quarta-feira, 13 de maio de 2015

Conheça a importância de reduzir o sal na alimentação


conheca-a-importancia-de-reduzir-sal
Exagerar no tempero e, consequentemente, no sódio, seu principal componente, causa danos aos rins e hipertensão arterial. E como vencer esse vilão dos tempos modernos? Você não precisa suspender completamente o uso do saleiro, afinal, o pó branco dá um gosto especial a qualquer prato. Por isso, na cozinha, tente não usá-lo durante o preparo.
Espere para adicionar uma pitada à composição final da refeição.Ou, quem sabe, lançar mão de versões com um teor menor do mineral, como o sal rosa, do Himalaia ou marinho. Outra opção é buscar o sabor em outros lugares — aposte em temperos alternativos como salsinha, cebolinha, cebola, alho ou manjericão. Mas fique atenta, pois o tempero em si não é o único responsável pelos malefícios citados acima. “Muitos produtos que consumimos diariamente, em especial os industrializados, contam com sódio em sua composição”, alerta Maria Fernanda Pio.

Daí a importância de conferir as tabelas nutricionais do que compramos no supermercado. Assim, evitamos uma série problemas.E se o apelo à saúde do seu organismo não bastam para fazê-la maneirar,saiba que algumas semanas com o sal sob controle já é suficiente para diminuir a celulite e o inchaço.

FONTE:

http://dietasdarede.net/conheca-a-importancia-de-reduzir-o-sal-na-alimentacao/

Manteiga ou margarina: qual é mais saudável?


agopuf89y6xjd1g9gaom212d6
Paixão nacional, o pão francês é o alimento oficial do café da manhã dos brasileiros. A diferença fica por conta do que se põe nele: manteiga ou margarina. É aí que começa a discussão quase tão acirrada como as de torcida de futebol. Qual das duas é mais saudável?
Por muito tempo, a manteiga foi considerada vilã por conta da gordura saturada. Hoje, sabe-se que essa gordura, em pequena quantidade, não é tão maléfica como se pinta. “Essa gordura está presente no leite, queijo amarelo, carne vermelha. Com moderação em pessoas saudáveis, ela não vai trazer problemas à saúde. Não é criminoso passar um pouco de manteiga no pão, desde que a pessoa não esteja com o colesterol alto”, explica o nutrólogo Roberto Navarro.
Leia mais: Você já ouviu falar da manteiga ghee?
A moderação a que o médico se refere são duas pontas de faca – aquela “raspadinha” que se dá na manteiga – por dia, ou uma colher de sobremesa diária. Assim, quem está com a saúde em dia vai se beneficiar das vitaminas que a manteiga proporciona.
Por outro lado, a margarina é criticada porque em seu processo de fabricação há a hidrogenação do óleo, o que gera a famigerada gordura trans. “O óleo vegetal não tem como virar pasta, então a indústria descobriu que, quando joga hidrogênio no óleo, ele fica com aquela textura. Essa gordura é muito maléfica à saúde, muito mais que a gordura saturada, faz um estrago muito maior nos vasos sanguíneos, eleva risco de infarto e AVC por entupir os vasos”, explica Navarro.

Mas há uma ressalva: teoricamente, de um tempo para cá, a indústria não está mais usando a gordura trans hidrogenada. “Ela foi retirada, mas não sabemos ainda como. Então, a margarina está livre de gordura trans, mas ficamos sem saber se o processo é confiável ou não”, explica.
Inclusive, acrescenta Navarro, a margarina agora pode diminuir o colesterol. Há marcas que acrescentam fitoesterol – encontrado em alguns vegetais -, que ajudam a controlar o colesterol. A recomendação máxima de ingestão de margarina também é a mesma da manteiga: uma colher de sobremesa por dia.
Outra questão que coloca tanto manteiga como margarina na parede é a oxidação. Gorduras que oxidam, nos “enferrujam” por dentro. “Todo processo de oxidação tem potencial de entupir mais os vasos sanguíneos”, explica Navarro.
Nesse quesito, a manteiga sai ganhando, por ter potencial mais baixo de oxidação. A margarina é por si só oxidada.

FONTE:

http://dietasdarede.net/manteiga-ou-margarina-qual-e-mais-saudavel/

Emagreça com o poder da couve


dieta-suco-couve-emagrece-viva-mais
Rica em fibras e vitamina C, a couve ajuda a manter o corpo saciado por mais tempo – o que nos faz comer menos -, auxilia o organismo na eliminação de gorduras e ainda combate o estresse e o envelhecimento precoce.
Aprenda a tirar o melhor proveito desse alimento e entre em forma sem complicações.
Os poderes da couve
Xô, fome!
O alto teor de fibras dá sensação de saciedade. Uma vez no estômago, as fibras gelatinizam – ou seja, viram um gel que, misturado ao suco gástrico, inflam e causam uma falsa sensação de estômago cheio. E ainda melhoram o trânsito intestinal!
O ácido ascórbico, presente na vitamina C da verdura, age diretamente no metabolismo das gorduras, facilitando a eliminação delas pela urina e fezes. A mesma propriedade também dificulta a absorção da gordura dos alimentos pelo corpo.
Cheia de vitaminas do complexo B, a couve é um alimento que melhora o sistema imunológico e combate o estresse. O suco desse vegetal, inclusive, é conhecido como um poderoso antiestresse natural.
Valiosa fonte de vitamina, a couve melhora a visão e a aparência das unhas, da pele e dos cabelos. Ainda no quesito fonte da juventude, a clorofila (substância que dá cor ao alimento) renova as células do organismo, retardando o envelhecimento precoce.

Xô, gordura!
Xô, estresse!
Xô, rugas!

FONTE:

http://dietasdarede.net/emagreca-com-o-poder-da-couve-2/

Já ouviu falar no miojo que emagrece?


miojo
Quem disse que mijo deve estar de fora da dieta? Calma, lá! Não estamos falando daquele macarrão instantâneo, cheio de calorias e com muito sódio na composição. A dieta do miojo milagroso é feita com uma massinha bem fina, que ficou famosa nos Estados Unidos, invadiu a Europa e agora está no prato das brasileiras. Bem diferente daquela massa encontrada no mercado, esse miojo milagroso não tem carboidratos que engordam. Bem pelo contrário: ele é rico em fibras, que ajudam o intestino funcionar melhor e também dão mais saciedade.
Você come o miojo milagroso no almoço, sem acompanhamentos, e estará saciada por muito tempo. É esse o trabalho das fibras no organismo. A dieta do miojo milagroso é uma forma saborosa de acabar com a vontade de comer massa e sem ficar com peso na consciência. Um pacote deste miojo tem 200 gramas, que representam só 10 calorias. É uma tentação, não?
A dieta é chamada também de macarrão milagroso, que tem origem japonesa e a composição é basicamente feita com uma planta chamada konjac, muito conhecida na Ásia. Mas esse ingrediente também é conhecido no mundo como itokonnyaku ou shirataki. Apesar dos nomes difíceis, o macarrão tem mais de 90% de água na sua fórmula e o restante é a fibra. Essa combinação ajuda no emagrecimento, a tirar a fome e também a desinchar o corpo.
miojo Já ouviu falar no miojo que emagrece?
Os benefícios do miojo milagroso não param por aqui! Como ele tem muita água na composição, é considerado um diurético natural que também ajuda a eliminar toxinas acumuladas no organismo. As mulheres que sofrem com intolerância ao glúten podem ficar tranquilas: ele não tem a substância. E o melhor: também não é composto por carboidrato, como o outro macarrão, que vira acúmulo de gordura no corpo depois que ingerido. Outro detalhe: enquanto esse novo macarrão da dieta tem apenas 10 calorias, o outro, aquele macarrão instantâneo comum, tem mais de 600 na mesma quantidade. É ou não é um milagre para a mulherada?

O novo macarrão é mais leve e tem uma consistência mais fina e mole quando comparado com o tradicional. Como ele não tem sódio e nenhum tipo de corante, o sabor é mais neutro, sem muito gosto quando é ingerido. Uma dica é colocar temperos de ervas durante o preparo, para dar um gostinho. A perda de peso está associada à fibra, que quando entra em contato com o líquido do estômago, incha e duplica de tamanho. Essa massa dá um volume, que demora a ser digerido e, assim, diminui a fome.
O recomendado é comer apenas uma vez por dia e se você tem problemas como gastrite ou doenças no esôfago, deve evitá-lo. Outro detalhe importante é sempre consultar uma nutricionista antes de fazer uma dieta com este miojo milagroso. A profissional vai avaliar o seu peso e a necessidade da dieta. O macarrão pode ser comprado em lojas de alimentos naturais e também em casas de artigos orientais. O preço varia de acordo com cada região do país. Em São Paulo, por exemplo, pode ser encontrado a partir de R$ 5.

FONTE:

http://dietasdarede.net/ja-ouviu-falar-miojo-que-emagrece/

Remédio com aveia e maçã verde: saiba tudo que ele pode fazer por você


Remédio com aveia e maçã verde: saiba tudo que ele pode fazer por você
Batida de aveia e maçã verde. Você já experimentou em alguma ocasião? São muitos os médicos e nutricionistas que recomendam este remédio simples para cuidar da saúde e de nosso peso. Os benefícios são muitos, e por isso hoje queremos falar sobre todas as suas incríveis propriedades. Ele não somente será adequado para regular o peso; a combinação de aveia e maçã verde será o café da manhã ideal para toda a sua família. Você vai perder?
Todos os benefícios do remédio com aveia e maçã verde
aveia-e-maca
  1. Regulador metabólico
A aveia é um superalimento, um dos maiores aliados da nossa saúde, que deveríamos consumir todos os dias. Se a combinarmos com amaçã verde, potencializamos ainda mais os seus benefícios. Você sabe qual é a sua propriedade mais conhecida? Atuar como um excelente regulador metabólico.
  • A combinação da fibra da aveia com a pectina presente na maçã verde fará com que o nosso metabolismo se acelere, para nos ajudar a depurar e queimar gorduras.
  • Devido a esta propriedade metabólica, os nutricionistas nos recomendam beber a batida de aveia e maçã verde pelas manhãs. Graças a ela, nos sentiremos saciados e obteremos uma dose ideal de fibra, acelerando o metabolismo ao mesmo tempo.
  1. Ideal para combater o colesterol
Não duvide. Se você foi diagnosticado com colesterol ruim, ou LDL,em um nível elevado demais, inclua o remédio de aveia e maçã verde na sua dieta. Como você já sabe, cuidar da nossa alimentação pode, em muitos casos, nos ajudar a regular o colesterol sem ter que recorrer a medicamentos, por isso vale a pena ter em mente os seguintes dados:

  • A principal propriedade de aveia é a de absorver com o seu alto teor de fibras nossas toxinas e o excesso de colesterol ruim presente no sangue.
  • No caso da maçã verde, ocorre o mesmo. Graças a seus polifenóis e sua pectina, conseguiremos, por exemplo, eliminar o colesterol LDL, equilibrando o colesterol bom, ou HDL no sangue, algo vital para evitar inúmeros problemas cardíacos.
  • Este remédio nos ajudará também a regular a nossa hipertensão, graças ao seu baixo nível de sódio, e seu teor adequado de potássio.

  1. Remédio perfeito para emagrecer
Em nosso espaço, já falamos em inúmeras ocasiões sobre os benefícios da aveia para perder peso. Hoje queremos recomendar também outro modo de potencializar ainda mais as suas propriedades: combiná-la com a maçã verde. Veja como esta batida saborosa e simples pode ajudar a emagrecer:
  • Controla o nível de açúcar em nosso organismo. É uma batida ideal para diabéticos, que nos ajudará também a colocar nosso metabolismo em funcionamento, assim como falamos anteriormente.
  • É uma bebida que sacia e satisfaz, por isso é perfeita para tomar no café da manhã. Com ela, você evitará beliscar entre as refeições e poderá chegar ao almoço em perfeitas condições.
  • Este remédio à base de aveia e maçã verde vai nos ajudar a produziruma enzima chamada lecitina em nosso fígado. Este alimento faz com que possamos depurar o organismo, eliminar gorduras e até limpar artérias de possíveis depósitos de gordura. É fantástico!
  • Outro de seus benefícios é melhorar a digestão. Graças a seus carboidratos de lenta absorção, conseguiremos não só estar mais saciados, mas também poderemos facilitar a produção de ácidos gástricos, melhorar a absorção dos alimentos e combater a prisão de ventre. Dia após dia, nosso organismo vai se regulando, e poderemos evitar a retenção de líquidos e depurar as gorduras mais eficazmente.
Remédio vitamínico
  • Você obterá um nível muito elevado de vitaminas do grupo B,como por exemplo a niacina, tiamina e riboflavina. Elas são importantes para reconstruir tecidos como nossos músculos, para transformar o açúcar em energia, acelerar o metabolismo e para que possamos sintetizar as proteínas.
  • Também devemos levar em conta os inúmeros aminoácidos essenciais que esta batida pode nos oferecer, além de diversos minerais como, por exemplo, o magnésio, o ferro, o fósforo, o sódio e o cálcio, elementos vitais para a saúde do nosso corpo.

A batida de aveia e maçã verde é um “coquetel vitamínico” ideal para começar a manhã. Ele é perfeito não só para você, mas também para toda a sua família, incluindo crianças e idosos. Você quer saber tudo que ela nos proporciona?
Como devo tomar meu remédio de aveia e maçã verde?
batida-maca-verde
Do que preciso?
  • 200ml de água
  • 3 colheres de aveia (cerca de 60 gramas)
  • Uma maçã verde
  • Algumas gotas de suco de limão
  • Um pouco de canela em pó
  • 2 pedras de gelo
Como prepará-lo e quando devo tomá-lo?
  • Tomaremos esta batida no café da manhã. O sabor é delicioso e seus benefícios são tão notáveis que você não vai cansar de bebê-la nas primeiras horas do dia.
  • Começaremos deixando estas três colheres de aveia de molho em um copo de água, desde a noite anterior. Desta forma, ela estará pronta para o consumo no café da manhã. Para fazer isso, começaremos lavando bem esta maçã verde e cortando-a em 4 pedaços. É conveniente consumi-la com pele, já que muitos dos benefícios estão principalmente na casca da fruta.
  • Na hora de fazer a batida, coloque a maçã cortada, a aveia que deixamos de molho e o copo de água no liquidificador. Acrescente também algumas gotas de suco de limão e um pouco de canela em pó. Bata até obter uma textura bem homogênea. Na hora de servi-la, coloque também duas pedras de gelo. Você vai adorar!

FONTE:

http://melhorcomsaude.com/remedio-aveia-maca-verde-saiba-tudo-pode-voce/

As incríveis propriedades da pimenta


As incríveis propriedades da pimenta
Com incrível poder afrodisíaco e gosto bem particular, qualquerpimenta é para muitos, pedida mais do que certa nos pratos brasileiros.
Mas para aqueles que torcem o nariz ao ouvir falar desta iguaria, vale ressaltar que cada vez mais as pimentas estão sendo fonte de estudos devido suas propriedades, que são incrivelmente eficazes para nossa saúde.
Para se ter uma ideia, a pimenta é capaz de melhorar o  funcionamento do sistema digestivo, proteger nosso organismo contra alguns tipos de câncer, além de fazer o corpo queimar ainda mais gorduras, reduzindo os níveis de colesterol.
Mas tome cuidado: quando consumida em excesso, acaba comprometendo o bom funcionamento do sistema digestivo.
Grandes propriedades
A pimenta apresenta em sua composição, muitas vitaminas eantioxidantes, capazes de combater os radicais livres, necessários para o nosso organismo.
Fonte de vitaminas como A, C e E, além de conter alguns princípios ativos, como capsaicina e piperina. E suas vantagens não param por aí… Apresenta demais nutrientes necessários ao nosso corpo, como ácido fólico, zinco e potássio.
Todos os componentes da pimenta a tornam um condimento poderoso, antioxidante e rico em bioflavonoides, que são pigmentos vegetais capazes de prevenir o câncer.
É capaz de emagrecer: mito ou verdade?
Um componente, a capsaicina, que é responsável pelo particular ardor da pimenta, está diretamente associado ao processo de emagrecimento, já que estudos apontam que esta substância forma uma espécie de bolsão energético quando realizamos as refeições.
Com isto, parte da energia adquirida através dos alimentos fica armazenada para ser utilizada mais tarde, ampliando ainda mais a sensação de saciedade.
A capsaicina é responsável pelo ardor que sentimos quando comemos a pimenta. Esta substância consegue elevar a temperatura do corpo, auxiliando na redução do colesterol e na queima de gordura. Por este motivo, ajuda no processo de emagrecimento, mas é necessário consumir grande quantidade da especiaria.
Pimentacaiena.Ferryfb
(Foto: Ferryfb / Flickr)
Ajuda a diminuir o colesterol
A capsaicina, além de ajudar a queimar gordura do corpo, como já  citado, ainda diminui os níveis de colesterol ruim e evita o acúmulo de gordura na parede das artérias, protegendo o organismo das doenças cardiovasculares.
Estudos realizados comprovam que o consumo regular de pimenta é capaz de diminuir a probabilidade de ser desenvolver uma doença cardiovascular.
A ardência é um bom sinal
O ardor da pimenta é devido a presença da capsaicina. Por isso,  quanto mais ardida ela for, mais capsaicina tem e maior será sua ação no organismo.
Atenção! Se você tem úlcera ou gastrite, deve evitar o consumo das pimentas já que uma pequena dose pode ser capaz de irritar ainda mais seu estômago.

FONTE:

http://melhorcomsaude.com/incriveis-propriedades-pimenta/

4 formas saudáveis de cozinhar ovos


4 formas saudáveis de cozinhar ovos
Mesmo que o ovo tenha uma fama ruim por seu conteúdo decolesterol, a verdade é que vários estudos determinaram que é um alimento muito saudável que deveria ser incluído em todo tipo de dieta. O ovo se caracteriza por ser muito versátil na cozinha, pois além de poder ser consumido mexido, frito, cozido ou em omeletes, também é utilizado como complemento de muitas outras receitas.
O ovo traz muitos benefícios para a saúde e os especialistas recomendam consumi-lo especialmente no café da manhã para poder aproveitar de todas as suas vantagens. A seguir mostraremos os principais benefícios de comer ovos e as formas mais saudáveis em que podemos consumi-los.
Benefícios de comer ovos
Diferentemente do que se acreditava há alguns anos, os ovos trazem grandes benefícios para a saúde e podem ser consumidos de forma regular. Este alimento que faz parte de nossa dieta é rico em proteínas, vitaminas e outros nutrientes essenciais que fazem bem ao nosso corpo.

  • Aumentam a energia: o ovo é rico em proteínas e a gordura delas proporciona ao organismo as energias necessárias para as atividades do dia a dia. Comer ovos, principalmente no café da manhã, traz uma sensação de saciedade e reduz o desejo de ingerir mais calorias pela manhã.
  • Podem ajudar a perder peso: este benefício está relacionado com o citado acima, pois para perder peso é ideal vencer a necessidade de comer a cada momento. Ao trazer uma sensação de saciedadepor mais tempo, o ovo se torna um perfeito aliado para evitar o consumo de lanchinhos ou outros alimentos ricos em calorias.
  • São bons para a memória: um nutriente essencial dos ovos, chamado de colina, é o responsável por estimular o desenvolvimento e função cerebral. Graças a esta substância, o consumo do ovo está relacionado com a boa memória e o desenvolvimento dos sentidos.
  • Protegem a visão: o ovo contém dois antioxidantes, chamados de luteína e zeaxantina, que estão relacionados com a proteção da vista ante os danos causados pelos raios UV. O consumo regular do ovo está relacionado com o menor risco de sofrer catarata.
  • Para a beleza: o consumo de ovo desempenha um papel muito importante no crescimento saudável das unhas e do cabelo, assim como para a saúde da pele. Este benefício se deve principalmente ao seu conteúdo de vitamina E e outros nutrientes essenciais.

Formas de comer o ovo saudavelmente
El-huevo-500x325
Como dissemos no início deste artigo, os ovos são um alimento muito versátil que podem ser preparados de várias formas. Para cozinhá-los de uma forma saudável e simples, seguem abaixo algumas ideias.
Ovos cozidos
Coloque para ferver os ovos na água sem adicionar gordura. Um ovo grande cozido pode ter 5,3 g de gordura, 6 g de proteínas, 186 mg de colesterol e 78 calorias. Para que fiquem bem cozidos, deixe-os alguns minutos no fogo baixo e quando estiverem prontos, consuma-os com um pão integral ou em saladas.
Ovos mexidos
Recetas-con-huevos
Os ovos mexidos são uma das formas mais fáceis e deliciosas de preparar este alimento. Ao invés de utilizar gordura ou leite, você pode optar por utilizar um pouco de água e uma frigideira antiaderente para evitar que o ovo grude. Desta forma, os ovos vão aportar 17 calorias, 3,6 g d proteínas e quase nada de gordura. Se você quiser variar um pouco a receita, pode adicionar cogumelos, cebola, espinafre ou tomates, entre outros.
Ovos escalfados
Diferentemente dos ovos cozidos, os ovos escalfados são cozidos sem a casca. Os ovos escalfados não possuem excesso de gordura e acompanham muito bem o pão integral, as verduras cozidas e outras receitas.
Ovos fritos
Consumo-de-ovo
Os ovos fritos são uma opção saudável e deliciosa de se comer ovos. Neste caso, você pode utilizar uma manteiga vegetal ou margarina, ou mesmo um pouco de azeite de oliva. Frite o ovo por alguns minutos, de modo que a gema fique bem cozida para evitar o risco deSalmonela. Estes ovos podem ser servidos com pão integral ou verduras cozidas e batatas. Evite o uso de molhos cremosos, queijo ou outras fontes de gordura para acompanhá-los.

FONTE:

http://melhorcomsaude.com/4-formas-saudaveis-de-cozinhar-ovos/

Os incríveis benefícios de uma caminhada diária de 20 minutos


Os incríveis benefícios de uma caminhada diária de 20 minutos
Todos conhecem os benefícios da praticar esportes todos os dias, de exercitar o corpo com alguma atividade para melhorar a saúde e cuidar do peso. No entanto, nem sempre temos tempo, seja por causa do trabalho ou pelas obrigações diárias.
Mas, e se disséssemos que com somente uma caminhada de 20 minutos por dia podemos obter uma infinidade de benefícios? Na verdade, incluir em nossa rotina este saudável exercício, proporcionará uma autêntica qualidade de vida, explicaremos o porquê neste artigo.
Os benefícios de uma caminhada de somente 20 minutos
andar-emagrecer4
Ideal pela manhã ou à tarde, naquelas horas onde o sol não está muito forte e é agradável sair para a rua. Uma caminhada diária de 20 minutos é uma coisa muito fácil de fazer, seja sozinho ou na companhia de outra pessoa.
É verdade que podemos cuidar tão efetivamente de nossa saúde caminhando durante menos de meia hora? A Universidade de Illinois (Estados Unidos) fez um estudo interessante em 2013, que foi posteriormente publicado na revista “Neuroscience”. A seguir, mostraremos todas as descobertas feitas por estes pesquisadores:
1. Melhoras cognitivas
leer-3

  • Realizar uma caminhada diária de 20 minutos melhora as funções cognitivas. O cérebro fica oxigenado e relaxa, obtém novos estímulos, recebe um maior aporte sanguíneo e favorece a sintetização de endorfinas (os hormônios do bem estar).
  • Se o exercício for constante e diário, funções básicas como a atenção, a memória e o processamento da informaçãomelhorarão notavelmente.
  • Saiba que, em certos momentos, caímos em uma rígida rotina na qual a monotonia afeta nosso rendimento e motivação. Algo tão simples como sair para caminhar nos põe em contato com a natureza ou com a cidade, ativa nosso coração e nosso cérebro.Poucas coisas são tão gratificantes.

2. Um bom tratamento para a depressão
felicidade

  • As pessoas que atravessam períodos de tristeza ou depressão tendem a preferir ambientes com baixa estimulação: pouca luz, pouco som e contato social. Algo tão simples como sair para caminhar pode melhorar o ânimo e o contato da pessoa com o mundo.
  • Andar, respirar profundamente e pôr nosso coração para funcionar em um ritmo equilibrado atua como relaxante para o cérebro. É precisamente neste estado de bem-estar que nossos pensamentos começam a se relacionar. Vemos as coisas de outra maneira, de um modo menos negativo e onde os problemas já não parecem tão graves como eram antes.
  • Se adquirirmos o saudável costume de caminhar diariamente por 20 minutos, não somente estaremos cuidando de nossa saúde, mas também estaremos nos enchendo de emoções positivas capazes de combater a depressão.

3. Um simples modo de cuidar do coração
coracao-mulher1-500x406

  • Uma caminhada diária de 20 minutos é a aliada perfeita para cuidar da saúde cardiovascular. Aumenta a força de nosso coração e sua capacidade para bombear o sangue.
  • As artérias se tornam mais elásticas e podem se dilatar muito melhor para permitir a circulação sanguínea.
  • Você sabia que com esta simples caminhada diária combatemos ahipertensão arterial? É verdade, e não importa a idade: o quanto antes você pôr isto em prática, poderá prevenir muitas dessas doenças, que em certos casos, são hereditárias.
  • Também previne a aparição da diabetes, já que melhora nosso metabolismo e o nível de açúcar no sangue.

4. Mais benefícios
Caminar-es-bienestar

  • Você sabia que uma caminhada diária de 20 minutos fortalece o sistema ósseo? Não precisa realizar grandes esforços nem se esgotar. Algo tão simples como sair para caminhar todos os dias pode prevenir a osteoporose.
  • Andar favorece também o trânsito intestinal evitando a prisão de ventre. A caminhada ajuda a limpar o organismo e a melhorar as funções digestivas.
  • Andar regularmente fortalece as pernas. As mulheres são precisamente as que mais sofrem com problemas de circulação, de varizes, de desgaste no joelho. Algo tão simples quanto uma caminhada melhorará e endurecerá os músculos e os ossos das pernas, prevenindo muitos destes problemas.

Nunca é tarde para começar. Não importa se não estiver acostumado a fazer nenhum exercício: uma simples caminhada diária sempre é fácil de cumprir. Basta achar o momento, 20 minutos para se desconectar de tudo e relaxar.
Use um bom calçado que mantenha seus pés firmes, coloque uma roupa confortável e leve uma garrafinha de água para se hidratar.Comece sempre com um ritmo pausado, para depois acelerar um pouco, mas sem chegar a correr. Trata-se simplesmente de andar em um passo rápido durante 15 minutos, para finalizar com outros 5 de um modo mais relaxado.
O ideal seria fazer uns 2 quilômetros diários. Se pouco a pouco você for aderindo a este hábito estará cuidando de sua saúde de uma forma tanto gratificante quanto simples. Vamos começar hoje mesmo?

FONTE:

http://melhorcomsaude.com/os-incriveis-beneficios-de-uma-caminhada-diaria-de-20-minutos/

Como aliviar a fascite plantar


Como aliviar a fascite plantar
A sola do pé conta com uma capa grossa que protege desde o calcanhar até o início dos dedos, e essa é a parte que tem como função principal amortecer o impacto gerado quando andamos, corremos ou realizamos qualquer outra atividade que requer apoiar os pés de forma mais firme e contínua sobre uma superfície. Se exigirmos demais os nossos pés, podemos sofrer de uma inflamação ou uma distenção dessa região, podendo ocasionar uma síndrome denominada fascite plantar.
Os sintomas da fascite plantar
Os sintomas que evidenciam a presença dessa doença são:

  • Dor na sola do pé ou no tornozelo, que em algumas ocasiões pode adquirir maior intensidade. Pode apresentar-se durante todo o dia e aliviar um pouco ou diminuir após um período de repouso.
  • Em algumas ocasiões essa dor na sola pode se estender até os dedos dos pés.
  • Pode-se perceber inchaço, vermelhidão na região do calcanhar e sensibilidade ao exercer pressão sobre a área afetada.

A fascite plantar pode gerar dificuldade para realizarmos diversas atividades normalmente, que dependem principalmente do uso dos pés.
Dicas para aliviar os sintomas da fascite plantar
gelo-derretendo
Entre os remédios mais conhecidos para tratar o problema encontramos a aplicação direta de gelo na região afetada. Basta deixá-lo no local durante 15 minutos para ver como a inflamação e a dor diminuem. Em casos em que a fascite plantar está muito avançada é recomendável aplicar gelo de 5 a 6 vezes ao dia.
Essa doença é caracterizada por dores mais intensas sofridas nas primeiras horas do dia, por isso é recomendável realizar massagens na sola dos pés para aliviá-las. Para fazer as massagens podemos usar um cilindro, que nos dará uma sensação de descanso, aliviando qualquer sintoma doloroso.
Por outro lado, para garantir uma recuperação duradoura ou evitar a presença da fascite plantar é recomendável fazer uso de calçado adequado, de preferência um sapato que cubra o pé inteiro, que o acomode totalmente e que tenha uma sola especializada, com a espessura e o material indicados para proteger o tornozelo e a sola do pé de impactos bruscos contra qualquer superfície. Se for necessário, é recomendável o uso de palmilhas ortopédicas para diminuir a tensão nos pés.
Recomendações para evitar a doença
Transpiracao-pes
Existem recomendações indispensáveis para evitar o desenvolvimento da doença e reduzir o risco de chegar a um nível mais grave de seus sintomas. Confira:

  • Evite o sobrepeso, pois isso submete os pés a uma pressão maior;
  • Evite, se possível, permanecer muito tempo de pé ou caminhar descalço ou com calçados que tenham uma sola muito fina e que não ofereçam a proteção adequada para a sola do pé;
  • Ao praticar atividades físicas, alterne exercícios que exijam maior esforço aos pés com atividades que os relaxem;
  • Ao realizar atividades como correr ou pular, é recomendável optar por superfícies com uma absorção melhor do impacto antes do que pisos rígidos, já que isso favorece o amortecimento do impacto.

Não se esqueça!
Muitas podem ser as causas dessa síndrome, mas também existem muitas formas de tratá-la e evitá-la. Os pés são indispensáveis no momento de realizar qualquer atividade durante todo o dia, desde o âmbito do trabalho até o familiar, por isso é um dos principais fatores que incidem no bem-estar, já que através das pernas são realizadas diferentes atividades que garantem um peso controlado, evitando com isso doenças causadas pelo sobrepeso e/ou pela falta de atividades físicas que regulam os diversos sistemas do corpo, principalmente o sistema circulatório.
Por último, é recomendável dar um bom tratamento às extremidades do corpo, garantindo com isso o bom funcionamento e a resposta correta de cada impulso enviado pelocérebro, evitando um desgaste excessivo delas e permitindo a realização de atividades importantes em cada momento da vida. É nosso dever preservar o bem-estar de cada um dos sistemas e órgãos de nosso corpo, para conseguir uma vida saudável. Os hábitos corretos que adotamos no dia a dia incidem em cada ação que realizamos.

FONTE:

http://melhorcomsaude.com/como-aliviar-fascite-plantar/