sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Pesquisa associa dieta saudável na gravidez à prevenção de doenças no coração do bebê

Mulher comendo prato de salada


Já se sabe bastante sobre os benefícios da dieta mediterrânea - aquela rica em pescados, frutas, verduras e castanhas - para o coração. Agora, há mais um indício das vantagens desse menu cheio de saúde: segundo uma pesquisa liderada por cientistas da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, apostar nesses ingredientes poderia proteger também o coraçãozinho de bebês que ainda estão na barriga da mãe.
O objetivo dos estudiosos americanos era descobrir o papel do cardápio da gestante na prevenção de defeitos congênitos no coração do pequeno - problemas que atingem, segundo estudos, cerca de 130 milhões de crianças no mundo todo, a cada ano. Não há um consenso sobre a melhor forma de prevenir essas falhas: alguns levantamentos apontam que suplementos multivitamínicos são a chave para formar um coração perfeito; outros defendem que aquilo que a futura mamãe coloca no prato é o que faz a diferença para que isso aconteça.
Por isso, os experts americanos aplicaram questionários a 19 mil mulheres para que elas respondessem sobre a sua alimentação no ano anterior à concepção. Metade das participantes teve filho saudáveis e a outra parte deu à luz bebês com corações anormais. A conclusão foi que aquelas adeptas de dietas nutritivas (entre elas a mediterrânea) eram menos propensas a ter filhos com problemas cardíacos. Para ter ideia, o hábito foi associado a um risco 37% menor de tetralogia de Fallot - um tipo de cardiopatia congênita que pode levar a baixos níveis de oxigênio no sangue - e a uma probabilidade 23% menor de defeito de septo atrial, em que se formam buracos na parede do coração.
Apesar dos resultados animadores, ainda não dá para estabelecer uma relação de causa e efeito entre a dieta da mãe a presença de cardiopatias congênitas. "Nós focamos nos cuidados pré-natais, mas para conhecer melhor as medidas preventivas dos defeitos cardíacos e outras más-formações, precisamos investigar ainda mais os cuidados anteriores à concepção", diz o líder do levantamento, Lorenzo Botto. Mesmo assim, não restam dúvidas de que comer bem antes e durante a gravidez só fará bem tanto para a mãe quanto para o bebê.

Fonte:
http://mdemulher.abril.com.br/saude/bebe/pesquisa-associa-dieta-saudavel-na-gravidez-a-prevencao-de-doencas-no-coracao-do-bebe

Confira 4 sintomas pouco comuns de Hipotireoidismo

Caso identifique gânglios nessa região, procure o seu médico imediatamente - mesmo que não sinta dor. Eles podem indicar infecção viral, tuberculose ou até um linfoma



Pequenina, mas muito importante: a tireoide é uma glândula do sistema endócrino e está localizada na região anterior do pescoço, ao redor da traqueia. Seu tamanho médio é de 15 ml (o que dá menos da metade de um copinho de café, daqueles descartáveis), e seu formato é semelhante ao de uma borboleta.
Muitos dos sintomas de hipotireoidismo já são bem conhecidos por todas nós, como cansaço fora do normal, sonolência, mudanças de humor, raciocínio lento, dificuldade de perda de peso, além de cabelos e unhas quebradiças. Porém, existem outros sintomas menos conhecidos, que também indicam que algo vai mal com a tireoide:

Colesterol alto

Você sabia que o hipotireoidismo pode causar aumento do nível do colesterol ruim, o LDL? Sim, isso acontece porque os hormônios da tireoide regulam o metabolismo das gorduras, fazendo o fígado absorver o colesterol ruim e assim, reduzir os níveis dele no sangue. Quando a pessoa tem dificuldade de produzir este hormônio, porque tem hipotireoidismo, muitas vezes os níveis de LDL aumentam no sangue. Uma opção nestes casos é o tratamento da tireoide com a reposição correta do hormônio tireoidiano e uma dieta pobre em gorduras, principalmente as saturadas. Nem sempre é necessário usar medicações para baixar o colesterol nestes casos, a não ser que os níveis de LDL estejam muito altos.

Intestino preso

Geralmente atribuímos o intestino mais lento aos nossos hábitos alimentares, o que de fato acontece por conta da baixa ingestão de fibras. No entanto, se depois de colocarmos tudo em ordem na dieta, o intestino continuar devagar, vale a pena dar uma checada nos níveis hormonais tireoidianos. 

Anemia

Sim, anemia, por mais estranho que possa parecer. O próprio hipotireoidismo pode causar anemia em alguns pacientes e pode ser facilmente tratada com  a reposição do hormônio da tireoide.

Alterações menstruais

Seu ciclo menstrual está irregular? Saiba que o hipotireoidismo pode afetar a produção de um hormônio chamado prolactina, que junto com o estradiol e a progesterona, podem alterar a ovulação e acarretar mudanças no fluxo menstrual.

O hipotireoidismo é quatro vezes mais comum em mulheres do que em homens. Por ser uma doença em que os sintomas são pouco específicos, somente uma avaliação médica poderá comprovar realmente se há algum problema. Mas fica a dica: preste sempre atenção no seu corpo e tire TO-DAS as suas dúvidas com um médico.

Fonte:
http://mdemulher.abril.com.br/saude/m-de-mulher/confira-4-sintomas-pouco-comuns-de-hipotireoidismo

Exercícios para adormecer

Exercícios para adormecer


Botar o corpo para suar melhora a qualidade do sono. Essa constatação, já bastante aceita pelos especialistas, foi consolidada por um trabalho da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Os cientistas identificaram as práticas esportivas mais comuns entre 429 110 adultos e as relacionaram com o tempo de repouso de cada um. Os achados dão pouca margem para dúvida: caminhada, musculação, ioga, natação, ginástica aeróbica e várias outras modalidades, em comparação com o sedentarismo, estavam mais associadas a um descanso de sete ou oito horas por noite, índice considerado ideal para a maioria da população.
Mas espere um pouco! Antes de sair correndo por aí, temos algumas orientações que vão ajudar a embalar o sono. São elas:
1. Estabeleça uma rotina: o corpo gosta de seguir uma agenda. Dentro do possível, exercite-se em horários semelhantes ao longo da semana.
2. Aperte um pouco o passo: é engano pensar que só atividades leves nos tranquilizam. Elevar a intensidade junto a um expert melhora o sono.
3. Concentre-se no esporte: esqueça o trabalho e as preocupações por um momento. Foque na prática, no ambiente e nos colegas de treino.
4. Alongue-se após a agitação: nada de esticar muito, não. A tática serve mais para relaxar a musculatura e os tendões.
Agora, veja os fatores que dificultam o pregar dos olhos:
1. Ingerir cápsulas estimulantes: esses suplementos, muito utilizados para turbinar os exercícios, contêm substâncias que nos deixam elétricos por horas.
2. Extrapolar os próprios limites: o exagero nos enche de adrenalina, que afasta o sono. De quebra, traz dores que fazem qualquer um ficar rolando na cama.
3. Levar o esporte muito a sério: o estresse proveniente da cobrança por vitórias e eventuais discussões deixam o cérebro a mil por hora.
4. Ser um atleta de fim de semana: é necessário ter uma regularidade. Além de sessões isoladas quase não oferecerem vantagens, elas elevam o risco de lesões

Fonte:
http://mdemulher.abril.com.br/saude/saude-e-vital/exercicios-para-adormecer

Suco para crescimento do cabelo

Aprenda a preparar um suco que ajuda no crescimento do cabelo - Foto: Getty Images

Aprenda a preparar um delicioso e saudável suco que ajuda no crescimento dos fios de cabelo. Esta receita é da nutróloga Tamara Mazaracki. 

Ingredientes

  • 200 ml de água de coco
  • 1 fatia de manga
  • 1 talo de aipo (com as folhas)
  • 1 colher de sopa de semente de girassol
  • 1 colher de chá de levedo de cerveja
  • Mel para adoçar.

Modo de preparo

Bata no liquidificador e tome imediatamente. 


Fonte:
http://www.minhavida.com.br/receitas

Trate a pele e o cabelo enquanto você dorme

Os cuidados com a pele e os cabelos podem ser feitos sem qualquer trabalho enquanto você dorme - e são até mais eficazes. É durante o sono que o corpo se regenera dos efeitos causados durante o dia e a pele tem mais capacidade de absorver nutrientes. "Tratamentos que precisam evitar o excesso de luz solar também são bem mais seguros quando feitos à noite", afirma o dermatologista Marcos Bonassi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ele e outros profissionais recomendam sete procedimentos e explicam os seus efeitos. 

tratamento de pele - Foto: Getty Images


Tratamento com ácido retinoico

O uso de ácido retinoico serve para renovar as células da pele e estimular a formação de colágeno e elastina, medida que ajuda a suavizar rugas, tratar acne, melhorar a textura da pele e até clareia manchas. "O ideal é aplica-lo à noite, já que esse ácido é fotossensibilizante, ou seja, torna a pele mais sensível à luz, além de oxidar mais facilmente na claridade e ter o efeito reduzido sob a luz", afirma a dermatologista Cristina Graneiro, diretora da clínica La Liq, no Rio de Janeiro.
Creme hidratante - Foto: Getty Images

Cremes hidratantes

Deixar a pele do rosto e do corpo hidratada só traz vantagens: "O hábito conserva o brilho e a maciez, reduzindo o risco de descamação, dermatites e infecções", afirma o dermatologista Marcos Bonassi, de São Paulo. Opte por produtos com vitamina C, que ajudam na produção de colágeno. "A vitamina funciona como um antioxidante e melhora o aspecto da pele, ajudando no tratamento de manchas", afirma a dermatologista Cristina. Outro ativo em alta é o ácido ferúlico, que também age como antioxidante para suavizar manchas. Já para mãos e pés, Marcos recomenda produtos com ureia, óleo de silicone e óleo de uva, que ajudam a reter mais água na superfície da pele.
  Mulher fazendo peeling - Foto: Getty Images

Peeling

Em casa, o peeling só pode ser feito à noite e com prescrição médica, já que o sol pode prejudicar a pele e o tratamento. "Junto a essa técnica, costumo recomendar o uso de um corticoide de baixa potência, um creme cicatrizante ou um hidratante com efeito calmante, dependendo da profundidade do peeling", afirma a dermatologista Cristina Graneiro, que faz questão de lembrar que, mesmo que o tratamento seja noturno, o uso de protetor durante o dia é indispensável para proteger a pele, que fica mais sensibilizada.  
Mulher passando creme para olheiras - Foto: Getty Images

Olheiras

Existem cremes noturnos que prometem atenuar esse problema. "A maioria desses cremes atua no combate à hemossiderina, um pigmento que se acumula em excesso na região abaixo dos olhos, provocando as olheiras", explica Cristina Graneiro. Os produtos mais indicados para combater o excesso dessa substância apresentam ácido tioglicólico ou vitamina K. "A vitamina C também ajuda, tanto como antioxidante quanto como clareador", acrescenta a dermatologista. 

Vale lembrar, porém, que há diversos fatores que acentuam as olheiras e que precisam ser combatidos, como alergias respiratórias (devido à constante congestão nasal), falta de protetor solar, retenção de líquidos e cansaço extremo. 
Mulher mexendo nos cabelos - Foto: Getty Images

Máscara e leave-in noturnos

Em repouso, os cabelos absorvem melhor os produtos ou nutrientes. "Os fios estão livres de agressões externas, como poluição, vento e luz intensa do sol, que podem afetar a eficácia dos tratamentos", justifica a cabeleireira Nilse Vilela, de Campinas (SP). Ela explica que o produto pode ser aplicado no cabelo tanto seco quanto molhado, com o cuidado especial de não passar muito próximo à raiz para evitar a oleosidade em excesso. "Para a maioria desses cremes, não é preciso enxaguar no dia seguinte, mas eles não dispensam o uso de leave-in diurno e hidratação feita no salão", afirma a profissional. 
Lip balm para os lábios - Foto: Getty Images

Lábios

Durante o dia, a boca não para de se movimentar: falar, comer e beber dificultam as chances de um produto hidratante permanecer nos lábios por muito tempo - diferente do que acontece quando você está em repouso, dormindo. "Claro que o uso de lip balm também é necessário durante o dia, principalmente as fórmulas com filtro solar, mas é possível garantir ainda mais hidratação, maciez e brilho se o uso for complementado durante à noite", afirma o dermatologista Marcos Bonassi. 
Mulher passando autobronzeador - Foto: Getty Images

Bronzeado saudável

Autobronzeador é a pedida da vez entre os dermatologistas. "O sol ajuda a envelhecer e aumenta o risco de câncer de pele, enquanto o autobronzeador não", garante Marcos Bonassi. Para usá-lo antes de dormir, aplique o produto meia hora antes de se deitar, para que a pele tenha tempo de absorvê-lo, sem contato com roupas e lençóis. "Na primeira vez, use apenas em pequenas áreas para testar se existe algum tipo de reação alérgica", aconselha o dermatologista. 

Fonte:
http://www.minhavida.com.br/beleza

Estes são os benefícios de beber água de estômago vazio

Estes são os benefícios de beber água de estômago vazio

Todos sabemos que nosso organismo precisa de uma boa quantidade de água diariamente para se manter bem hidratado e funcionar corretamente. Este líquido tão apreciado por todos está cheio de benefícios para a saúde que, ainda que em algumas ocasiões passem despercebidos, certamente são importantes.

De acordo com vários estudos, 75% dos músculos, 90% do cérebro, 22% dos ossos e 83% do nosso sangue são compostos de água. Tendo em mente esses dados, imaginemos a importância de consumir água diariamente para nos mantermos saudáveis. Para aproveitar ainda mais os seus benefícios, o recomendado é tomar pelo menos 4 copos de água todos os dias, imediatamente depois de levantar, ou seja, com o estômago vazio. Vejamos a seguir os benefícios de beber água com o estômago vazio.

Benefícios de beber água de estômago vazio antes do café da manhã

O consumo de água pelas manhãs pode nos aportar vários benefícios para a saúde, que podemos aproveitar se adotarmos este bom hábito todos os dias.Diariamente, nossos órgãos precisam de água para funcionar corretamente, e nada é melhor do que nos hidratarmos desde o momento em que levantamos.O consumo de água com o estômago vazio contribui para a eliminação de toxinas e outros resíduos dos quais o nosso organismo não precisa e podem, inclusive, afetar negativamente a saúde. Desta forma, ao ingerir água com o estômago vazio, você estará ajudando a desintoxicar o organismo e até a acelerar seu metabolismo.
Beber água com o estômago vazio também nos permite obter outros benefícios importantes, como a regulação da temperatura interior, a hidratação dos nossos órgãos vitais, a melhor absorção de nutrientes e a oxigenação das células.
Além de tudo isso, este hábito também pode contribuir para a perda de peso, já quea ingestão de água pode proporcionar uma sensação de saciedade que vai frear nosso desejo de comer o tempo todo.

Como consumir água corretamente?

Beber água de estômago vazio

É importante aprender a consumir água corretamente para aproveitar todos os seus benefícios. Ouvimos constantemente a recomendação de beber pelo menos 2 litros de água por dia, e 4 copos com o estômago vazio. Entretanto, não se trata de beber todos os copos de água em um mesmo momento, já que isso poderia ter efeitos negativos ao invés de benéficos. Para aproveitar os benefícios da água, devemos ingeri-la de forma tranquila, pausadamente e pouco a pouco.
Transforme o consumo de água em jejum em um hábito diário que deve ser realizado progressivamente e sem ansiedade. O ideal é beber água de estômago vazio pelo menos uma hora antes de ingerir os alimentos do café da manhã.
A água que você bebe deve ser de qualidade, livre de flúor e outros componentes químicos. O ideal é beber água à temperatura ambiente, ou preferentemente gelada. Você também pode acrescentar um pouco de suco de limão para potencializar seus efeitos.

Terapia da água

O Japão é um dos países mais populares em relação ao consumo de água com o estômago vazio. Os japoneses seguem uma terapia chamada “terapia da água”, que foi aprovada pela associação médica do Japão (Japan Medical Association), já que foi comprovado que ela ajuda a combater diferentes doenças antigas e modernas, como dores de cabeça e no corpo, problemas do sistema cardíaco, artrite, epilepsia, sobrepeso, bronquite, asma, tuberculose, meningite, doenças nos rins e urinárias, vômitos, gastrite, diarreia, hemorroidas, diabetes, prisão de ventre, todas as doenças dos olhos, útero, câncer e transtornos menstruais, doenças do ouvido, nariz e garganta.

Como fazer a terapia da água japonesa?

  • Imediatamente depois de se levantar pela manhã, você deve consumir 4 copos de água antes de escovar os dentes ou comer qualquer alimento. Lembre-se de beber a água lentamente e fazer pequenas pausas entre um copo e outro.
  • Posteriormente, você pode escovar os dentes e lavar a boca, mas evite comer durante os 45 minutos posteriores.
  • Passados os 45 minutos você pode tomar o café da manhã e comer como estiver acostumado a fazer.
  • Depois do café, evite comer durante as 2 horas seguintes.
  • Se você não se sente capaz de começar tomando 4 copos de água imediatamente depois de se levantar, comece com um ou dois copos e vá incrementando o consumo até chegar à quantidade recomendada.

Efeitos da terapia

beber água de estômago vazio gelada
A terapia da água japonesa não tem efeitos colaterais negativos além de sentir vontade de urinar com mais frequência para aqueles que não estão acostumados a beber muita água. Em alguns casos também podem se apresentar sintomas próprios da desintoxicação, como por exemplo coceira, enjoo, náuseas, dores de cabeça, mal estar estomacal, ânsias, diarreia, entre outros. Entretanto, são sintomas normais que ocorrem quando nosso corpo está eliminando toxinas e combatendo organismos prejudiciais.

Fonte:
http://melhorcomsaude.com/estes-sao-os-beneficios-de-beber-agua-de-estomago-vazio/

5 exercícios para tonificar o pescoço e reduzir a papada em pouco tempo




A papada pode surgir devido ao sobrepeso, mas também há alguns casos onde o problema aparece por causa de fatores genéticos. Perder peso pode ajudar a tonificar o pescoço e reduzir a papada, mas não necessariamente irá fazer com que ela desapareça. Infelizmente, quando emagrecemos, não podemos escolher o local específico do qual queremos eliminar gorduras e flacidez, por isso pode ser que mesmo pessoas com um peso saudável tenham o pescoço um pouco flácido e uma leve papada.

Mesmo assim, vale a pena manter hábitos de vida saudáveis, como uma dieta equilibrada e a prática regular de atividades físicas, para ter a região do pescoço mais tonificada. Além disso, felizmente podemos contar com alguns exercícios específicos capazes de nos ajudar a firmar a área e conseguir nos livrar deste problema que tanto nos incomoda do ponto de vista estético.

Hoje, falaremos sobre cinco exercícios que podem contribuir para tonificar o pescoço e reduzir a papada em pouco tempo. Se esse for um dos seus objetivos, não deixe de conhecê-los.
Rotina de exercícios para tonificar o pescoço

Os exercícios são focados no trabalho dos músculos do rosto e do pescoço, para que possamos mantê-los fortes e tonificados.

Exercício N°1

Este primeiro exercício é focado nos movimentos do queixo. Ele alonga e tonifica os músculos da mandíbula, do pescoço e da garganta. É super fácil de fazer:

Sente-se ou mantenha-se em pé com a postura ereta. Deixe que a cabeça caia para trás, até que você esteja olhando para o teto. Em seguida, contraia os lábios como se quisesse beijar o teto.

Enquanto faz este movimento, fique atento para não tensionar outros músculos da face: foque apenas nos lábios. Mantenha-os contraídos durante 5 segundos e então relaxe. Repita entre 5 e 10 vezes seguidas.

Exercício N°2

Este exercício tonifica e alonga os músculos da face.

Sente-se ou mantenha-se em pé com a postura ereta. Inspire o ar profunda e lentamente pelo nariz e expire pela boca, com os lábios semiabertos. Enquanto fizer isso, mexa a sua mandíbula como se estivesse mastigando algum alimento imaginário.

Quando terminar de expirar, abra a boca o máximo que conseguir, inspirando e expirando novamente, desta vez com a boca aberta.

Repita os dois passos entre 5 e 10 vezes.


Exercício N°3


Esta opção, além de tonificar os músculos, ainda alivia a tensão nos ombros e pode reduzir eventuais dores na região.

Novamente, mantenha-se ereto, seja sentado ou em pé. Enquanto inspira o ar, movimente lentamente a cabeça para um lado, até que o queixo quase encoste no ombro, olhando para o lado em questão.

Enquanto expira, volte suavemente até a posição inicial, até que o queixo fique próximo do peito. Faça o mesmo para o outro lado e repita ambos os passos entre 5 e 10 vezes.


Exercício N°4
Este exercício é focado no músculo platisma, conhecido como o músculo do pescoço. Ele vai da mandíbula até os ombros, e exercitá-lo ajuda a manter o queixo e a região da garganta tonificados.

Para fazer o exercício, mantenha-se ereto, seja sentado ou em pé. A ideia é tentar dar um sorriso invertido, como se fôssemos imitar uma carinha triste. Encoste os lábios nos dentes e faça com que os cantos da boca se movimentem para baixo.

Em seguida, abra a boca suavemente e ative os músculos da mandíbula. Você irá notar como os tendões do seu pescoço irão se mover para frente e você poderá senti-los facilmente se colocar a mão no pescoço. Repita entre 5 e 10 vezes.


Exercício N°5

Este último é o mais fácil. Trata-se de um exercício de ioga para o pescoço, que firma e tonifica a pele debaixo do queixo. Basta colocar a língua para fora e dizer “Ahhhh”, como se estivesse em uma consulta médica. Mantenha a língua para fora, tensionando o queixo e mantendo o resto do rosto relaxado. Segure a posição durante 60 segundos.

Lembre-se de que, assim como qualquer prática de exercícios, a constância e a regularidade são fundamentais. Se quiser tonificar o pescoço e eliminar a papada, dedique-se a esta rotina diariamente, e você certamente verá resultados em pouco tempo.




Fonte:

http://melhorcomsaude.com/5-exercicios-tonificar-pescoco-reduzir-papada-pouco-tempo/

Remédios caseiros para má circulação

O sistema circulatório é extremamente importante no funcionamento do nosso organismo, pois leva oxigênio e nutrientes aos vasos sanguíneos e distribui o sangue para todos os vasos do nosso corpo. A boa circulação precisa de um fluxo contínuo entre o coração e as extremidades do corpo e, quando isso não ocorre, resulta em má circulação.
A má circulação  é um problema que atinge boa parte da população e ocorre quando há o entupimento das artérias, devido à gordura em excesso ou pressão exercida sobre as mesmas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 22% dos casos de morte no mundo são causados devido a doenças circulatórias.

Causas e sintomas

Algumas das principais causas da má circulação são as seguintes: obesidade, diabetes, arteriosclerose, sedentarismo, tabagismo, ingestão de álcool, estresse, colesterol alto, pressão arterial elevada, má alimentação, permanecer muito tempo na mesma posição e o hábito de dormir por cima de membros.
Alguns dos principais sintomas deste problema é a sensação de dormência em partes do corpo, inchaço nos pés, mãos e articulações, sensação de formigamento, cãibra e dores no peito.
Remédios caseiros para má circulação
Foto: Reprodução

Tratamentos caseiros para má circulação

Um bom tratamento natural para má circulação nas pernas é evitar permanecer sentado ou de pé numa mesma posição durante um longo tempo. Uma boa dica para melhorar a circulação nas pernas é manter os pés elevados quando se está sentado ou deitado. Também é recomendado levantar-se a cada 2 horas e caminhar ao menos durante 5 minutos.
Confira a seguir alguns remédios caseiros para má circulação:
  • Prepare um remédio caseiro com uma colher de sopa de vinagre de sidra de maçã orgânico juntamente a uma colher de mel e água quente. Esta mistura ajuda a repor a deficiência de potássio e cálcio, o que pode ser responsável pela circulação congestionada;
  • Adote uma dieta saudável e rica em fibras, com a ingestão de frutas e verduras, que fortalecem os vasos capilares e promovem o fluxo de sangue saudável. Alguns alimentos recomendados são as laranjas, a toranja, castanha da índia, beterraba, nozes, alho e melancia. Além disso, consumir um simples talo de aipo pode auxiliar no alívio da pressão sanguínea;
  • Pratique algum tipo de exercício físico, como caminhadas, natação ou dar umas voltas de bicicletas;
  • Os chás também são aliados no tratamento da má circulação. Algumas das ervas indicadas são a camomila, erva mate, erva-de-santa-maria, carqueja e dente-de-leão.



Fonte:
http://www.remedio-caseiro.com/remedios-caseiros-para-ma-circulacao/

Remédios para cãibras nas pernas

Trate as cãibras com remédios caseiros


As cãibras são um incômodo bastante conhecido, especialmente por pessoas que costumam se exercitar, também por grávidas e algumas pessoas portadoras de problemas de saúde, como diabetes, doenças vasculares ou neurológicas.

O que causa as cãibras?

As causas para as cãibras podem ser variadas, podem ocorrer com o corpo em repouso ou em atividade física, devido à fadiga muscular ou má circulação. Também é muito comum, especialmente aos atletas, ou pessoas que se exercitam bastante, perderem muito líquido e sódio, o que predispõe os músculos a se tornarem sensíveis e sofrerem cãibras.
A falta de minerais como o potássio, magnésio e cálcio, foi uma das crenças para o surgimento das cãibras durante muito tempo, mas, atualmente os médicos contestam essa teoria, dizendo que estes minerais, podem ser ingeridos de forma suficiente com a alimentação diária. Inclusive, segundo os médicos, os músculos tem reservas maiores desses elementos do que a quantidade perdida na transpiração, ao contrário do que acontece com o cloreto e o sódio. Também o consumo excessivo de fósforo contribui para a má absorção do cálcio, outro fator causador das cãibras.
Muitas vezes, o fato de as atividades diárias de certas pessoas exigirem bastante de alguns músculos, podem levá-los à fadiga e então, as cãibras surgem até com o corpo em repouso. É comum a nadadores, bailarinos, desportistas de modo geral, pessoas que permanecem muito tempo na mesma posição, como costureiras, escritores, digitadores, etc.

Cãibra, incômoda e até perigosa!

As cãibras são dolorosas contrações musculares que desestabilizam, os músculos simplesmente “embolam” e, se isso ocorre em um momento em que a pessoa esteja de pé, praticando algum exercício ou, mais grave, nadando ou fazendo outra atividade que exija força dos músculos, como um esporte radical, por exemplo, pode cair, ou se afogar, como já se ouviu relatos diversos.
Por isso, além da dor, a cãibra torna-se um perigo, sendo imprescindível evitá-la e saber o que deve ser feito se ela surgir!

Previna o seu aparecimento!

  • ALONGUE-SE! Antes de se exercitar, alongue os músculos e, após um treino ou exercícios mais pesados, relaxe e alongue os músculos novamente;
  • BEBA MUITO LÍQUIDO! Beber bastante água todos os dias é uma necessidade de todas as pessoas, mas, os esportistas ou quem faz exercícios regularmente, perdem muito líquido na transpiração, por isso, devem sempre reforçar essa necessidade, bebendo muita água, antes, durante e depois dos treinos.
  • ISOTÔNICOS para quem é atleta! Eles podem repor os elementos minerais perdidos no suor e prevenir as cãibras.
Além de todos esses cuidados, algumas outras receitas caseiras de remédios naturais, podem evitar o surgimento das cãibras!

Veja algumas receitas destes “remédios”

  • AGRIÃO E BETERRABA: prepare um suco de beterraba ou de agrião e beba um copo, uma hora antes do almoço.
  • BANANA: deve-se comer uma ou mais bananas ao dia.
  • MEL: usar mel diariamente pode ser considerado um dos melhores “antídotos” contra as cãibras! Uma colher de sopa antes de dormir ou antes de atividades desgastantes.
  • CHÁS DE CAMOMILA, CAPIM-LIMÃO, MELISSA e todos os outros chás calmantes, ajudam a aliviar a tensão e também podem colaborar para evitar as cãibras.


Fonte:
http://www.remedio-caseiro.com/remedios-para-caibras-nas-pernas/

POR QUE DEVEMOS TROCAR O PÃO PELA TAPIOCA

img-9171



POR QUE DEVO ACRESCENTAR TAPIOCA NO MEU DIA-A-DIA?

A tapioca é feita da mandioca (aipim ou macaxera), sem necessidade de qualquer tipo de gordura para cozinhá-la. Além de ser uma opção muito gostosa, tem poucas calorias (70kcal) sem deixar de dar energia durante o dia pela boa quantidade de carboidratos de fácil digestão, aliás é só o que tem, pois é livre de glúten, presente no pão branco, e de gliadina, proteína também encontrada no pão, que causa o aumento de inflamação no organismo e gordura abdominal.

COMO FAZER?

tapiocaA tapioca é encontrada já hidratada, chamada por “goma”, vem em embalagens plásticas, facilitando o seu preparo. Há quem goste de peneirar, mas não é necessário. Eu costumo acrescentar sal e chia, deixo reservado num pote bem tampado. Mas eu prefiro fazer a minha “goma” com fécula de mandioca, deixando na água de um dia para outro, depois seco bem colocando a massa num pano de prato para sugar a umidade e guardo na geladeira, parece que dessa forma ela mantém a liga melhor, não esfarela tanto.

PERFEITA PARA DIETAS


receita-light-animale-post-11
Aquele pãozinho quentinho do café da manhã pode ser perfeitamente substituído por uma tapioca com um recheio light. É claro que não vale aquela tapioca enooooorme e recheada com gordices.
“Mas então a Tapioca engorda?” Como disse, uma porção mínima (30g) tem 70 calorias, igual ao pão, só que além de não conter glúten e outras coisas que citei no início, tudo vai de quanto quer comer e mais ainda do recheio, se está de dieta, não vai me tacarchocolate no meio, embora seja uma delícia!
O melhor é abusar do queijo tipo cottage, ricota ou minas frescal, ricos em proteínas, e claro, pode fazer umas invenções a partir daí, usando tomate com manjericão, frango desfiado, ovo mexido, peito de peru light com orégano, pode deixar a imaginação passear pela sua cozinha…
Aí tem as doces, que dão para “driblar também as calorias” #ahamCláudia. Eu, por exemplo, enquanto a tapioca esta lá na frigideira, coloco no microondas uma banana picada com canela em pó, depois é só comer rezando!!!
Uma tabelinha nutricional, feita pelo site Minha Vida, para te ajudar a escolher o recheio:
Captura de Tela 2014-03-14 às 12.09.59

Dicas: Queijo, orégano e manteiga (50 g): 366 calorias por porção; Frutas com geleia (50 g): 250 calorias por porção; Queijo fresco, peito de peru e tomate seco: 327 calorias por porção.

SÓ NO CAFÉ DA MANHÃ?

Excelente para antes e depois do treino na academia por exemplo, e segundo a nutricionista Carolina Favoron disse para o site Revista Shape, nesse caso não é necessário adição de fibras, já que o corpo precisa absorver rapidamente a glicose para repor a energia. Mas não ajuda no ganho de massa tá? Atenção: não é boa para diabéticos, por ser carboidrato de alto teor glicêmico.

Fonte:
http://sossolteiros.bol.uol.com.br/por-que-devemos-trocar-o-pao-pela-tapioca/

PRA QUE CARNE? 38 ALIMENTOS EXTREMAMENTE RICOS EM PROTEÍNA

Quando se fala em ingerir proteína, logo pensamos em carne

Mas não é só nela que achamos proteína, pelo contrário, é amplamente encontrada em vegetais, frutas, cereais, etc.

Mas não é só nela que achamos proteína, pelo contrário, é amplamente encontrada em vegetais, frutas, cereais, etc.

a-carne-deve-fazer-parte-de-uma-alimentacao-saudavel-1-337


Em cada 100 gramas de cada alimento (os valores são aproximados):

SOJA TEXTURIZADA (CARNE DE SOJA)

48 gramas de proteína
2011-10-21 11.41.48


MANTEIGA DE AMENDOIM

25 gramas de proteína
pasta_de_amendoim


CACAU EM PÓ (SEM AÇÚCAR)

25 gramas de proteínacacau-em-po


QUEIJO MUSSARELA OU PRATO

22,6 gramas de proteínaqueijo_prato_fatiado_frimesa_h9589


SEMENTES DE GIRASSOL

21,4 gramas de proteínasemente-de-girassol


PISTACHE

21 gramas de proteínapistache


MUSSARELA DE BÚFALA

20 gramas de proteínamozz1-1024x6851


SEITAN (CARNE DE GLÚTEN)

20 gramas de proteínapecan_crusted_seitan


SEMENTES DE CHIA

20 gramas de proteínaprato-com-sementes-de-chia-Aqui-você-descobre-Onde-Comprar-Semente-de-Chia-barato-e-também-Onde-Comprar-Semente-de-Chia-com-a-melhor-qualidade.


TEMPEH

19,5 gramas de proteínaSliced_tempeh


AMÊNDOA

18,6 gramas de proteínaPropriedades-medicinais-da-amendoa-2


SEMENTE DE GERGELIM

18 gramas de proteínasementes-de-gergelim


PÃO DE LINHAÇA

18 gramas de proteínapao-linho


PÃO SÍRIO

16,6 gramas de proteínaSONY DSC


PÃO INTEGRAL

16 gramas de proteínapao-integral-blog-da-mimis


CASTANHA DE CAJU

18,5 gramas de proteínacastanha-de-caju-360cb0

QUEIJO BRANCO

16 gramas de proteínaqueijo-branco
 

CASTANHA (DO BRASIL)

14,5 gramas de proteínacastanha-do-para-sme-10413


QUINOA

14 gramas de proteínaRainbow_Quinoa_ref.1951


NOZES

14 gramas de proteínanozes


REQUEIJÃO LIGHT

13 gramas de proteínaRequeijao Cremoso Caseiro (Basico) - Homemade Creamy Cheese Brasilien (Basic) 1


PÃO PRETO

12 gramas de proteínaDSC0021


OVO

12 gramas de proteína13


EDAMAME

11 gramas de proteínaSeasoned Edamame

  E tem mais um monte…
  • Requeijão - 10 gramas de proteína
  • Macarrão de sêmola – 10 gramas de proteína
  • Pão de Leite – 10 gramas de proteína
  • Pão Frânces – 9,4 gramas de proteína
  • Lentilhas – 9 gramas de proteína
  • Feijão Branco – 8,9 gramas de proteína
  • Ervilhas - 8,5 gramas de proteína
  • Tofu – 8 gramas de proteína
  • Iogurte natural – 5 gramas de proteína
  • Feijão comum – 4,8 gramas de proteínas
  • Brócolis – 2,8 gramas de proteína
  • Arroz integral  – 2,6 gramas de proteína
  • Arroz branco – 2,5 gramas de proteína
  • Espinafre – 2,3 gramas de proteína
  • Abacate – 2,3 gramas de proteína
É claro que contamos apenas a proteína nessa lista, mais nenhum outro nutriente, tipo gordura e outros inimigos da dieta. Também não entrou em questão se 100 gramas é uma quantidade possível de ser ingerida, imagina comer tudo isso de castanha? Seu nutricionista me te mata.
Esse comparativo serve apenas para que entenda que é possível se alimentar, de forma balanceada, sem necessariamente precisar da carne animal. Mesmo você, bombadão e gostosona da academia.  Agora eu adoraria ouvir ler de vocês! Quais os alimentos, além da carne, você confia para ingestão de proteína?

Fonte:
http://sossolteiros.bol.uol.com.br/pra-que-carne-listamos-38-alimentos-extremamente-ricos-em-proteina/