quarta-feira, 3 de junho de 2015

Dicas para emagrecer com saúde

dicas-emagrecer-com-saude

Para ficar em dia com o espelho e a saúde, é cada vez mais comum as pessoas recorrerem à dieta. “Muitos acabam colocando a saúde em risco por não seguir as recomendações do seu médico e cortar, por conta própria, refeições e nutrientes importantes para a manutenção da saúde”, afirma a endocrinologista Suemi Marui, do Delboni Medicina Diagnóstica.
Para não correr risco de prejudicar a saúde e o corpo, a melhor saída é a reeducação alimentar, acompanhada pela prática de atividades físicas regularmente.
Dicas para perder peso rápido e com saúde:
1 – Alie reeducação alimentar e exercícios físicos. Assim, você perde peso sem perder massa magra.
2 – Fique atenta à tireoide. “Em alguns casos, a ansiedade causada pela descoberta da doença da tireoide pode favorecer o ganho de peso, principalmente no início, quando os hormônios ainda estão desregulados. Desde que as dosagens dos hormônios da tireoide estejam dentro do normal, o metabolismo se comporta igual ao de um individuo normal”, explica Marui.
3 – Não passe muitas horas em jejum. Essa prática não é recomendada em nenhuma circunstância. A produção de insulina diminui quando a pessoa passa muitas horas sem comer, reduzindo a sensação de fome. Porém, quando for ingerir comida, ela acaba consumindo um número maior de calorias para suprir o tempo que permaneceu em jejum.
4 – Não pule refeições. “Existem trabalhos científicos que mostram que aquelas pessoas que mantêm o hábito de tomar café da manhã têm mais facilidade para emagrecer do que aquelas que não tomam”, afirma a médica.
5 – Beba muita água. O líquido ajuda na digestão, aumenta a saciedade e melhora o funcionamento do intestino.
6 – Consumo alimentos com mais fibras. Eles ajudam no controle do peso, pois permanecem mais tempo no estômago, aumentando a saciedade. “Mas é preciso atentar-se aos valores nutricionais destes alimentos, que podem conter mais calorias que as versões refinadas”, alerta Suemi.
7 – Cuidado com as quantidades de legumes e frutas que você come. “Embora os legumes tenham poucas calorias, é preciso se atentar às porções e aos temperos escolhidos, que podem adicionar muitas calorias ao alimento. O consumo de frutas também requer cautela, pois quando adicionadas em excesso na rotina alimentar podem prejudicar a dieta, já que também são fontes de carboidratos. Prefira aquelas que contêm mais água em sua composição, como o melão, a pera e a melancia, pois são menos calóricas e têm ação diurética. Apenas as verduras podem ser consumidas à vontade quando in natura, ou seja, quando desprovidas de molhos e óleos”, explica Marui.
8 – Cuidado com os shakes. Eles ajudam a emagrecer, mas não devem substituir refeições com muita frequência. A dica é recorrer ao shake em situações extremas, onde não é possível se alimentar corretamente. Se você está na rua, por exemplo, ao invés de comer uma fritura ou alimento muito calórico, opte pelo shake.
9 – “Tente não confundir fome com tédio. Se você está sem nada para fazer, beba um copo de água e encontre algo para se ocupar. Se você ainda tem fome depois de 20 a 30 minutos, você provavelmente está realmente com fome. Faça pequeno lanche, algo menos calórico, como uma fruta”, sugere Mauro Scharf, endocrinologista do Alta Excelência Diagnóstica.
10 – Mantenha uma rotina de exercícios. Mesmo no inverno, não desanime e nem fuja da academia.
11 – Reduza o consumo de derivados de leite. Evite alimentos com creme de leite, queijos amarelos e manteiga. Evite também as massas, que são muito calóricas, principalmente quando acompanhadas de molho branco.
12 – Mantenha seu corpo hidratado. Muitas vezes, no frio, as pessoas acabam bebendo pouca água. Não descuide dos líquidos e mantenha sempre uma garrafinha de água com você.
13 – Cuidado com alimentos como chocolate, nozes, castanhas e avelãs. Apesar de serem nutritivos, são muito calóricos.
14 – Aproveite o inverno para consumir chás. Além de esquentar, são pouco calóricos e oferecem muitos nutrientes para o corpo.
15 – “Não se prive dos alimentos que você ama. É só encontrar uma maneira de se encaixar estes alimentos em seu cálculo de calorias, mas de uma forma esporádica e compensatória, ligada ao dia de maior gasto energético, de mais exercícios, por exemplo”, finaliza Scharf.

Fonte: 
http://dietasdarede.net/dicas-para-emagrecer-com-saude/

Alimentos que aumentam a concentração no treino


Fuja_das_10_desculpas_que_acabam_com_o_seu_treino_1



Para aumentar a concentração durante o treino, e não deixar o tédio dominar, Raquel Labonia,ntricionista consultora da Salad Creations (SP), indica consumir ovos, nozes, cereais integrais e peixes.
“Os ovos, principalmente a gema, são ricos em colina, uma vitamina que melhora a comunicação entre os neurônios. As nozes, fontes de selênio, ajudam no bom funcionamento do cérebro. Já os cereais e os peixes, como atum, sardinha e arenque, estimulam a memória e a concentração.”



Fonte:


http://dietasdarede.net/alimentos-que-aumentam-concentracao-treino/

Refeições na padaria, pode?

padaria1
Essa é uma das maiores dúvidas, se é possível realmente ter uma alimentação adequada comendo em padaria. Ainda mais nos dias de hoje, onde o nosso tempo é mínimo e esses estabelecimentos estão cada dia melhores e cada vez mais perto da gente!
A resposta é SIM!!! Com certeza podemos fazer nossas refeições nesses locais, mas temos que ter alguns cuidados com o que comer, quantidades e etc. Então vamos lá! O que fazer nas refeições:
- Café da manhã: Nesse momento é ideal termos em nosso cardápio: 1 Fruta, 1 Cereal e 1 leite e derivado.
Mas e as escolhas, quais devem ser? Nesse momento, temos um a INFINIDADE de alimentos, alguns bem adequados e outros nem tanto. Tente evitar salgados mais calóricos como a coxinha, alimentos folheados, alimentos fritos de forma geral e muito cuidado com o tamanho das porções, pois elas tendem a ser muito grandes. Dê preferência a alimentos mais comuns, que podemos usar em casa. Por exemplo, por que não pedir uma vitamina de frutas, que já vai usar o grupo das frutas e do leite? Mas lembre-se de pedir a vitamina com o leite desnatado e não adoçado. Deixe para adoçar, caso necessário, na mesa pois terá o controle de quanto realmente está usando.
Outra opção de bebida são os sucos naturais de frutas. Ótimas opções também, mas não esqueça de pedir para não ser adoçado. Até mesmo o café com leite, lembrando que o leite deve ser o desnatado.
E para comer, podemos pedir o famoso pão na chapa. Não há problema nenhum em comê-lo, mas claro, com alguns cuidados. Pedir o pão mais sequinho, com pouca manteiga e de preferência, pedir o pão integral. Muitas padarias já adotaram esse pão em seu cardápio. O pão de queijo também pode ser uma boa opção para ser consumido, mas é preciso ter cuidado com o tamanho dele. Se for daqueles bem grandes, consuma apenas 1 unidade. Algumas padarias misturam no pão de queijo sementes como de chia, linhaça e aveia, o que seria uma melhor escolha. O pão com queijo branco quente fica ÓTIMO e ainda é uma opção e tanto!
E as tortas, bolos e doces? Podemos comer? Sim, com certeza! Mas sem exageros, seguindo a regrinha de ficar dentro dos pontosDS e consumindo esporadicamente. Temos que lembrar que o que faz a nossa alimentação não ser saudável, não é um docinho ao final do café da manhã, mas sim a soma do docinho com outras escolhas erradas.
- Lanches da manhã e da tarde: Aqui temos uma grande quantidade de tipos de alimentos que podemos incluir: os cereais, leites e derivados, oleaginosas e as frutas! Então temos uma infinidade de alimentos que podemos consumir. Como por exemplo, o pão na chapa novamente, e as dicas são iguais ao café da manhã, pouca manteiga e de preferência o pão integral. Pão de queijo novamente é bem aceito nesse momento, lembrando da opção com sementes. Se optar por algum salgado assado, cuidado com a porção. Talvez seja o momento até da divisão, dividir com as pessoas que vão com você. Um pãozinho com queijo branco também volta a ser opção.
E para beber, o café com leite e a vitamina de frutas, lembrando em ser desnatado sem açúcar. O suco de fruta natural também pode ser usado!
A ideia é manter, mais ou menos, a mesma opção do café da manhã, mas diminuindo as quantidades e as combinações.
padaria2
- Almoço e jantar: Mantenha o mesmo pensamento de quando estiver em casa, ou comendo em um self service. Temos 2 opções, os pratos fechados no cardápio: Nesse caso, é sempre bom conhecer a padaria, o tamanho das porções e as opções, antes de realmente comer. O ideal é pedir sempre alimentos assados ou grelhados, evitando os fritos e como entrada a salada, assim como fazemos em casa.
E no caso do Self Service, melhor ainda. Divida o prato em duas metades iguais: uma metade corresponde as saladas, de preferência bem coloridas e variadas. E a outra metade divida novamente em 2 partes, em uma parte coloque os alimentos fontes de carboidratos (arroz, macarrão, farofa, batata, inhame), lembrado que você deve escolher apenas um tipo de carboidrato. E na parte que sobrou coloque os alimentos fontes de proteínas, sendo uma fonte vegetal (feijão, ervilha, soja, grão de bico), lembrando de escolher apenas um tipo de proteína vegetal, e outra parte animal (carne, peixes, frangos e ovos), de preferência as opções assadas ou grelhadas!
E os caldos e sopas que são servidos no jantar, podemos? Com toda certeza, podemos! Principalmente nos dias mais frios, nesse caso o cuidado deve ser apenas com os acompanhamentos, como o pão, queijo, linguiça e as carnes de forma geral, pois eles podem trazer prejuízos e uma grande pontuação!
padaria3
Viu só? Mesmo fora de casa e em locais onde temos alimentos tão gostosos, também conseguimos comer sem problemas, sem ultrapassar os nossos pontosDS e ainda sermos saudáveis. O importante é avaliar as opções! Inclusive, muitas padarias tem sites com seus cardápios e opções online, então por que não explorar um pouquinho e fazer aquele famoso planejamento?
Tenho certeza que você pode se dar bem!

Fonte:
http://blog.dietaesaude.com.br/alimentacao/refeicoes-na-padaria-pode

Os benefícios da cúrcuma


beneficios-curcuma

Os resultados de uma pesquisa brasileira recente apontam que a cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-Índia, pode reduzir sintomas da depressão. “A especiaria mostrou-se como um alimento promissor, capaz de reduzir alguns comportamentos de depressão humana, em animais submetidos a um modelo experimental para avaliação de substâncias antidepressivas”, explica Gizele Barankevicz, nutricionista da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/ESALQ).
A planta asiática, cujo pó obtido da raiz confere um amarelo forte à comida (além de um aroma delicioso), é famosa entre chefs e amantes da gastronomia, por conta do sabor acentuado. Além disso, oferece muitos benefícios à saúde: ajuda na prevenção do câncer, é um poderoso anti-inflamatório natural epode ser usado como antibacteriano, na desinfecção de cortes e queimaduras.

FONTE:

http://dietasdarede.net/os-beneficios-da-curcuma/