segunda-feira, 11 de julho de 2016

Selénio – um aliado ao anti-envelhecimento e um antioxidante para os desportistas


Uma alimentação saudável e equilibrada é o segredo para se ter um corpo e pele saudável. Os responsáveis pelos danos sofridos por nossas células são os radicais livres, que são formados a partir de espécies reativas de oxigênio (ERO’s).
Em exercícios de alta intensidade, o consumo de oxigênio pelo organismo é excessivo. Isso é um dos fatores responsáveis pelo excesso de produção de radicais livres em praticantes de atividade física. Independente da sua intensidade, qualquer exercício físico requer trabalho muscular. Sendo assim, os praticantes de musculação devem-se precaver contra os danos causados pelos radicais livres.
Os radicais livres, ao serem gerados no momento da prática desportiva, podem danificar os tecidos e células e isso  prejudica o desempenho da atividade física. Alem de os radicais livres estarem associados à queda do rendimento esportivo, também estão associados a doenças como Alzheimer, diabetes, câncer, cardiopatias e doenças do sistema auto imune.
É através da alimentação rica em micronutrientes antioxidantes que é feito o combate aos radicais livres, tornando assim o sistema de defesa forte, assim podendo impedir a ação dos mesmos.

Tem três tipos de antioxidantes: prevenção, varredores e os de reparo.

O selênio é um antioxidante de prevenção. O mineral, presente na castanha do Brasil ou castanha do Pará, impede a formação de radicais livres, diminuindo sua produção. Ele ainda melhora a resposta imunológica do organismo, retarda o envelhecimento, previne doenças cardiovasculares e é essencial para formação do T3 (hormônio ativo no funcionamento da tireóide).
A castanha do Brasil ou castanha do Pará supre as necessidades de selênio. Uma noz é suficiente para suprir as necessidades diárias do mineral no organismo. Em um estudo realizado em São Paulo na Universidade de São Paulo pela Doutora Vanessa Coutinho, em que um grupo de capoeiristas foi submetido à suplementação de selênio por meio da castanha do Brasil, no final observou-se a eficácia da castanha na atividade antioxidante.
Fonte: http://tafitness.net/selenio-anti-envelhecimento-antioxidante/