segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Sete dicas para seu filho parar de chupar o dedo

Chupar o dedo, eis aqui um hábito muito relacionado com as crianças pequenas, e que está presente literalmente desde o útero. É muito comum que desde o ultrassom sejam captadas imagens do feto já tendo esse hábito! "Os bebês têm desde antes do nascimento, um reflexo de sucção muito forte, sugando tudo que surge próximo à sua boca", explica o pediatra Sylvio Renan Monteiro de Barros, da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da MBA Pediatria. Esse reflexo é justamente para sua sobrevivência, já que dele depende a amamentação, sua primeira forma de alimentação. Mas muitas vezes o dedo pode ser uma boa opção para isso.


O normal é que esse reflexo primitivo desapareça com o tempo, ao menos até uns 4 meses de idade. Mas com o tempo, ele vai adquirindo significado. "Normalmente o ato de sugar o dedo no primeiro e segundo mês de vida é puro reflexo e depois o bebê aprende a fazer isso até explorando os movimentos mão-boca", relata a fonoaudióloga Irene Marchesan, presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa). Depois, a criança pode continuar com o hábito por prazer ou por ter uma sensação de acolhimento.


Porém, o grande problema é que chupar o dedo causa diversos problemas. "Se isso se prolonga, pode interferir no posicionamento dos dentes quando eles começam a erupcionar ou até no crescimento dos ossos da face, principalmente da maxila, já que o dedos mais sugado é o dedão voltado para cima", ensina a especialista. Distúrbios da fala também podem aparecer, com a continuidade desse hábito.

Mas como fazer a criança largar o hábito? "Só se consegue retirar mesmo o hábito se a criança tiver força de vontade para isso. Da mesma forma que funciona com adultos que são motivados a abandonar um vício, é preciso motivar seu filho para a mudança", acredita Sylvio Renan. Existem diversos métodos e quanto mais tarde são aplicados, mais difícil a adesão. Listamos alguns para você testar qual funciona melhor com seu filho. 



Criança com chupeta - Foto: Getty Images


Troque por uma chupeta

Quando o ato de sucção ainda é um reflexo primitivo, o dedo não é exatamente o foco. Nessa época, vale trocar por uma chupeta, que é mais anatômica, causando menos males à boca e aos dentes da criança. Além disso, os especialistas concordam que é muito mais fácil descontinuar o hábito da chupeta do que o do dedo. "Com a chupeta você negocia, pode dizer que vai dá-la de presente para as crianças carentes, por exemplo. Você tira da criança, e por mais que ela chore por dois ou três dias, ela não tem o objeto em frente a ela, então vai aceitando. Como o dedo não tem como ser afastado, está sempre à mão", explica o pediatra Sylvio Renan.
Amamentação - Foto: Getty Images

Não deixe de dar de mamar

O reflexo é justamente para favorecer a amamentação. "A criança que mama ao seio, muito raramente desenvolve o hábito de chupar dedos", acredita o pediatra Sylvio Renan. Muitas vezes, quando a mãe tem muito leite ou ele é ofertado de uma forma mais fácil, a necessidade de sucção ainda assim não é sanada, o que pode levá-lo a querer chupar o dedo. Uma solução, portanto, pode ser essa mãe ordenhar um pouco seu leite antes de dar de mamar, o que vai dificultar o trabalho e fazê-lo sugar mais para conseguir o leite. Muitas vezes a criança pode também simplesmente ficar sugando o seio da mãe sem puxar leite, o que também deve ser desencorajado, de acordo com a fonoaudióloga Irene Marchesan.
Bebê chupando o dedo dormindo - Foto: Getty Images


Observe o hábito durante a noite

"Quando a criança fica maior e continua sugando o dedo, pode fazer isso por puro prazer ou até para ter uma sensação de acolhimento ou simplesmente para adormecer", considera Irene. Nos últimos casos, em que o hábito a ajuda dormir, os pais podem tentar desencorajá-lo retirando o dedo do bebê durante o sono. Claro que nem sempre ele tem consciência de que faz isso dormindo, como sublinha o pediatra Sylvio Renan, então é um método que nem sempre funciona, mas pode ajudar. 
Criança brincando - Foto: Getty Images


Ocupe as mãos do seu filho

Quando a criança se concentra em atividades com as mãos, a necessidade de chupar o dedo é deixada de lado. Portanto, dar a ele brincadeiras que o distraiam, ocupem sua mente e também suas mãos, pode ajudar a criança a largar o hábito. Com crianças pequenas, isso é mais complicado. "O ideal são atividades com brinquedos de montagem, que precisam de concentração e habilidade manual", explica Sylvio. Mas isso deve ser aliado a conversas com a criança, pois quando ela parar com essa atividade, pode voltar a chupar o dedo. 
Mãe e filha conversando - Foto: Getty Images

Procure as motivações da criança

Muitas vezes o ato de chupar o dedo é uma forma de seu filho se sentir reconfortado. "Algumas crianças têm o hábito de chupar dedos por ansiedade ou insegurança. Carinho e atenção são as melhores formas de libertá-la desses sentimentos", ensina o pediatra Sylvio Renan. Nessas horas, vale observar em que momentos o pequeno, ainda mais ele se tiver mais de um ano e meio, recorre a esse hábito e conversar com ele sobre essas situações, tentando entender por que elas causam esse tipo de emoção e explicando que ela não precisa ficar nervosa ou temerosa. 
Criança levando bronca - Foto: Getty Images

Brigar não é a melhor opção

Por outro lado, sair brigando e discutindo com a criança nunca é a melhor opção. "Chamar atenção para o fato com punições somente piora o quadro", ressalta o pediatra, até porque isso causará nos pequenos mais ansiedade e medo. A atitude agressiva do pai nunca é recomendada. "Dizer não de forma firme, substituir o hábito por outras atividades em que outras crianças, os pais ou outros adultos estejam envolvidos pode ajudar muito mais", acredita a fonoaudióloga Irene. "É a firmeza dos pais com relação a hábitos que mais produz resultados", completa a especialista. 

Mãe e filha - Foto: Getty Images

Negocie horários e momentos

 Já a negociação é muito efetiva, mas não com todos. "Só dá certo com crianças mais velhas que já possam compreender o que lhes está sendo falado ou proposto", acredita Irene. Esse entendimento começa a partir dos 18 meses, e para essas situações o pediatra Sylvio Renan ensina uma estratégia. "Recomendo aos pais fazer um joguinho com a criança: desenhar em uma cartolina um calendário, e marcar com uma estrela prateada cada dia passado sem chupar o dedo. Três dias seguidos, por exemplo, merecem uma estrela dourada, acompanhada de um pequeno presente", ensina o médico, que reitera: caso a criança não tenha bons resultados, é importante que os pais insistam e não demonstrem frustração, pois isso pode piorar ainda mais o quadro, da mesma forma que as brigas.

Fonte:
http://www.minhavida.com.br/familia

10 dicas para uma vida com mais movimento no trabalho

Resultado de imagem para exercicio no escritorio

Passamos a maior parte do nosso dia no trabalho, e muitas pessoas ficam durante horas seguidas sentadas. Isso, ao longo dos anos, traz malefícios para a saúde, como problemas posturais, ganho de peso, problemas circulatórios, surgimento de dislipidemias (doenças relacionadas a distúrbios no sangue, como colesterol, aterosclerose) e doenças hipocinéticas (doenças relacionadas ao homem moderno, todas as doenças que o sedentarismo provoca por falta de movimento). 
Incluir mais movimento o fará mais saudável, feliz e disposto no seu dia a dia, sendo possível adequar o seu trabalho a um estilo de vida mais saudável. 
1-Use a escada, inicie subindo um andar de escadas, e aumente um andar a cada semana, até ir ao seu departamento sempre de escadas. 
2-Visite mais seus colegas de trabalho na empresa, vá até eles em intervalos onde os compromissos diminuem para resolver algo que resolveria por email ou para desejar um simples bom dia, isso fará com que você ative a sua circulação, gaste calorias e melhore a sua comunicação com seus colegas. 
3-Procure se levantar a cada hora, aproveite para ir ao banheiro, beba mais água, ir até a copiadora ou fique em pé ao falar no telefone. 
4-Faça exercícios de alongamentos ou mesmo de fortalecimento sentado ou em pé, quando estiver ao telefone exercite suas panturrilhas elevando os pés simultaneamente, permaneça na ponta dos pés por três segundos e desça, você fortalecerá a musculatura e melhorará o seu retorno venoso. 
5-Desça alguns pontos, estações ou estacione mais distante do seu trabalho, assim aumentará o número de passos diários, lembre-se 10.000 passos é o ideal para sair do sedentarismo. 
6-Aproveite as ciclovias, ir até o trabalho de bike é um excelente exercício para o coração, coxas, glúteos, abdome, para o corpo e mente. 
7-Use o banheiro do andar superior ao seu departamento e vá de escadas. 
8-Almoce mais distante, assim fará uma caminhada até o restaurante. 
9-Faça as aulas de ginástica laboral, se a sua empresa oferecer. Nas aulas você aprenderá muitos exercícios de alongamento, exercícios para a postura e poderá tirar as dúvidas sobre saúde, atividade física e como sair do sedentarismo com o profissional responsável pela atividade. 
10-Você poderá mesmo sentado, fazer alongamentos, espreguiçar-se o que ajuda muito na circulação e na saúde da sua coluna, fazer exercícios de respiração para relaxar e trazer mais concentração. 
Importante ficar atento para as questões ergonômicas do seu ambiente de trabalho, a cadeira não pode ser nem alta nem baixa. O ideal é que os pés da pessoa fiquem acomodados no chão. O encosto precisa dar apoio para que o corpo do funcionário forme um ângulo de 90°. Para quem trabalha em frente ao computador, a tela precisa estar na linha dos olhos. Tire suas dúvidas com o Profissional de ergonomia, o professor de Ginástica Laboral ou no departamento médico sobre a sua postura durante o trabalho. Incluir mais movimento trará muitos benefícios a sua vida, no trabalho, lazer e em sua casa.  


Fonte:
http://www.minhavida.com.br/fitness/materias/18834-10-dicas-para-uma-vida-com-mais-movimento-no-trabalho

80% dos fatores que influenciam o envelhecimento não são genéticos

80% dos fatores que influenciam o envelhecimento não são genéticos. É o que aponta um estudo publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences. Assim, seriam possível controlar a maioria dos fatores que levam ao envelhecimento.


O estudo foi realizado com 954 pessoas nascidas em 1972 e 1973 na Nova Zelândia. E também concluiu que algumas pessoas são biologicamente mais velhas e envelhecem mais rápido do que outras da mesma idade. Também observaram que há pessoas que demoram mais para envelhecer e são biologicamente mais jovens do que outros com a mesma idade. 

Para os pesquisadores, os próximos passos envolvem descobrir como estas informações contribuirão para as pesquisas sobre envelhecimento. Eles acreditam que os dados podem ajudar a identificar o que acelera o envelhecimento. 

Assim, os estudiosos também defendem que esta descoberta pode ajudar na criação de terapias que ajudam a reduzir o ritmo de envelhecimento. 


A seguir, confira 10 hábitos que contribuem para o envelhecimento da pele e que devem ser abandonados! 


Tabagismo prejudica a pele - Foto: getty

1.Tabagismo

Cada cigarro diminui a oxigenação da pele por 90 minutos! Imagine quem fuma mais do que um por dia. Resultado: a pele fica grossa e amarelada, por causa da nicotina, sem viço e opaca. Além de todos os problemas que causa à saúde, o cigarro também provoca distúrbios no metabolismo e acelera a perda de colágeno, células responsáveis por dar sustentação e elasticidade à pele, favorecendo a flacidez. "O ato de fumar provoca rugas ao redor dos lábios e ao redor dos olhos, já que o fumante fecha os olhos parcialmente para proteger os olhos da fumaça", explica a dermatologista Daniela Taniguchi.

Estresse causa envelhecimento precoce - Foto: Getty


2.Estresse

O estresse emocional altera nossos hormônios, aumentando a liberação de corticoide endógeno e adrenalina, por exemplo. "Isso pode deixar a pele mais oleosa e acneica. O estresse também diminui nossas defesas, e a pele fica mais predisposta à doenças e infecções", diz a dermatologista Daniela Taniguchi. As mais comuns são herpes, alergias, erupção cutânea, psoríase e até vitiligo.
Poluiição - Foto: Getty

3.Ignorar a poluição

"Os gases nocivos encontrados no ar poluído formam uma película de toxinas que acaba sendo absorvida pela pele, aumentando as reações de oxidação e formação de radicais livres que agridem a pele", explica a dermatologista Paula Cabral. A oxidação é um processo natural que acontece no organismo, mas que envelhece as células. O excesso de poluição oxida as células tanto da pele como do organismo todo. Por isso, para evitar essa reação, é importante proteger a pele diariamente, aplicando protetor solar, hidratante e fazendo a higienização para eliminar as impurezas.
Beber água - Foto: Getty

4.Beber pouca água

Um dos primeiros sinais da falta de água (desidratação) se dá na pele e nas mucosas. "Entre as células, temos um líquido intersticial que ajuda na sustentação da pele, entre outras funções. A falta de ingestão de água deixa a pele flácida e sem viço", explica a dermatologista Daniela Taniguchi. A pele perde o turgor, demorando para voltar ao seu estado natural, quando sofre uma distorção. Por exemplo, quando beliscamos a pele, ela logo deve voltar ao seu estado normal ao soltarmos. Se isso demora para acontecer, é sinal de que está desidratada e flácida. Além de deixar a pele hidratada e firme, beber água também favorece a excreção de toxinas, substâncias que prejudicam a pele. O recomendado é consumir pelo menos dois litros de água por dia.

Protetor solar - Foto: getty

5.Não usar protetor solar

O excesso de exposição solar, e principalmente a falta de proteção solar, é a principal causadora do envelhecimento da pele e de câncer de pele. Para se ter uma ideia, a radiação solar é responsável por 80% do envelhecimento da pele exposta, principalmente nas peles mais brancas, que sofrem este processo precocemente. "A radiação solar é um potente oxidante celular. A radiação penetra na pele e provoca alterações diretamente no DNA das células e, indiretamente, provoca reações químicas que alteram o DNA e as fibras colágenas e elásticas", explica a dermatologista Daniela Taniguchi. De acordo com a especialista, apesar de o nosso organismo ter mecanismos de defesa e ação antioxidante, nem sempre isso é o suficiente para evitar essas reações. O resultado é o que chamamos de fotoenvelhecimento. Aparecem então, manchas, sardas, flacidez, pele áspera, aumento das rugas e, em alguns casos, câncer de pele. O FPS, para o dia a dia, nunca deve ser menor que 30 para rosto, colo, pescoço e mãos (regiões da pele mais sensível) e 15 para o restante do corpo.
Consumir açúcar - Foto: Getty

6. Consumo de açúcares e gordura

Em excesso, o açúcar é responsável por outro processo de envelhecimento celular chamado "glicação". "O açúcar se liga às proteínas da pele, como o colágeno, provocando a rigidez destas proteínas. Assim ela perde a função de elasticidade, deixando a pele flácida e com rugas", explica a dermatologista Daniela Taniguchi. Já a gordura em excesso fica acumulada no tecido subcutâneo de forma irregular, provocando gordura localizada e celulite.
Alimentação equilibrada - Foto: Getty

7. Falta de alimentação equilibrada, ricas em antioxidantes

"Uma dieta equilibrada, rica em vegetais, incluindo frutas diversas, leguminosas, cereais e hortaliças é a melhor proteção contra os radicais livres, inimigos da pele", explica a nutricionista Daniela Cyrulin. As substâncias ativas encontradas nestes alimentos são excelentes antioxidantes que neutralizam a ação destes radicais. Priorize alimentos ricos em: Vitamina C (laranja, limão, lima, acerola, caju, kiwi, morango, couve, brócolis, tomate), vitamina E (amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema de ovo, vegetais folhosos), vitamina A (cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis, melão), bioflavonoides (frutas cítricas, uvas escuras ou vermelhas), entre outros nutrientes encontrados em alimentos frescos.
Dormir mal - Foto: Getty

8. Dormir mal

Sem sono adequado não existe reparo. Durante o sono, produzimos hormônios "rejuvenescedores", como a melatonina e o hormônio do crescimento. Estes hormônios são "calmantes" e reparadores. A falta de sono provoca estresse e não dá tempo para o organismo descansar. Resultado: pele sem viço e com olheiras.

Exercícios Físicos - Foto: Getty

9. Sedentarismo

A prática de atividades físicas traz muitos benefícios para o corpo e para a pele. Melhora a circulação sanguínea da pele, melhora o metabolismo do organismo (evitando o processo de glicação), combate o estresse e melhora a qualidade do sono. Além disso, combate a flacidez, a celulite e a gordura localizada.

Passar hidratante - Foto: Getty

10. Dispensar o hidratante

É necessário ter cuidados para proteger a pele das agressões externas, como o vento, o frio, a poluição e os raios solares. Um rosto bem hidratado apresenta uma boa elasticidade, já uma pele desidratada costuma apresentar mais flacidez e rugas. "O ressecamento pode ainda trazer consequências como dermatite e descamação", diz a dermatologista Paula Cabral. Com o envelhecimento, as glândulas sebáceas diminuem em número e tamanho, deixando a pele mais ressecada. "O ressecamento superficial da pele causa alergias e coceira, diminui a elasticidade da pele e agrava as rugas. Portanto, além de beber líquidos, a pele terá benefícios extras se for hidratada com cremes e loções", explica a dermatologista Daniela Taniguchi.

Fonte:
http://www.minhavida.com.br/bem-estar/galerias/18903-80-dos-fatores-que-influenciam-o-envelhecimento-nao-sao-geneticos/10

Olhos secos: cuidados evitam dor e infecções

Sensação de queimação e ardência, olhos cansados ou sobrecarregados após uma leitura e desconforto com lentes de contato podem ser sintomas de
olhos secos. De acordo com a oftalmologista Ruth Miyuki Santo, responsável pelo Ambulatório de Córnea e Superfície Ocular do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), os olhos tem uma lubrificação natural chamada lágrima ou filme lacrimal. Além de lubrificar, esse líquido protege nossos olhos contra micro-organismos estranhos, que podem agredir a visão.  As lágrimas são produzidas nas glândulas lacrimais e compostas por água, sais minerais, gorduras e proteínas. Quando as glândulas lacrimais sofrem alguma mudança que interfere na produção de lágrima, os olhos ficam ressecados e menos protegidos, causando desconforto e problemas de visão.

A síndrome do olho seco geralmente é causada por anomalias das glândulas lacrimais que impedem a produção adequada de lágrimas. "Mas o ressecamento ocular também pode acontecer por fatores externos, como o excesso de poluição ou o uso excessivo de computadores, celulares e tablets", afirma a oftalmologista. O tratamento para olhos secos irá depender da causa, mas algumas medidas podem ser adotadas por qualquer paciente para amenizar os sintomas e evitar irritações. Confira:

homem no oftalmologista - Foto: Getty Images

Siga o tratamento indicado

O diagnóstico do olho seco é fundamental para que se possa planejar seu tratamento. A abordagem varia conforme a causa, que podem ser desde envelhecimento até o uso de medicamentos que interferem na produção de lágrimas, passando por problemas como excesso de exposição ao sol, poluição, lesões oculares e outras doenças relacionadas.
"Uma vez identificada a causa, é iniciado o tratamento ou as recomendações preventivas, que na maioria dos casos terá como auxiliares  lubrificantes, medicações sistêmicas antioxidantes e de ação no aumento da umidificação ocular e suplementação de ômega vegetal e animal", explica a oftalmologista Tania Schaefer, da Clínica Schaefer Oftalmologia e Neurologia, em Curitiba.

Dessa forma, é importante buscar ajuda médica se você estiver sofrendo com os sintomas de olhos secos, para encontrar um tratamento adequado e seguir as dicas de prevenção. 

mulher usando o computador - Foto: Getty Images

Descanse os olhos com frequência

"O uso de celulares, tablets e computadores causa uma tensão visual constante, pois a pessoa passa mais tempo com o olho fixo prestando atenção em um texto ou uma tela", afirma a oftalmologista Ruth Miyuki Santo, responsável pelo Ambulatório de Córnea e Superfície Ocular do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Esse esforço visual constante faz com que a pessoa pisque menos do que deveria, prejudicando a lubrificação ocular e favorecendo a evaporação das lágrimas com mais rapidez.

Pessoas com olhos secos devem usar esses dispositivos de forma mais cautelosa, evitando passar ficar muitas horas seguidas em frente às telas. "No caso do trabalho com uso do computador o recomendado é que a cada 50 minutos seja feito um pequeno intervalo redirecionando o olhar para um ponto distante, ao infinito, com finalidade de relaxamento da musculatura intrínseca do olho", ressalta a oftalmologista Tania. Se estiver lendo um livro, tente fazer as mesmas pausas.

mulher piscando - Foto: Getty Images

Não se esqueça de piscar

O piscar tem por finalidade o espalhamento da lágrima sobre a superfície ocular, determinando sua renovação e proteção. Ao forçarmos o olhar perante telas e livros, devemos nos certificar de que estamos piscando adequadamente, e fazer uma pausa quando necessário. "O piscar deve ser respeitado tanto para pessoas que tem problemas oculares como para as pessoas que usam a leitura para trabalho ou lazer no computador", diz a oftalmologista Tania. 

homem bebendo água - Foto: Getty Images

Hidrate-se

A ingestão de líquidos, principalmente de água, é muito importante. "As pessoas deveriam ingerir pelo menos de dois a três litros de água ao dia, e essa recomendação é de extrema importância para quem sofre com os olhos secos", explica Tania Schaefer. Basta seguir a seguinte lógica: quando você passa muito tempo sem ingerir água, seus lábios tendem a ficar mais secos. O mesmo acontece com seus olhos, ainda que você não sinta tão intensamente. Uma hidratação adequada ajuda a garantir a lubrificação dos olhos por meio das lágrimas.
mulher fumando - Foto: Getty Images

Evite contato com irritantes

Os olhos são sensíveis e ficam constantemente expostos a todo tipo de agente irritante - e quem tem os olhos secos está em maior risco, uma vez que o filme lacrimal tem a função de proteger nossa visão de agressões externas. "Ambientes climatizados com ar condicionado, umidade do ar muito baixa e exposição à fumaça do cigarro estão entre os principais irritantes oculares", alerta a oftalmologista Ruth. 

Segundo a especialista, os umidificadores de ar são aliados de quem precisa enfrentar o clima seco. No ambiente de trabalho, o ideal é se expor minimamente ao ar condicionado na medida do possível, caprichando na hidratação e lubrificantes oculares.  "Evite também o ar condicionado do carro, faça um uso moderado e cauteloso do aparelho", lembra. Usar óculos de sol que protegem dos raios UVB também é importante, uma vez que a exposição excessiva ao sol contribui para a evaporação lacrimal. "Já a fumaça do cigarro e a poluição atmosférica contém partículas irritantes que desestabilizam o filme lacrimal, comprometendo a lubrificação", explica Ruth. Mantenha distância do cigarro e busque alternativas para driblar os danos causados pela poluição, como o uso de colírios e lubrificantes oculares.
salmão - Foto: Getty Images

Adicione ômega 3 à dieta

"O ômega 3 tem um efeito estimulador da produção lacrimal, melhorando a qualidade da lágrima", afirma a oftalmologista Tania. Esse é um ácido graxo essencial, ou seja, que o organismo não produz. "Ele é incorporado na secreção de algumas glândulas lacrimais na pálpebra, formando uma cama de gordura em torno do olho para evitar que a lágrima evapore", explica Ruth Miyuki Santo.

Para entender como o ômega 3 age na proteção ocular, basta imaginar dois copos com água. Em um deles, é adicionada uma pequena quantidade de óleo, que irá boiar por cima do líquido. Se ambos os copos forem deixados ao ar livre durante algumas horas, percebe-se que o copo sem óleo terá evaporado mais água. "O mesmo acontece com nossos olhos, que tem uma camada lipídica produzida por glândulas que tem uma certa quantidade de ômegas", completa a oftalmologista. Por isso que a ingestão de suplementos de ômega 3 ou alimentos que contenham o nutriente ajudam o paciente que tem uma tendência ao ressecamento ocular. Aumentar a ingestão de peixes, ovos e sementes como linhaça ajuda a incrementar a ingestão do nutriente. O médico ou médica também poderá dizer se a suplementação é necessária.
mulher lavando o rosto - Foto: Getty Images

Faça a higiene ocular adequada

"Se não é feita uma higiene adequada na pálpebra, cílios e bordas dos olhos, as glândulas já citadas podem entupir e não produzir as gorduras que evitam a evaporação da lágrima", diz a oftalmologista Ruth. O ideal é usar produtos específicos para limpeza ocular ou então, segundo a especialista, um xampu infantil diluído em água. "Durante o banho, coloque uma gotinha de xampu infantil na palma de mão, faça uma espuma e friccione essa espuma na região dos cílios e borda palpebral - sempre com os olhos fechados, mas não apertados", explica. Já os produtos específicos para limpeza devem ser utilizados seguindo as instruções médicas. Essa higiene ajuda as glândulas a trabalharem melhor e evita irritações. 

Fonte:
www.minhavida.com.br/saude/galerias/17965-olhos-secos-cuidados-evitam-dor-e-infeccoes/7

Benefícios da Maçã


A maçã é uma fruta que, além de muito saborosa, traz muitos benefícios para nossa saúde. As maçãs são muito nutritivas, excelente fonte de vitaminas e minerais: contêm vitaminas A, B1, B2, niacina, vitaminas C e E, pectina e sais minerais como fósforo, magnésio,enxofre, potássio e ferro.
É também muito rica em substâncias chamadas flavonóides e ácido málico. A pectina, uma fibra encontrada na casca, modera o apetite porque dá sensação de saciedade, e a quercetina, um antioxidante que está presente na polpa, ajuda no combate ao envelhecimento das células do sistema imunológico e protege o organismo dos danos causados pelos radicais livres.

Poderosa Aliada contra a Gripe

A quercetina presente na maçã é um poderoso agente antioxidante que pode afastar a gripe. Ela preserva as células, deixando o sistema imunológico mais forte. Embora não chegue a ser tão eficiente quanto a laranja, a maçã é considerada uma boa fonte de vitamina C, outro fortalecedor d sistema imunológico.

Benefícios da Maçã

  • Previne condições como intestino preso, gota, diabetes e enfermidades da pele.
  • Melhora o sistema nervoso e diminui a ansiedade.
  • Purifica o sangue.
  • Por ser antioxidante, retarda o envelhecimento.
  • Depura o sangue. Por conter ácido málico, limpa o trato vocal, boca, faringe e favorece uma voz com melhor ressonância.
  • Contribui para um sono tranquilo
  • Impede a formação de cálculos, evita a indigestão, previne a infecção da garganta.
  • A pectina e potássio evitam o acúmulo de gordura na parede arterial, prevenindo o entupimento das artérias.
  • Hidrata o corpo e repõe as energias.
  • Mantém os dentes brancos e saudáveis.
  • Ajuda a desintoxicar o fígado de toxinas.
  • Melhora o funcionamento cerebral e evita doenças como o mal de Alzheimer.

  • Benefícios da Maçã para a Pele
Os benefícios da maçã para a pele pode ser visto tanto pela ingestão da maçã, como no preparo de máscaras com maçã para passar na pele. É importante comer a fruta com a casca, pois é nela que se concentram a maioria de suas propriedades. Por isso, é importante conseguir maçãs orgânicas sempre que possível, para poder comer a casca tranquilamente sem pesticidas.
Além da fruta, você também pode se beneficiar do vinagre de maça. O vinagre de maçã é um dos melhores produtos para a limpeza facial. Dispõe de propriedades que conseguem equilibrar o pH da pele, limpando-a em profundidade. É adstringente natural, e o que é ainda melhor, nos proporciona brilho e um aspecto realmente jovem e saudável. 

Benefícios da Maçã para Queda de Cabelo

Os componentes químicos da maçã são capazes de prolongar a fase de crescimento dos fios e encurtar a fase de repouso. O resultado disso é o estímulo e aumento do crescimento do cabelo.
Em estudo realizado com homens calvos, foi observado que, aqueles que receberam tratamento com a substância procianidina polifenol B12 (presente na fruta) apresentaram crescimento capilar significativo após seis meses de tratamento. Esses resultados são promissores e apontam a fruta como um eficaz remédio natural contra a calvície. Além disso, por ser altamente antioxidante, contribui ainda para a renovação celular e ajuda a retardar a perda do cabelo.
Para o tratamento dos cabelos (incluindo os casos de queda), o vinagre de maçã também é bastante útil. Ele dispõe de uma grande quantidade de vitaminas, tem propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes. Tudo isso o torna eficiente para restaurar nossos cabelos em diversas situações: quando está ressecado e sem brilho, quando o tingimento faz com que ele perca a naturalidade, e quando ele fica ásperos e sem vida pelo uso do secador. 

Tipos de Maçã


  • Fuji: É firme e crocante. Um pouco ácida, essa maçã vai bem com salada de frutas, sobremesas e geleias.
  • Gala: Macia e bem doce, é uma das mais ricas em antioxidantes. É um dos tipos mais consumidos no Brasil.
  • Red ou Argentina: Tem a polpa mais branquinha e, quando está mais madura, esfarela na boca.
  • Verde: Tem pouco açúcar e é bem ácida. Vai bem como complemento em pratos salgados, saladas e assados.
  • Consumo

    A melhor hora para se consumir a maçã é em jejum, momento em que os nutrientes são mais bem aproveitados. Para melhor aproveitamento das suas vitaminas, o ideal é consumir a maçã ao natural com casca, pois é nela que se encontra a maior parte das suas vitaminas e os sais minerais. Procure consumir as maçãs orgânicas. Quantidade recomendada: 1 unidade por dia.

Fonte:
http://belezaesaude.com/maca/

Os 6 Remédios Naturais Para Acaba com Os Piolhos e Lêndeas

Os piolhos e as Lêndeas são minúsculos parasitas que vivem no couro cabeludo e cabelo  onde se alimentam de sangue. É um problema comum entre as crianças.Você pode obter piolhos por entrar em contato com uma pessoa infectada através de brincadeiras, escola, esportes, e outras reuniões; vestindo a roupa de alguém que tem o parasita; compartilhar itens de higiene pessoal, como escovas e pentes que estão contaminados;  Dois dos sinais mais comuns de infestação por piolhos são coceira na cabeça e saliências vermelhas no couro cabeludo.À medida que se reproduzem rapidamente, que é muito difícil de eliminar os parasitas piolhos dentro de poucos dias. Pentear-los pode se livrar deles, mas é um processo longo e cansativo. Existem vários remédios caseiros que acaba com os piolhos e lêndeas.

Remédios Naturais Para Acaba com Os Piolhos e Lêndeas

Aqui estão Os 6 remédios Caseiros para piolhos e Lêndeas.
Alho: O forte aroma de alho pode sufocar os piolhos, em última análise, matando-os.
  • Moer oito a 10 dentes de alho em uma pasta e misture em duas a três colheres de chá de suco de limão. Aplique a mistura cuidadosamente sobre o couro cabeludo. Deixe-o em meia hora e depois enxaguar o cabelo cuidadosamente com água quente.
  • Alternativamente, você pode fazer uma pasta grossa através da combinação de suco fresco de alho com um pouco de óleo de cozinha, extrato de limão, chá verde e um pouco de xampu e condicionador.
  • Cubra o cabelo cuidadosamente com a pasta e cobrir o couro cabeludo com uma toalha ou touca de banho por cerca de meia hora. Em seguida, lave o cabelo com seu xampu normal. Repetir este remédio numa base semanal durante um a dois meses.

Óleo de bebê:  tratamento natural fácil para piolhos, você vai precisar de óleo de bebê, sabão em pó e um pouco de vinagre branco. Acredita-se que o óleo de bebé, também, ajuda sufocar os piolhos.
  • Aplique um pouco de óleo de bebê em seu cabelo e depois pentear o cabelo lentamente, de modo que os piolhos começar a cair a partir de sua cabeça.
  • Em seguida, lave o cabelo com detergente e água quente.
  • Antes de dormir, colocar um pouco de vinagre branco em seu cabelo e cobrir a cabeça com uma touca de banho ou uma toalha. Deixá-lo ligado durante a noite.
  • Na parte da manhã, lavar o cabelo com xampu normal e, em seguida, aplique um pouco de condicionador.
  • Repita esse processo para, pelo menos, três a quatro dias para obter resultados positivos.

Azeite: Azeite vai efetivamente sufocar e matar piolhos.
  • Aplicar qualquer tipo de azeite para o seu cabelo generosamente antes de ir para a cama. Coloque uma touca de banho ou uma toalha em sua cabeça para manter o óleo em seu cabelo
  • durante a noite. Na parte da manhã, pentear os minúsculos parasitas e, em seguida, lavar o cabelo com xampu de ervas contendo algum óleo da árvore do chá.
  • Outra opção é misturar uma meia xícara de azeite com meia xícara de condicionador e adicionar um pouco de sabão líquido para ele. Aplicar esta solução para o seu cabelo e deixe por uma hora.
  • Em seguida, lavar o cabelo e aplicar o condicionador. Pentear o cabelo cuidadosamente para remover os piolhos mortos. Repita este remédio novamente após uma semana para obter melhores resultados.

Sal: O sal também pode ser usado para erradicar os piolhos através de dessecação.
  • Misture um quarto de xícara de sal e um quarto de xícara de vinagre completamente.
  • Pulverizar suavemente a solução para o seu cabelo para que ele se torna um pouco molhado. Coloque em uma touca de banho e deixe por cerca de duas horas.
  • Em seguida, lavar e condicionar seu cabelo.
  • Repita esta cada três dias para obter resultados positivos.

Vaselina: Vaselina pode ter um efeito sufocante sobre piolhos.
  • Aplicar uma espessa camada de vaselina para o couro cabeludo antes de ir para a cama.
  • Cubra sua cabeça com força com uma touca de banho ou uma toalha. Deixá-lo ligado durante a noite.
  • Na parte da manhã, use óleo de bebê para remover a vaselina.
  • Pentear o cabelo cuidadosamente para remover os piolhos.
  • Repita isso várias noites seguidas.

Óleo da árvore do chá: Óleo essencial da da árvore do chá é um inseticida natural, tornando-se um tratamento eficaz para piolhos.
  • Misture uma colher de chá de óleo da árvore do chá, uma onça de shampoo natural e três colheres de sopa de coco ou azeite.
  • Aplique a solução suavemente em todo o cabelo e cobrir a cabeça com uma touca de banho ou uma toalha. Deixe sua cabeça coberta por uma meia hora e, em seguida, enxaguar com água quente.
  • Finalmente, penteie o cabelo enquanto ele ainda está molhado para remover os piolhos mortos.
  • Nota: Não aplique óleo da árvore do chá diretamente no couro cabeludo.



Fonte:
http://www.dicasdesaudeonline.com.br/os-6-remedios-naturais-para-acaba-com-os-piolhos-e-lendeas/