sexta-feira, 19 de junho de 2015

Por que a cevada (e a cerveja) pode ser boa para sua saúde

Copo de vidro e cevada
São Paulo – A cervejinha do final de semana pode trazer bem mais benefícios para a saúde do que se imagina. Diversos estudos já demonstraram o potencial que a bebida tem, por exemplo, como antioxidante, combatendo radicais livres, elementos que estão por trás de doenças degenerativas e do envelhecimento precoce.
Boa parte desse poder da bebida vem da cevada, um de seus ingredientes principais. “A cerveja possui grande quantidade de antioxidantes, sendo que 70% deles são provenientes da cevada e 30% do lúpulo”, afirma Andrea Zaccaro, nutricionista e presidente da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva.
Esse é apenas um dos motivos pelos quais a cevada passou a ser considerada um “supergrão”, como a quinoa, por exemplo. “Em relação à quinoa, a quantidade de fibras em uma porção cozida é maior na cevada. Em relação às vitaminas e minerais, a quantidade encontrada na cevada é bem superior também”, diz a especialista.

Andrea usa a expressão “nutricionalmente denso” para caracterizar esse alimento. Isso porque, além de ter um teor calórico baixo e quantidade de amido não muito alta, a cevada mescla carboidratos complexos, vitaminas do complexo B e de outros tipos, proteínas e minerais, como o manganês e o cobre.
“A alta ingestão desses nutrientes pode ajudar a promover o metabolismo mais eficiente e com maior imunidade”, afirma a nutricionista, que também informa que o manganês presente na composição do grão tem alto poder antioxidante, sendo muito útil contra infecções bacterianas e virais.
Outro fator positivo da cevada é sua quantidade de fibras, que supera todos os outros grãos. De acordo com a especialista, uma xícara do alimento cozido contém 6 gramas de fibras, o que, além de conferir saciedade e ajudar no emagrecimento, também atua no alívio da síndrome do intestino irritável e constipação, e na prevenção do câncer de cólon.
Por falar em fibra, ela é rica em beta glucana, uma fibra solúvel que ajuda a combater o envelhecimento precoce, a reduzir os níveis de colesterol no sangue e prevenir doenças cardíacas, como a hipertensão.
A cevada não precisa ser consumida somente na forma de cerveja. Para aproveitar ao máximo seus nutrientes, há duas maneiras de ingerir o grão: germinado (após ficar de molho em água) ou cozido, como se fosse arroz.
Andrea indica a ingestão de duas porções ao dia, para absorver uma quantidade ideal de fibras. “Duas xícaras ao dia de cevada são capazes de suprir 50% das necessidades diárias, que podem ser completadas com as verduras, legumes, frutas e outros alimentos integrais que compõe uma dieta equilibrada”, indica.
Fonte:
http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/noticias/por-que-a-cevada-e-a-cerveja-pode-ser-boa-para-sua-saude

Vitamina D aumenta testosterona e rendimento desportivo?

Depois de ingredientes como tribulus terrestris, ZMA e ácido D-aspártico, algumas fórmulas recentes de anabólicos naturais (suplementos que visam potenciar a produção natural de testosterona) surgem com vitamina D.
Neste artigo vamos discutir se a vitamina D é um ingrediente eficaz no aumento dos níveis de testosterona e, consequentemente, se contribui para o aumento de massa muscular ou para a melhoria da performance desportiva.

O que sabemos sobre a vitamina D?

A vitamina D é conhecida como a “vitamina do sol”, uma vez que pode ser sintetizada na pele quando a pessoa se expõe às radiações solares. Sempre que apanhas sol, o corpo produz vitamina D a partir de 7-dehidrocolesterol, um percursor do colesterol. A vitamina D segue então para o fígado onde é metabolizada em 25-hidroxivitamina D. Finalmente, este substrato é convertido nos rins em 1,25-dihidroxivitamina D, ou calcitriol, a forma ativa da vitamina D [*1].
Entre as diversas funções desta vitamina lipossolúvel (solúvel em gorduras), destaca-se o seu contributo para a saúde da estrutura óssea, sistema imunitário e estado de humor. Ela também é indispensável para promover a absorção do cálcio. Insuficientes níveis de vitamina D poderão conduzir igualmente a insuficientes níveis de cálcio.

O que sabemos sobre a testosterona?

A testosterona é a principal hormona masculina responsável pelo desenvolvimento das características físicas e sexuais, incluindo a massa muscular. Em adultos do sexo masculino, a maior parte da testosterona (95%) é produzida nos testículos – entre 3 e 10 miligramas por dia. As glândulas adrenais produzem as restantes quantidades desta hormona.
Na corrente sanguínea, a maior parte da testosterona está ligada a duas proteínas: à globulina ligadora de hormonas sexuais e à albumina.
Em teoria, apenas a testosterona que não se encontra ligada a nenhuma destas proteínas pode ser utilizada pelos tecidos. Na comunidade científica, esta testosterona é referida como “testosterona livre”.
vitamina-D-aumenta-testosterona

Vitamina D e a relação com a testosterona

Os cientistas acreditam que existem pelo menos duas razões que explicam a influência da vitamina D nos níveis de testosterona.
A primeira é que a vitamina D inibe o processo de aromatização na qual a testosterona é convertida em estrogénio, a hormona sexual feminina. A segunda é que, uma vez que as células que produzem testosterona possuem receptores de vitamina D, ela estimula a produção da hormona.

Vitamina D, Testosterona e Performance desportiva

Geralmente, a vitamina D é comercializada sob a forma de Vitamina D3 uma vez que, conforme referido anteriormente, esta é a forma ativa da vitamina D encontrada no corpo e, por conseguinte, aquela que o corpo consegue aproveitar melhor.
Estudos que analisaram a relação da vitamina D com o rendimento desportivo descobriram que a deficiência desta vitamina pode prejudicar o desempenho do atleta. Segundo um estudo recente publicado em 2013, a vitamina D parece estar envolvida na síntese de ATP nas mitocôndrias, as fábricas de energia das células [*2].
Em 2009, uma revisão de estudos publicada no Medicine and Science & Sports and Exercise havia descoberto que a vitamina D aumenta o volume e o número das fibras musculares de tipo II (contração rápida) [*3]. Os investigadores concluíram que a suplementação com vitamina D aumenta a performance desportiva em atletas que apresentam deficiência desta vitamina.
A relação da vitamina D com os níveis de testosterona foram também demonstrados num estudo de 2010. Este estudo encontrou uma relação diretamente proporcional entre níveis adequados de vitamina D e níveis elevados de testosterona livre [*4]. Os mesmos resultados foram corroborados por outro estudo publicado no mesmo jornal científico [*5].
Em indivíduos com excesso de peso, a suplementação com vitamina D tem um impacto positivo no aumento dos níveis de testosterona livre. Isso foi demonstrado num estudo que reuniu 54 homens entre os 20 e os 49 anos, que se suplementaram diariamente com 3,332 UI de vitamina D durante um ano inteiro [*6].
Estes resultados fazem sentido, tendo em conta que está demonstrado que o processo de aromatização é mais notório em indivíduos com excesso de peso, uma vez que a aromatase – a enzima que converte a testosterona em estrogénio – está presente nas células de gordura. Ou seja, quanto mais massa gorda, maior quantidade de aromatase, maior conversão de testosterona para estrogénio.
Este estudo demonstrou, no entanto, que a suplementação com vitamina D pode colocar um travão a este processo.
Em 2013, um estudo confirmou a suplementação com vitamina D em indivíduos que já consumam níveis adequados desta vitamina não produzirá nenhum benefício adicional relativamente ao aumento dos níveis de testosterona [*7].
Este estudo reuniu 893 indivíduos do sexo masculino que consumiram, semanalmente, 20.000 UI ou 40.000 UI de vitamina D (cerca de 2850 UI e 5700 UI por dia, respetivamente) ou um placebo.
vitamina-D-beneficios

Quantidade de vitamina D

A dose diária recomendada de vitamina D está estabelecida entre as 400 e as 800 UI, no entanto, esta dose pode ser insuficiente para praticantes de exercício físico regular. O limite seguro estabelecido nos Estados Unidos da América é de 2000 UI por dia, enquanto que no Canadá é de 4000 UI. Um estudo publicado em 2007 estabeleceu um limite seguro de até 10.000 UI de vitamina D por dia [*8].
Nunca esquecer de consumir sempre vitamina D juntamente com uma refeição rica em gorduras (ou um suplemento de ómega-3), uma vez que ela é lipossolúvel e isso permitirá uma maior absorção.

Conclusão

Conforme vimos, a vitamina D de facto influencia os níveis de testosterona, pelo que todos aqueles que pratiquem desporto devem procurar consumir níveis adequados desta vitamina D. A suplementação pode ser útil caso a tua dieta seja insuficiente em vitamina D ou não habites numa zona solarenga.
Caso os teus níveis de vitamina D estejam abaixo do expectável, a suplementação vai melhorar a tua performance, reduzir o processo de aromatização e aumentar a produção natural de testosterona para os níveis normais.
REFERÊNCIAS OU NOTAS:
[*1] – Premaor, O. & Furlanetto, TW, Vitamin D deficiency in adults: to better understand a new presentation of an old disease, Arq Bras Endocrinol Metabol. 2006 Feb;50(1):25-37
[*2] – Sinha, A. et. al.Improving the vitamin D status of vitamin D deficient adults is associated with improved mitochondrial oxidative function in skeletal muscle, J Clin Endocrinol Metab. 2013 Mar;98(3):E509-13
[*3] – Cannell, J. et. al.Athletic performance and vitamin D, Med Sci Sports Exerc. 2009 May;41(5):1102-10
[*4] – Wehr, E. et. al.Association of vitamin D status with serum androgen levels in men, Clin Endocrinol (Oxf). 2010 Aug;73(2):243-8
[*5] – Nimptsch, K. et. al.Association between plasma 25-OH vitamin D and testosterone levels in men, Clin Endocrinol (Oxf). 2012 Jul;77(1):106-12
[*6] – Pilz, S. et. al.Effect of vitamin D supplementation on testosterone levels in men, Horm Metab Res. 2011 Mar;43(3):223-5
[*7] – Jorde, R. et. al.Supplementation with vitamin D does not increase serum testosterone levels in healthy males, Horm Metab Res. 2013 Sep;45(9):675-81
[*8] – Hathcock, J. et. al.Risk assessment for vitamin D, Am J Clin Nutr. 2007 Jan;85(1):6-18

Fonte:
http://tafitness.net/vitamina-d-aumenta-testosterona-rendimento-desportivo/

Os 10 Benefícios do Alho Para Saúde

O Alho é um vegetal amplamente utilizado em todo o mundo. Ele é usado por muitos países como um alimento básico. O alho é conhecido pelo seu sabor único, forte e picante. Porém, Ele é usado como um dos principais ingredientes em pratos como pão de alho, bruschetta, canapé e outros.
Alho possuir várias propriedades medicinais e é conhecido como um alimento extremamente benéfica para pressão arterial elevada e para os pacientes diabéticos. Então, Vamos dar uma olhado nos benefícios nutricionais do alho.AlhoBenefícios Nutricionais do Alho: O Alho é uma fonte de fibra dietética e de proteína. Ele ainda é uma rica fonte de energia, uma vez que fornece cerca de 150 calorias por 100 gramas de seu consumo. Além disso, o Alho é também uma fonte de Vitamina C e fornece uma grande quantidade de minerais essenciais tais como Cálcio, magnésio, Potássio e Ferro.
O Alho Reduz o Risco de Diabetes: O Alho ajuda a reduzir o nível de açúcar no sangue no corpo. O extratos de alho são úteis na redução dos níveis de homocisteína no sangue. Pois, Ele provoca o funcionamento do fígado, que produz insulina regulando desse modo o nível de glicose no sangue.
Alho Ajuda a Reduz o Colesterol: alho é muito útil na prevenção do colesterol. Devido à presença de antioxidantes, o colesterol LDL(mau) pode ser drasticamente reduzida. Isso ajuda a reduzir o espessamento de sangue nas artérias e evita a coagulação.
Benefícios do Alho Contra Alergias: alho tem várias propriedades anti-bacterianas e anti-sépticas. O Consumo do alho podem ajudar na redução da infecção de garganta e tosse. Ele também ajuda na redução de infecções do trato respiratório superior.
    Alho contém alicina, que reage com vários enzimas. ele tem sido benéfico na redução de alergias relacionadas com a pele, especialmente as verrugas. Ele pode ser aplicado diretamente sobre a área afetada e deve ser repetido até que a verruga desaparece.
    Benefícios do Alho Para a Digestão: alho é muito benéfico para a digestão. Ela desencadeia várias enzimas digestivas que ajudam na digestão. O Alho deve ser consumido ao longo da manhã cedo com água quente para reduzir a azia, indigestão e gases. A Alicina presente no alho ajuda a dissolver os sucos digestivos no estômago. Além disso, O alhotambém ajuda na desintegração dos alimentos no intestino, ajudando-a nos movimentos intestinais saudáveis.Alho-alhoO Alho Reduz a Pressão Arterial e Doenças Cardíacas: Alho ajuda a aliviar o fluxo de sangue através das artérias, que podem reduzir significativamente os problemas relacionados com o coração. Ela impede a coagulação de gorduras nas artérias que é a principal razão de ataques cardíacos. Basicamente alicina no alho desintegra para formar compostos de enxofre. Estes compostos reagem com RBC e produzem sulfureto de hidrogénio que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e faz com que o fluxo seja eficiente.
    Outros Benefícios do Alho Para Saúde
    • Alho tem propriedades antioxidantes que o torna-ló útil na redução do câncer. A quercetina, dialilo, sulfureto, allin e ajoene são antioxidantes que são encontrados no alho que ajudam a prevenir e a combater os câncer de Estômago, do fígado e do cólon.
    • A imunidade pode ser melhorada pelo o consumo do alho. Ele tem várias propriedades anti-microbianas, que, tornam o corpo mais resistente a alergias e a resfriados. Além disso, o Alho é uma boa fonte de vitaminas e minerais.
    • Alho é benéfico para os dentes e gengivas. Ele pode ser aplicado diretamente sobre a dor de dente e podem proporcionar alívio imediato.
    • A alicina no alho foi mostrado que ajuda a promover a Perda de Peso.
    • alho combate os germes que causam a tuberculose.

    Fonte;
    http://www.dicademusculacao.com.br/os-10-beneficios-do-alho-para-saude/

    Os 10 Benefícios da Cebola Para Saúde

    As Cebolas pertencem à família allium e são amplamente cultivado é consumido em todo o mundo. Além disso, Qualquer prato culinário seria incompleta sem as cebolas, Ele é utilizado em vários molhos e é um ingrediente fundamental nas receitas. A Cebola é usado em uma grande variedade de receitas, como em sopas e saladas, pois a cebola adicionar muitos nutrientes nas refeições, devido ser uma excelente fonte de vitaminas, minerais e antioxidante. Então, Vamos dar uma olhada nos Benefícios Nutricionais da Cebola.cebola-cebolaBenefícios Nutricional da Cebola: A Cebola fornece cerca de 45 calorias por 100 gramas do seu consumo. Ela contêm uma elevada porcentagem de água e é rica em hidratos de carbono e fibra dietética. Além disso, o Cebola é rico antioxidantes como fenóis e flavonóides. e as vitaminas e minerais como a Vitamina C, as Vitaminas do Complexo B, Ferro, o Cálcio, Zinco, Manganês e magnésio. Confira abaixo os 10 Benefícios da cebola Para Saúde.
    Benefícios da Cebola Para o Coração: As cebolas são ricos em antioxidantes que podem ser benéficos para o coração. Ela contêm quercetina, que é um tipo de flavonóide que ajudam a reduzir o nível de colesterol LDL (ruim) e podem aumentar o nível de colesterol HDL( bom). Ela também evitar a Formação de placas nas artérias e o fluxo sanguíneo pode ser melhorado. Além disso, a Cebola Contém thiosulfinates, Este composto ajuda na prevenção de coágulos sanguíneos.
      As Cebolas Podem Prevenir o Câncer: Cebola é uma excelente fonte em compostos anti-cancerígenos. Ela contêm flavonóides e fenóis que auxiliam na prevenção e no combate das células câncerosas. A quercetina e a antocianinas presente na cebola diminuir o crescimento de tumores e têm propriedades anti-inflamatórias. Além disso, A Cebola possui um outro composto que auxiliam no crescimento de bactérias benéficas no cólon. Isto pode evitar o aparecimento do câncer de cólon, do ovário e do fígado.
      Benefícios da Cebola Para Problemas Respiratórios: A alicina é um composto presente naCebola. Ela ajuda na luta contra germes e outros micróbios. Ela também ajuda a melhorar a circulação, reduzindo muco espesso e congestionamento. Além disso, a Cebola tem um efeito calmante sobre a garganta.
      Benefícios da Cebola Para Diabetes: Cebola é rico em cromo, o Cromo ajudar na regulação do açúcar no sangue. Ele ajuda a controla a insulina.
      A Cebola é um desintoxicantes: As Cebolas podem auxiliar na desintoxicação do corpo. Ele contém vários aminoácidos como a metionina e cistina, que ajudam na liberação de metais nocivos como mercúrio, cádmio e chumbo do corpo.Benefícios da cebolaA Cebola Melhora a digestão: As Cebolas são ricos em fibra alimentar, elas ajudam na prevenção da constipação e podem aumentar a eficiência da evacuação. Frutano é um tipo de fibra dietética que é convertido em ácidos gordos. Eles agem como laxantes naturais e podem ajudar para uma digestão eficiente.
      Outros Benefícios da Cebola Para Saúde:
      • A Cebola Aumenta Hemoglobina: A cebola é rica em ferro, o ferro é extremamente útil contra anemia. Os glóbulos vermelhos aumentam com o seu consumo.
      • A Cebola Nutre o cabelo: A cebola é rica em enxofre, que, por sua vez ajuda promover a saúde do cabelo. O Sumo de cebola podem ser aplicada sobre o couro cabeludo e ajudam a aumentar a circulação do sangue.
      • Cebolas para os Ossos: As cebolas ajudam a melhorar os tecidos conjuntivos e os óssea. Além disso, A osteoporose pode ser prevenida em mulheres com o seu consumo.

      Fonte:
      http://www.dicademusculacao.com.br/os-10-beneficios-da-cebola-para-saude/

      Insônia? Dicas para Dormir Melhor Naturalmente

      Hoje vamos falar sobre um assunto que incomoda muitas pessoas, a insônia.
      Eu já tinha feito um post há uns anos atrás, mas ultimamente tenho tido esse problema, e como sei que muitos também têm, resolvi fazer uma nova pesquisa que, além de me ajudar pessoalmente, poderia ajudar muitas de vocês.
      No início, tive até que apelar para remédios. Mas, como não quero depender de remédio todos os dias para dormir, descobri outras maneiras para dormir melhor e com mais qualidade.
      Aliás, falando em remédio para dormir, fiquei sabendo mais sobre o mais conhecido deles, o Rivotril. É um medicamento que  tem ação de inibir o sistema nervoso central, agindo como ansiolítico, anticonvulsivante, sedativo, tranquilizante e relaxante muscular, é muito usado por pessoas que não conseguem dormir. O que me chamou muito a atenção é que este é o segundo remédio mais vendido no Brasil (atrás apenas de uma marca de anticoncepcional); Aí então percebemos a gravidade deste problema de insônia na população.

      Descobrindo a Causa da Insônia

      Para o tratamento adequado, primeiramente é importante descobrir qual a causa da insônia. Às vezes pode parecer que não há uma causa específica, mas a insônia normalmente é apenas um sintoma de um outro problema, como a ansiedade (principal causa). Para mim, no início, a causa foi uma ansiedade por uma viagem que eu ia fazer. Porém, a viagem passou e a insônia continuou. Pensando a respeito, descobri que a causa agora era novamente a ansiedade. Desta vez, uma ansiedade… causada pelo medo de não dormir bem! E, claro, essa ansiedade causava exatamente o que eu temia!

      Mantenha a Calma

      O tempo diário de sono mais saudável está entre 7 a 8 horas. Hoje em dia é considerado um luxo você ter uma boa noite com 8 horas de sono. Uma pessoa dorme em média apenas 6 horas e 30 minutos por dia. Isso acontece porque não damos prioridade para o nosso sono, porque temos muitas atividades e estímulos.
      Ter uma noite ruim de vez em quando é normal. Porém, quando essa situação começa a se repetir e interferir muito no seu dia, somente aí pode ser considerado insônia.
      Se você anda dormindo pouco, tem dificuldades em adormecer ou sofre de insônia, antes de correr para a farmácia para comprar um remédio, certifique-se que você está praticando os hábitos para uma noite tranquila.

      Tratamentos naturais para dormir melhor

      Então, antes de apelas para remédios, que tal tentar soluções mais suaves e naturais? Remédios naturais para o sono podem fazer maravilhas para o ataque ocasional de insônia. Entretanto, se a situação persistir é sempre importante consultar seu médico para um tratamento.

      Óleo Essencial de Lavanda

      A lavanda é calmante e pode ajudar a incentivar o sono em algumas pessoas com insônia. A lavanda é uma opção não-tóxica para favorecer o sono de forma rápida. Existem sprays de lavanda que você pode borrifar no seu travesseiro. Mais eficiente, no entanto, é usar óleo essencial de lavanda: passar umas gotinhas nos punhos antes de dormir e respirar profundamente é uma excelente maneira de usufruir deste calmante.

      Magnésio

      O Magnésio parece desempenhar um papel-chave na regulação dos ciclos de sono. Mesmo uma pequena deficiência de magnésio no organismo pode impedir o cérebro de “se acalmar” para a noite. Da mesma forma, pode não só ajudar a adormecer e permanecer dormindo, mas também podem promover o relaxamento muscular. 

      Extrato de Valeriana

      Usada sempre que há tensão nervosa, hiperatividade ou incapacidade de relaxar, a Valeriana tem uma ação sedativa suave, útil para acalmar um sistema nervoso que está a começar a ficar descontrolado. É uma das primeiras plantas em que se deve pensar para acalmar ansiedade e ataques de pânico.

      Extrato de Melissa

      Melissa (também conhecida como Erva Cidreira) tem ação sedativa, eupéptica e espasmolítica. Auxiliar no tratamento dos casos de insônia, depressões e tensões nervosas.

      5 HTP

      O 5HTP ou 5-Hidroxitriptofano é um aminoácido natural extraído das sementes de um legume africano (Griffonia simplicifolia), precursor do neurotransmisor serotonina e intermediário no metabolismo do triptofano. Auxilia no tratamento de alterações no sono, ansiedade e depressão; além de melhorar o humor, aumentar o pique para malhar.

      Melatonina

      A melatonina é um hormônio produzido pelo cérebro que ajuda o indivíduo a dormir, especialmente durante a noite. Geralmente, a produção de melatonina, que acontece na glândula pineal do cérebro, diminui com o envelhecimento. Por isso os distúrbios de sono são mais frequentes em adultos ou idosos. Os suplementos de melatonina são extremamente baratos e largamente utilizados em países como os Estados Unidos, mas infelizmente a comercialização é proibida no Brasil. Por isso, para obter esse suplemento é necessário apelar para lojas de produtos naturais estrangeiras.

      L-teanina

      L-teanina é um aminoácido encontrado na folha do chá verde. É um conhecido suplemento anti-ansiedade com benefícios comprovados de relaxamento. Ele induz o sono naturalmente e melhora a qualidade do sono. L-teanina também é conhecido para gerar e regular ondas alfa no cérebro. Ao contrário das ondas beta, estes impulsos elétricos ocorrem na mente durante os períodos de relaxamento profundo.

      Chá de Mulungu

      O chá de mulungu é um excelente remédio caseiro para acalmar os ânimos, pois esta planta medicinal tem propriedades calmantes que ajudam indivíduos que sofrem de insônia ou ansiedade a relaxar. O mulungu serve para ajudar no tratamento de estados emocionais como histeria, insônia, neurose, ansiedade, agitação, depressão, ataque de pânico, compulsão, distúrbio de sono.



      Fonte:
      http://belezaesaude.com/insonia-dicas-dormir-naturalmente/

      20 Alimentos que Previnem o Envelhecimento Precoce

      Ninguém quer envelhecer rapidamente, não é mesmo? Quanto mais tempo conseguirmos nos manter com aparência jovem, melhor. Hoje é sabido que uma dieta equilibrada diminui em até 80% a mortalidade geral por doenças em geral, ou seja: existe uma relação direta entre a alimentação e a vida longa.

      Envelhecimento Precoce

      O envelhecimento precoce é um processo degenerativo que aparece antes da idade biológica efetiva do organismo. Acontece em função da alimentação desbalanceada, inatividade física, estresse crônico, poucas horas de sono, excesso de bebida alcoólica, entre outros. Essas situações estimulam um processo oxidativo celular crônico, o que causa esse “envelhecimento antes da hora”.

      Os Alimentos e o Envelhecimento

      Todos os alimentos têm a função de fornecer energia ao organismo e participar diretamente como cofatores de reações metabólicas. Portanto, todos eles — se ingeridos de forma balanceada — atuam em conjunto para garantir a longevidade.
      No entanto, alguns alimentos são considerados funcionais e têm capacidade maior de proteção ao organismo humano por apresentarem na sua composição mais compostos bioativos.
      Confira alguns alimentos que — se ingeridos frequentemente —  ajudam na formação de músculos, melhoria da função cerebral, redução de rugas, fortalecimento do coração, proteção dos ossos, reforço imunológico e combate às inflamações.

      1. Abacate

      Fruto cheio de gorduras monoinsaturadas, o abacate consegue reduzir o colesterol LDL. O abacate é também rico em ácido fólico, uma vitamina B solúvel em água que ajuda a diminuir os níveis de homocisteína, um aminoácido que pode dificultar o fluxo de sangue nos vasos sanguíneos.

      2. Cúrcuma (Açafrão-da-Terra)

      Curcumina é o polifenol que dá a tonalidade amarela ao açafrão, tem propriedades anticancerígenas e efeitos anti-inflamatórios. A cúrcuma é um “tempero milagroso” e ajuda a deter a acumulação de placas amilóides no cérebro, bloqueios minúsculos que podem causar a doença de Alzheimer.

      3. Maçã

      Uma simples maçã por dia reduz inchaços de todos os tipos, graças a quercetina, um flavonóide que também se encontra na casca da cebola roxa. Quercetina reduz o risco de alergias, ataques cardíacos, Alzheimer, Parkinson, câncer de próstata e pulmão.

      4. Couve

      A couve é rica em cálcio para a constituição dos ossos, bem como em vitaminas C, ácido folico, ferro, beta-carotina e potássio. O potássio mantem os músculos e nervos em ordem enquanto baixa a pressão arterial. Estudos sugerem que a beta-carotina pode reduzir o risco de câncer do pulmão e da bexiga. 

      5. Azeite de Oliva

      A variedade extra-virgem é rica em gorduras monoinsaturadas com efeitos benéficos. Os ácidos graxos e polifenóis do azeite de oliva reduzem inflamações nas células e nas articulações.

      6. Alho

      O alho reduz o risco de câncer na próstata e melhora o funcionamento sexual. Contêm tiamina, riboflavina, cálcio e potássio, sendo também rica em ácido fólico, um tipo de vitamina B que, segundo estudos, baixa o nível do aminoácido homocisteína. 

      7. Alcachofra

      A alcachofra é rica em fibras e contem mais potássio e magnésio para a formação dos ossos que qualquer outro vegetal. As folhas da alcachofra são igualmente ricas em flavonoides e polifenois, antioxidantes que reduzem o risco de acidentes cerebrovasculares e em vitamina C, que ajuda a manter sistema imunitário.

      8. Gengibre

      O gengibre é um alimento fantástico: com a substância chamada gingerol (dotada de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos), ele também é rico em substâncias termogênicas que ativam o metabolismo do organismo e potencializam a queima de gordura corporal.

      9. Canela

      A canela é rica em antioxidantes que inibem a coagulação de sangue e o desenvolvimento bacteriano (que inclui o mau hálito). Estudos também sugerem que a canela ajuda a estabilizar o açúcar do sangue, reduzindo o risco de diabetes tipo 2. 

      10. Ovo

      O ovo é um verdadeiro super-alimento. Rico em ácido fólico, ferro, zinco, proteína, fósforo, manganês, potássio… a lista é enorme. A presença em destaque é a da colina, uma das vitaminas do complexo B. O ovo atua na redução da absorção do colesterol LDL, e além de tudo pode reduzir a fadiga muscular.

      11. Amêndoas

      As amêndoas, ricas em energia, diminuem o colesterol, graças a esteróides vegetais e ajudam os diabéticos, diminuindo o açúcar no sangue. As amêndoas são ricas em aminoácidos que reforçam o crescimento muscular. São também ricas em vitamina E, que reforça as defesas dos raios solares. A vitamina E é um antioxidante que mantém as artérias livres de radicais perigosos. Baixos níveis de vitamina E também estão associados com fraco desempenho da memória e declínio cognitivo.

      12. Sementes de Linhaça

      Os benefícios da semente de linhaça incluem a defesa do organismo e o retardo do envelhecimento das células. A semente de linhaça é fonte de ômega 3 e seu uso frequente proporciona ao indivíduo a manutenção da saúde e uma melhor qualidade de vida.

      13. Tomate

      Rico em licopeno, o tomate ajuda reduzir risco de câncer de  bexiga, nos pulmões, na próstata, na pele e no estômago, bem como reduzir o risco de doença arterial coronária e ajudar a eliminar a pele dos radicais livres e do envelhecimento causado pelos raios ultravioleta.

      14. Batata-doce

      A batata doce ajuda na prevenção da diabetes. Contém glutationa, um antioxidante que pode aumentar o nível de nutrientes no metabolismo, reforçar o sistema imunológico, bem como proteger de várias doenças. A batata doce está carregada de vitamina C, que suaviza as rugas estimulando a produção de colágeno.

      15. Alecrim

      O alecrim atua como antiinflamatório, relaxante muscular, fortificante, cicatrizante, antisséptico e bactericida. Outra boa notícia é que a erva possui grandes quantidades de substâncias antioxidantes, capazes de retardar o envelhecimento das células e eliminar toxinas de nosso organismo.

      16. Mirtilo

      Este pequeno fruto pode ajudar a prevenir uma série de doenças, desde o câncer a doenças cardíacas. Além de serem ricos em fibras e vitaminas A e C, também contem antioxidantes. É riquíssimo também em antioxidantes.

      17. Chá verde

      O chá verde tem catequina, um antioxidante com propriedades anti-inflamatórias e anti-cancerígenas. O chá verde também contem outro antioxidante chamado epigalocatequina galato (EGCG), que pode aumentar a sua saúde cardiovascular e reduzir o risco de aparecimento da maior parte dos tipos de câncer. 

      18. Cacau

      O cacau é riquíssimo em antioxidantes. Posssui  flavonóides, um nutriente natural do cacau, melhora o fluxo sanguíneo no cérebro, ajudando a aumentar a função cognitiva. Contém também  polifenóis antioxidantes, catequinas, e epicatequinas, além de vitaminas e minerais.

      19. Cenoura

      A cenoura é considerada um alimento altamente nutritivo por conter excelentes quantidades de betacaroteno. Eficaz em combater os radicais livres, protege também a visão, evitando o aparecimento de doenças como a cegueira noturna e a xeroftalmia. Sua carência contribui para que o indivíduo apresente pele seca e áspera, fissuras nos lábios, dores de cabeça, dores ósseas e ate mesmo dores articulares. A cenoura também contêm boas doses de vitamina C, K e minerais.

      20. Ameixas Secas

      As ameixas são ricas em cobre e em boro, substâncias que podem ajudar a prevenir a osteoporose. Contêm também uma fibra chamada inulina que, quando processada pelas bactérias intestinais, contribui para um ambiente mais ácido no trato digestivo que, por sua vez, facilita a absorção do cálcio.

      Fonte:
      http://belezaesaude.com/alimentos-envelhecimento-precoce/