura da barriga por um período de 20 minutos todos os dias.

1. Duração:

fgds
Correr é a forma mais primitiva de exercer todo o corpo. O núcleo é estimulado durante toda a duração do exercício, devido ao ato de equilíbrio durante a greve de cada perna. Isso funciona cada parte do corpo! Diga-me, você já viu um corredor barrigudo? Tenha em mente para construir gradualmente a duração e a intensidade.

2. Natação:

swimming-for-weight-lossÁgua proporciona uma resistência natural a todo o corpo enquanto se move para a frente ou pisando. Assim, a natação é um excelente treino completo do corpo. É especialmente benéfico para as pessoas com excesso de peso ou idade, como não há nenhum impacto das articulações com a terra, como quando a corrida e a caminhada. Este exercício leva ao aumento da taxa de metabolismo e o corpo continua a queimar calorias mesmo em repouso.
3. Andar a pé:
walking-for-weight-loss-planNós todos andaremos todos os dias, mas ainda não temos uma cintura da guarnição. Por quê?É porque nós não tendem a gastar mais de 10 minutos durante a caminhada. É fácil para as articulações e pode ser usado como um prefácio em execução. Andar a pé pode ser bastante agradável, como você vai ter tempo suficiente para se deliciar com a sua natureza circundante, enquanto ainda em movimento. Este é o mais simples de exercício aeróbio em casa para o estômago.

4. Ciclismo:

cycling-for-healthos benefícios de andar de bicicleta. Além dos benefícios de comutação e de poupança de combustível precioso, é um excelente exercício queima de gordura. Novamente, é suave para as articulações e promove um gasto contínuo de calorias.

5. Treinamento do peso:

weight-training-for-womenÉ tão simples como isso. Levantamento de pesos e movê-los, de forma controlada, não só ajuda a esculpir o corpo, mas também contribui para aumentar o metabolismo. O treinamento com pesos é o único tipo de exercício aeróbico que promove a maior taxa de queima de calorias mesmo em repouso. Uma palavra de cautela: construir a resistência gradualmente sob a orientação de um instrutor profissional.

Fonte:
http://www.dicasdesaudeonline.com.br/5-exercicios-aerobicos-reduzir-gordura-barriga/

Conheça os petiscos bons e ruins para sua dieta!

post_google
Saiba o que comer antes do prato chegar à mesa
Enquanto a comida é preparada nada melhor de que comer algo para segurar a fome. Comer um petisco é um hábito muito comum, mas sabe-se que a qualidade da alimentação também é essencial para evitar o ganho de peso e colaborar para o processo de emagrecimento, por isso é preciso tomar muito cuidado ao comer esses alimentos para não por em risco a dieta.
Veja algumas dicas para escolher o melhor petisco:
Pão integral X Bruschetta e Pão de queijo
Os pães integrais não sofrem processos de refinamento, por esse motivo contêm fibras que ajudam na melhora do trânsito intestinal e possuem um maior tempo de digestão e absorção, aumentando a saciedade. Além disso, são ricos em nutrientes como zinco, vitamina E, selênio e manganês que atuam como potentes antioxidantes no organismo.
A Bruschetta e o pão de queijo, por outro lado, são feitos com farinha branca que passou pelo processo de refinamento por isso não é rica em nutrientes e fibras, não agindo na saciedade e nem no trabalho intestinal. Além disso, a presença do queijo aumenta o teor de gordura nessas preparações.

Oleaginosas x Salgadinhos Industrializados
As oleaginosas como a castanha do Brasil, castanha de caju, nozes, pistache, avelã, amêndoas, amendoim e semente de abóbora são ricas em proteína, vitaminas, minerais e gorduras insaturadas. Elas têm ação antioxidante e ajudam a controlar a pressão arterial, os níveis de colesterol ruim (LDL) e triglicérides, aumentam o colesterol bom (HDL) e previnem o risco de doenças cardiovasculares. Por conterem um alto teor de fibras, irão controlar as taxas de açúcar no sangue e promover a saciedade, reduzindo consequentemente o apetite.
Já os famosos salgadinhos industrializados são ricos em sódio, gorduras e calorias que em excesso, colaboram para o surgimento de doenças como hipertensão, doenças cardiovasculares e renais, excesso de peso, obesidade e colesterol alto. Além disso, são pobres em nutrientes, não trazendo nenhum beneficio para o organismo.

Ricota x Queijo Coalho
A ricota não tem somente menos calorias que o queijo coalho, mas a quantidade de gordura é bem menor, quase a metade de gordura que tem o queijo coalho. A ricota pode ser consumida in natura nas saladas ou com pães integrais. Uma maneira excelente de consumi-la é despedaça-la e misturar com tomate picado, orégano, manjericão e uma colher de café de azeite de oliva extra virgem.

Biscoito de arroz integral x Pastel frito
O biscoito de arroz integral irá aumentar a saciedade e reduzir o apetite, não somente por ser rico em fibras, mas também por estimular a mastigação. Tem propriedades antioxidantes e baixa caloria. Em contrapartida, o pastel, assim como os salgados fritos como coxinha, bolinha de queijo, rissoles e quibe são ricos em calorias e gordura, o que refletirá não só num aumento das calorias, mas prejudicará a saúde, já que o excesso de gordura colabora para o surgimento de doenças cardiovasculares bem como o ganho de peso.

Frutas secas e desidratadas x Milho verde com manteiga
As frutas secas e desidratadas passam por um processo de eliminação de água e os açúcares estão mais concentrados em sua composição do que a versão in natura, mas podem ser uma alternativa muito interessante de petisco. Quanto o milho verde, deve-se tomar cuidado com a quantidade de manteiga adicionada, pois ela trará um consumo extra de gordura e calorias na dieta, o que pode levar ao ganho de peso. A mesma atenção deve ser dada a quantidade de sal, que em excesso faz com que o coração e os rins trabalhem mais para conseguir manter a pressão estável e isso aumenta o risco de hipertensão, infarto e derrame.

Fonte:
http://blog.dietaesaude.com.br/alimentacao/conheca-os-petiscos-bons-e-ruins-para-sua-dieta