segunda-feira, 25 de maio de 2015

Chia: a semente que emagrece e reduz gordura

Ela manda a fome embora e é capaz de controlar a glicemia e baixar o colesterol

Grãos de chia - Foto: Getty Images
Grãos de chia
A chia (Salvia hispanica L.) é uma planta herbácea da família das lamiáceas, da qual também fazem parte o linho e a sálvia, tanto que é conhecida com "salvia hispânica". Originária do México, suas sementes já eram utilizadas como alimento pelos povos das civilizações da América Central há muitos séculos. A importância do consumo desta semente tem sido reforçada por especialistas em nutrição humana, uma vez que nela são encontrados ácidos graxos poli-insaturados essenciais, fibras, proteínas e outros nutrientes. Mas a fama notória da chia foi conquistada graças aos seus efeitos sobre a dieta, pois a semente é capaz de favorecer o emagrecimento. Consumi-la significa colher uma lista de benefícios, que incluem desde regular as taxas de colesterol sanguíneo até fortalecer o sistema imunológico.
Semente de chia - Por 25 g (uma porção)
Calorias122 kcal
Carboidratos10,53 g
Proteínas4,14 g
Gorduras7,69 g
Gorduras saturadas0,833 g
Gorduras monoinsaturadas0,577 g
Gorduras poli-insaturadas5,917 g
Fibras8,6 g
Cálcio158 mg
Fósforo215 mg
Magnésio84 mg
Potássio112 mg
Ferro1,93 mg
Zinco1,15 mg
Vitamina A14 UI
Vitamina B1 (Tiamina)0,155 mg
Vitamina B2 (Riboflavina)0,043 mg
Vitamina B3 (Niacina)2,208 mg
Tabela do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos
A chia pode ser facilmente consumida junto a saladas ou na mistura de sucos e vitaminas, além de outras receitas, na quantidade de duas colheres de sopa, que equivale a 25 gramas. Ela contém alto teor de ácidos graxos poli-insaturados essenciais, tipos de gorduras consideradas benéficas ao organismo, sendo rica em ácido graxo alfa-linolênico, também conhecido como ômega 3.
Ela também contém carboidratos considerados de baixo índice glicêmico, pois aproximadamente 34,4% da porção de 100 g da semente é composta por fibras alimentares. Por fim, a semente ainda contém compostos fenólicos sendo considerada uma fonte natural de antioxidantes. Entre eles estão o ácido cafeico e ácido clorogênico. 
Sua semente é considerada como uma boa fonte proteica por possuir um alto teor de proteínas, sendo em sua maior parte aminoácidos essenciais, ou seja, aqueles que não são produzidos pelo nosso organismo (isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano, valina e histidina). Para se ter uma ideia, precisamos consumir cerca de 50 gramas de proteínas todos os dias de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), considerando uma dieta de 2 mil calorias diárias. Isso significa que 25 gramas de chia contém 8% da proteína que precisamos em um único dia. 
Mas a chia transborda mesmo em quantidade de fibras, duas colheres de chia contêm 8,6 g delas. Como temos que consumir 25 gramas dessas substâncias ao dia, isso quer dizer que uma porção tem 34% das fibras de que precisamos diariamente! Veja qual porcentagem do Valor Diário* de alguns nutrientes ela também carrega:
  • 32% de magnésio
  • 16% de zinco
  • 15% de cálcio
  • 13% do ferro
  • 13% de vitamina B3 (niacina)
  • 12% de vitamina B1 (tiamina)
  • 3% de vitamina B2 (riboflavina).
* Valores Diários de referência para adultos com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

Benefícios da chia

Além disso, o consumo regular de chia pode ser benéfico para evitar a formação de gordura localizada, outra grande inimiga de quem luta contra os ponteiros da balança. Um estudo publicado no European Journal of Clinical Nutrition validou uma pesquisa em que onze indivíduos saudáveis consumiram a semente por 12 semanas e obtiveram redução na glicemia após a refeição, ou seja, não houve picos de insulina no sangue, sendo assim, a glicose foi liberada lentamente no organismo. Tal processo evita que a gordura seja acumulada e, por consequência, afasta o excesso de peso. Os participantes do estudo também relataram diminuição do apetite até 120 minutos após o consumo da refeição, diferentemente dos indivíduos que não consumiram a chia, mostrando assim seu efeito no aumento da saciedade.
Previne e controla o diabetes: por conter fibras e aumentar o tempo de liberação da glicose, a chia pode ser relacionada com a prevenção do diabetes tipo 2. Funciona da seguinte forma: a digestão dos carboidratos começa na boca e termina no intestino, onde partes maiores de carboidrato são transformadas em tipos diferentes de açúcar (glicose, frutose, galactose) para serem absorvidos. Quando consumida com fontes de carboidratos (frutas, massas, pães), as fibras da chia têm como efeito a diminuição da velocidade com que o carboidrato sai do estômago e chega ao intestino, para terminar de ser digerido e absorvido, justamente por se transforarem em um gel. Dessa forma, a glicose é liberada lentamente na corrente sanguínea, fazendo com que o hormônio insulina, necessário para transportá-la até as células, também seja liberado em pequenas doses. A vantagem de tudo isso é que com menos doses desse hormônio circulando no organismo, evita-se assim uma condição chamada resistência à insulina. O quadro ocorre quando é preciso uma quantidade maior do composto para que a mesma quantidade de glicose seja armazenada, e em longo prazo favorece o aparecimento do diabetes tipo 2
Previne doenças cardiovasculares: o consumo regular de chia é capaz de evitar doenças como infarto, derrame e hipertensão graças as suas grandes quantidades de ômega 3. Esse ácido graxo reduz a formação de coágulos sanguíneos e arritmias, além de diminuir o colesterol circulante no sangue. Além disso, o ômega-3 ajuda na regulação da pressão dos vasos sanguíneos, uma vez que aumenta a fluidez sanguínea, evitando assim, o aumento da pressão arterial. 
Regula o colesterol: de toda gordura que compõe a chia, aproximadamente 77% são formados por ácidos graxos ômega 3 e ômega 6. Essas gorduras têm como uma de suas principais propriedades reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), além de baixar os triglicérides na corrente sanguínea. Além disso, as fibras da semente também têm efeito benéfico na diminuição da concentração dos lipídios no sangue, que é o caso do colesterol. 
Efeito desintoxicante: os antioxidantes, como o ácido cafeico, de sua composição, são responsáveis por auxiliar na desintoxicação do fígado, além de impedir a formação de radicais livres que agem destruindo as membranas celulares e desencadeando o processo de envelhecimento. 
Fonte de cálcio: por ter bastante cálcio, a chia é uma alternativa para indivíduos que têm intolerância à lactose, necessitando de fontes alternativas desse mineral. Porém, alimentos como tofu e gergelim contêm maiores quantidades de cálcio, e vale consumi-los também. 
Protege o cérebro: ela também pode favorecer as ligações cognitivas no cérebro. Muitos estudos relacionam os ácidos linoleico e alfa-linolênico presentes na semente com a formação das membranas celulares, as funções cerebrais e a transmissão de impulsos nervosos. 
Pele e cabelos mais bonitos: em sua composição nutricional, a chia também apresenta vitamina A, nutriente que age como antioxidante contra os radicais livres e também auxilia na redução da acne e prevenção do ressecamento da pele. A semente também leva vitamina B2, importante na saúde da pele, unhas e cabelos. 
Efeito anticelulite: já se sabe que a chia contém quantidades significativas de ômega 3 e muitos estudos têm relacionado o consumo desse ácido graxo com a diminuição da inflamação, o que seria interessante para diminuir e evitar celulite, um processo inflamatório do organismo.  
Fortalece a imunidade: por conter minerais como o selênio e zinco, que auxiliam o sistema imunológico, a chia é importante para reforçar as defesas, afastando de perto doenças como gripes, resfriados e processos infecciosos. Além disso, por ter nutrientes como fósforo, manganês, cálcio, potássio e sódio, a semente é indispensável para a manutenção da integridade e saúde das células. 
Boa fonte de ferro: o mineral, presente em grande quantidade na chia, é muito bem absorvido nesse alimento. Ele é o principal nutriente na formação dos glóbulos vermelhos, que transportam o oxigênio pelo nosso corpo. A redução desses glóbulos e da oxigenação levam à anemia, fadiga e cansaço, aumenta os riscos de infecções e também se relaciona a uma queda na imunidade.


Quantidade recomendada de chia

Os especialistas dizem que não há uma quantidade diária estabelecida para o consumo da chia. No entanto, estudos conduzidos em humanos que obtiveram resultados positivos utilizaram 25 g da semente, aproximadamente duas colheres de sopa, uma vez ao dia. Cabe salientar que alguns usaram mais. Mas como ela é calórica, o mais recomendado é manter os 25 g diários. 

Como consumir a chia

Ela pode ser consumida crua, triturada ou em forma de gel ou na forma de óleo. A semente mantém suas propriedades em todas estas formas de consumo. Veja como usá-la: 
Salada de chia e quinua - Foto: Getty Images
Salada de chia e quinua
Em forma de gel: deixe uma colher de sopa da semente de molho em 60 ml de água durante aproximadamente 30 minutos. O ideal é consumir o gel assim que ele estiver formado, não sendo recomendado guardar a mistura para comer depois. Depois que a goma é formada, você pode consumi-la na forma pura sem acompanhamentos (ainda que seja pouco comum) ou usá-la no preparo de mingau, sopas, batida em sucos ou em receitas de bolo e até adicionando à molhos de massas, por exemplo. 
Substitua os ovos das receitas: o gel formado pela chia pode ser um ótimo substituto do ovo em receitas. Misturando uma colher de sopa da farinha de chia com 60 ml de água, você obtém uma quantidade de gel suficiente para substituir um ovo em qualquer preparação.
Semente seca: em vez de produzir o gel, você pode fazer diferente e adicionar a semente a líquidos como sucos, iogurtes e vitaminas. Uma sugestão é comer a porção no lanche entre as refeições, pois um pote de iogurte desnatado (160 ml) com uma colher de sopa de chia contém apenas 70 calorias. 
Óleo da chia: ele pode ser usado para temperar saladas ou para regar a refeição quando já estiver no prato. O aquecimento do óleo de chia não é recomendado, pois o ômega 3 é facilmente oxidado com o calor, perdendo assim suas propriedades. 
Na forma de farinha: a farinha pode ser misturada a frutas, sopas, mingaus e sucos de forma mais prática. Esta versão também pode substituir a farinha de trigo no preparo de receitas de pães e bolos. Outra boa pedida é comprar o grão, liquidificar, acondicionar a farinha em um pote e armazenar em geladeira para depois consumir junto da salada.
Chia sozinha ou com outros grãos? Normalmente as pessoas misturam grãos fontes de nutrientes diferentes, para atingir um benefício específico, nem sempre promovido por todos os grãos do mix. Com benefícios à saúde próximos ao da chia, temos a linhaça, o gergelim e o girassol. Mas não é recomendado consumir uma porção de cada uma deles por dia, devido à alta quantidade de calorias que essas sementes possuem. Sendo assim, uma solução pode ser fazer um mix destes grãos e consumir até 25g do mix ao dia.

FONTE:
http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/16638-chia-a-semente-que-emagrece-e-reduz-gordura

Emagreça incluindo Chia em sua dieta


Emagreça incluindo Chia em sua dieta
A Chia é uma das plantas mais apreciadas e com maiores propriedades nutricionais. São muitas as civilizações antigas que a tinham como componente básico em sua dieta, se sobressaindo como uma fonte natural de ômega 3, antioxidantes, vitaminas, minerais etc. O melhor é que nos ajuda a queimar gordura, sendo uma aliada muito adequada para reduzir o peso.
São muitos os estudos realizados a respeito. Recentemente, o “British Journal of Nutrition” fez um relatório demonstrando sua capacidade de ajudar na redução de peso, porém é necessário controlar seu consumo e nunca exceder a uma colher de sopa. Quer dizer, são 25 gramas por dia. Mas, vejamos com mais detalhes.
Por que a Chia é boa para reduzir o peso?
Subir-de-peso

  • A semente da chia tem o excelente poder de acelerar o metabolismo, e com isso, queimar as gorduras localizadas na cintura e no abdômen. Além disso, temos que somar sua grande proporção de cálcio, o qual nos ajuda a digerir as gorduras que consumimos no dia. A Chia nos ajuda, em especial, a obter uma barriga mais enxuta.
  • Graças ao seu conteúdo de ômega 3, a chia é uma grande aliada para combater a celulite e a prevenir o envelhecimento precoce. Ela também é anti-inflamatória.
  • Nos ajuda a moderar o apetite. Se a consumimos de forma regular atuará como saciante, preenchendo o estômago e impedindo que comamos mais que o devido.
  • A Chia é também um excelente regulador intestinal. Contém uma alta quantidade de fibra regulando o intestino preguiçoso. Porém, é indispensável que bebamos 2 litros de água por dia.
  • Segundo um estudo da Universidade Ohio nos Estados Unidos, as sementes de chia nos ajudam a combater a ansiedade, é um relaxante muito eficiente e recomendado pelos nutricionistas.

Outros benefícios das sementes de Chia

  • A Chia é a maior fonte vegetal com ácidos graxos ômega 3.
  • São ricas em antioxidantes, proteínas, aminoácidos, vitaminas, minerais e fibra.
  • Não contém glúten.
  • Não tem cheiro.
  • Nos fornece energia.
  • Reduz o colesterol e regula a pressão arterial.
  • Favorece a digestão.
  • Melhora o desenvolvimento e a regeneração dos tecidos.
  • Regula os níveis de açúcar no sangue.
  • As sementes de chia são baixas em sódio.

Como consumir as sementes de Chia para emagrecer?
chia-semillas

  • O indicado é consumir 25 gramas de chia por dia.
  • Para consumir as sementes de chia e conseguir baixar de peso dia a dia, você deve ser constante e tomar ao menos durante um mês.Antes das duas principais refeições prepare um copo de água ou suco, como se deve consumir somente 25 gramas por dia, coloque em cada copo a metade, ou seja, 12,5 gramas.
  • Devido a fibra solúvel que contém a semente de chia e a sua capacidade de absorção de líquido, você verá que lentamente ela desaparece do copo de água, para se transformar em um líquido mais espesso. Deixe de repouso 30 minutos. Essa reação que provocam as sementes de chia se deve ao gel da sua fibra solúvel.
  • A semente de chia pode ser consumida com leite vegetal, iogurtes, saladas, frutas, molhos, sopas, cremes, verduras etc. Você pode, inclusive, comprar de forma moída e fazer sobremesas com ela para obter seus benefícios.
  • Lembre de beber dois litros de água por dia, é indispensável para que a chia cumpra sua função.

Onde posso conseguir as sementes de chia?
semillas-de-chia-al-batido
Habitualmente é normal encontrar as sementes de chia nos supermercados. Mas, se não encontrar, você pode recorrer a qualquer loja de produtos naturais, farmácia homeopática da sua cidade onde frequentemente se vende. Procura saber se são sementes de boa qualidade, uma seleção recente. Para isso você deve olhar a data de embalagem.
Como já comentamos, você pode encontrar tanto as sementes de chia inteira como moídas, muito adequadas para polvilhar nossas salada e incluir em nossas sobremesas. Existem várias opções e todas são igualmente saudáveis.

FONTE:

http://melhorcomsaude.com/emagracer-incluindo-chia-em-sua-dieta/

Usos e propriedades não conhecidas do coentro


Usos e propriedades não conhecidas do coentro
O coentro é um tempero muito usado na Europa, mais precisamente no sudeste, pois ele dá um sabor diferente aos alimentos. Também é utilizado na gastronomia da China, Índia, América Latina e Turquia. Mas, além das propriedades culinárias, o coentro é muito bom para a saúde. Conheça a seguir os seus usos e comece a adicioná-lo às suas receitas!
O coentro tem a capacidade de dar um sabor delicioso às carnes, às sopas e aos cremes. Suas folhas são similares as da salsa. Suas sementes também podem ser usadas  como tempero.
Propriedades do coentro
Em primeiro lugar, vale a pena destacar que o coentro é rico em óleos que apresentam a capacidade de melhorar o funcionamento do sistema digestivo. Por exemplo: estimula o apetite e alivia a irritação que certos alimentos podem causar. Por outro lado, é um vegetal com uma grande quantidade de vitaminas, principalmente as do grupo A e K, mas também B, C e E.
E como se não fosse o suficiente, o coentro possui muitos nutrientes e minerais, como o cálcio, o potássio, o magnésio e o fósforo e ajuda a desintoxicar o corpo de metais, pois seus elementos se aderem aos tóxicos,  facilitando a eliminação através da urina ou da transpiração.
Beneficios-del-cilantro-para-la-salud
Se você possui problemas no sistema respiratório, beba uma infusão feita com um punhado de frutos do coentro em uma xícara de água. A bebida ajuda a expulsar as mucosidades dos pulmões, laringe e até do nariz.
As mulheres que apresentam problemas para produzir leite materno depois do parto (por exemplo, aquelas que tiveram um parto por cesárea), podem consumir o chá de coentro. Esta planta também é boa para reduzir a insuficiência hepática, depurar o organismo de bactérias e limpar o sangue do colesterol LDL ou “mau”.
Coriandrum sativum (nome científico) possui seis tipos diferentes de ácidos (principalmente o ascórbico, conhecido como vitamina C), por isso é que traz tantos benefícios para a saúde.
Vantagens de consumir coentro
Reduz as inflamações
Por possuir propriedades antirreumáticas e antiartríticas, permite reduzir as inflamações causadas pelo reumatismo ou pela artrite, duas doenças degenerativas muito dolorosas. E também possui propriedades diuréticas, muito boas para os problemas renais, desde a insuficiência até as pedras nos rins.
Inflamacion
Reduz o colesterol
Como já foi dito, esta planta com um sabor tão especial, tem a capacidade de reduzir os níveis de colesterol mau do sangue. Também elimina a acumulação de gordura das paredes internas das veias e das artérias, prevenindo ataques cardíacos.
Trata a diarreia
Os componentes do coentro (por exemplo, os óleos essenciais) servem para favorecer a digestão e para melhorar o funcionamento do fígado e do intestino. Por isso é que são úteis para tratar a diarreia causada por problemas fúngicos ou microbianos. As folhas frescas da planta são excelentes como aperitivo.
Cura úlceras bucais
Se você apresenta aftas, úlceras ou feridas na boca, pode aproveitar as vantagens do coentro. Graças às suas propriedades antissépticas, curativas e antimicrobianas, poderá curar e tratar as feridas bucais. Ele também é um excelente remédio para a halitose, porque refresca o hálito.
halitosis
Combate a anemia
Isto se deve ao fato de que o coentro apresenta um alto conteúdo em ferro. Por isso, é perfeito para aqueles com anemia ferropriva.Aconselhamos consumi-lo cru em saladas, por exemplo, como infusão ou picado em molhos, cremes e sopas.
Melhora problemas digestivos
O coentro abre o apetite, por isso é usado em pacientes em recuperação, também serve para tratar a anorexia. Ajuda a secreção de mais enzimas e sucos gástricos, muito bom para aqueles que sofrem com problemas de digestão. Estimula o movimento peristáltico.
Fortalece o sistema imunológico
Os óleos essenciais do coentro são ricos em antioxidantes, anti-infecciosos e desintoxicantes. Além de terem vitamina C e ferro que fortalecem o sistema imunológico, podem ser usados para melhorar os quadros de catapora, já que reduz a dor e causa alívio.
Elimina a conjuntivite
O coentro é um excelente desinfetante, por isso, serve para curar, nos olhos, qualquer doença contagiosa, como o caso da conjuntivite.Também é aconselhado para tratar o envelhecimento ocular, a degeneração macular e outros fatores de estresse nos olhos.
Pode ser usado também em feridas leves. Faça uma infusão com um punhado de folhas da planta em uma xícara de água fervendo. Deixe esfriar, embeba um algodão e passe nos olhos.
Conjuntivitis
Ajuda os diabéticos
Aquelas pessoas que apresentam diabetes do Tipo II podem adicionar o coentro às suas refeições para secretar insulina e ao mesmo temporeduzir os níveis de açúcar no sangue.
Aliado das mulheres
Um chá de coentro é perfeito para reduzir ou equilibrar as variações hormonais relacionadas com a menstruação. Também demonstrou reduzir as cólicas menstruais.
Melhora as funções de vários órgãos e glândulas
O coentro é perfeito para melhorar o estado de saúde do fígado, do pâncreas, dos pulmões e do estômago, assim como também das glândulas endócrinas.

FONTE:

http://melhorcomsaude.com/usos-e-propriedades-nao-conhecidas-do-coentro/

Creme de alho para cuidar do seu coração


Creme de alho para cuidar do seu coração
Todos nós conhecemos os inúmeros benefícios do alho. Não é somente um fabuloso aliado para nossa saúde, mas também é um elemento indispensável em nossa cozinha, cujas propriedades são potentes mecanismos curativos. Uma maneira de se beneficiar dele é através de uma deliciosa sopa de alho.
O alho é usado em uma infinidade de receitas cuja finalidade é prevenir as doenças relacionadas ao coração e ao sistema sanguíneo. Esta sopa é muito comum em várias culturas, e provavelmente você mesma a faça frequentemente com seu toque pessoal. Nós te oferecemos esta simples receita, a fim de que inclua na sua dieta para seu bem e de sua família. Não custa nada, pois é realmente saborosa.
Benefícios da sopa de alho
ajo

  • Os estudos relacionados ao poder curativo do alho, dizem que ele é capaz de reduzir os níveis dos triglicerídeos e o colesterol ruimno sangue.
  • Reduz a pressão arterial.
  • Evita o endurecimento das artérias (Arteriosclerose).  A medida que os anos passam, as nossas artérias deixam de ser tão flexíveis, o sangue flui com maior dificuldade e começam aparecer os problemas. O alho tem a propriedade de ir limpando as artérias e tornando-as mais flexíveis.
  • Outro de seus poderes é de evitar a trombose, fazendo com que o sangue flua de um modo mais leve.
  • A sopa de alho também dispõe tradicionalmente de outras interessantes virtudes: baixa a febre, reduz a tosse, a dor de cabeça, a dor de estômago, alivia a asma, a bronquite, reduz o açúcar no sangue, portanto, podemos dizer que se trata de um dos remédios naturais mais usados e mais efetivos.
  • Existem estudos que falam de sua capacidade de prevenir o câncer de cólon, de reto e de estômago. Queremos salientar que os suplementos que vendem nas farmácias ou em lojas de produtos naturais não são tão efetivos como o alho natural, ou como esta simples sopa, já que algumas vezes retiram algumas de suas substâncias, como o caso da alicina, esse elemento que dá este cheiro particular.

Como preparar o creme de alho?
sopa-de-ajo-
Ingredientes para 4 pessoas

  • 1 cabeça e meia de alho
  • 5 fatias de pão
  • 1 pedaço de presunto
  • 1 alho poró
  • 1 cenoura
  • 1 ramalhete de alho fresco
  • 2 ovos
  • 1 colher de chá de páprica
  • ½ pimenta-caiena
  • Um pouco de salsa

Modo de preparo
  • Começaremos fazendo o caldo. Para isso cozinhamos o alho poró, as cenouras e o pedaço de presunto em uma panela com água, que cubra bem todos os ingredientes. Inclua um ramo de salsa e deixe que tudo cozinhe durante meia hora. Uma vez que prove e veja que esta pronto, coe os ingredientes e guarde o caldo para depois.
  • Agora leve ao fogo uma panela. Começamos colocando um pouquinho de azeite de oliva e colocamos alguns  dentes de alho descascados, reserve uns três dentes, junto com a pimenta-caiena. O cheiro é muito agradável. Quando ver que os alhos já estão dourados, coloque as fatias de pão, que previamente você deverá cortar em pedacinhos. Refogar bem e acrescentar uma colher de chá de páprica, para depois cobrir com o caldo que fizemos anteriormente.
  • Cozinhe tudo a fogo médio durante 25 minutos. Mexendo bem.
  • Agora inclua os dois ovos crus por cima, deixando que cozinhe. Tem gente que não os inclui, é uma questão de gosto, recentes estudos dizem que o consumo moderado de ovo não eleva o colesterol.
  • Em seguida, em outra panela, colocamos um pouco de óleo e pegamos os alhos frescos, que foram reservados, cortá-los em pedacinhos. Deixamos fritar e logo os retiramos, secando para que não fique com excesso de óleo.
  • Colocamos estes alhos frescos e crocantes em cima da sopa,oferecendo um detalhe saboroso. Quando for servir lembre-se de tirar a pimenta-caiena. É um prato tão saboroso quanto saudável para o seu coração.

FONTE:

http://melhorcomsaude.com/creme-de-alho-para-cuidar-de-seu-coracao/

Remédios naturais para reduzir as cicatrizes


Remédios naturais para reduzir as cicatrizes
No geral quase todas as pessoas possuem alguma cicatriz em alguma parte do corpo, mas são mais comuns aquelas provocadas pela acne, que geralmente deixa o rosto marcado com desagradáveis mostras de seu aparecimento.
As cicatrizes em geral, sem importar o lugar na qual se encontram, podem ser a causa de muitos complexos, especialmente se se trata de uma cicatriz de grande tamanho e profundidade, por esta razão muitas destas pessoas buscam incansavelmente tratamentos para tratar e ocultar ou reduzir estas cicatrizes ao máximo.
Uma maneira simples e efetiva de ocultar as cicatrizes do rosto, sempre e quando não sejam muito profundas, é à base de uma boa maquiagem, a qual deve ser natural e sem ingredientes oleosos. Uma recomendação para ocultar as marcas de acne com maquiagem é utilizar um corretor que as cubram e dissimule de tal modo que não sejam notadas.
Cicatrizes em outras partes do corpo
Para o tratamento das cicatrizes no corpo temos que ter mais cuidado, posto que estas possam ter diferentes causas, seja por cirurgias ou mesmo devido às estrias, as quais aparecem por ganhar ou perder peso de uma maneira brusca e repentina.
Quando se trata das estrias, é mais simples tratá-las, já que existem diferentes cremes que tendem ser muito efetivos para reduzi-las, mas quando se trata daquelas causadas por feridas ou queimaduras, o tratamento é mais complexo e geralmente tem-se que buscar certos tratamentos muito mais especializados, os quais, em sua maioria, devem ser realizados em uma clínica de beleza, já que muitas destas cicatrizes requerem cirurgias estéticas.
Tratamentos naturais para atenuar as cicatrizes
Como é natural, o ideal não é dissimular as cicatrizes, o que todos querem é eliminá-las de alguma maneira, por isso temos a tarefa de buscar alguns tratamentos que são efetivos para isso.
Óleo de coco
Aceite-de-coco
Os ácidos graxos presentes no óleo de coco são poderosos antioxidantes que ajudam a acelerar o processo de cicatrização da pele, além disso, protegem a pele e a brinda com suavidade, melhorando notavelmente a aparência desta. O óleo deve ser aplicado com uma suave massagem e deixe atuar durante toda a noite.
Aloe vera
Esta é uma planta que traz grandes benefícios a saúde da pele, neste caso ajuda a reduzir as cicatrizes, reduz a inflamação e, além disso, a hidrata e suaviza. Para realizar o tratamento de uma maneira adequada, é necessário extrair a polpa de uma de suas folhas, toda noite pegue uma pequena quantidade e para aproveitar os benefícios desta fabulosa planta, aplique diretamente sobre a pele. Deixe atuar por vinte minutos e enxágue com água morna abundante.
Bicarbonato de sódio
Bicarbonato-500x325
Este é um tratamento muito efetivo para reduzir naturalmente manchas e cicatrizes, já que é ideal para utilizar como esfoliante, o qual ajuda a eliminar impurezas e também mantém os poros limpos.
Para fazer a esfoliação deve-se umedecer um pouco de bicarbonato e realizar uma suave massagem na parte afetada, deixe dez minutos atuando e enxágue com água fria. Realize o procedimento duas vezes por semana.
Óleo de sementes de uva
O óleo de sementes de uva é muito rico em antioxidantes, o que o torna um poderoso protetor da pele, já que atua frente aos radicais livres evitando o dano que estes causam nas células. Este óleo é utilizado como esfoliante, por isso é ideal para reduzir as cicatrizes.
sementes-de-uva


FONTE:

http://melhorcomsaude.com/remedios-naturais-para-reduzir-cicatrizes/