quarta-feira, 10 de junho de 2015

O que fazer quando não vem a menstruação?


O que fazer quando não vem a menstruação?
Algumas mulheres sofrem de amenorreia, ou seja, a falta de pontualidade na menstruação. Sempre que se descarte a gravidez, a menopausa e possíveis patologias por parte do ginecologista, convém tratar esse distúrbio o mais rápido possível, e fazê-lo com medicamentos naturais é uma boa opção. Neste artigo, analisaremos as possíveis causas e seus tratamentos naturais para que recupere o ciclo menstrual com regularidade.
Síndrome do ovário policístico
A principal causa da amenorreia patológica é a síndrome do ovário policístico. O que ocorre é a falta da menstruação por meses seguidos, uma doença que afeta muitas mulheres e que, muitas delas não têm conhecimento do diagnóstico. Normalmente esse problema vem acompanhado de outros sintomas, como excesso do crescimento de pelos, acne, dores menstruais, aumento de peso e problemas de fertilidade.
O remédio mais efetivo para o tratamento dessa enfermidade e o pimenteiro-bravo ou Vitex Agnus Castus, uma planta medicinal que é usada tradicionalmente para evitar a irregularidade da  menstruação e restaurar a ovulação em mulheres que sofrem de amenorreia. É especialmente efetivo tomar o pimenteiro-bravo quando o SOP vem acompanhado de baixos níveis de progesterona e prolactina se esse é o caso. Recomenda-se 200 mg ao dia do extrato, durante três ou quatro meses para avaliar os resultados.
pimenteiro bravo
Alterações hormonais
Existem remédios naturais que nos ajudam, geralmente, tratar todo tipo de distúrbios hormonais. Neste artigo, destacaremos um dos mais efetivos: a maca, uma raiz andina muito recomendada para a saúde da mulher.
Esta raiz pode ser administrada em comprimidos ou em pó. No caso de escolher a versão em pó,  é interessante pelo fato de que podemos controlar melhor a dosagem que tomamos, já que o indicado é iniciar o tratamento com a mínima quantidade e ir gradualmente aumentando, devido seu poder energético que, em alguns casos provoca, nervosismo.
Como tratamento de choque  se pode tomar 6 a 9 gramas diariamente. A dose de manutenção é de três gramas ao dia ( aproximadamente uma colher pequena e rasa).
Congestão intestinal
Em alguns situações, em que a amenorreia não apresenta causa aparente, e não houve um antecedente de distúrbio hormonal,devemos analisar também nossa saúde intestinal, muito importante já que houve casos do intestino mostrar-se inflamado o que, consequentemente, afeta diretamente os ovários.
Indicamos o tratamento de forma natural do distúrbio intestinal e esperamos um período de um mês para comprovar a regularidade do ciclo menstrual.
Deve-se seguir uma dieta rica em frutas e verduras, legumes, cereal integral, frutos secos, acrescentando alguns alimentos especialmente laxantes naturais como as sementes de linhaça e ameixas.
linhaça
Tensão emocional
  • Bálsamo
  • Martírio
  • Tila
  • Valeriana

Quando esgotamos as causas anteriores, e ainda não encontramos o porquê do nosso distúrbio, devemos considerar as questões emocionais e nervosas, que podem originar um grande impacto no nosso corpo. Se  estamos atravessando  um período difícil por motivos de ordem familiar, profissional ou outros, e sofremos alguns sintomas de estresse como insônia, má digestão, ansiedade ou irritabilidade etc., é recomendável tomar algum suplemento natural com propriedades relaxantes, como os que indicamos a seguir:
Também podemos tomar florais de Bach, muito úteis e ajudarão a aliviar qualquer problema emocional de maneira natural.
chá
Chá de camomila
As infusões de camomila são um remédio antigo e econômico paracombater a amenorreia e a  falha menstrual. Tomaremos três xicaras ao dia durante um mês. Muito benéfica  também para dores menstruais.
A salsa
A salsa contém muitas propriedades para a saúde e é muito rica em minerais como o ferro, além de promover a normalidade da menstruação. A melhor forma de nos beneficiar de suas propriedades éconsumi-la crua diariamente, acrescentando-a em nossas receitas.
Existe inclusive uma famosa salada árabe à base de salsa. Se cortamos a salsa bem fininha podemos temperar todo tipo de saladas, inclusive podemos inclui-la nos molhos.
Finalmente, também podemos incorporá-la como ingrediente às famosas vitaminas verdes, que são benéficas para o fígado, um órgão que está diretamente relacionado com a menstruação, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, por ser um purificador do sangue. Por este motivo, se  cuidamos  de nosso fígado, também equilibramos a menstruação.

FONTE:

http://melhorcomsaude.com/o-que-fazer-quando-nao-vem-menstruacao/

12 remédios naturais para a ansiedade


12 remédios naturais  para a ansiedade
Se você tem distúrbio de ansiedade e gostaria de realizar um tratamento sem ter que recorrer a medicamentos, saiba que existem várias opções de remédios não farmacológicos eficazes para os casos de ansiedade, como, por exemplo, as técnicas de mente e corpo, assim como suplementos como as infusões que relaxam e acalmam esse sintoma. Algumas pessoas absorvem os benefícios em curto prazo, e outras necessitam de mais tempo para conseguirem diminuir a ansiedade ou curá-la.  Apresentamos a seguir 12 remédios naturais para que possa controlar a ansiedade.
1. Camomila
Se você atravessa um momento de nervosismo, tomar uma xícara desse chá poderá ajudar a acalmar.  Alguns componentes da camomila relacionam-se com os mesmos receptores cerebrais que contêm os medicamentos como o Valium. 
Um estudo da  Universidade  de Pensilvânia constatou que os pacientes com distúrbio de ansiedade generalizada que tomaram os suplementos da camomila durante oito semanas obtiveram uma redução significativa no quadro de ansiedade em comparação com os pacientes que tomaram placebo.
2. Chá verde
chá verde
Estudos demostraram que o chá verde ajuda a controlar a frequência cardíaca e a pressão arterial. Aplicada a pesquisa a humanos, constataram a diminuição da ansiedade.  Um dos estudos apresentados, as pessoas propensas a ansiedade mostraram-se mais tranquilas e centradas durante uma prova, ao consumirem antes 200 ml de chá verde. 
3. Lúpulo
É encontrada na cerveja, mas não conseguirá nessa bebida o benefício calmante. O componente sedativo encontrado no lúpulo é um azeite volátil, que contém extratos e tinturas que podem ser usadas na técnica de aromaterapia. O lúpulo é utilizado constantemente como um desativo para promover o sono.
4. Valeriana
valeria uma planta medicinal para curar a insônia
A Valeriana é ima erva sedativa. É de grande ajuda para dormir no caso de insônias. O governo alemão aprovou seu uso para o tratamento de problemas relacionados com o sono. Tem um odor nada agradável, o que faz que muitas pessoas prefiram administrá-la em cápsulas.Essa erva pode ser combinada com outras de mesma ação, como o lúpulo,  a camomila, o bálsamo de limão.
5. Exercícios
A prática de exercícios físicos é  excelente para o cérebro, além de um poderoso antidoto contra a depressão e a ansiedade, em curto ou em longo prazo, a rotina de exercícios elevará sua autoestima e você se sentirá mais saudável. Umas das principais causas da ansiedade e a preocupação com a saúde uma vez que o sedentarismo pode trazer algumas enfermidades.
6. Passiflora
passiflora
Esta flor é um sedativo que o governo alemão também acatou  para a curar as inquietações nervosas. Alguns estudos encontraram nela um potente redutor dos sintomas da ansiedade assim como a ação dos medicamentos receitados, sendo utilizada para casos de insônia. Como os demais sedantes, pode produzir sonolência. O melhor a fazer e ter muito cuidado com a dosagem consumida, e tomá-la no período máximo de um mês.
7. Lavanda
O aroma embriagante da lavanda pode surtir efeito anti-inflamatório.Um estudo demonstrou que pacientes de um dentista apresentaram menor quadro de ansiedade quando a sala de espera  se encontrava perfumada por  óleo de lavanda. Outra pesquisa realizada em Florida constatou que estudantes que inalaram o odor da lavanda antes de uma prova, sentiram-se com menos ansiosos.
Na Alemanha, pesquisadores provaram  a redução da ansiedade em pessoas com distúrbios de ansiedade generalizada, administrando  uma pílula de lavanda, e compararam seu efeito ao lorazepam que tem a mesma categoria do Valium.
8. Respiração profunda
A técnica da respiração do yoga, demostrou ser eficaz na redução do estresse e da ansiedade. A técnica é fundamentada na seguinte explicação: uma pessoa que respira profundamente não pode sentir-se ansioso simultaneamente. O exercício de respiração consiste em que você respire profundamente pelo nariz enquanto conta mentalmente até quatro. Segure a respiração até chegar ao sete e solte lentamente o ar também pelo nariz, terminando essa prática na contagem de número oito. Faça o exercício pelo menos duas vezes ao dia.
9. Se sentir fome… coma!
nozes
Normalmente nos sentimos ansiosos e irritados quando temos fome. Quando tempos um ataque de ansiedade, pode ser que esteja associado a uma baixa de açúcar no sangue. O melhor nessa situação e sempre ter ao alcance uma porção de nozes ou um pedaço de chocolate amargo, que consumidos com um copo de água ou uma xícara de chá quente pode amenizar a sensação de desconforto alimentar.
Em longo prazo, a dieta é a chave para reduzir a ansiedade. Por isso, recomendamos o consumo de alimentos integrais, legumes , carnes e mariscos, verduras de folhas verdes  para que seu organismo absorva o acido fólico e amplie as variedades de fito nutrientes que ajudam na redução da ansiedade.
10. Café da manhã
Muitas pessoas com distúrbios de ansiedades não tomam o café da manhã. O indicado é consumir produtos saciantes como o ovo  nessa primeira refeição. Além de sua propriedade saciante, também é uma fonte natural de colina que atua na redução da ansiedade.
11. Ômega-3
Os óleos de peixe são excelentes para o coração e para o distúrbio da ansiedade. Em uma pesquisa, estudantes que tomaram 2.5 ml ao dia de ácidos graxos ômega 3 durante 12 semanas, apresentaram menos ansiedade antes de realizarem uma prova que os estudantes que  tomaram placebo.
Normalmente os especialistas recomendam sempre que possível consumir o ômega diretamente dos alimentos como, por exemplo, os peixes de água fria e o salmão que são as melhores fontes de ácidos graxos, além das anchovas e as sardinhas que contribuem muito com os ácidos graxos.
12. Aquecer o corpo
Já se perguntou por que uma pessoa se sente tão relaxada depois de um bom banho ou sauna? Aquecer nosso corpo reduz a tensão muscular e a ansiedade. A sensação de calor pode alterar os circuitos neurais  que controlam o estado de ânimo, incluindo as que afetam o neurotransmissor serotonina  responsável básico para manter o equilíbrio emocional. O aquecimento nos exercícios físicos podem ser uma das formas de aumentar nosso estado de ânimo.

FONTE:

http://melhorcomsaude.com/12-remedios-naturais-para-ansiedade/

Seis alimentos para manter o cérebro ativo


Seis alimentos para manter o cérebro ativo
Como está sua memória? E sua resistência ao estresse? Está com problemas de concentração?  Talvez seu ritmo de vida não seja, ultimamente, o mais adequado, e seu cérebro  necessite de um pouco mais de energia e de nutrição. Neste artigo, te daremos algumas dicas fáceis que você não poderá perder, a fim de manter o cérebro ativo!
A importância de nossa alimentação na saúde cerebral
Iremos recordar aqui uma informação muito importante sobre océrebro. Ele é um dos órgãos que mais energia requer, num total de 20%.  E, dessa forma, não devemos nunca descuidá-lo e nos atentarmos aos tipos de alimentos que consumimos e que favorecem suas funções,  atribuindo a ele uma melhor circulação, o que evitará possíveis trombos, além de proporciona-lhe  uma nutrição adequada para que suas atividades não sejam afetadas. Um exemplo claro e que muitas pessoas cometem na correria do dia a dia é não tomar o café da manhã, o que acarretará ao nosso cérebro a não nutrição matinal.
Essa má conduta faz que tenhamos dificuldades de concentração, e faz que qualquer uma tarefa nos pareça difícil. Além disso, ao passar do dia começamos a sentir dores de cabeça.  Para evitar esses sintomas, aprenda quais são os alimentos que favorecem nosso cérebro mantendo-o mais ativo, saudável e jovem.
Alimentos saudáveis para manter um cérebro ativo
1. Aveia
aveia
Você é uma pessoa apaixonada pela aveia?  Então não tenha dúvidas, esse alimento é excelente para seu cérebro e você pode consumi-la como quiser, na forma natural até o saudável mingau de aveia. Esse alimento dispõe de muitas proteínas e aminoácidos, além de gorduras insaturadas, vitaminas B1, B3, E, acido fólico e potássio, selênio, fósforo, magnésio, uma maravilha. Além de contribuir com nossas funções cerebrais, potencializando nossa memória, é excelente para a saúde cardíaca.
2. Banana
banana
Quantas bananas você tem agora mesmo na sua cozinha? Saiba que essa fruta não deve faltar e lembre-se de colocá-la na lista de compras sempre!  Somente pelo fato de que ela é rica em glicose, essencial para fornecer energia ao cérebro, contém vitaminas B6, ácido fólico e, minerais como o imprescindível magnésio, cálcio, o fósforo e o potássio. É um alimento muito energético e saudável, contendo também fibra solúvel, favorece o movimento intestinal, evitando a prisão de ventre. É não perca mais uma vantagem: por ser tão rico em vitamina B6, melhorando nossa memória, também favorece nosso humor. Somente não é recomendada para pessoas com diabetes.
3. Brócolis
brócolis
Um dos vegetais mais saudáveis e mais recomendáveis . brócolis forma parte dessas maravilhas crucíferas como o couve flor, a couve de Bruxelas, rica em proteínas, fibra e vitaminas A,C, E, K e todas elas tão valiosas pertencem a vitamina B. Sendo esses tesouros naturais em vitaminas B3 e B6 são excelentes para cuidar e potencializar nossa memória. Sugerimos consumi-las cozidas no vapor ou cruas, duas formas de que possamos absolver todas suas propriedades
4. Nozes
nozes
Certamente que você já sabia que as nozes são os frutos secos que nos recomendam os médicos para nossa saúde, para a melhora do nível do colesterol e para potencializar nossas capacidades cerebrais. Mas qual é seu segredo? Dispõe de ácidos linolênicos, ômega 3, fibras, vitaminas E, B1, B2, B3, B6, ácido fólico, magnésio, cobre selênio, flavonoides, vitamina E. É saudável para o coração e o cérebro, basta tomar durante três a quatro nozes por dia, não superando essa dose, devido a seu alto índice calórico.
5. O saudável peixe azul
peixe azul
Qual a quantidade de peixe que você consome na semana? Imprescindível o consumo de peixe azul. O que faz que esse alimento seja tão recomendado, deve-se antes de tudo a gordura poli-insaturadas essências como o ômega 3, tão necessária para asaúde do coração e o cérebro. O ideal seria consumir o peixe azul três a quatro vezes na semana. Todos da família independente da idade crianças, adultos e idosos. Não se esqueça e adquira esse hábito mais que saudável.
6. Chocolate
chocolate negro
Te damos uma boa notícia se incluímos o chocolate nesta  lista? Claro que para sua alegria ele não poderia faltar!  Mas, obviamente que devemos consumi-lo com moderação e uma dosagem equilibrada, sendo indicada uma pequena porção. E  lembre-se que o mais saudável é o chocolate que disponha de maior quantidade de cacau. É um grande aliado antioxidante, dispõe de potássio, cálcio, magnésio e vitaminas do grupo B. Se administramos bem seu consumo diário, fornecemos nutrientes saudáveis para nosso coração e nosso cérebro. Uma pequena barra desse saboroso alimento e você notará de imediato as endorfinas e,  consequentemente, o bem-estar. Não tenha dúvidas e dose seu dia com um bom chocolate (de preferência de cacau) e veja o quanto será saudável todos os dias!
Em suma, para conseguir um cérebro mais ativo, saudável e jovem, inclua  sempre que possível todos esses alimentos. Além disso, beba no mínimo dois litros de água diariamente e leve uma vida saudável e ativa. Movimente-se física e mentalmente, desenvolva suas tarefas diárias como as leituras e desfrute  da vida dia a dia. Procure aprender e conhecer coisas novas, porque seguindo uma correta alimentação seu cérebro estará em plena atividade e tudo que fizer será muito mais fácil e agradável! Então não espere e comece hoje mesmo as mudanças alimentares e a cuidar-se muito mais!

FONTE:

http://melhorcomsaude.com/seis-alimentos-para-manter-o-cerebro-ativo/

Quais tarefas domésticas contam como atividade física?


Quais  tarefas domésticas contam como atividade física?
Os empregados domésticos ou pessoas que trabalham  durante a semana e aproveitam os fins de semana para colocar a casa em ordem e limpá-la,  não tem mais desculpas para não realizar essas tarefas do lar, já que estudos indicam que esse trabalho conta como uma atividade física. Se nesse momento você está se perguntando quais são as tarefas, não perca tempo e leia esse artigo para derrubar esse mito e aprender sobre esse tema.
As tarefas domésticas não são esportes
Talvez algumas pessoas tenham feito alguma competição com a vassoura ou esponjas, no entanto isso não se categoriza como um esporte. As tarefas do lar não podem ser consideradas como atividades físicas, simplesmente porque o esporte é uma atividade intencional. Por exemplo, não podemos contar a ida a um shopping e percorrer as lojas como uma caminhada.
A atividade física exige certo gasto de energia e deve ser produzida por todos os músculos do corpo. Temos que considerar que limpar janelas ou lavar a louça requer esforço físico, mas segundo pesquisa da Universidade de Ulster na Irlanda do Norte, não podemos considerá-los como a prática de esporte.
É verdade também que em alguns casos, as pessoas não dispõem de tempo para as atividades físicas e por esse motivo procuram exercitar-se em casa, como, por exemplo, subindo as escadas, substituindo o elevador, deslocar-se em bicicleta  e não de carro entre outros.
Por sua vez, as tarefas domésticas em alguma medida nos ajudam na queima de calorias, o que não significa que elas se tornaram um esporte em sua vida. Não é o mesmo que ir a academia meia hora por dia e varrer a casa durante o mesmo período. A diferença consiste em que para obter os benefícios para nosso corpo se exige mais esforço e concentração.
As tarefas de casa não serão a causa absoluta para o processo de emagrecimento, o que realmente é necessário fazer é conciliar, ou melhor, dedicar-se verdadeiramente a outras atividades como a jardinagem, a manutenção geral da casa como a eletricidade, a canalização etc., os que também não se encaixam como uma atividade intensa que é o que o exercício físico requer.
excesso higiene
Rotina diária do lar para queimar calorias
Além do que mencionamos anteriormente, as tarefas domésticas podem ajudar a cumprir parte das necessidades de exercícios e proporcionar movimentos ao corpo, algo que necessitamos em alguma medida para manter-nos livre do sedentarismo completo e para a melhora de nossa saúde. Não é por esse motivo que dará desculpas para não realizar os deveres da sua casa, sejam quais forem. Um exemplo desse tipo de trabalho caseiro que te resultaria na queima de 500 calorias são uma limpeza geral ou uma mudança.  
limpar a casa com bicabornato
Em que te ajudará? Essas atividades contribuem para que os músculos das pernas, dos braços , as costas e abdominais estejam mais tonificados ( sempre combinando-os com os exercícios na academia)
Registramos aqui algumas dicas para realizar as tarefas do lar e colocar-se em movimento, são elas:
Recolha os objetos do chão
Essa atividade requer que ao recolher algum objeto do chão, você  mantenha suas costas reta, mas abaixe-se como se fosse sentar, dobrando os joelhos até alcançar o chão. Se quiser esforçar-se mais mantenha essa posição durante uns 15 segundos.  Este “ exercício do lar” é ideal para ser aplicada no quarto das crianças que normalmente deixam os brinquedos esparramados por todos os lados.  O mesmo pode ser feito no jardim ao recolher restos de estrume dos animais ou qualquer outro resíduo necessário na manutenção das plantas.
Comprima seu estômago ao varrer
Quando estiver varrendo sua casa, pode simultaneamente tonificar os abdominais comprimindo os músculos do estômago e simultaneamente mantenha suas costas retas. As cerdas da vassoura devem ser movimentadas o mais longe possível do seu corpo e logo a retorne para próximo de seu corpo, repetindo esse movimento durante cinco minutos e preferentemente três vezes ao dia.
Dance enquanto cozinha
Ao preparar o almoço ou o jantar, principalmente se você não gosta de cozinhar, pode aproveitar esse momento para desfrutar de uma boa música. O ato de cozinhar pode levar mais ou menos meia hora, em que deverá  manter-se na mesma posição em pé. O que deve fazer para tornar esse momento agradável e produtivo a sua saúde é colocar músicas que goste e comece a dançar. Mova todo o seu corpo enquanto organiza os utensílios e prepara  os alimentos. Sempre, obviamente, com muito cuidado ao se aproximar do fogão, ter que mover alguma panela no fogo ou cortar algum alimento. Essa atividade pode ajudar na queima de até 400 calorias dependendo do tempo que o execute.
Aumente o ritmo de suas tarefas
Qualquer que seja a tarefa da casa que esteja realizando procure ser mais dinâmico(a) no movimento quando, por exemplo, lavar a louça, limpar as janelas, passar pano no chá,  tirar o  pó dos móveis ou lavar o banheiro. Também pode aproveitar e escutar sua música  preferida e mover seu corpo ao ritmo que esteja escutando.  Recordamos que,  mesmo que faça movimentos rápidos esteja sempre atenta para não sofrer nenhuma lesão.
gostamos de dançar
Lava as janelas por dentro e por fora
Certamente  seus ombros irão agradecer. Como é uma tarefa que não se faz todos os dias, talvez uma vez por semana, a cada quinze dias ou uma vez ao mês, devido ao acúmulo de sujeira, essa atividade fará que você se movimente e a execute com força. Se você leva pelo menos meia hora sem abaixar os braços  e com movimentos circulares  poderá queimar até 150 calorias. O mesmo funciona na limpeza de espelhos.
Encarrega-se de cuidar de seu jardim
Não somente é uma atividade bonita porque estará em contato com a natureza e ao ar livre  mas também te servirá como um exercício físico. Para rastrear a terra faça o mesmo ao varrer a casa, para colher na horta , as famosas sentadinhas, lembra? Abaixe com os joelhos flexionados e para regar as plantas, carregue um recipiente maior e lembre-se sempre mantenha as costas retas.
jardim na primavera
Limpe o chão à mão
Primeiro escolha uma boa esponja e com o auxílio de um recipiente com água e produto de limpeza, e suas luvas de mãos, abaixe e de joelhos esfregue o chão até remover a manchinha menor que exista diante dos seus olhos. Mas, se prefere executar essa tarefa em pé, utilize a vassoura, mas faça a atividade da mesma forma de quando varreu ou rastreou seu jardim. O mesmo se aplica no momento de passar o aspirador.
Lave você mesma seu carro
Além da vantagem de economizar dinheiro, você estará fazendo um pouco de exercício. Os movimentos devem ser estendidos  (quando lavar o teto esticar bem os braços) o que proporcionara que alongue as costas e braços, e as famosa sentadinha ao limpar os pneus e as partes inferiores do seu veículo.
Lava a roupa à mão
É verdade que toda máquina de lavar  se encarrega da limpeza de nossas roupas, no entanto nem todo tipo de tecido pode ser colocado neste eletrodoméstico como, por exemplo, as roupas de seda ou algodão, as de uso dos bebês ou delicadas. Nesses casos, você deve lavá-la à mão e as demais roupas antes de introduzi-las na máquina,poderá  também esfregá-las para remover manchas com o auxílio de uma escova própria para os tecidos. Esses movimentos são os mesmos que fazemos para lavar a louça e panelas com gorduras.
roupa pendurada


FONTE:

http://melhorcomsaude.com/quais-tarefas-domesticas-contam-como-atividade-fisica/

Como lidar com a menopausa?


Como lidar com a menopausa?
A menopausa é um ciclo normal da mulher, assim como a puberdade, e é a etapa que se tem a última menstruação. Os sintomas deste ciclo são diversos e podem se apresentar antecipadamente  com uma duração de dois meses ou até anos.
A idade media de uma mulher alcançar este período, que encerra seu ciclo reprodutivo, é de 51 anos, embora existam casos em que as mulheres chegam antes dessa idade ou depois. Neste sentido, a menopausa  apresenta vários sintomas, tais como:
Mudanças nos períodos menstruais;
Alterações hormonais;
Desconforto no momento das relações sexuais e diminuição do desejo sexual;
Incontinência;
Distúrbios no sono;
Alterações drásticas de humor.
No entanto, há vários alimentos que podem intervir para que os sintomas da menopausa não durem longos períodos ou para que nem todos se manifestem. Aqui daremos alguns conselhos para que você lide com este ciclo natural da melhor forma possível.
Há casos em que as mulheres não sofrem de nenhum tipo de sintomas, mas os especialistas estimam que 85% das mulheres tenham alguns dos sintomas, e que a grande maioria apresenta a extensa lista dos sintomas citados anteriormente. O importante nesse período e tentar, ao máximo, controlar o estado emocional devidos aos sintomas que se apresentarão. É inevitável enfrentarmos cada etapa da vida, e devemos entender que existem diversas  necessidades nutricionais para cada idadealcançada, e que uma boa alimentação é o mais recomendado para que seu organismo funcione  em perfeita ordem.
Alimentos que auxiliam e aliviam os sintomas da menopausa
cálcio nos ossos
Devemos saber que depois da menopausa, cresce o risco da descalcificação dos ossos e de doenças cardíacas, assim que é primordial o consumo de produtos a base de lácteos ricos em cálcio e vitamina D. Evite as gorduras e comer em excesso, devido a importância de, nesses casos, também mantermos o peso adequado, evitando problemas cardiovasculares.
Muitos dos sintomas que se apresentam no ciclo da menopausa, são derivados da redução do estrogênio do corpo, embora alguns estudos afirmam que produtos como a soja e seus derivados contêm substâncias similares ao estrogênio, o que poderia diminuir os sintomas como o calor repentino, irritabilidade e ansiedade.
Nesta etapa também é recomendado o consumo de frutos secos e também se recomenda a ingestão de substâncias antioxidantes como frutas e verduras.
No caso de prevenir e reduzir o calor  e o suor noturno é indicado consumir soja, lúpulo e sálvia.
É necessário proteger a pele, porque a mudança hormonal faz com que se perda elasticidade e firmeza e, nesse caso, recomendamos o consumo de alimentos ricos em vitamina E.
Conselhos para ter um período de menopausa equilibrado
mulher e saúde
Realize constantemente atividade física para impulsionar o funcionamento do corpo conservando a massa muscular e evitando problemas cardiovasculares;
Evite fumar, ingerir álcool e cafeína. Em pessoas fumantes os sintomas da menopausa pode aparecer bem antes da idade prevista do que  em pessoas que não fumam;
Inicie assessorias com um ginecologista que controle e diagnostique sua saúde durante e depois desse ciclo;
Uma vida sexual ativa é uma boa relação com o parceiro é imprescindível para manter um processo satisfatório e tranquilo;
Manter a calma e o bem estar é um fator importante no tratamento da menopausa e é preciso  superar-se neste período delicado;
Praticar exercícios direcionados a relaxamento para diminuir a tensão e o estresse que derivam das alterações hormonais, ajudam a aumentar a autoestima e que contribui para o controle emocional, evitando as mudanças drásticas de humor;
É muito importante ter uma boa noite de sono;
Manter a vida social ativa, cooperam  para sua satisfação pessoal e evite a queda de animo.
A menopausa é o encerramento do período menstrual, e o sinal do envelhecimento quanto a reprodução da mulher, e por mais incomodo que seja, faz parte da etapa de nossas vidas. E a chave para aceitar esse processo natural com autoestima elevada, está na correta alimentação, praática de atividades físicas regulares e o apoio e acompanhamento do seu companheiro.

FONTE:

http://melhorcomsaude.com/como-lidar-com-menopausa/

5 benefícios do inhame para a saúde

post_google
O inhame é um tubérculo muito conhecido no Brasil, sendo consumido principalmente na região norte e nordeste. Ele é um alimento energético e uma ótima fonte de carboidrato que fornece energia para o corpo praticar as atividades do dia a dia.
Apesar de ser um alimento básico, o inhame possui inúmeros benefícios. Confira alguns abaixo:
- Previne o Câncer: Rico em vitamina C, é um potente antioxidante que ajuda no combate aos radicais livres. Esses radicais livres são compostos agressivos ao corpo que podem levar ao aparecimento do câncer.
- Regularização intestinal: O Inhame tem boas quantidades de fibras que ajudam na regularização intestinal. Para o seu intestino funcionar melhor, não esqueça de beber bastante água após o consumo desse alimento.
- Aumenta a saciedade: Além de melhorar o funcionamento intestinal, as fibras vão ajudar no controle alimentar e consequentemente no emagrecimento, uma vez que o consumo alimentar passar a ser mais controlado.
- Reduz a pressão arterial: O Inhame é rico em potássio, e esse nutriente vai agir no controle dos níveis pressóricos, ajudando na redução da pressão arterial. Mas fique atento, ao consumi-lo com sal em excesso esse benefício pode ser perdido.
- Ajuda no controle de açúcar do sangue: É considerado um tipo de carboidrato que contém bastante fibras, o que faz com que o carboidrato não seja absorvido rapidamente e consequentemente, não aumenta os níveis de açúcar no sangue tão rápido. A absorção é gradual, fornecendo energia por um período de tempo maior.
Apesar de ser um ótimo alimento para incluir nas suas refeições, evite exageros e o consumo de duas fontes de carboidrato na mesma refeição.
Fonte: 
http://blog.dietaesaude.com.br/alimentacao/5-beneficios-do-inhame-para-a-saude