terça-feira, 11 de outubro de 2016

Existem diferentes tipos de anestesia

Anestesia é uma palavra grega e significa ausência de sensações, e proporciona ausência e alívio da dor. Seu estudo é denominado anestesiologia. É utilizada para realizar intervenções médicas como cirurgias ou procedimentos terapêuticos. O termo assusta bastante, em razão dos riscos aos quais se dispõe a pessoa anestesiada.


No período de anestesia, a pessoa tem suas funções vitais monitoradas por aparelhos, que verificam respiração, pressão, nível de consciência, dentre outros.
Os riscos existem, mas as complicações foram reduzidas com a melhoria dos equipamentos e técnicas, minimizando os riscos com acidentes.
Existem diferentes tipos de anestesia:
* Local – a anestesia local é utilizada para operações simples, em pequenas áreas e tornam insensíveis as pequenas áreas do corpo onde se deseja realizar alguma intervenção. A aplicação do anestésico bloqueia as fibras nervosas no local onde foi injetado por cerca de 1 a 3 horas, não agindo o sistema nervoso central. A pessoa fica totalmente consciente.
* Espinhal - essa anestesia é dividida em peridural e raquidiana. São chamadas espinhais porque o anestésico é injetado na espinha da pessoa. A anestesia raquidiana é efetuada em uma região abaixo da medula, diretamente no liquor da membrana espinhal. Já a anestesia peridural ocorre após a membrana duramáter, membrana que envolve a medula vertebral. O nível de consciência é variável.
* Plexular ou regional – a substância é injetada em um tronco de nervos e é utilizada para operações nos braços ou pernas. O nível de consciência também é variável.

*Geral – É utilizada para cirurgias profundas como cardíacas, neurológicas, do pescoço, da cabeça, do tórax, dentre outros. Essa anestesia retira totalmente a consciência da pessoa por meio de um combinado de substâncias. Além disso, relaxam os músculos e eliminam a dor. O anestésico pode ser aplicado na forma gasosa juntamente com o oxigênio, que chegará ao pulmão e irá para a corrente sanguínea. Também pode ser injetada ou ainda serem utilizadas as duas formas em conjunto. Os riscos envolvem parada respiratória e cardíaca. A anestesia geral é também utilizada para procedimentos mais complexos como transplante de órgãos.
Para efetuar a anestesia a pessoa deve seguir todas as recomendações médicas, como jejum, informar ao médico caso seja alérgico ou possua alguma doença, além de tentar manter a calma.
Por Giorgia Lay-Ang 
Graduada em Biologia 
Equipe Mundo Educação

Consequências do uso de maquiagem vencida

O uso de maquiagem vencida pode desencadear problemas de pele e oculares. Por essa razão, é necessário sempre estar atento!

                     O uso de maquiagem requer bastante cuidado, pois pode desencadear problemas na pele


Muitas pessoas pensam que, diferentemente dos alimentos, a maquiagem pode ser usada mesmo que esteja vencida, afinal, ela é usada apenas externamente, não é mesmo? Entretanto, essa afirmativa não é verdadeira e muitos problemas podem ser desencadeados em decorrência do uso de produtos vencidos.
→ Quais são as consequências do uso de maquiagem vencida?
Quando o prazo de validade de cosméticos expira, os princípios ativos do produto, assim como seus conservantes, perdem o seu efeito. Sem conservantes, as maquiagens podem tornar-se um local ideal para o desenvolvimento de micro-organismos, como bactérias e fungos, que podem causar irritações, alergias e inchaços na pele.
Além dos danos causados na pele, podem ocorrer problemas nos olhos como consequência do uso de produtos como lápis de olho, delineadores e máscaras para cílios vencidos. Na região ocular, um dos problemas mais relatados é a conjuntivite, que pode ser definida como a inflamação da membrana que reveste a parte posterior do globo ocular (conjuntiva). Além da conjuntivite, pode ocorrer coceira, alergias e contaminações na mucosa do olho.
→ O que fazer em caso de reação causada por maquiagem vencida?
Caso tenha alguma reação alérgica em decorrência do uso de produtos vencidos, é fundamental procurar um médico dermatologista. Recomenda-se ainda que nenhum outro produto seja utilizado, sem prescrição médica, para aliviar a dor, sendo recomendado apenas que se lave a área irritada e se faça compressas geladas de soro para aliviar os sintomas.
→ Quais são os sinais de que uma maquiagem ultrapassou seu prazo de validade?
É muito importante sempre estar atento ao prazo de validade impresso nos produtos. Entretanto, infelizmente, alguns produtos acabam perdendo essa indicação com o tempo e muitas pessoas ficam sem saber se a maquiagem está ou não dentro do prazo de validade.
Caso perceba que a maquiagem teve alterações na cor, no cheiro, na consistência, na capacidade de fixação ou que ocorreu o surgimento de pontos brancos, verdes ou cinza, é fundamental que haja o descarte do produto. Essas alterações são sinais de que a maquiagem foi contaminada, indicando, portanto, que ela está vencida ou que foi mal armazenada.
Atenção: Além das maquiagens, é importante estar atento ao uso de protetores solares vencidos. Ao se expor ao sol com um produto fora do prazo de validade, você está se sujeitando ao risco de apresentar queimaduras solares.

Fonte:http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/saude-bem-estar/consequencias-uso-maquiagem-vencida.htm