terça-feira, 4 de agosto de 2015

Reposição hormonal aumenta o risco de câncer de mama em mulheres?

Resultado de imagem para cancer de mama

A reposição hormonal aumenta os risco de uma mulher desenvolver câncer de mama pois as células mamária são diretamente estimuladas pelos hormônios sexuais femininos, fazendo com que elas permaneçam em um estado proliferativo de forma artificial após a menopausa. Este estímulo hormonal contínuo pode fazer com que uma célula mamária saudável desenvolva mutação neste processo replicativo, gerando uma célula mamária doente e, a partir daí, poder vir a desenvolver um câncer de mama.
O uso de estrógeno de forma isolada pouco influencia no risco do desenvolvimento do câncer de mama, mas está associado ao risco de desenvolver câncer de endométrio.
A reposição hormonal se dá fundamentalmente pela reposição de estrógeno e/ou progesterona. A reposição hormonal mais relacionada ao câncer de mama é aquela na qual há a utilização de hormônios associados, ou seja, comprimidos contendo a combinação de estrógeno e de progesterona.
Conforme dados de um grade estudo americano chamado WHI (Women?s Health Initiative) o uso de estrógeno de forma isolada pouco influencia no risco do desenvolvimento do câncer de mama, mas está associado ao risco de desenvolver câncer de endométrio.

Contraindicações da reposição hormonal

Devido ao potencial da terapia de reposição hormonal aumentar o risco de câncer de mama, estes medicamentos são contraindicados em pacientes com alto risco de desenvolverem a doença seja baseada na história familiar (parentes de primeiro ou segundo grau ou outros familiares com câncer de mama em idade precoce, homem com câncer de mama, parentes com câncer de ovário) ou por terem sabidamente um gene defeituoso que predispõem a ter câncer de mama, como no caso da atriz americana Angelina Jolie (BRCA1 ou BRCA2).


Fonte:
http://www.minhavida.com.br/saude/materias/18852-reposicao-hormonal-aumenta-o-risco-de-cancer-de-mama-em-mulheres?utm_source=Social&utm_medium=facebook&utm_campaign=feed_saude

8 hábitos para o intestino funcionar melhor

8 hábitos para o intestino funcionar melhor

Intestino em ordem com atitudes simplesBeba bastante água
E ela é fundamental para a digestão e a absorção da comida. O aconselhável é ingerir cerca de 2 litros ao longo do dia.

Faça exercícios regularmente
Correr, malhar, fazer hidroginástica… A atividade física ajuda a manter o ritmo do intestino, além de acelerar a digestão.
Alimente-se com calma e abuse das Fibras
Mastigar bem os alimentos e dar preferência a uma alimentação rica em fibras, presentes em cereais integrais, frutas, verduras e legumes, também facilitam o processo.
Durma o suficiente
O sistema digestivo precisa de um reparador período de descanso.
Tome um bom café da manhã quando acordar
Escolha frutas frescas, faça um suco bem gostoso, coma torradas ou pães integrais.
Aprenda a gostar dos produtos cozidos
Além de mais saudáveis, fica mais fácil evitar as frituras e os alimentos empanados.
Não fique muito tempo sem comer
É aconselhável consumir porções leves, com intervalo de 3 horas entre elas. e sempre faça um lanche (uma fruta ou um iogurte) entre as grandes refeições, como café da manhã, almoço e jantar.
Viva de forma mais leve
Preocupação e estresse interferem na sua saúde de modo geral.

Fonte:
http://dietasdarede.net/8-habitos-para-o-intestino-funcionar-melhor/

Benefícios do levedo de cerveja

O levedo de cerveja  vem da levedura da cerveja, que é um tipo de fungo que é usado para fazer a cerveja, por isso que recebe esse nome. O levedo, além de ser usado na produção dessa bebida possui muitos benefícios como a prevenção da diarreia, melhora o trânsito intestinal, ajuda na perda de peso e muito mais.

O que é o levedo de cerveja?

O levedo de cerveja é um fermento inativo que é resultado do processo de fermentação da cevada durante a produção da cerveja. O levedo de cerveja tem um sabor ligeiramente amargo, possui uma cor amarela-acastanhada e um odor característico. É uma das maiores fontes naturais de vitaminas do complexo B e de proteínas, além disso possui a vantagem de não conter colesterol nem gordura, que são característicos das proteínas de origem animal.

Os nutrientes

A levedura de cerveja é rica em proteínas que podem ser ingeridas facilmente, possui todos os aminoácidos que são indispensáveis à vida (a histidina, arginina, lisina, triptofano, alanina, leucina, isoleucina, cistina, cistaína, glicina, ácido aspártico, ácido glutâmico, fenilalanina, treonina, metionina, tirosina, valina, prolina, serina, etc.), glúcidos, auxonas (complexo T), vitaminas (principalmente do grupo B) e minerais (principalmente fósforo, ferro 3, potássio, cálcio, magnésio, silício, cobre, zinco, selénio, cromo, alumínio).
Contém ainda, lipídios, estearina, palmitina, ácido aracínico, lecitinas, numerosos esteróis (entre os principais: ergosterol 4 e zimosterol), enzimas ou diástases (zimases, envertina, maltase, fosfatases, etc.).
Benefícios do levedo de cerveja

Os benefícios e consumo

O levedo de cerveja ajuda a regular o metabolismo do açúcar por conter e ajudar a diminuir o colesterol elevado, pois possui fibras. Outros benefícios que podemos citar são: melhora a memória, regula o funcionamento intestinal, combate ao estresse e a fadiga, fortalece o sistema imunológico, protege os nervos, desintoxica o organismo, regula o funcionamento intestinal, melhora a queda de cabelo, ajuda a eliminar a acne, regula a produção de insulina, regula as glândulas endócrinas, como a tireoide, o pâncreas, as supra renais e as gônadas. É um tônico geral cardíaco e circulatório. Ajuda na assimilação dos alimentos, é um protetor hepático, aumenta a resistência, favorece o trabalho muscular e promove a eliminação de toxinas residuais.
Para conseguir todos os benefícios do levedo de cerveja, basta consumir 1 a 2 colheres de sopa por dia, podendo ser consumido sem cozimento, acrescentando aos pratos depois de prontos, como sopas, massas, iogurte, leite, sucos ou até mesmo na água.
Se a pessoa sofrer de colite, síndrome do intestino irritado ou doença de Crohn, o levedo pode atenuar os sintomas. Antes de consumir é bom consultar um médico.

Efeitos colaterais e contraindicações

Algumas pessoas podem apresentar alergias à levedura e até problemas respiratórios como falta de ar, aperto e dores no peito, urticária, e erupções cutâneas na pele. Pode causar ainda náuseas e excesso de gases. Em pessoas diabéticas, a levedura pode aumentar o efeito de medicamentos para diabéticos, causando hipoglicemia.

Fonte:
http://www.remedio-caseiro.com/beneficios-do-levedo-de-cerveja/

Dieta da aveia: menos 1.5 kg em 2 dias

dieta-aveia-interna1

A dieta da aveia contribui para o bom funcionamento do intestino e faz emagrecer em tempo recorde. Então, se você precisa dar aquela enxugada a jato pra entrar no vestido justo, invista nesta dieta da aveia que vai ajudar a eliminar 1,5 kg em 48 horas
Dia 1
Café da manhã
½ mamão papaia
1 col. (sobrem.) de semente de linhaça
1 iogurte de frutas (0% gordura)
1 fatia de pão de forma integral light
1 fatia de peito de peru
1 fatia (média) de queijo de minas frescal light
Lanche da manhã
1 maçã vermelha
Almoço
¼ de prato (mesa) de alface-americana
¼ de prato (mesa) de rúcula fresca
2 fatias de tomate
1 colher (sopa) de cenoura ralada
½ colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem
1 colher (sopa) cheia de arroz integral
½ concha (pequena) de feijão-carioca (50% grão e 50% caldo)
1 hambúrguer (150 g) de quinoa com aveia
1 colher (sopa) de escarola refogada
Lanche da tarde 1
¾ de xícara (chá) de mingau de aveia com damasco
Lanche da tarde 2
4 macadâmias
Jantar
½ porção de salada tipo Ceasa
4 bolinhos de espinafre com aveia
6 morangos (médios)
Ceia
1 xícara de chá de melissa sem açúcar

Fonte:
http://dietasdarede.net/dieta-da-aveia-menos-1-5-kg-em-2-dias/

Conheça os alimentos que ajudam a prevenir gripes e resfriados

Girl in winter clothing sneezing

É só chegar a temporada de frio para a imunidade cair e abrir espaço para as doenças de inverno.
Algumas frutas, ricas em vitamina C, ajudam a blindar o corpo contra esses problemas. Sucos naturais também ajudam. Com os dias frios, a tendência é que as pessoas fiquem em ambientes fechados e com pouca ventilação, favorecendo a proliferação de vírus e bactérias.
Para prevenir esse problema, a nutróloga Ana Luisa Vilela, da Clinica Slim Form e a nutricionista Paula Castilho, dão algumas dicas de alimentação para aumentar a imunidade: “Temos que ter incluir a maior variedade possível de alimentos durante todo o dia, assim é possível também evitar anemias e déficits do organismo que favorecem a entrada de vírus e bactérias. Tomar bastante líquido é importante para renovação do metabolismo celular”, explica Ana.
“Alguns nutrientes, como vitaminas, minerais, ômega-3 e probióticos, são bons aliados contra gripe e resfriado. Isso porque eles atuam nas defesas do organismo e garantem o bom funcionamento das células imunológicas – por isso, devem fazer parte do seu cardápio nos dias de inverno. É preciso evitar o consumo de alimentos ricos em gordura, pois prejudicam a absorção de nutrientes, e o excesso de sal, que pode provocar uma desidratação do organismo e prejudicar a produção de anticorpos”, ressalta Paula.
11 alimentos para prevenir gripes de resfriados:

  1. Ricas em vitamina C, frutas cítricas, como limão, laranja e acerola aumentam a imunidade;
  2. Quinoa é rica em proteínas, sendo uma importante aliada da imunidade. Também possui zinco e lisina, responsáveis por fortalecer esse sistema;
  3. Invista em chás para esquentar e proteger o corpo;
  4. Verduras, como brócolis e espinafre, são ricas em ferro e zinco, e devem ser acrescentadas ao cardápio;
  5. Derivados de leite fortalecem o sistema imunológico;
  6. O alho estimula a imunidade. Rico em vitaminas A, B e C, estimula a resposta imunológica, prevenindo gripe e resfriados, além de ser um importante expectorante;
  7. Geleias combatem vírus e bactérias, e o mel ajuda na formação de anticorpos;
  8. A cenoura é um ótimo alimento para ser acrescentado ao cardápio, pois atua contra as infecções. Rica em vitamina A, age na manutenção das membranas mucosas e do sistema imunológico, evitando gripes;
  9. Shitake estimula a produção das células responsáveis pela defesa do organismo;
  10. Linhaça é rica em ácidos graxos e ômega-3, que fortalece o sistema imunológico;
  11. Gengibre atua como antisséptico, reduzindo a inflamação e aliviando a congestão nasal.


Fonte:
http://dietasdarede.net/conheca-os-alimentos-que-ajudam-a-prevenir-gripes-e-resfriados/

Abajerú ajuda no combate ao câncer e tem outros benefícios

O abajeru, de nome científico Chrysobalanus icaco, é um arbusto originário da América Tropical, incluindo Bahamas e Caribe. Comum em beiras de praias e rios, este arbusto mede de 1 a 3 metros, possui caule espesso, folhas com cores que variam de verde a vermelho, casca acinzentada ou marrom avermelhada e flores pequenas, de cor branca, que aparecem no final da primavera. No final do verão, nascem os frutos em gomos, os quais são comestíveis e usados no preparo de doces.

Propriedades e benefícios

O abajeru possui propriedades hipoglicemiante, antiblenorrágico, antidiabético e antirreumático. A planta é indicada no tratamento de casos de blenorragia, diarreias crônicas, leucorreia, reumatismo, câncer e diabetes tipo dois. Acredita-se também que o uso do abajeru é eficaz para abaixar o colesterol  e no processo de emagrecimento. A parte utilizada da planta são as suas folhas e a forma indicada para consumo é por meio da infusão de suas folhas.

Como utilizar o abajeru?

Recomenda-se consumir o abajeru por meio da infusão de suas folhas, que podem ser encontradas trituradas e secas em farmácias e lojas de produtos naturais.

Chá de abajeru

Para aproveitar os benefícios proporcionados pelo chá de abajeru, basta seguir os seguintes procedimentos:
Leve ao fogo duas colheres de sopa de folhas do abajeru, junto com meio litro de água filtrada. Deixe ferver por 10 minutos, tampe o recipiente e espere amornar. Beba o chá de acordo com a orientação dada pelo médico.
Abajerú ajuda no combate ao câncer e tem outros benefícios

O abajeru no combate ao câncer

Das folhas do abajeru, pesquisadores brasileiros isolaram o ácido pomólico, tido como uma substância anticancerígena capaz de destruir células cancerosas, prevenindo alguns tipos de tumores. Além disso, o composto também apresentou atividade contra células cancerosas resistentes, que é a principal causa da falha de quimioterápicos.
A atividade anticancerígena foi observada em testes realizados em laboratórios, em que foram utilizadas linhagens de células de tumores de mama, cérebro, pulmão, intestino, laringe e medula.
O ácido pomólico também apresenta uma baixa letalidade de células normais (12% a 14%) e requer uma menor dose para que tenha o mesmo efeito de outros quimioterápicos, como a cisplatina. As pesquisas ainda estão sendo realizadas e necessitam de outros testes.

Contraindicações e efeitos colaterais

Embora não existam relatos de efeitos colaterais ou contraindicações na literatura pesquisada, lembre-se que todo e qualquer tratamento, inclusive o natural, só deve ser utilizado após a orientação de um especialista.

Fonte:
http://www.remedio-caseiro.com/abajeru-ajuda-no-combate-ao-cancer-e-tem-outros-beneficios/

Bolinho de bacalhau light

Aprenda a fazer um saboroso bolinho de bacalhau light - Foto: Getty Images

Aprenda a fazer um delicioso bolinho de bacalhau light. Esta receita é da culinarista Malu Lobo do site Pé da Cozinha.

Ingredientes:

  • 500 gramas de bacalhau dessalgado
  • 1 batata grande cozida e amassada
  • 1 colher de sopa de farelo de aveia
  • 2 colher de sopa quinoa em flocos
  • 1 cebola média picadinha
  • 1/2 xícara de salsinha picada
  • 1 ovo
  • 1 pimenta dedo de moça sem sementes picada
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva.

Modo de preparo:

Dessalgue o bacalhau por 12 horas, trocando a água por até 3 vezes. Refogue a cebola e acrescente o bacalhau desfiado, acrescente a pimenta e cozinhe por 5 minutos. Em uma travessa, acrescente todos os ingredientes, adicione o refogado e misture bem. Acerte o sal. Com as mãos úmidas, modele os bolinhos e coloque em forma untada, pincelando cada bolinho com o azeite, asse em forno médio até dourar. 


Fonte:
http://www.minhavida.com.br

Aplicativos de dieta que ajudam a emagrecer

aplicativos_1


Conheça os aplicativos e sites que ajudam a manter a dieta e não cair nas tentações
Combinar os treinos a uma reeducação alimentar é a maneira mais eficaz de conquistar um corpo perfeito. E no que diz respeito à dieta, a tecnologia também pode ajudar. Os aplicativos que contam as calorias dos alimentos, por exemplo, auxiliam no momento de se alimentar, principalmente quando você está fora de casa.
Já as comunidades, os diários virtuais e os aplicativos que permitem o compartilhamento dos resultados nas redes sociais são recursos motivacionais. “O simples fato de saber que suas metas serão divulgadas e de receber os comentários positivos das colegas faz qualquer uma ter mais força de vontade”, explica Vanessa Portella, nutricionista (RJ). Confira algumas opções de aplicativos e sites bacanas.
Medida Certa
O aplicativo tem como objetivo reprogramar o corpo em 90 dias. Oferece dados para treinamento, calculadora para índice de massa corporal, gordura e gasto calórico, alertas para que você se alimente em intervalos regulares, receitas saudáveis e dicas. Permite que a usuária compartilhe seus resultados no Twitter e no Facebook. Grátis para iPhone e Android.
CyberDiet
Conhecido pelo seu banco de boas receitas, também tem um programa de apoio ao emagrecimento, com calculadora de calorias, tabela nutricional, diário on-line, planos alimentares e suporte de nutricionistas, que respondem às dúvidas das usuárias por e-mail, em fóruns e bate-papos. R$ 47, o plano trimestral www.cyberdiet.com.br.

NutraBem
Também traz informações sobre os alimentos, incluindo calorias, com o objetivo de ajudar a pessoa a fazer boas escolhas à mesa. Não necessita de acesso à internet, calcula o IMC, analisa o perfil de consumo da usuária, permite acompanhamento semanal e ainda inclui uma seção com dicas bem sacadas, feitas por nutricionistas. US$ 5. Disponível para iPhone e Android.
Contador de Calorias
Oferece informações nutricionais sobre os alimentos que a usuária ingere. Serve para fazer um acompanhamento rigoroso da dieta. É possível conectá-lo a uma conta on-line, para obter as suas informações pessoais em qualquer lugar, a qualquer hora. Grátis para iPhone.

Fonte:
http://dietasdarede.net/aplicativos-de-dieta-que-ajudam-emagrecer/

Óleo de cravo-da-índia para dor de dente

O cravo-da-índia é uma planta originária da Ásia, bastante usada como aromatizante,tempero ou na culinária desde muito tempo. Apesar de ser uma planta grande, que atinge até 12 metros de altura e do tipo arbóreo, o que utilizamos para o consumo, na verdade, são os botões florais que não abriram e secaram ou o seu óleo essencial. Na Dinastia Han (China, 206 a.C a 220 d.C.), conta-se que os javaneses mantinham o cravo-da-índia na boca para melhorar o hálito antes de ir falar com imperador.
Possui propriedades antifúngicas, antibacterianas, antissépticas, anti-inflamatórias, analgésicas, cicatrizantes, antivirais, afrodisíacas e ainda estimulantes da secreção gástrica. Por conta desses ativos, é recomendado seu uso no tratamento de bronquites, vermes, inflamações da boca e faringe, tosses, síndromes gripais, otites, gases intestinais, cáries e dor de dente. Apesar de ser muito benéfico, é preciso evitar o excesso de seu consumo, pois pode provocar problemas respiratórios e hepáticos.

Dor de dente

O óleo de cravo-da-índia é muito eficaz para o tratamento da dor de dente. Por ser antisséptico, evita a proliferação de bactérias e microrganismos, evitando uma infecção, caso ela já não exista. Além de ser anti-inflamatório, foi comprovado que esse óleo possui eugenol, ingrediente ativo responsável pelo forte aroma, mas que também atua como um anestésico natural. Esses ativos diminuem consideravelmente a dor. Não à toa, era utilizado na odontologia muito antes do advento dos anestésicos comerciais.
Óleo de cravo-da-índia para dor de dente

Apesar de ser efetivo, lembre-se que se a dor persistir por um longo período, você deve procurar um dentista. A sensação de dor não é doença, é sintoma. E pode ser o aviso de alguma inflamação, dente quebrado ou cariado. Apenas o tratamento correto, que pode ser uma obturação, canal ou até extração é que vai solucionar de vez o problema.

Como usar o óleo de cravo-da-índia?

O óleo essencial é vendido nas farmácias ou lojas de produtos naturais. É encontrado em pequenos frascos, não precisa de receita médica e custa aproximadamente R$ 25. Pingue duas gotinhas desse óleo diretamente no dente, ou se preferir, pingue no algodão e coloque-o sob o dente ou região dolorida. Esse óleo vai agir limpando as bactérias e suas funções analgésicas vão tratar a dor.

Outros usos

Você também pode criar um antisséptico bucal com os cravos-da-índia, e usar para os mais diversos propósitos, inclusive para a diminuição do mau-hálito. Basta colocar uma colher de chá desses botões florais secos em uma xícara de chá de água fervente. Tampe por 10 minutos e depois coe. Faça bochechos com essa mistura ainda morna, de três a quatro vezes por dia.

Fonte:
http://www.remedio-caseiro.com/oleo-de-cravo-da-india-para-dor-de-dente/

Um bom chá pra curar essa azia…

Azia

Queimação…

azia  pode aparecer a qualquer momento, principalmente logo após as refeições. O suco gástrico reflui até o esôfago, devido à flacidez dos músculos que o ligam ao estômago, causando uma queimação desagradável na garganta.
Se comemos alimentos gordurosos, ácidos demais, exageramos na quantidade ou nos deitamos pouco depois de comermos, é provável que haja esse refluxo gástrico. Também o uso de roupas apertadas ou o fato de ficarmos em posições que a possibilitem, favorecem a azia.
Também é comum na gravidez, quando as mudanças do corpo alteram também os sucos gástricos e os fazem refluir para o esôfago com facilidade.

Além de evitar os fatores agravantes da azia, podemos também experimentar receitas caseiras que podem ajudar a eliminar essa queimação

  • Use 1-2 g (uma duas colheres de chá) das folhas de espinheira santa, em 150 mL (uma xícara de chá) de água. Leve ao fogo, deixe a água ferver, depois coloque as folhas e deixe descansar.
  • Como a azia é causada pelo suco gástrico que veio ao esôfago, “empurrar” esse suco novamente é uma das alternativas. Comer uma ou duas bolachas do tipo água e sal ou um pedaço de pão, s em beber nenhum líquido logo após. Assim, o suco volta  ao estômago e esse amido o segura.
  • A batata também tem esse poder devido a seu amido e propriedades, por isso, espremendo-se uma batata inglesa até sair a seiva (leite) e tomar uma colher em jejum, pode ajudar com a azia, principalmente quem sofre de gastrite.
  • Misture uma colher de café de bicarbonato de sódio em um copo com 100 ml de água e beba quando estiver com azia.


Fonte:
http://www.remedio-caseiro.com/um-bom-cha-pra-curar-essa-azia%E2%80%A6/

Ciência descobre cura efetiva para a ressaca



Cientistas australianos da "Commonwealth Science and Industrial Research Organization" descobriram uma nova e comprovada cura para a ressaca: a pera.

Segundo testes e estudos feitos, a fruta ou o próprio suco dela reduz drasticamente os sintomas da ressaca e, caso seja ingerida antes do consumo de bebidas alcoólicas, pode diminuir a perda de memória ou a dificuldade de se concentrar. 

Até agora, apenas a pera asiática/coreana foi utilizada nos testes, devido ao grande consumo da fruta no extremo oriente. Mas, a intenção dos cientistas é ampliar os estudos e ver se os mesmos resultados podem ser alcançados com as peras ocidentais.

Aquelas pessoas que participaram do teste e beberam cerca de 220 ml do suco  antes de consumir bebidas alcoólicas também notaram redução significativa dos sintomas da embriaguez durante o consumo do álcool.

O suco de pera ajuda a metabolizar o álcool no sangue. Segundo o site britânico "Metro", o diretor de pesquisa da "CSIRO", Manny Noakes, afirma que as reduções foram observadas nos níveis de acetaldeído no sangue, tóxico responsável pelos sintomas de ressaca.

Fonte:
http://www.redetv.uol.com.br/jornalismo/ciencia/ciencia-descobre-cura-efetiva-para-a-ressaca?cmpid=fb-uolnot

Couve na prevenção e combate ao câncer

A couve é uma das verduras mais utilizadas na culinária brasileira, podendo ser encontrada em outras variedades também bastante populares, como a couve-manteiga, por exemplo.

Couve e o câncer

Pertencente ao grupo das crucíferas, a couve fornece nutrientes bastante necessários para o corpo humano, além de possuir ação antioxidante, combatente dos radicais livres, antienvelhecimento celular, a planta ainda, graças aos antioxidantes, ajuda a prevenir e combater doenças crônico-degenerativas, como o câncer.
Outros benefícios
É rica em ferro e fósforo, sendo excelente para o combate à anemia e no fortalecimento dos ossos e músculos, além de ter magnésio, que é importante para a constituição e para o bom funcionamento dos neurotransmissores.
Couve na prevenção e combate ao câncer

Pode ser usada ainda para aumentar a sensação de saciedade, pois é rica em fibras, o que também ajuda a melhorar o trânsito intestinal e evitar os picos de glicose, o que faz com que seja um agente na prevenção do diabetes. Por ser rica em vitamina A, a couve ainda ajuda a manter a integridade e a função das células da pele e das mucosas, contribuindo para seu crescimento, evitando infecções e agindo como antioxidante.
A mesma é pobre em calorias e, por isso, além da sensação de saciedade, é muito usada para quem quer emagrecer, em dietas de redução de peso. O ideal é consumir 100 gramas por dia, quantidade que fornece apenas 25 calorias.

Formas de consumo

A couve pode ser consumida na forma de salada, crua, ou ainda cozida, sem que perca seu valor nutricional. Pode ser adicionada aos sucos, compondo o famoso suco verde, que combina fibras com outras vitaminas de outras frutas e líquidos, melhorando sua ação no organismo.

Couve-flor

A couve-flor possui duas substâncias que auxiliam na prevenção e no combate ao câncer:  sulforafano e o índole-3-carbinol. A primeira delas ajuda na produção das enzimas responsáveis por eliminar as toxinas do corpo, enquanto que a segunda reduz os níveis de estrogênios que, quando elevados, podem contribuir para o surgimento de tumores.

Como consumir?

Para preparar deve-se cozinhá-la. Para isso, retire as folhas externas e corte as cabeças no ponto em que surgem no caule. Lave bem com água corrente. Cozinhe a vapor por um período entre três e cinco minutos, para que a perda de nutrientes seja minimizada.
Pode ser consumida quente em pratos, com cremes ou ainda fria, como salada temperada a gosto.

Fonte:
http://www.remedio-caseiro.com/couve-na-prevencao-e-combate-ao-cancer/

Sopa de abóbora para prisão de ventre

A prisão de ventre é um problema que atinge predominantemente as mulheres – três vezes mais que os homens – e traz muitos desconfortos a quem sofre do problema. A mesma ocorre em decorrência de vários fatores, mas é a alimentação desequilibrada a grande culpada. Os maus hábitos alimentares e a alimentação pobre em fibras e líquidos contribuem para que a atividade intestinal seja mais lenta. Outro problema está no sedentarismo, uma vez que para o bom funcionamento das faculdades do corpo é importante exercitá-lo.

Mente sã, corpo são

Às vezes, nos deparamos com preocupações tão intensas que o nosso corpo reclama. Dá crise de gastrite, dor de barriga, diarreia, falta de apetite e também a constipação. Nosso estado emocional contribui muito para as reações físicas. Isso acontece por haver uma conexão entre o sistema nervoso central e o sistema entérico – que fica no intestino. Dessa forma, as funções digestivas são interferidas pelas nervosas, podendo torná-las mais lentas e, consequentemente, dificultar a eliminação das fezes.

Para evitar ao máximo a ocorrência desse problema causado pelos nervos, procure realizar atividades que podem relaxar a mente e o corpo. A malhação é uma ótima opção para equilibrar as energias e melhorar a prisão de ventre. Outra opção alternativa é a yoga, que ajuda a acalmar os nervos e trabalha os chácaras do corpo humano, resultando em uma mente sã e corpo são.
Sopa de abóbora para prisão de ventre
Foto: Pixabay

Alimentação contra a prisão de ventre

Fibras e líquidos. Esses são os nomes principais na melhora da constipação. Verduras, legumes, frutas e cereais ajudam a melhorar o trânsito intestinal. No cardápio o mamão, a laranja com bagaço e a ameixa são as frutas favoritas. Granola, aveia e linhaça são alguns dos grão indicados para liberar o intestino. É importante que no almoço e jantar se tenha sempre uma porção de legumes e verduras no prato, especialmente à salada crua. Mas também não exagere nas fibras, a quantidade indicada é de 20 a 30 gramas diários. Se não tem costume de comer alimentos fibrosos, adicione-o no cardápio gradualmente, do contrário, seu organismo vai estranhar e poderá provocar gases. Os iogurtes e leites fermentados também ajudam o intestino a sair da preguiça, mas apenas as versões que têm probióticos (leia bem a embalagem). Lembre-se sempre de tomar bastante água, de 2 a 3 litros por dia.

Sopa de abóbora para a prisão de ventre

Laranjinha e nutriente, a abóbora é rica em vitamina A (auxilia na beleza) e ajuda bastante em problemas intestinais, incluindo os gases e a prisão de ventre, devido às suas fibras. Confira a receita da sopa de abóbora que melhora a obstipação a seguir.

Ingredientes:

  • Meio quilo de abóbora
  • Uma cebola picada
  • Um talo de alho francês
  • Dois dentes de alho amassados
  • Uma colher de azeites
  • Dois litros de água
  • Sal e manjericão ao seu gosto

Como preparar?

Coloque o alho, o alho francês, a cebola e o azeite em uma panela para refogarem até dourar. Acrescente a abóbora em pequenos pedaços e a água e deixe cozinhar até ficar macia. Em seguida, bata todos os ingredientes no liquidificador, adicione sal e manjericão e sirva.

Fonte:
http://www.remedio-caseiro.com/sopa-de-abobora-para-prisao-de-ventre/

Receitas de bebidas energéticas naturais

As denominadas bebidas energéticas são bebidas não alcoólicas que estimulam o metabolismo, com a finalidade de fornecer energia através da ingestão de certos estimulantes, como cafeína ou taurina, e açúcares que combatem a fadiga. Mas será que esses líquidos são saudáveis e adequados para a saúde? Os energéticos fabricados contêm algumas substâncias que, em excesso ou no caso de o indivíduo sofrer de alguma doença, podem causar efeitos colaterais.

Riscos das bebidas energéticas

O consumo de bebidas energéticas não é perigoso, desde que seja realizado de forma adequada. Um dos principais problemas desses líquidos é o elevado teor de cafeína e suas calorias, que são maiores que as bebidas de cola. Outras substâncias presentes nos energéticos, a taurina e a d-glucoronolactona, podem afetar o cérebro e atacar os rins, respectivamente.

De acordo com alguns estudos, o consumo de duas ou três latas ao dia das bebidas energéticas industrializadas pode causar dor de cabeça, ansiedade, falta de concentração e alterações do humor.
Receitas de bebidas energéticas naturais

Uma alternativa saudável  é o preparo de bebidas energéticas naturais que não possuem efeitos colaterais.

Bebidas energéticas naturais e saudáveis

Confira a seguir algumas receitas de bebidas energéticas naturais para que você se sinta menos cansado e mais disposto:

Laranja e sementes de linhaça

Ingredientes:
– Suco de duas laranjas;
– Duas colheres de sopa de óleo de linhaça.
Modo de preparo:
Primeiramente, esprema as duas laranjas para obter o seu suco. Feito isso, bata no liquidificador o suco juntamente com as duas colheres de sopa de óleo de linhaça, até que a mistura fique homogênea. Se preferir, deixe a bebida na geladeira por algum tempo.
Este líquido contém nutrientes como magnésio, potássio e vitamina C.

Banana e espinafre

Ingredientes:
– Uma banana;
– Três folhas de espinafre;
– Uma xícara de água fria.
Modo de preparo:
Lave o espinafre, descasque a banana e bata no liquidificador juntamente com uma xícara de água fria, até obter um suco homogêneo. Se preferir, você pode acrescentar cubos de gelo e uma colher (chá) de mel.
Esta bebida contém potássio, fósforo e magnésio.

Limonada com gengibre

Ingredientes:
– Um limão;
– Açúcar mascavo;
– 70 gramas de raiz de gengibre.
Modo de preparo:
Esprema o limão, raspe cerca de 70 gramas de raiz de gengibre e adicione ao suco. Acrescente meio litro de água mineral, um pouco de açúcar mascavo e mexa bem. Deixe repousar por cerca de duas horas antes de beber.
Esta receita rende dois copos da bebida.

Fonte:
http://www.remedio-caseiro.com/receitas-de-bebidas-energeticas-naturais/