terça-feira, 26 de janeiro de 2016

10 alimentos ricos em ferro para turbinar seu cardápio

Alimentos ricos em ferro


Manter uma dieta rica em ferro não é uma tarefa simples, mas escolhendo os alimentos corretos fica bem mais simples. O recomendado para as mulheres é um consumo mínimo de 18 miligramas por dia. Para os homens, a ingestão mínima diária é de 8 miligramas. Aliando o consumo ao de alimentos ricos em vitamina C, a absorção do ferro é potencializada no organismo.
Veja 10 alimentos ricos em ferro que devem ser incluídos na dieta já!
Mariscos
Publicidade
Ricos em potássio e vitamina B12, os mariscos oferecem 23,8 miligramas de ferro a cada 84 gramas. Cereais Você vai se surpreender com a quantidade de ferro que pode obter a partir de cereais. A maioria dos produtos disponíveis nas gôndolas dos supermercados está repleta de adições de açúcares. Prefira as marcas que oferecem grãos inteiros de aveias simples. O prato fica ainda mais nutritivo se acompanhado de alimentos ricos em vitamina C, como laranja, acerola e kiwi.
Ostras
Apenas 84 gramas de ostras contêm 10,2 mg de ferro e 116 calorias. Esses superalimentos são ainda uma excelente fonte de vitamina B12.
Peixe
Se você torce o nariz diante de um prato de peixe, é melhor rever seus conceitos alimentares. Isto porque os peixes não só reduzem o risco de depressão, doenças do coração e declínio cognitivo, mas também oferecem uma dose generosa de ferro. Atum fresco, sardinha, salmão são boas opções.
Ervilha fresca
Meia xícara de ervilha fresca cozida contém 4,4 miligramas de ferro e apenas 149 calorias.
Sementes de abóbora
Em 28 gramas de sementes de abóbora torradas você encontra 4,2 miligramas de ferro.
Feijão branco
Outra opção interessante de fonte de ferro é o feijão branco. Meia xícara de feijão cozido oferece 3,9 miligramas de ferro e 153 calorias.
Chocolate amargo
A culta de comer um chocolatinho após o almoço vai ser reduzida depois que você descobrir que ele é um rico antioxidante e ainda oferece 1 miligrama de ferro a cada 28 gramas.
Lentilhas
Cada xícara de lentilha oferece 3,3 miligramas de ferro. E por apenas 115 calorias.
Espinafre
O espinafre cozido perde por pouco para as lentilhas. Meia xícara de espinafre tem 3,2 miligramas de ferro e apenas 21 calorias.

Fonte:
http://mdemulher.abril.com.br

Primeiro remédio para doença de pele grave é aprovado no Brasil

Primeiro remédio para doença de pele grave é aprovado no Brasil

O medicamento adalimumabe, da farmacêutica Abbvie, acaba de ser liberado no país pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. Ele é o primeiro tratamento eficaz para a hidradenite supurativa, também conhecida como acne inversa. A doença costuma acometer grandes dobras da pele, como axilas, virilhas, seios, nádegas e partes internas da coxa. O quadro começa com a inflamação do folículo piloso, estrutura que produz os pelos. Daí, bactérias ampliam a encrenca, o que leva à formação de nódulos endurecidos e dolorosos. Muitas vezes, a dor faz o indivíduo ficar na cama por alguns dias, sem poder realizar suas atividades. 
Até agora, cirurgias para remover a pele afetada eram a única maneira de combater a condição. Antibióticos também são uma saída para conter o avanço da doença. O novo medicamento, administrado por meio de injeções subcutâneas, faz parte da classe dos anticorpos monoclonais, moléculas que imitam a ação de substâncias próprias do organismo humano. O adalimumabe bloqueia a TNF-alfa, proteína que está em níveis elevados na hidradenite supurativa. Esse composto é responsável por desencadear a inflamação e gerar as complicações na pele. A droga é indicada para pessoas com mais de 18 anos e permite controlar a doença — os estudos mostraram que, após três meses de uso, os nódulos inflamatórios foram reduzidos pela metade.
Apesar dos avanços recentes, a hidradenite é cercada de mistérios. Os médicos não sabem com certeza absoluta quais os fatores que propiciam o surgimento do problema. Levantamentos indicam que ela afeta três vezes mais mulheres do que homens. A maioria dos pacientes é tabagista e costuma estar acima do peso. Portanto, para a diminuição dos sintomas, também é indicado perder alguns quilos e largar o cigarro.

Fonte:
http://mdemulher.abril.com.br/saude

Receita de chá batido com frutas e iogurte para eliminar gordura

Além das receitas de comidas light, os chás estão também entre os principais aliados das pessoas que desejam emagrecer e conquistar o corpo em forma dos sonhos. Todavia, é bem verdade que por mais eficazes que sejam, as infusões, muitas vezes, acabam se tornando receitas um tanto enjoadas e até deixadas de lado nos dias de temperaturas mais elevadas. Para tanto, há uma receita inovadora capaz de transformar o chá em um refrescante e delicioso smoothie: trata-se do chá batido com frutas e iogurte.

Benefícios do chá batido com frutas e iogurte

Sem interferir na dieta, essa bebida é excelente para auxiliar na eliminação de toxinas do corpo e também bastante eficaz contra o inchaço. Combinado com o iogurte, este chá torna-se ainda mais potente, uma vez que esse líquido lácteo é fonte de proteínas e, com isso, garante a saciedade do corpo.

As frutas vermelhas, por sua vez, representam o complemento ideal para a receita. Essas são espécies com baixo teor calórico e propriedades antioxidantes, além de ricas em água. É, inclusive, graças aos antioxidantes que esse chá ganha ainda o potencial de combater o envelhecimento precoce, tornando a pele mais jovem e bonita.

Receita do chá

Pegue os saquinhos de chás do seu sabor favorito e coloque-os em um recipiente o qual você já tenha acrescentado três xícaras de água filtrada. Deixe-os em contato com a água por aproximadamente 15 minutos. Depois, bata tudo no liquidificador com um copo de iogurte desnatado, as frutas e gelo. Depois de pronto, tome imediatamente o chá batido com frutas e iogurte.

Fonte:
http://www.remedio-caseiro.com

Frutas roxas podem prevenir doenças como Alzheimer e câncer

As chances de desenvolver Alzheimer, câncer e doenças do coração podem ser reduzidas pelo consumo de frutas roxas, tais como mirtilos (blueberry), amoras pretas (blackberry), uvas e ameixas. Esta é a conclusão de um estudo realizado pela Universidade de Manchester, na Inglaterra, que desvendou o poder das frutas roxas.

Frutas roxas para prevenir Alzheimer e câncer

De acordo com os pesquisadores envolvidos no estudo realizado na Universidade de Manchester, a substância polifenol, presente nas frutas roxas, auxilia na absorção correta de ferro pelo organismo. Isto é importante, pois o ferro somente é algo benéfico para o nosso organismo em sua forma correta. Na forma inadequada, o mineral passa a reagir com substâncias que estão livres no organismo e podem gerar outras substâncias prejudiciais ao corpo.
De acordo com o coordenador da pesquisa, Douglas Kell, caso o ferro entre no organismo sem interagir com o polifenol antes, ele pode se tornar bastante maléfico para as células. Além disso, uma quantidade elevada de ferro solto no organismo impede que a vitamina C, por exemplo, possa combater algumas doenças graves. Assim sendo, os benefícios do ferro apenas são sentidos pelo organismo quando o mineral reage com outros compostos. Os estudiosos explicam que os polifenóis presentes em mirtilos e outras frutas de cor roxa são capazes de reagir com o ferro e manter o organismo longe de diversas doenças graves.

O estudo, publicado pela revista Archives of Toxicology, afirma que outros alimentos, como chá verde, chocolate e curcumina, também podem ajudar, pois contêm a mesma substância.
De acordo com os cientistas britânicos, as chances de desenvolver Alzheimer, câncer, Parkinson, esclerose múltipla e doenças cardíacas podem ser reduzidas pelo consumo de frutas como mirtilos, amoras, ameixas e cassis. Para aproveitar os benefícios das frutas roxas, o indicado é incluir até cinco porções destes alimentos na dieta diária.

O poder das frutas roxas

Assim como as hortaliças de cor roxa, as frutas de mesma cor também possuem maior quantidade de niacina (uma vitamina do complexo B), minerais, potássio e vitamina C. Devido aos seus nutrientes, estes alimentos são responsáveis pela manutenção da boa saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestivo, além de retardar o envelhecimento das células. Grande parte dos alimentos de cor roxa também possui um poderoso antioxidante que previne as doenças cardíacas.
Dentre as frutas e hortaliças de cor roxa recomendadas estão a alcachofra, almeirão roxo, alface roxa, ameixa preta, amora, azeitona preta, figo roxo, framboesa, jaboticaba, lichia, mirtilo e uva roxa.

Fonte:
http://www.remedio-caseiro.com

Como proteger sua casa do mosquito da dengue enquanto você estiver viajando

O mosquito Aedes aegypti, popularmente conhecido como mosquito da dengue, é responsável pela transmissão não só dessa doença, mas também da febre amarela e de outros dois problemas de saúde que têm afetado milhares de pessoas no Brasil: a febre chikungunya e a zika. Todas essas enfermidades podem afetar qualquer indivíduo, independente da idade ou sexo. Por isso, para evitar que essas doenças atormentem sua família, busque tomar atitudes preventivas contra o mosquito.
E quando as férias chegam, o que fazer? Antes de viajar e deixar a casa sozinha, é preciso tomar algumas atitudes para evitar o desenvolvimento do mosquito. Afinal, as doenças transmitidas pelo o Aedes são sérias, principalmente quando atingem crianças, idosos ou grávidas.

Como o mosquito se desenvolve?

Água parada é o foco do Aedes aegyptiNela, a fêmea deposita seus ovos, que demoram entre cinco e 10 dias para se tornarem mosquitos adultos prontos para picarem e transmitirem doenças. Portanto, é bem provável que, se você não tomar as medidas cabíveis antes de viajar, ao retornar para casa, existam vários insetos com a capacidade de infectar a todos.


Medidas preventivas

Atenção para os recipientes de bebidas

É preciso ter bastante cuidado ao decidir o fim destes recipientes. O ideal é levá-los diretamente para reciclagem, mas, caso isso não seja possível, ao menos esvazie as garrafas e guarde-as de cabeça para baixo, de preferência em um local coberto.

Cuidados com o destino das embalagens

Uma regra básica pode facilitar a vida das pessoas e ainda evitar o desenvolvimento do mosquito da dengue, isto é, jogar o lixo no lixo. As embalagens de produtos ou de presentes, se descartadas de forma inadequada, podem ser potenciais focos do Aedes. Por exemplo, uma sacola que é arremessada no quintal, pode acumular água de chuva e ser um local ideal para o mosquito depositar seus ovos. Portanto, o que for lixo coloque na lixeira, já o que der para reutilizar, armazene em um local apropriado.

Responsabilidade com o lixo

Antes de colocar o pé na estrada e ter seus merecidos dias de folga e lazer, é necessário atenção com o lixo armazenado na lixeira. Isso porque, assim como a água parada pode ser um foco para o mosquito, o lixo também é. Sendo assim, é preciso recolher todo o lixo e descartar no local de coleta. Os materiais destinados à reciclagem devem ser higienizados, secados com cuidado e armazenados em um lugar apropriado.

Zelar pelos ambientes do quintal

Esse cuidado envolve caixas d’água, bacias e baldes, que, quando cheios, precisam estar devidamente tampados. Além disso, calhas também necessitam de atenção, pois precisam estar limpas. Pratinhos de planta não devem acumular água e outros recipientes precisam ser armazenados em um local seco e coberto. E para garantir que sua casa esteja livre dos mosquitos, faça uma faxina completa. Para isso, limpe as laterais de todos os recipientes de água, tendo em vista que os ovos do Aedes grudam nesses locais, mesmo sem água, e quando entram em contato com esse elemento podem se desenvolver.

Fonte:
http://www.remedio-caseiro.com

Incríveis dicas caseiras para manter as unhas saudáveis

Manter as unhas saudáveis e bonitas não é uma questão apenas estética: além de proteger os dedos das mãos e dos pés, a aparência das unhas também pode auxiliar o médico dermatologista no diagnóstico de alguma doença.
Por esses e outros motivos, é muito importante cuidar bem das unhas e mantê-las saudáveis. Neste artigo, confira incríveis dicas caseiras para manter a saúde desta parte do nosso corpo sempre em dia.


  • Mantenha as unhas sempre curtas e limpas. Para isto, use um cortador de unhas ou uma pequena tesoura apropriada para cortá-las em um intervalo de uma ou duas semanas. Não é recomendado manter as unhas muito grandes, pois elas acumulam germes e são mais propensas à quebra;
  • Passe hidratante nas unhas, principalmente quando sentir as mãos secas;
  • Para manter as unhas fortes, é importante adotar uma dieta saudável e balanceada;
  • Quando for cortar as unhas, siga o formato da ponta do seu dedo, arredondando as quinas para os lados para que as unhas cresçam fortes. Isto também ajudará a evitar unha encravada no pé;
  • Para prevenir infecções causadas
    por fungos, sempre use chinelos em chuveiros e piscina públicos;
    Lembre-se de trocar suas meias todos os dias.

    Dicas para casos de unha encravada

    Os casos de unha encravada são bastante comuns e podem causar machucados. Se você tiver uma unha encravada, confira as dicas a seguir:
  • Nunca tente arrancá-la, pois isso vai doer bastante e piorar a situação;
  • Corte o excesso de pele com um cortador esterilizado ou uma pequena tesoura de unha;
  • Sempre lave as mãos com água e sabão;
  • Caso a unha adquira uma aparência amarronzada ou preta, o dermatologista deve ser consultado imediatamente;
  • Se a região estiver vermelha ou ferida, aplique um pouco de creme antibiótico indicado por um especialista. Cubra com bandagens pelo período de um ou dois dias, para proteger a área contra os germes;
  • Tente usar mais calçados abertos, pois os sapatos ou botas fechados fazem seus pés ficarem quentes e suados, tornando-os um ambiente propício para o crescimento de fungos.

Dicas para quem usa esmalte

  • Evite usar esmalte com endurecedores de unhas;
  • Quando usar esmalte escuro, aplique uma camada de base clara, pois os esmaltes escuros podem manchar as unhas se forem muito usados;
  • Removedor de esmalte não devem ser usados mais de duas vezes por mês, pois este produto é bastante agressivo e resseca a parte externa das unhas. Quando for utilizá-lo, lembre-se de fazer uma hidratação.

É melhor não fazer!

Para manter as unhas bonitas e saudáveis, também é necessário evitar alguns procedimentos. Confira a seguir o que não deve ser feito nas unhas:
  • Roer as unhas;
  • Cortar ou empurrar as cutículas;
  • Utilizar polidor de unhas mais de duas vezes por mês;
  • Usar sapatos apertados;
  • Usar unhas postiças.


Fonte:
http://www.remedio-caseiro.com