segunda-feira, 4 de maio de 2015

Anvisa já aprovou dezoito novos medicamentos genéricos inéditos em 2015

O Diário Oficial da União publicou, nesta segunda-feira (04/05), o registro de dois novos medicamentos genéricos inéditos, cujas substâncias ainda não têm concorrentes no mercado. Com isso, apenas em 2015, a Agência já concedeu o registro de dezoito novas moléculas de medicamentos genéricos. Isso significa que os pacientes e médicos podem contar com novas opções de tratamento a um custo mais acessível, pois os genéricos chegam ao mercado com um preço menor que ao valor de tabela dos medicamentos de referência.
Um desses medicamentos é o genérico Bromidrato de Galantamina, usado para tratar a demência do tipo Alzheimer de intensidade leve a moderada, com ou sem doença vascular cerebral relevante. Os sintomas dessa doença, que altera o funcionamento do cérebro, incluem perda progressiva da memória, confusão crescente e problemas de comportamento que dificultam atividades diárias.
Outro genérico inédito registrado é o Cloridrato de Palonosetrona, utilizado para prevenir náuseas e vômitos que podem acontecer logo após recebimento de certos medicamentos anticancerígenos, na fase aguda ou tardia, ou após a recuperação da anestesia em cirurgias.
A concessão dos registros significa que estes produtos são cópias fiéis dos referências e que possuem eficácia e segurança comprovada.

INFECÇÕES BUCAIS PREJUDICAM SAÚDE DO CORPO TODO

Micro-organismos nessa região atingem a artéria do dente e caem na circulação, provocando infecções

A escova ideal deve ter a ponta menor que o restante da cabeça, cerdas macias e arredondadas.

Centenas de microrganismos compõem a flora bacteriana da boca. Mas quando há desequilíbrio na região, as bactérias bucais podem causar problemas em outros lugares do corpo. “A cárie progride até a polpa do dente, onde se encontram um nervo, uma artéria e uma veia. O microrganismo cai no sistema circulatório e chega a outros órgãos”, exemplifica Mara Cinthia Fernandes, presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-Regional ABC).
Vários fatores podem provocar mudanças na flora bacteriana, como machucados, uso de medicamentos, consumo de álcool, tabagismo e alimentação. A má higiene bucal e a decomposição de restos de comida sobre os dentes também fazem a população de microrganismos crescer. “Essa deficiência de escovaçãopode ser causada por dentes tortos e má oclusão da boca”, completa.

O caminho das bactérias


CORAÇÃO: ao cair na circulação, a bactéria se aloja no endocárdio, infeccionando-o. Além disso, pode provocar danos à válvula do coração, embolia, insuficiência cardíaca e morte.
PULMÃO: as bactérias são aspiradas pela boca e direcionadas para as vias respiratórias. De lá, alcançam os pulmões, provocando inflamação.

CÉREBRO: pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que 95% das pessoas que sofreram acidente vascular cerebral(AVC) possuíam doenças periodontais contra 28% do grupo controle. A hipótese é que o acúmulo de placas de gordura seja potencializado pela ação das bactérias quando já se tem predisposição ao problema.
PLACENTA: nas gestantes, as bactérias bucais que circulam pelo sangue podem chegar à placenta e desencadear o nascimento prematuro do bebê.

SONO E DENTADURA
Entre os idosos, usar o acessório durante o sono aumenta o risco de doenças, especialmente pneumonia. Um estudo da Escola de Odontologia da Universidade de Nihon (Japão) mostrou que 40,8% dos pacientes examinados estavam expostos à doença, se comparados aos que não dormiam com dentadura. E não só: placas na língua, inflamações na gengiva e “sapinho” também estavam presentes.


FONTE:

http://revistavivasaude.uol.com.br/clinica-geral/infeccoes-bucais-prejudicam-saude-do-corpo-todo/3766/

Benefícios do café em seu café da manhã

Benefícios do café em seu café da manhã
Você é daquelas pessoas que não podem começar o dia sem uma xícara de café? Então desde já queremos que você saiba que é algo saudável, sempre que for complementado com os alimentos certos. O café é a segunda bebida mais consumida no mundo depois da água. Explicaremos o que você pode fazer em seu café da manhã.
O que o café pode fazer por mim pela manhã?
1. Nos desperta, melhora nossa atenção e nossa memória
2. Uma maravilhosa fonte de antioxidantes
3. Protege nossa flora bacteriana
4. O café é digestivo
5. Um protetor do nosso fígado
6. Cuidado com o que combina com seu café pela manhã

Muitas pessoas saem de casa com uma simples xícara de café. Este costume é algo muito ruim para nossa saúde. Saímos pelas manhãs sem os nutrientes necessários e descompensamos nossa correta nutrição.
Temos que ter em mente que o café da manhã é uma das refeições mais importantes para nosso corpo, e se não a fizermos, chegaremos ao almoço com muita fome e, a longo prazo, pode nos fazer engordar.
O melhor é, sem dúvida, cumprir com todas as refeições e comer as quantidades certas. Portanto, veremos agora quais benefícios o café pode nos trazer se consumido nas primeiras horas do dia.
manhãs
Não há nada melhor para nos despertar pelas manhãs. É um alimento despertador ideal para as primeiras horas, capaz de limpar nossas mentes e nos dar a dose perfeita de cafeína. O café também possui a capacidade de eliminar em muitas pessoas a dor de cabeça. No entanto, em outros casos, pode atuar como ativador.
Sendo assim, temos que saber em que momento tomá-lo para que possamos usufruir ao máximo dos seus benefícios.
O café é um bom estimulante do sistema nervoso central. Desta forma, devemos ir com cuidado nas doses que tomamos. Nunca tome mais que duas pequenas xícaras de café por dia. Quando dizemos pequenas xícaras estamos nos referindo a uma quantidade razoável de café na xícara.
grão de café verde
O café é uma bebida muito rica em antioxidantes. Fortalece muitas de nossas células, nos protege dos radicais livres e de danos oxidativos. Sendo assim, ao tomá-lo pelas manhãs, é considerado como um ato medicinal que vale a pena seguir. Como curiosidade, o café verde é o mais rico em antioxidantes e, o melhor de tudo, nos ajudar a queimar gorduras. Lembre-se, é o café verde.
Flora intestinal
Uma xícara de café atua como um ótimo probiótico, capaz de cuidar da nossa flora bacteriana. Este efeito protetor regula nossas funções de um modo extremamente saudável, nos protegendo frente a muitas doenças.
Café
Você pode não saber, mas o café estimula nossos sucos gástricos, melhorando a digestão dos alimentos e a absorção de nutrientes.Por isso, o ideal é tomá-lo pelo menos uma ou duas vezes ao dia, deste modo melhoraremos o trabalho do nosso estômago, cuidaremos do intestino e de todo nosso sistema digestivo.
Cafe fígado
Há muitos estudos sobre os efeitos do café sobre a saúde do nosso fígado. Os resultados sempre são esclarecedores, cuidam das células do nosso fígado, evitam doenças como a cirrose e o fígado gorduroso. Portanto, lembre-se de nunca exagerar na dose, que são de duas a três xícaras por dia.
café da manhã
Devemos ir com cuidado. Vendeu-se, com o passar do tempo, a imagem de que o café da manhã continental era um dos mais saudáveis e conhecidos, composto por um café, suco de laranja e umas torradas com manteiga. Entretanto, especialistas indicam que este não é o mais adequado.
Às vezes, combinar o café com suco de laranja faz com que seja um café da manhã muito “ácido”. E, no entanto,  o suco de laranja é um dos mais vendidos nos supermercados, porém, não possui a suficiente quantidade de vitamina C e nem de antioxidantes. É mais saudável optar por um recém-preparado e natural. 
Então o que é mais adequado para combinar com nosso café? Bom, o mais indicado, por exemplo, é começar o dia com um suco de limãocom água morna. Uma hora depois de tomar esta bebida podemos tomar nosso café da manhã normalmente.
Não inclua torradas e manteiga, pois esses alimentos contêm gorduras e farinhas refinadas que irão fazer do seu café da manhã pouco saudável.
O melhor é combinar o café com um pouco de aveia, por exemplo. Um pouco de leite vegetal, algumas nozes e um pedaço de fruta, como uma pera ou maça. Opte por frutas sempre frescas. Tente evitar as geleias e compotas, o excesso de açúcar também não é saudável.
Se desejar combinar seu café com algum pequeno sanduiche, opte por um pão integral de aveia. Combine com uma fatia de peito de peru com uma rodela de abacate. Verá como é saboroso e ainda sairá de casa com os nutrientes necessários para aguentar perfeitamente até a hora do almoço.
Lembre-se, o café é ótimo para seu desjejum, porém, não convém abusar dele ao longo do dia.

FONTE:

http://melhorcomsaude.com/beneficios-do-cafe-cafe-da-manha/