quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Você tem verrugas? Saiba o que elas são e como tratá-las!





Muitas pessoas acreditam que verrugas podem indicar problemas relacionados ao sangue.
Porém, essa afirmação não passa de um mito. As verrugas são lesões causadas pelo papiloma vírus humano (HPV) e podem ser transmitidas por contato.
Acredita-se que existam mais de 80 tipos de papiloma vírus humano capazes de causar as verrugas na pele de uma pessoa. De acordo com a bióloga Karlla Patrícia, do portal Diário de Biologia, a pele humana é formada por três camadas (epiderme, derme e hipoderme). O HPV causa um crescimento externo da derme, ultrapassando a epiderme, e gerando as verrugas.
Quando alguma dessas lesões surge na nossa pele, é importante buscar logo tratamento, senão, corremos o risco de ficar repletos de verrugas, porque, sem querer, podemos levar o papiloma vírus humano para outras partes do nosso corpo ao morder, coçar ou ferir as lesões que tivermos”, afirma Karlla.
O tratamento para as verrugas não é complicado. Em crianças, essas lesões costumam desaparecer após algum tempo, já nos adultos, quando não tratada, ela pode virar um câncer de pele.
É importante consultar um médico, pois ele irá aplicar um medicamento específico para o tratamento da verruga, principalmente pela crioterapia, que é o congelamento de verrugas de fácil retirada. Em alguns casos, é feita uma pequena cirurgia, que consiste na cura da lesão através da queima da pele no local.


Fonte:
http://www.jornalciencia.com/saude/corpo/5145-voce-tem-verrugas-saiba-o-que-elas-sao-e-como-trata-las-

Sete frutas laxativas que combatem a prisão de ventre

Prisão de ventre é um problema comum e que causa diversos transtornos. De acordo com dados da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), 20% da população ocidental apresenta o problema. O mal é prevalente principalmente nas mulheres, tanto que rendeu a pesquisa Saúde Intestinal da Mulher (SIM), realizada pela FBG e a Danone Research em 2012. Duas em cada três mulheres têm problemas intestinais, inclusive a constipação. Isso atrapalha não só o organismo, mas também a parte emocional. Das mulheres entrevistadas, 69% acreditavam que o problema impactava em seu humor e 50% diziam sentir também cansaço e falta de concentração.

E como esse assunto está intimamente ligado à alimentação, diversos são os alimentos que podem influenciar na melhora desse problema. A substância mais comum são as fibras. "As insolúveis são parcialmente fermentadas no intestino grosso diminuindo assim o tempo de trânsito do bolo alimentar no intestino, aumentando a massa fecal", explica a nutricionista Fabiana Honda, da PB Consultoria Nutricional.

Mas a
prisão de ventre normalmente engloba diversos fatores, como a dificuldade de digestão, a velocidade do metabolismo e até mesmo a sensação de constipação, quando fica mais difícil evacuar. Na maioria das vezes, a prisão de ventre é definida como evacuar menos de três vezes por semana. Geralmente, ela está associada a fezes duras ou dificuldade para evacuar. Quem sofre com o problema pode sentir dor ou ser incapaz de evacuar depois de tentar e de fazer esforço por mais de 10 minutos. Por isso mesmo, não só as fibras são aliadas desse processo, algumas frutas contêm outros nutrientes aliados da melhor digestão e que liberam o trânsito intestinal. 

As chamadas frutas laxativas não precisam ser consumidas apenas por quem tem prisão de ventre, mas é preciso cuidado com as contraindicações. "Frutas laxativas permitem o organismo sempre estar regular. Só que não vão bem para quem tem diarreia crônica ou Doença de Crohn", explica a nutricionista funcional e clínica Daniela Jobst. A sua indicação é que da porção de três frutas diárias, duas sejam laxativas, para que o intestino funcione de forma equilibrada, sem imitar, porém, o efeito dos remédios laxantes que têm ação mais agressiva no organismo. Conheça quais são elas, para incluir no seu cardápio desde já. 


Ameixa - Foto: Getty Images

Ameixa

Algumas frutas dessa lista vão surpreender você, mas comecemos com uma mais conhecida por suas propriedades favoráveis a um intestino regular, a ameixa. Muito famosa por sua alta quantidade de fibras, e não é só isso! "Um estudo realizado em 2002 apontou que a ameixa preta e o suco de ameixa são potentes estimuladores da motilidade intestinal, pois contêm o ácido diidroxifenil isatina", explica a nutricionista Fabiana Honda, da PB Consultoria Nutricional. Além disso, ela contém sorbitol. "Umas substância com efeito de absorver mais água do organismo, e isso, aliado às fibras, acelera o trânsito intestinal", ensina a nutricionista funcional e clínica Daniela Jobst. Está explicado porque nossas avós sempre recomendam essa fruta! A quantidade ideal é de duas ameixas frescas ou quatro ameixas secas ao dia. 
Mamão - Foto: Getty Images


Mamão

Não é a toa que um dos tipos de mamão se chama papaia! A fruta possui uma substância chamada papaína, grande amiga do nosso intestino. "Estudos mostram que essa é uma enzima proteolítica, ou seja, que auxilia na digestão de proteínas e diminuindo o tempo de exposição do bolo fecal", classifica Fabiana Honda. Isso ocorre porque há uma melhora na absorção dos nutrientes, logo não há porque eles ficarem por tanto tempo no intestino. Portanto, o efeito ajuda a digestão a funcionar melhor e aprimora o trânsito e a constipação. O indicado é consumir de meia a uma unidade da fruta por dia. 
Kiwi - Foto: Getty Images

Kiwi

Essa fruta diferente na aparência, também é amiga da digestão, graças a uma substância especial que ela contém de forma exclusiva. "A actiniidina é uma enzima proteolítica que estimula os receptores do cólon, auxiliando na mobilidade dessa estrutura e facilitando portanto a laxação", descreve a nutricionista Daniela. A enzima também provoca a hidrólise de proteínas, mecanismo que pode auxiliar no processo intestinal. Somando-se isso tudo às fibras naturais do kiwi, tem-se um ótimo efeito contra a constipação. Para não errar na dose, você pode consumir até dois kiwis por dia, e o mais indicado é comê-los em lanches intermediários às grandes refeições. 

Abacaxi - Foto: Getty Images

Abacaxi

As proteínas são os nutrientes mais difíceis de serem digeridos, logo, qualquer substância que auxilie nesse processo estará sendo positiva para acelerar a digestão e evitar a constipação. É o caso do abacaxi e suas bromelinas. "Essa enzima tem como principal função contribuir com uma melhor digestão das proteínas da dieta, facilitando o melhor aproveitamento dos nutrientes, favorecendo a digestão pesada", define Fabiana. Podemos consumir até duas fatias por dia, ou usar o abacaxi como suco. De acordo com a nutricionista essa segunda opção aumenta as propriedades diuréticas e antioxidantes do corpo, sendo ainda mais saudável. 
Figo - Foto: Getty Images

Figo

Outra fruta recheada de enzimas é o figo, e por isso vale a pena incluí-lo na dieta. Dessa vez o nome da estrela é ficina e ela também ajuda a digerir as proteínas, fazendo com que o bolo alimentar fique menos tempo nos intestinos e seja eliminado com muito mais rapidez. "Sua ação é nem semelhante á da actinidina e a bromelina", compara a nutricionista Fabiana Honda. Consumir de um a dois figos por dia já ajuda a melhorar a digestão.
Amora - Foto: Getty Images

Amora

A frutinha vermelha é rica em antocianinas, compostos antioxidantes e bactericidas que podem auxiliar na constipação intestinal. "Alguns estudos evidenciam que os taninos, um tipo de polifenol, presentes na amora ajudam na regulação intestinal assim como nas doenças inflamatórias intestinais", conta a Daniela Jobst. E para fechar com chave de ouro, a fibra presente na amora é a pectina, que tem a habilidade de absorver a água, fazendo que o trânsito intestinal fique melhor ainda. O consumo indicado, para não errar na dose, é de 1 xícara de chá de amoras por dia, e ela pode ser trocada pelas outras frutas vermelhas, como framboesa, morango e uva, sem problema algum. Vale a mesma quantidade para as outras frutas ou para a mistura delas. 

Abacate - Foto: Getty Images

Abacate

A fruta é sempre computada como vilã, por ser muito gordurosa. Mas todos esquecem que são gorduras boas, e por isso mesmo são as responsáveis por todos os benefícios da fruta para a saúde, inclusive as propriedades laxativas. "As gorduras monoinsaturadas que pode auxiliar na lubrificação das fezes", explica Fabiana Honda. Essa lubrificação impede o principal efeito da constipação e ajuda na hora de evacuar. Mas o alto valor calórico do abacate impede que ele seja consumido em grandes quantidades. Tente de duas a três colheres de sopa por semana, intercalando com as outras frutas.

Fonte:
http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/16422-sete-frutas-laxativas-que-combatem-a-prisao-de-ventre/7

Você sabe identificar um infarto?

Infarto Você sabe identificar um infarto?


Qual é o coração que aguenta tanta correria no dia a dia, sobrecarga de trabalho, crise financeira no País, falta de tempo e estresse? Além desses fatores, as principais vítimas do infarto costumam ser fumantes, hipertensos, diabéticos, pessoas com altos níveis de colesterol ou com parentes próximos que tenham infartado antes dos 55 anos. Vale lembrar que, quanto mais fatores de risco, mais chance de apresentar a doença. O risco de infarto costuma ser maior nos homens, mas a chance se iguala em ambos os sexos quando a mulher chega à menopausa, ou seja, quando ela para de produzir os hormônios femininos que atuam como protetores do coração.
Em uma das minhas entrevistas com cardiologista, aprendi que mulheres acima dos 60 anos morrem de quatro a seis vezes mais do coração do que de câncer de mama e de colo de útero. No entanto, é fato que a gente se preocupa mais com o câncer, né? Mas, você consegue identificar um infarto? 
O principal sintoma do infarto é a forte pressão no peito ou nas costas, que se espalha pelos ombros, braços ou pescoço e demora para passar. Essa dor no peito geralmente vem acompanhada de suor, tontura, náusea, sensação de plenitude gástrica e falta de ar.
Ao surgirem os primeiros sinais de infarto, é importante (tentar) deixar a pessoa calma e aquecida sem lhe oferecer nada de comer ou beber. Outra dica dos cardiologistas é afrouxar as roupas e manter a pessoa em posição confortável. Enquanto isso, sem pensar duas vezes, chame imediatamente o serviço de emergência, especialmente se o paciente estiver desmaiado.
No caso do infarto, é preciso ter em mente que “tempo é vida”.


Fonte:
http://noticias.r7.com/blogs/saude-sem-neura/voce-sabe-identificar-um-infarto-20150818/

Cientistas podem ter descoberto futura vacina contra tipo mais agressivo de câncer de mama

Resultado de imagem para vacina

Cientistas da Universidade de Nottingham Trent, no Reino Unido, identificaram uma potencial nova forma para combater o tipo mais agressivo de câncer de mama e extremamente difícil de tratar, conhecido como triplo negativo, que, no futuro, pode levar a uma vacina contra este tipo da doença. Estima-se que 12% dos casos de câncer de mama diagnosticados em todo o mundo sejam do tipo triplo negativo. A descoberta foi publicada na revista científica Clinical Cancer Research.
O estudo afirma que a presença de uma proteína específica do câncer parece mostrar o quanto pacientes com o tipo triplo negativo do câncer de mama podem responder de forma positiva à quimioterapia. Com isso, os pacientes seriam poupados de um tratamento que não traria benefícios no caso deles, pelo contrário, acarretaria em sérios efeitos colaterais, justamente por sua resposta à quimioterapia não ser satisfatória.
O estudo foi focado na molécula HAGE, que é conhecida pela sua habilidade de conduzir o curso do câncer e pela capacidade de ativar respostas do sistema imunológico. Para tanto, eles analisaram tecidos tumorais de mais de mil pacientes com o tipo triplo negativo do câncer de mama, tanto os que tinham recebido alguma forma de quimioterapia quanto os que não foram tratados desta forma.
A análise mostrou que pacientes que tinham grandes níveis da HAGE, mas não haviam recebido quimioterapia, apresentavam um risco maior de óbito em decorrência da doença quando comparados com os que não indicavam a presença da proteína. O estudo também mostrou que pessoas que indicavam a presença da HAGE e receberam quimioterapia à base de antraciclina aparentavam menor riso de óbito em decorrência do problema do que os que não indicavam a presença da proteína.
Os cientistas também descobriram que apresentar a proteína está relacionado à presença de células de defesa, linfócitos, infiltrados nos tumores. Os linfócitos têm o potencial de atacar as células tumorais e a presença deles está relacionada com melhores resultados clínicos em vários casos de câncer.
Com isso, os cientistas acreditam que a HAGE propicia a base para a criação de uma vacina terapêutica para o câncer de mama do tipo triplo negativo e para o desenvolvimento de um tratamento combinado entre a quimioterapia e a vacina, visando melhores resultados.
Segundo os pesquisadores, além da urgente necessidade de um tratamento mais individualizado para pacientes com o tipo triplo negativo do câncer de mama, o potencial imunogênico da HAGE e a sua grande expressividade proteica nos tumores, comparada com tecidos sadios, é o que pode fazer deste tipo de câncer a melhor opção para a vacina. Eles já estão trabalhando nos testes para comprovar esta hipótese.

O que é o tipo triplo negativo de câncer de mama?

O triplo negativo, ou carcinoma inflamatório, raramente apresenta receptores hormonais, ou seja, não está ligado à fabricação de hormônios pelo organismo como a maior parte dos cânceres de mama. Ele é a forma mais agressiva da doença e também a mais rara. O carcinoma inflamatório se apresenta como uma inflamação na mama e frequentemente tem uma grande extensão. O câncer de mama do tipo inflamatório também começa nas glândulas que produzem leite. As chances dele se espalhar por outras partes do corpo e produzir metástases são grandes.


Fonte:
http://www.minhavida.com.br/saude

Dores nas costas: exercícios para prevenir e para quem já tem o problema

Os exercícios são aliados importantes para prevenir e para quem já sofre com as dores nas costas decorrentes de problemas na coluna ou de postura. "Tudo irá depender do exercício e de cada problema, porém, diria que de forma geral as atividades físicas são aliadas, pois proporcionam o fortalecimento de determinados grupos musculares e o alongamento de outros, o que irá melhorar a sustentação da coluna, diminuindo assim a sobrecarga em outras estruturas como os discos e ligamentos", explica o ortopedista Alexandre Podgaeti, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coluna.

Porém, é preciso tomar uma série de cuidados antes, durante e depois dos exercícios e escolher a atividade correta para cada situação. Conversamos com um ortopedista, um médico do esporte e uma educadora física e listamos as melhores atividades físicas e quais as precauções necessárias para quem tem dores nas costas. Confira:  


Saiba quais cuidados tomar antes de fazer os exercícios - Foto: Getty Images

Cuidados necessários

Pessoas que tem problemas na coluna precisam consultar um médico ortopedista ou fisiatra antes de iniciar os exercícios. "Eles vão orientar qual tipo de atividade pode ser feita e com qual finalidade. Também é importante a avaliação clínica e cardiológica para prevenir complicações de uma possível doença cardíaca assintomática", explica o ortopedista Alexandre Podgaeti, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coluna. 

Quando for praticar o exercício é importante fazer um alongamento geral ou específico para grupos musculares que serão exigidos naquele exercício antes de iniciar a atividade e também após terminá-la. 

Durante a atividade fique atento a algumas questões. "Evite o levantamento de objetos com peso superior a 10-15% de seu peso corporal e não abaixe, mas sim agache", diz Podgaeti. 

No dia a dia procure manter o peso corporal dentro do ideal, sente-se corretamente, renove o colchão sempre que ele começar a afundar, durma de lado e de preferência com o travesseiro na altura do ombro e, por fim, procure um médico sempre que houver dor intensa ou persistente. Esses cuidados cotidianos são essenciais para não iniciar ou agravar a dor nas costas. 
 Veja quem não pode fazer exercícios para a coluna - Foto: Getty Images

Quem não pode fazer exercícios

Apesar de serem benéficos para quem tem problemas na coluna, para algumas pessoas as atividades físicas podem não ser recomendadas. "Existem pessoas que são sedentárias e começam a ter dores na coluna e neste momento decidem praticar exercícios. Não é uma boa hora para se fazer isso, mas sim de ir ao médico, ser examinado, fazer exames para o diagnóstico e aí receber as recomendações para a prática de atividades físicas", conta Podgaeti.

Há outras situações em que não se recomenda as atividades, como diminuição de força causada por compressão de algum nervo na coluna. Neste caso, pode ser que necessite inclusive de cirurgia, dependendo do caso. Pessoas em tratamento de fratura vertebral ou na presença de tumor que comprometa a estabilidade da coluna também não podem praticar atividades. É importante ressaltar que cada caso deve ser avaliado por um médico, pois eles possuem diferentes restrições.

 Saiba quais são os exercícios aeróbicos recomendados - Foto: Getty Images

Treino aeróbico

É preciso tomar cuidado com a escolha dos exercícios aeróbicos. "No geral aqueles que causam maior impacto, como a corrida não são tão bons", constata o médico do esporte Roberto Ranzini. 

Desta forma, atividades que normalmente são orientadas são a caminhada, o transport e a bicicleta ergométrica. "Porém, tudo irá depender do problema que a pessoa tem. A bicicleta ergométrica, por exemplo, é ótima, mas se a pessoa tem uma complicação no cóccix, o exercício já passa a não ser recomendado", observa a educadora física Fernanda Andrade. 
Os exercícios na água são recomendados para quem tem problemas na coluna - Foto: Getty Images

Exercícios na água

Outas opções de aeróbicos de baixo impacto são os exercícios na água. "Eles são uma alternativa porque aliviam o peso do corpo sobre a coluna", afirma Ranzini. 

As melhores alternativas na água são a hidroginástica e a natação. "Vale destacar que para alguns problemas de coluna o nado de peito e o de borboleta não são orientados, o primeiro devido à maneira como a abertura de pernas é feita e o segundo por causa do movimento de subir e abaixar", conta Andrade. Caso a complicação seja na cervical, o nado crau não é indicado, pois o movimento do pescoço pode gerar inflamações. 
A musculação pode ajudar a coluna - Foto: Getty Images

Exercícios na musculação

A musculação é muito boa para quem tem problemas na coluna. "Ela irá ajudar a fortalecer a musculatura do core, abdômen, quadril e lombar. Essas três musculaturas precisam estar fortes para que a coluna fique bem estável", explica Andrade. 

É melhor fazer os exercícios nas máquinas, pois assim irá garantir a melhor execução dos movimentos. "Procure fazer um treino com bastante equilíbrio, nada de exercitar mais um grupo muscular do que outro", conta Andrade. Também é importante tomar cuidado com o aumento de carga, ele precisa ser ainda mais gradativo do que quando a pessoa não tem problemas na coluna. 

 As abdominais são essenciais para a coluna  - Foto: Getty Images

Exercícios abdominais

Fortalecer o abdômen é essencial para quem tem problemas de coluna. "Caso o esta região esteja fraca a curvatura da coluna fica mais acentuada. Com um abdômen forte há uma barreira que deixa a coluna estável", observa Andrade.  

Contudo, há diferentes tipos de abdominais orientados para cada problema. Em algumas situações é recomendado que a amplitude do movimento seja menor, em outros casos a pessoa pode fazer apenas abdominais na região inferior. Por isso, é sempre importante ter a orientação do médico e do educador físico. 
Exercícios de equilíbrio são bons para quem tem problemas na coluna - Foto: Getty Images

Exercícios de equilíbrio

Os exercícios que treinam o equilíbrio são ótimos para a coluna. "Eles melhoram a propriocepção, noção de posição dos membros para o cérebro, o que irá ajudar a pessoa a se posicionar melhor", explica Ranzini. 

Além disso, o esforço para se manter equilibrado faz com que a musculatura profunda do corpo, que é responsável pela estabilidade, seja fortalecida. Assim, as articulações, tendões e ligamentos são beneficiados pois ficam próximos dessas musculaturas e as chances de problemas, especialmente na coluna, diminui. Boas alternativas de exercícios de instabilidade são os feitos com a fit ball, aquela bola grande utilizada nas academias e no pilates, e o slack line, esporte que envolve andar e se equilibrar em cima de uma fita apropriada. 

Fonte:
http://www.minhavida.com.br/fitness/galerias/17569-dores-nas-costas-exercicios-para-prevenir-e-para-quem-ja-tem-o-problema/7

Cranberry ajuda a tratar infecção urinária

Você conhece uma fruta chamada cranberry? É uma frutinha vermelha, parecida com uma pequena cereja. Estudos indicam que essa fruta, pouco conhecida no Brasil, pode prevenir a aderência de bactérias às paredes da bexiga, trabalhando contra infecções urinárias.
Os benefícios desta pequena fruta estão presentes em uma substância que impede a adesão de bactérias na parede da bexiga, em especial no que se refere à Escherichia coli, uma das principais causadoras de cistites.
Seu efeito foi descoberto pelos índios norte-americanos que já usavam a fruta para prevenir e tratar doenças do trato urinário há séculos, intrigando os cientistas que vêm estudando os potenciais benefícios do suco de cranberry para a saúde.

Sintomas da infecção urinária

A infecção urinária é uma bactéria que se concentra na bexiga e na uretra, caso não seja tratada, essa bactéria pode se infiltrar nos rins, podendo danificá-los. Os principais sintomas são:
  • Sensação de precisar urinar com frequência, mas pouca ou nenhuma urina realmente sai;
  • Dor/ardor ao urinar;
  • Febre;
  • Dor no abdômen e na região pélvica;
  • Urina turva ou de coloração anormal;
  • Mau cheiro.
Cranberry ajuda a tratar infecção urinária
Foto: Reprodução

O suco de cranberry equivale a um medicamento?

Não, mas faz muito bem para a saúde. No caso do indivíduo que já possua uma infecção urinária, é recomendado que o mesmo realize um exame de urina e urocultura e então tome os medicamentos necessários para o tratamento (sempre com acompanhamento médico).
No entanto, o suco ou cápsulas de cranberry são recomendados que sejam ingeridos na prevenção, evitando recaídas de infecção do trato urinário. Uma pesquisa realizada no ano de 2001, mostrou que houve uma diminuição de casos de cistites recorrentes em mulheres que tomaram o suco de cranberry.

Cranberry e seu poder antioxidante

Frutas vermelhas como: cranberry, morango, cereja, framboesa e mirtilo, contém vitaminas A, C e D, além de flavonoides, fitoquímicos com poderes antioxidantes.
Além disso, o cranberry contém muitos polifenois que protegem o coração e reduzem o colesterol no sangue.

Qualidades da fruta cranberry:

  • Fonte de antocianinas
  • Flavonoides
  • Catequinas
  • Triterpenoides
  • Ácidos (betahidroxibutírico, cítrico, málico, quínico, benzoico, elágico, hipúrico)
  • Vitaminas C
  • Fibras

Receita de suco de cranberry

– 15 frutas de cranberry;
– Uma xicaca de chá de água de coco.
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por cerca de 5 minutos. Beba em seguida.
O cranberry também combina muito bem acompanhado com iogurte, salada de frutas e até mesmo com granola, use a imaginação e crie todos os tipos de combinações.

Fonte:
http://www.remedio-caseiro.com/cranberry-ajuda-a-tratar-infeccao-urinaria/

Controle a ansiedade com o consumo do ovo de galinha

ovo-controle-ansiedade

Se você acha que comer ovo no café da manhã é coisa para americano, talvez queira rever seus conceitos.
Várias pesquisas mostram que quem consome o alimento logo cedo tende a ingerir menos calorias ao longo do dia.
Quer mais razões? O ovo é fonte de triptofano, substância que ajuda a domar a ansiedade e, assim, a não descontar o nervosismo na comida.
Sua clara ainda contém leucina, aminoácido que ajuda na preservação da massa magra, enquanto a gema é rica em ômega-3, que evita picos de insulina que disparam o apetite!

Fonte:
http://dietasdarede.net/controle-a-ansiedade-com-o-consumo-do-ovo-de-galinha/

10 maneiras de aproveitar a borra de café

Nada mais gostoso que um cafézinho quando acordamos ou depois das refeições, e sem dizer naquelas tardes animadíssimas com as amigas. Eu adoro tudo isso!!!! Mas além de tudo de bom que o café nos dá, ele também nos ajuda com a borra dele, pois é, ela serve para muita coisa.

Borra-de-cafe-podera-abastecer-tratores-e-maquinas-agricolas

#1 Posta na pia, serve para desentupi-la.

E eu ficava aflita quando via alguém jogar toda a borra dentro da pia, mas um dia me disseram que era bom para desentupir, fui fazer minhas pesquisas, e não é que funciona mesmo.

#2 Dentro do armário espanta aquelas formiguinhas indesejáveis.

É verdade. É só fazer um caminho com a borra (seca, claro) por onde elas passam, e adeus formiguinhas. Se você não quer sujeira de borra pelo armário, indico colocar em um pires, o efeito (teoricamente) é o mesmo.

#3 No jardim afasta formigas, lesmas e caracóis.

Para quem mora em casa, é excelente, porque nada pior que lesmas e caramujos fazendo parte dos habitantes e disso eu sei bem como é. Credo!!!!! É só jogar a borra de café pelo jardim ou no caso de formigueiros, jogue o café coado inteiro dentro do viveiro, meio malvado esse né? Mas, ajuda.

#4 Elimina o famoso “cheiro de geladeira”

Colocada num pires dentro da geladeira evita o famoso “cheiro de geladeira”. Pode também fazer sache com uma gaze, colocar dentro de pote de margarina, fazendo alguns furinhos na tampa e adeus cheiro. Como não testei essa ainda, me peguei pensando, mas e aí, a geladeira vai ficar cheirando café? Se bem que não seria uma ideia ruim…

#5 Afasta os gatos de seus jardins.

Se seu gatinho, às vezes teima em não usar a caixinha de areia e fazer suas artes no jardim, é só colocar um pratinho com a borra de café onde ele gosta de ir. Deve ser trocado toda semana, até que ele se acostume.

#6 Ajuda no combate à dengue.

Se você tem vasos ou bromélias em seu jardim ou varanda, é só jogar a borra do café misturada com a areia e colocar nos pratos do vaso ou jogar dentro das bromélias. Não sobra um bichinho pra contar história.

#7 Também é usada para esfoliar a pele.

Sua pele ficará bonita e sedosa usando essa mistura:
  •       1 xícara de borra de café quente
  •       1/2 xícara de açúcar ou sal
  •       1 colher de sopa de azeite
Espalhe por toda a sua pele, principalmente nas áreas ásperas, como pés e cotovelos. Retire depois de alguns minutos.

#8 Elimina mau cheiro de ralos.

Aquele cheiro insuportável dos ralos, você pode por pôr um fim nisso. Basta jogar meia xícara da borra de café no ralo e logo após derrame umas 5 xícaras de água quente. Isso poderá fazer uma vez por semana e adeus cheiro ruim pela casa. Parece com a primeira dica, mas essa tira o odor, aquela desentope.

#9 Fim do cheiro de alimentos nas mãos

Depois que você prepara aquele peixe maravilhoso, com muito alho, cebola, coentro e demais condimentos, ou pra você que não prepara nada, mas come salgadinho que cheira chulé, tenham consciência ninguém vai deixar de sentir o cheirinho nas tuas mãos. Daí você já esfrega a borra de café nelas e sai linda(o) e maravilhosa(o) da cozinha. 

#10 Como fertilizante para as plantas

Coloque um pouco da borra de café nas suas plantas e jardim e ela ficaram mais belas e fortes. Faça isso a cada 4 ou 5 meses. Por ser rica em nitrogênio ela é um excelente fertilizante, além de proteger as raízes contra fungos.

Fonte:
http://sossolteiros.bol.uol.com.br/10-maneiras-de-aproveitar-a-borra-de-cafe/?cmpid=fb-uolnot