segunda-feira, 22 de junho de 2015

Carboidrato do soro do queijo aumenta imunidade a doenças

Consumidores escolhe uma peça de queijo em um supermercado de Krasnodar, na Rússia
O leite materno humano tem carboidratos, chamados oligossacarídeos, que servem de alimento para bactérias benéficas, como a Bifidobacterium infantis.
Segundo Daniela Barile, professora do Instituto de Ciências e Tecnologia de Alimentos da University of California em Davis, Estados Unidos, ao se proliferar e colonizar o intestino, essas bactérias benéficas aumentam a imunidade e ajudam a proteger os bebês de infecções e doenças causadas por micróbios prejudiciais à saúde, como a Escherichia coli.
“Evidências mostram que o leite materno promove a saúde intestinal dos bebês, ajudando a aumentar a imunidade e protegê-los de uma ampla gama de problemas de saúde, como obesidade, diabetes, problemas de fígado e doenças cardiovasculares”, disse Barile.

Um grupo de pesquisadores da universidade californiana, liderado pela cientista italiana, está obtendo do soro de leite permeado – um produto obtido por meio da remoção parcial da proteína do soro de leite – oligossacarídeos semelhantes aos do leite materno humano.
A ideia dos pesquisadores é adicioná-los a suplementos alimentares para restaurar o equilíbrio microbiano no trato digestivo e possibilitar aumentar a imunidade de pessoas com sistemas imunológicos comprometidos – como pacientes com HIV ou submetidos à quimioterapia –, além de adultos, idosos e bebês incapazes de receber leite materno.
Alguns dos resultados do estudo foram apresentados por Barile em palestra em uma sessão sobre alimentos e agricultura durante a FAPESP Week UC Davis in Brazil, realizada nos dias 12 e 13 de maio em São Paulo.
“A descoberta de oligossacarídeos no soro de leite permeado abre novas possibilidades de aplicação dessas moléculas alternativas, que imitam o mais próximo possível as características estruturais e funcionais dos oligossacarídeos do leite humano, em suplementos e produtos lácteos, com o intuito de diminuir os desequilíbrios microbianos no intestino de crianças e adultos”, avaliou Barile.
As vacas produzem oligossacarídeos estruturalmente semelhantes aos encontrados no leite materno. O problema é que a produção dessa molécula diminui após os primeiros dias de lactação do animal.
Na busca por outra fonte alternativa da molécula – uma vez que ainda é difícil sintetizá-la quimicamente para ser usada em grande escala –, o grupo de Barile desenvolveu técnicas para obter oligossacarídeos a partir do soro de leite permeado.
“O soro de leite é produzido em grandes quantidades no processo de fabricação do queijo e é difícil de ser eliminado pelos laticínios, porque não pode ser descartado na água e em sistemas de esgoto”, disse Barile.
Segundo ela, 100 litros de leite resultam na produção de 10 quilos de queijo e 90 litros de soro de leite, que contêm cerca de 50% dos nutrientes do leite. São produzidos cerca de 200 milhões de toneladas de soro de leite no mundo por ano, dos quais 3 milhões no Brasil.
Alguns dos produtos comercializados hoje a partir desse resíduo da indústria de laticínios por meio da recuperação das proteínas por processos de ultrafiltração são concentrados ou proteínas de soro de leite isoladas – conhecidas popularmente como whey proteins.
“Além desses produtos, que são altamente rentáveis, é possível obter desse produto o soro de leite permeado, que tem alto teor de lactose, mas é poluente e o custo para eliminá-lo é elevado”, afirmou Barile.
“A implementação de um processo de baixo custo para recuperação sistemática dos oligossacarídeos do soro de leite permeado permitiria às indústrias de laticínios agregar valor a esse subproduto e gerar ingredientes lácteos de alto valor no mercado”, avaliou.
Validação clínica
Os pesquisadores da universidade californiana estudam o desenvolvimento de processos combinando biotecnologia e engenharia industrial que possibilitem às indústrias de laticínios extrair grandes quantidades de oligossacarídeos de permeado de soro de leite.
Paralelamente, outros grupos de pesquisadores da instituição realizam estudos in vitro (com células epiteliais), além de em modelo animal e com humanos com os oligossacarídeos obtidos do soro de leite permeado em laboratório, para avaliar os efeitos prebiótico e de imunomodulação da molécula.
Por meio de um projeto apoiado pela Fundação Bill e Melinda Gates, um grupo de pesquisadores da universidade californiana também está avaliando como bactérias do intestino consomem oligossacarídeos.
Os resultados do estudo podem ajudar no desenvolvimento de substâncias que melhoram a imunidade de crianças não alimentadas com leite materno.
“O leite materno tem um papel importante na colonização microbiana inicial”, disse Barile. “Bebês alimentados somente com leite materno apresentam um menor número de bactérias intestinais potencialmente patogênicas, como enterococos, enterobactérias, clostridia e bacteroides. Já crianças alimentadas com fórmula infantil artificial apresentam um maior número dessas bactérias.”
Além da pesquisadora da UC Davis, participaram da sessão sobre alimentos e agricultura Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco, professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP) e coordenadora do Centro de Pesquisa em Alimentos (ForRC) – um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP; Bennie Osburn, professor da Escola de Medicina Veterinária da University of California em Davis; e Luiz Antonio Martinelli, professor do Centro de Energia Nuclear em Agricultura (Cena) da USP.

Fonte:
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/carboidrato-do-soro-do-queijo-aumenta-imunidade-a-doencas

Os 11 Benefícios do Morango Para Saúde

Morango é uma fruta cítrica, Produzida pelo morangueiro. Ele é consumido em todos os lugares por causa dos seus benefícios e seu sabor único, Os morangos são usados em milk shakes, sorvetes, bolos, tortas e sucos de frutas. Além disso, Os Morangos podem ser consumidos frescos, secos ou também pode ser congelado e preservado. Vamos dar uma olhada nos Benefícios Nutricionais Para Saúde.Morango
Benefícios Nutricionais do Morango: Morango é uma rica fonte de Vitamina C e flavonóides. Além disso, o Morango fornecer uma grande quantidade de nutrientes, tais como o cálcio, ferro, magnésio, Fósforo, Potássio, sódio, Zinco, cobre e muitos mais. Ele também contém uma pequena quantidade de lípidos e de aminoácidos. Então, Confira os 10 benefícios do morango para saúde.
Morango Fortalece o Sistema Imunológico: Como mencionado anteriormente o morango é uma excelente fonte de vitamina C. a Vitamina C ajudar no fortalecimento do sistema imunológico, Prevenindo, assim resfriados, tosse e várias infecções virais. O Morango também é rico em antioxidantes, este composto ajudam a combaterem infecções, e as ações inflamatória que os radicais livres provocam, portanto, o morango ajuda no funcionamento das células do corpo.
Benefícios do Morango Para Pele: Morango pode rejuvenescer a textura da pele. Pois, oMorango possui algumas substância como o ácido alfa-hidroxi, que atua como um esfoliante. Assim, ele pode ser usado como um purificador para remover as células mortas, tornando-á a pele lisa e brilhante. O Ácido aspártico, presente no morango ajuda na remoção de toxinas do corpo. Assim, todas as pessoas que procuram melhora a qualidade da pele, devem adiciona o morango em sua dieta.
    Morango Ajuda a combate e a Prevenir o Câncer: O Morango é uma excelente fonte de polifenóis e Vitamina C, este composto ajudam a combate e a prevenir o câncer. Os Antioxidantes presente no morango ajudam contra o desenvolvimento de células cancerosas e inibir o crescimento de tumor. Assim, a ingestão diária desta fruta pode ajudar a prevenir e a controlar o câncer.
    Benefícios do Morango Para Coração: Morango é uma Rica fonte de potássio, fibras, folato, Vitamina C, antioxidantes e flavonóides, este compostos ajudam na prevenção de doenças cardíacas. Eles ajudam na diminuição do colesterol mau (LDL) no corpo. Os flavonóides ajudam no bom funcionamento das artérias e impedir a coagulação do sangue. Além disso, A Vitamina D presente no morango também ajudam a fazer o músculo do coração sejam mais forte e eficaz.Morango-morango
    Benefícios do Morango Para os Olhos: Os antioxidantes, Vitamina C, flavonóides e ácidos fenólicos presente no morango ajudam a protege contra os radicais livres. Os radicais livres são a principal razão para todos os problemas oculares que surge durante o envelhecimento ou seja, degeneração macular, elas podem até secar os olhos e podem danificar os nervos ópticos. No entanto, o consumo de morangos pode manter todos os problemas de lado.
    Outros Benefícios do Morango Para Saúde
    • morango é uma excelente fonte de Potássio e de magnésio, eles inibem a absorção de sódio no corpo. portanto, ajuda na redução da pressão arterial.
    • As Antocianinas e o elágico presente no morango ajudam à prevenir problemas neurológicos, pois eles inibem a entrada de radicais livres, que são a principal fonte para o declínio das atividades cerebrais.
    • Morango é rico em Potássio, vitamina K e de magnésio, este composto ajudam a manter os ossos saudável e forte. impedindo, assim a osteoporose.
    • Os Morangos ajudam a alcalinizar o sangue.
    • Morango fortalece o sistema imunológico.
    • Morango ajuda na eliminação de toxinas do organismo.

    Fonte:
    http://www.dicademusculacao.com.br/os-11-beneficios-do-morango-para-saude/

    Os 8 Benefícios do Tomate Para Saúde

    Tomate pode ser considerado uma fruta ou um legume, Pois, ainda não há consenso entre sua classificação como fruta ou legume, porém vamos classifica-lá como fruta. Esta frutas vermelha e bastante consumida em todo o mundo,devido o seu sabor. Vários tipos de tomates são produzidos em todo o mundo. O seu sabor e a sua forma varia de região para região. Os tomates são usados como purê em vários pratos, como em molho em massas, pizzas e outros pratos. Eles ainda são usados em saladas e bebidas. Vamos dar uma olhada nos vários benefícios nutricionais do Tomate.TomateBenefícios Nutricionais do Tomate: tomate é um alimento altamente nutritivos e fornece uma baixa quantidade de energia. cerca de 100 gramas de tomate dá apenas 20 calorias. os Tomates constituem principalmente de água e são também uma fonte de fibra dietética. Além de ser rico em vitamina A, vitamina B, Vitamina C, Vitamina E e vitamina K. Além disso, o tomate é rico em um antioxidante conhecido como licopeno. e os Minerais como o magnésio, o Manganês e o Potássio.
    Benefícios do Tomate Na Prevenção do Câncer: tomate é um alimento altamente ricos em antioxidantes, um composto chamado de licopeno é o principal. Ele ajuda a restringir o metabolismo das células cancerígenas. Principalmente o gástrico, da próstata, reto e da mama. Isso ajuda a suprimir o crescimento de tumor e reduz a inflamação. Os tomates são ainda ricos em fenóis, beta-caroteno e Vitamina C que podem ser útil na defesa contra o câncer.
    Benefícios do Tomate Para o Coração: Os tomates são muito benéfico para o coração. Ele é rico em Niacina, folatos e Vitamina B6. Estes Nutrientes ajudam a reduzirem o risco de doenças cardíacas. Eles são ricos em antioxidantes que também judam no combate ao estresse oxidativo. A Redução do estresse oxidativo podem ajudar a reduzir o processo de oxidação do colesterol LDL(Mau) no sangue. Além disso, O consumo de tomates também ajuda na melhoria do nível do bom colesterol HDL.
      A inflamação podem também ser reduzida pela ingestão de tomate, uma vez que ajuda na redução do soro da proteína C, reativo que é um dos fatores principais da inflamação. Isso pode ajudar na redução de problemas cardíacos.
      Benefícios do Tomate Para a Pele: Tomate pode ser considerado como um dos melhores alimentos para a pele. Pois, Ele é rico em antioxidantes como o licopeno, que ajudam a proteger a pele dos raios UV e os radicais livres. O Tomate agir como um hidratante natural para a pele e podem ajudar na qualidade e textura da pele. Ele também tem propriedades anti-inflamatórias e o seu consumo ajudam na cura de feridas e cortes. Além disso, a Acne, espinhas, manchas na pele podem ser facilmente reduzida com o seu consumo. devido os nutrientes presente notomate, como a Vitamina C, Vitamina E e Vitaminas do Complexos B.Tomate-tomateTomate é um agente Anti-inflamatórios: Os tomates contêm vários carotenóides considerados agentes anti-inflamatórios eficazes. os Vegetais com níveis elevados de antioxidantes também são considerados benéficos para a inflamação do sistema do órgão.
      Outros Benefícios do Tomate Para Saúde
      • A pressão sanguínea pode ser reduzida pelo consumo de tomate, devido à presença do licopeno.
      • Enxaqueca pode ser restringido pelo seu consumo, já que contém Riboflavina, que é conhecido por reduzir a frequência das crises de enxaqueca.
      • Os benefícios do tomate para saúde incluem a manutenção de uma boa visão. pois, ele é uma fonte de vitamina A, que ajudam a proteger a retina, e A falta de vitamina A podem levar a doenças como a cegueira noturna.
      • O tomate é uma boa fonte do mineral cromo, que ajudam os diabéticos a regular os níveis de açúcar no sangue.

      Fonte:
      http://www.dicademusculacao.com.br/os-8-beneficios-do-tomate-para-saude/

      Como anda sua saúde bucal?

      A saúde bucal é uma das áreas mais importantes da nossa saúde em geral, mas poucas pessoas dão seu devido valor. Você sabia que um desleixo com a boca pode causar até doença cardíaca?
      Uma boca saudável é notada pela ausência de doenças. A cárie, placa bacteriana, tártaro, doença periodontal, feridas, manchas, mau hálito, gengivas vermelhas, dentes amarelos e apinhamento dos dentes denotam uma boca com problemas que devem ser tratados.
      É através da boca que conseguimos comunicar e expressar nossos sentimentos; é com nosso sorriso que podemos mostrar alegria e afeto pelas pessoas. Quer um motivo melhor por que devemos manter a boca sempre saudável e com uma aparência agradável?

      Saúde Bucal e Doença Cardíaca

      Os benefícios de uma boa higiene bucal vão muito além de um belo sorriso e de um hálito fresco. Muitos não sabem, mas há diversas pesquisas que mostram a ligação de uma má higiene bucal com doenças do coração. As bactérias como as da bolsa periodontal migram por bacteremia, ou seja, entram na corrente sanguínea através da boca e vão para o coração. Lá, proliferam-se e podem vir a ocasionar diversas doenças cardíacas, desde arritmia até endocardite bacteriana.
      O Instituto do Coração (Incor) realizou uma pesquisa em São Paulo e constatou que 45% das doenças cardíacas tinham origem na cavidade bucal, devido a caries profundas com comprometimento do canal, gengivas inflamadas, restos de dente e abscessos.

      Saúde Bucal e Nutrição

      Boca saudável é aquela que proporciona uma boa mastigação — que conseqüentemente trará uma boa digestão e uma melhor absorção dos nutrientes, trazendo saúde para o corpo todo. Pouca gente faz essa ligação entre a qualidade da mastigação e a boa nutrição, e acaba investindo em bons alimentos, com nutrientes, mas esquece dessa parte fundamental.

      Principais Problemas de Saúde Bucal

      Então, é necessário conhecermos e estarmos atentos aos diversos problemas bucais. Conheça alguns dos principais problemas bucais e como tratá-los:

      1. Cárie

      A cárie é a deterioração do dente e é fortemente influenciada pelo estilo de vida do indivíduo.
      Podem ocasionar cáries: má alimentação, cuidado inapropriado dos dentes, uso incorreto da escova ou do fio dental. A hereditariedade e a acidez da boca também têm um papel importante na predisposição dos dentes para se deteriorarem.
      Se a cárie não for tratada, ela pode destruir o dente e matar os seus nervos centrais; podendo resultar em um abscesso, uma área de infecção na ponta da raiz. Uma vez formado o abscesso, ele só pode ser curado com tratamento de canal, cirurgia ou extração do dente.
      Algumas dicas para evitar a cárie:
      • Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia.
      • Use o fio dental diariamente para remover a placa bacteriana entre os dentes e sob a gengiva.
      • Consulte um dentista regularmente: a prevenção é essencial para evitar os problemas mais sérios.
      • Tenha uma dieta balanceada, com pouco açúcar e amido: estes alimentos colaboram significativamente para a formação da cárie.
      • Utilize um enxaguante bucal para complementar a higiene. 

      2. Placa Bacteriana

      É uma película pegajosa e incolor, formada por bactérias e açúcares que se alojam sobre os dentes.
      A placa bacteriana é a principal causa das cáries e gengivite — se ela não for removida, endurece e forma o tártaro.
      Como as bactérias estão presentes em nossa boca, elas aproveitam os nutrientes contidos na saliva e nos alimentos que ingerimos para se desenvolver. A placa causa cárie quando os ácidos que ela produz atacam os dentes. Isso costuma ocorrer logo após as refeições — por isso a importância de se escovar os dentes. Sofrendo esses ataques repetidamente, o esmalte dos dentes pode se desfazer e abrir caminho para a formação de cáries. A placa bacteriana pode também irritar a gengiva ao redor dos dentes, causando gengivite e até a perda dos dentes, caso não seja tratada.
      Para evitar a formação da placa bacteriana basta escovar bem os dentes, passar fio dental diariamente, limitar a ingestão de alimentos com muito açúcar e amido. Ainda assim, quando se trata de placa, é essencial visitar o dentista para fazer limpeza em períodos regulares (normalmente 6 meses).

      3. Tártaro

      É quando a placa bacteriana endurece na superfície dos dentes. Pode se formar na gengiva e irritar os tecidos gengivais. Se o tártaro não for tratado, ele pode levar a problemas mais sérios, como cáries e gengivite.
      O tártaro é uma formação mineral facilmente visível se estiver acima do nível da gengiva. O sinal mais comum é uma cor marrom ou amarela nos dentes na região da margem gengival. Só o dentista pode diagnosticar e remover o tártaro.

      4. Doença Periodontal

      Ocorre a doença periodontal quando uma grande quantidade de bactérias está presente na cavidade bucal. As doenças periodontais são consideradas infecções nas estruturas de suporte dos dentes — osso, ligamento periodontal e gengiva — causada por bactérias presentes na placa.
      A doença periodontal pode ser um problema sério, pois é uma das responsáveis pela perda de dentes e gengivite.

      5. Manchas

      Existem pessoas que têm os dentes mais amarelados ou manchados que outras. A cor natural dos dentes pode ser afetada por diversos fatores:
      • Tabaco
      • Ingestão de muito café, chá, ou vinho tinto
      • Ingestão exagerada de alimentos altamente pigmentados como cerejas, amoras e molho de tomate
      • Acúmulo de depósitos de tártaro
      A solução do problema é simples: uma limpeza realizada por um especialista removerá a maior parte das manchas. A utilização de cremes dentais e enxaguantes bucais branqueadores também podem auxiliar a remover estas manchas superficiais nos intervalos das visitas ao dentista.
      Outra maneira mais eficaz é o clareamento realizado por um profissional para remover as manchas mais insistentes.
      O clareamento pode ser feito tanto em um consultório dentário ou em casa, utilizando um sistema fornecido pelo seu dentista. Ambos os métodos utilizam um gel branqueador que oxidam a mancha. Durante o processo de clareamento, é normal que os dentes se tornem ligeiramente sensíveis. Vale lembrar que para efetuar o clareamento os dentes devem estar limpos, higienizados e sem cáries.

      6. Mau Hálito

      O mau hálito é um problema muito comum. Esse problema ocorre por uma higiene bucal inadequada, gengivite, ingestão de determinados alimentos, tabaco, boca seca e doenças do estômago, fígado e rins.
      A maioria das pessoas têm mau hálito matutino porque tem uma produção menor de saliva durante a noite, permitindo que os ácidos e outras substâncias se deteriorarem no interior da boca. Medidas tais como escovar bem os dentes e língua, usar fio dental e principalmente um enxaguante bucal antes de dormir ajudam muito.
      Se o seu mau hálito persistir mesmo após uma boa escovação e o uso do fio dental, consulte seu dentista, já que isso pode ser a indicação da existência de um problema mais sério. Só o dentista poderá dizer se você tem gengivite, boca seca ou excesso de placa bacteriana, que são as prováveis causas do mau hálito.

      7. Gengivite

      Uma inflamação na gengiva é um sinal de alerta para a gengivite. Quando a inflamação está no estágio inicial, ela é bem mais fácil de ser tratada. A causa direta da doença é a placa — uma película grudenta e incolor de bactérias que se forma, de maneira constante, nos dentes e na gengiva.
      Quando esta placa não é retirada pela escovação formam-se toxinas que irritam a mucosa da gengiva causando a gengivite. Se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes. Os sintomas mais comuns da gengivite são: gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis que podem sangrar durante a escovação.
      Para prevenir a gengivite é essencial uma boa higiene bucal. Essa higiene consiste na correta escovação e uso apropriado do fio dental para remover restos alimentares e as placas bacterianas para evitar o tártaro. A limpeza profissional também é extremamente importante, pois uma vez que a placa se acumula e endurece, apenas o dentista pode removê-la.

      8. Problemas Ortodônticos

      Ortodontia é a especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada.
      Quando os dentes estão tortos é muito difícil fazer uma boa limpeza, acarretando até na perda dos dentes pela falta de cuidado, além de prejudicar a aparência. Os problemas com mordida cruzada e aberta podem causar um estresse adicional nos músculos da mastigação — proporcionando dores de cabeça, nos ombros, no pescoço e nas costas.
      Há vários tipos de aparelhos fixos e móveis. Esses aparelhos são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular. O aparelho faz uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. A gravidade do seu problema é que irá determinar qual o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz.

      Fonte:
      http://belezaesaude.com/saude-bucal/

      Ponkan e Mexerica: qual a diferença?

      Nessa época do ano começam a surgir essas frutas nas feiras e supermercados, então é hora de aproveitar e consumir muito dessas tangerinas que, além de uma delícia, são muito saudáveis!

      Diferenças e Semelhanças

      Tanto a ponkan quanto a mexerica são tipos de tangerinas, com sabor, aroma e aspecto bem parecidos. Entretanto, as duas variedades apresentam diferenças importantes. A principal é que a mexerica vem da planta Citrus deliciosa, enquanto a ponkan se origina da espécie Citrus reticulata, de onde surge também a maioria dos outros tipos de tangerinas. Os especialistas ainda apontam uma outra distinção: a mexerica possui em sua casca muito mais óleos essenciais — substâncias que deixam aquele cheiro forte e ácido quando se descasca a fruta.
      Outra fonte de confusão são os diferentes nomes que a mexerica recebe em todo o país. No Rio Grande do Sul, ela é chamada de bergamota. Em outras regiões, o nome muda para mimosa, mas a fruta é sempre a mesma.
      Nutricionalmente falando, quase não existe diferença entre a ponkan e a mexerica.
      As tangerinas possuem propriedades anti-inflamatória, laxativa, diurética, digestiva, analgésica, cicatrizante, revigorante, antisséptica, antivirótica, estimulante, expectorante, refrescante e aromática.

      Composição Nutricional

      Essas tangerinas são ricas em vitaminas B1 e B2, as quais ajudam à saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca. Além de conter grande quantidade de fibras, de sais minerais como magnésio, cálcio potássio e fósforo, e betacaroteno, que aumenta a resistência às infecções.
      Apresentam também compostos antioxidantes, que são indispensáveis na inativação dos radicais livres e quando associada a uma dieta saudável torna-se uma forte aliada no combate ao envelhecimento e na redução dos riscos de câncer e em doenças cardiovasculares e neurodegenerativas como por exemplo o mal de Alzheimer. Contém também vitamina C que melhora a imunidade.

      Mais Benefícios da Tangerina

      • Auxilia no tratamento de febres, eliminação de toxinas, parasitas, retenção de líquidos, gripes, regularização do ácido úrico, tensão nervosa, verminoses, resfriados.
      • Combate a carência de vitamina C.
      • Auxilia no combate ao reumatismo.
      • É indicada no tratamento para hipertensão arterial e na prevenção da arterioesclerose
      • Devido à sua grande quantidade de fibras, melhora o funcionamento do intestino, devendo ser ingerida com o bagaço.
      • O chá das folhas de bergamota é popularmente conhecido como calmante.
      • As fibras presentes na fruta também ajudam na proteção de doenças como diabetes, câncer, hipertensão e outras doenças cardiovasculares.
      • As indicações estendem-se ao tratamento da ansiedade, bronquite, sarampo, dermatites, cistite, tristeza, depressão, infecções vaginais, mau hálito, dentre outros.

      Safra das Tangerinas

      A época da safra da mexerica é entre abril e julho, mas pode ser encontrada até setembro. Mas os melhores preços e melhor sabor são encontrados nos meses de safra. Então, a hora de aproveitar é agora! :)

      Como aproveitar os benefícios?

      Em relação ao consumo, é importante ressaltar que a tangerina ponkan deve ser ingerida preferencialmente com o bagaço, pois ele é fonte de fibras. Esta parte da fruta auxilia na regularização do funcionamento intestinal, proporciona saciedade, por retardar o esvaziamento gástrico, reduz a absorção do colesterol e dos açúcares no organismo.
      A tangerina é importante por favorece, também, o crescimento de bactérias benéficas no intestino o que gera compostos na renovação das células intestinais.
      Por conter elevado teor de água, a fruta ajuda na hidratação corporal e possui efeito diurético, sendo indispensável no cardápio de quem deseja manter uma alimentação saudável.

      Fonte;
      http://belezaesaude.com/ponkan-mexerica/

      Descubra como o Chá de Hibisco Emagrece Facilmente (Garantido)

      Assim como diversos chás citados no site, o chá de hibisco também é um excelente diurético que ajuda no emagrecimento e reduz as gordurinhas da barriga. Além disso, ele ainda ajuda no controle ao colesterol e na pressão arterial. Para emagrecer com o chá de hibisco, o indicado é o consumo de 200 ml de chá pelo menos três vezes ao dia. Ou seja, para cada copa de chá o recomendado é seis gramas de hibisco ou uma colher de sopa cheia. Confira mais benefícios do chá.

      Hibisco para que serve

      chá de hibisco emagrece
      chá de hibisco ajuda queimar gordura
      O hibisco tem múltiplas utilidades. A bebida pode ser utilizada tanto para emagrecer, pois diminui o acúmulo de gordura e sua ação diurética evita a sensação de inchaço, mas também para o funcionamento do corpo como um todo. Bem como combater o colesterol alto, a pressão arterial e ainda ajuda no desenvolvimento do cérebro. Tudo isso é possível devido ao fato de que o cálice da flor que gera a bebida é rico em vitaminas B1 e B2, que ajuda na saúde dos ossos e da pele, e ainda contribuem para o aceleramento do metabolismo.
      As quantidades de ferro encontradas no chá de hibisco ajudam no combate a dores no corpo, dor de cabeça e previne anemia. A bebida ainda é rica em vitamina A, vitamina C, substancias antioxidante e quercetina. Essas substancias são responsáveis por proteger todo o organismo contra a baixa imunidade e também à prevenção de várias doenças respiratórias, cardiovasculares.

      Chá de hibisco Benefícios

      Os benefícios do chá de hibisco são inúmeros, mas se resumem nos seguintes tópicos:
      – Evita o acúmulo de gordura: através da maturação celular, o hibisco consegue evitar o acúmulo de gordura no corpo, além de contribuir para que as gorduras já existentes vão embora. Isso é possível porque a bebida possui ação antioxidante e quercetina.
       Diurético: o chá de hibisco é excelente para evitar a retenção de líquidos e a sensação de inchaço no corpo, isso porque tem ação diurética. Flavonoide quercetina é o responsável por essa ação e um dos nutrientes mais importante presente na bebida.
      – Colesterol: a partir do consumo do chá de hibisco é possível reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom do organismo. Isso é possível graças a sua ação antioxidante.
      – Pressão arterial: estudos comprovam que o chá de hibisco ajuda a baixar a pressão arterial. Os flavonoides presentes na bebida são os responsáveis por tal fator, pois diminuem uma enzima presente na pressão arterial.
      – Cérebro: as vitaminas B1 e B2 presentes na bebida ajudam a captar energia, o que auxilia no metabolismo e agem nos neurônios.

      Chá de hibisco emagrece

      chá de hibisco emagrece devido ao fato de suas propriedades proporcionarem a queima de gordura, evitar a gordura localizada, regularizar o intestino, facilitar a digestão e combater a retenção de líquido. Na luta pela perda de peso, não deixe de acrescentar o chá de hibisco na sua dieta. O chá de hibisco ainda tem ação termogênica o que acelera o metabolismo e contribui para a queima de gordura mais rápida. Porém, para manter todos esses efeitos do chá de hibisco, nutricionistas recomendam que é preciso elaborar uma dieta saudável e rica em vários nutrientes, pois o chá sozinho não fará milagres.

      Como fazer chá de hibisco

      Você pode comprar o chá de hibisco em granel tanto em supermercados quanto em lojas de produtos naturais. Nesse caso é recomendado a conservação plena do alimento. Em um recipiente coloque 200 ml de água e deixe ferver, depois coloque uma colher de sopa de hibisco. Deixe a bebida no fogo por mais três minutos e depois é só desligar. Pronto, o chá já pode ser consumido.

      Fonte:
      http://dietaeregime.com/dicas/descubra-como-o-cha-de-hibisco-emagrece-facilmente-garantido/