quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Cientistas reprogramam células cancerosas para fazê-las voltar ao normal




Uma equipe da Mayo Clinic, um hospital-universidade sem fim lucrativos, acredita ter encontrado uma chave para tratar todos os tipos de câncer, reprogramando as células para fazê-las voltar ao normal. E já testaram, com sucesso, em células cancerosas in vitro.

Funciona assim: quando uma célula está em contato com outra, moléculas chamadas micro-RNAs (miRNAs) regulam a ação dos genes, dando a ordem que é hora da célula parar se reproduzir. Esse contato, afinal, significa que o espaço já está ocupado.

Esses complexos de proteínas são chamados "microprocessadores" - elas, afinal, atuam como computadores, tomando decisões baseadas em diferentes informações. Esse "programa" dá tela azul em cânceres. Os genes não recebem a mensagem e as células se reproduzem descontroladamente.

Há alguns anos, pesquisas apontavam que problemas em duas dessas moléculas, a E-caderina e a p120 catenina, eram uma possível causa universal do câncer. O problema com esses estudos, segundo os pesquisadores, é que essas proteínas ainda estão presentes em células cancerosas. Elas não poderiam ser a única causa.

A equipe focou sua atenção então em outro microprocessador, o PLEKHA7, que se associa aos outros dois. Em sua ausência, a E-caderina e p120 catenina se tornam incapazes de suprimir a reprodução das células - ao invés disso, elas aceleram a reprodução. Isto é, de mocinhas, tornam-se vilãs.

"Acreditamos que a perda do complexo de microprocessadores PLEKHA-7 é um evento primordial e algo universal no câncer", afirma Panos Anastasiadis, investigador sênior da Mayo Clinic. "Na vasta maioria dos exemplares de tumores que examinamos, essa estrutura está ausente, ainda que a E-caderina e a p120 estejam presentes. Isso produz o equivalente a um carro acelerado que tem um monte de combustível (a p120 ruim) e nenhum freio (o complexo de multiprocessadores PLEKHA7)."

Nos primeiros testes em laboratório, células que receberam de volta o PLEKHA7 voltaram ao normal. "Através da administração dos micro-RNAs afetados em células de câncer, para retorná-los aos seus níveis normais, devemos ser capazes de devolver os freios e restaurar a função celular normal", afirma o pesquisador. "Experimentos iniciais em alguns tipos de câncer agressivos foram, de fato, bastante promissores".

A pesquisa pode ter um imenso impacto em breve. "O mais significativo de tudo é que nosso estudo descobriu uma nova estratégia para a terapia de câncer", afirma o Anastasiadis. A quimioterapia, o tratamento mais comum atualmente, é relativamente eficiente, mas bastante custosa aos pacientes. O novo método pode não apenas se mostrar mais eficaz, como trazer um imenso alívio aos doentes.



Fonte:
super.abril.com.br/ciencia

As Causas do Mau Hálito

Resultado de imagem para causas do mau hálito

Mau hálito  é um problema muito comum causado por uma grande variedade de coisas: em particular, boca seca, estresse, fome, comer alimentos de sabor forte, como alho e cebola, fumo e má higiene oral. Hálito matinal é típico de passagem ou transitória mau hálito. No entanto, crônica, mau hálito contínuo é um problema muito mais grave que afeta cerca de um quarto da população, de uma maneira ou de outra, e podem ter um efeito terrível sobre as relações pessoais, sociais e de negócios de uma pessoa se não for tratada corretamente.
Mau hálito é devido a grandes colônias de bactérias orais, e manter isso em cheque requer esforço e compromisso tratamento. No momento, halitose não é totalmente compreendido ou mesmo visto como totalmente curável por muitos especialistas, tornando o tratamento seguro e eficaz, muito difícil de encontrar.
A maioria dos tratamentos são assintomáticos e limitado ao uso da boca e respiração purificadores. Embora muitas clínicas de respiração surgiram em todo o mundo, a maioria deles não pode reclamar enorme sucesso em halitose cura.
Dito isso, um pequeno número deles usam métodos testados e aprovados do exame microbiológico para identificar os diferentes tipos de bactérias causadoras de odor. Esses culpados são, então, controlado por tratamentos sob medida para os pacientes em causa.
Embora as razões para a halitose não são completamente compreendidas, sabe-se que a maioria dos maus odores são causados ​​por restos de comida presos na boca. Incrivelmente, até 400 diferentes tipos de bactérias são encontradas na boca média! Problemas ocorrem quando uma dúzia destes florescer em grande número ou sofrer mutação e crescer em massa.
Muitos destes tipos de bactérias são normalmente encontradas na parte posterior da língua, tal como isto dá-lhes proteção contra a atividade normal da boca. As arestas da língua, com todos os seus convenientes esconderijos, geralmente são o lar de milhões destas bactérias nocivas, que criam toxinas através da digestão de detritos, as células mortas, e outras matérias. É destas toxinas que são responsáveis ​​pelo mau cheiro hálito. A respiração anaeróbia destas bactérias conduz à acumulação de compostos contendo sulfuretos e amoníaco. Estes, então, se misturam com o ar para formar um aerossol altamente desagradável.
Outras causas comprovadas de mau hálito crônico são periodontite ou doença periodontal, diabetes (odor de acetona característica), insuficiência renal (odor de peixe), problemas de fígado,  sinusite ou infecções respiratórias, doença do refluxo gástrico  distúrbios digestivos, dietas  jejum odores relacionados, e uma vasta gama de medicamentos.
Tem que ser dito que a maioria dos problemas de mau hálito começar, como se poderia esperar, na boca, com a língua ser um local comum para a origem de problemas de halitose. No entanto, os dentes podem ser um ímã para as bactérias da placa contendo, e a falta de cuidado ou a escovação regular pode resultar em acúmulos de bactérias que causam o mau hálito.
Aqueles que sofrem de periodontite ou doença periodontal, muitas vezes tem mau hálito por causa do acúmulo de bactérias em áreas que não são facilmente ou completamente limpas, tais como fissuras profundas ao redor dos dentes.Felizmente, o tratamento para aqueles com halitose de origem boca pode ser mais eficaz do que a de outras causas.

Fonte:
http://www.dicasdesaudeonline.com.br/causas-halito/

Os 6 Remédios Caseiros Para Candidíase Oral (Sapinho)

Conheça os Remédios Caseiros Para candidíase oral (Sapinhos), também conhecido como candidíase orofaríngea, é um tipo de infecção por fungos que se desenvolve dentro de sua boca e em sua língua. Sapinhos ocorre quando o sistema imunológico não pode manter a sua defesa natural contra este fungo e cresce fora de controle. A infecção são geralmente na língua ou bochechas internas. Se não for controlada em tempo útil, ele pode se espalhar para o telhado de sua boca, gengivas, amígdalas ou parte traseira de sua garganta. Outros sinais e sintomas na boca incluem vermelhidão, dor,e uma dificuldade de deglutição e perda do paladar.

Remédios Caseiros Para candidíase oral (sapinho)

Qualquer pessoa pode desenvolver candidíase oral, mas é mais comum em crianças, idosos, aqueles que têm um sistema imunológico fraco e aqueles que usam dentaduras. As pessoas que têm diabetes, uma infecção por fungos vaginal ou câncer também são mais propensos a ela. Ataques repetidos de sapinhos também indicam uma deficiência imunológica. Assim, o primeiro passo que você precisa tomar é construir o seu sistema imunológico através de uma dieta saudável. Além disso, manter uma boa higiene oral, exercitar regularmente e obter bom sono e descanso. Além disso, você pode usar alguns remédios caseiros simples para controlar a infecção e reduzir os sintomas.
Aqui estão Os 6 melhores Remédios Caseiros para a Candidíase oral (sapinho).
Sal: O sal é o melhor remédio para tratar a candidíase oral. Ele cria um ambiente inóspito para o fungo. Além disso, o sal ajuda a aliviar os sintomas rapidamente.
  • Misture ½ a 1 colher de chá de sal em um copo de água morna. Use-o para gargarejar, então cuspi-la. Repita algumas vezes por dia até que esteja satisfeito com os resultados.
  • Você também pode polvilhar um pouco de sal na sua língua e o interior de sua boca, em seguida, esfregue-o suavemente com os dedos por alguns segundos. Lave-o bem com água morna. Utilizar esta solução duas vezes por dia durante alguns dias.
Iogurte: Iogurte probiótico contém culturas vivas ou ativos das espécies de lactobacilos que pode ajudar a tratar aftas. Ele também melhorar a digestão. Para o tratamento de infecção por fungos, use somente planície, iogurte sem açúcar.
  • Coma 2 a 3 copos de iogurte por dia durante algumas semanas.
  • Além disso, esfregue um pouco de iogurte em sua língua e dentro de sua boca com o dedo. Deixe-a descansar por 5 a 10 minutos, depois lave a boca abundantemente com água morna. Faça isso uma vez ou duas vezes por dia durante alguns dias.
Óleo de coco: O óleo de coco é um bom remédio para combater uma infecção oral. Ela ajuda a eliminar o fermento e reduzir os desconfortos associados com aftas.
  • Aplicar diretamente o óleo de coco extra-virgem na área interna da boca e da língua com um cotonete. Faça isso algumas vezes por dia durante uma semana.
  • Todas as manhãs, fazer óleo puxando com 1 colher de sopa de óleo de coco extra-virgem com o estômago vazio. Açoitar o óleo em torno de sua boca por 10 minutos, em seguida, cuspi-la.
  • Enxague a boca com água morna e escovar os dentes, como de costume. Faça isso diariamente para manter a boa saúde oral.
  • Vinagre de maçã: O vinagre de maçã contém enzimas que podem controlar a infecção cândida. Ele também restaura o nível do pH do corpo para lutar contra o crescimento excessivo do fermento que causam infecção. Além disso, estimula o sistema imunológico e dá-lhe uma forte defesa contra cândida.
  • Misture 2 colheres de chá de cru, vinagre de maçã não filtrada e ½ colher de chá de sal em um copo de água morna. Use esta solução para enxaguar a boca várias vezes ao dia até que você observe melhora.
  • Além disso, adicione 2 colheres de sopa, vinagre de maçã não filtrada cru e um pouco de mel cru para um copo de água morna e beber duas vezes por dia.
Óleo da árvore do chá: Óleo da árvore do chá funciona de forma eficaz para tratar a candidíase oral. Suas propriedades antifúngicas poderosas ajudar a controlar o crescimento do fermento e proporcionar uma recuperação rápida.
  • Adicionar 4 ou 5 gotas de óleo da árvore do chá para um copo de água morna.
  • Utilize esta solução para bochechar por um par de minutos.
  • Use este remédio duas vezes por dia até que a infecção tenha melhorado.
  • Nota: Lembre-se não ingerir óleo da árvore do chá, pois pode causar efeitos colaterais.
Bicarbonato de Sódio: Bicarbonato de sódio é um remédio eficaz e barata para candidíase oral. Ele pode matar a levedura que causa a infecção.
Além disso, ela ajuda a manter bons níveis de pH na boca através da neutralização de ácidos.
  • Misture 1 a 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio com água suficiente para formar uma pasta. Use uma bola de algodão para aplicar este colar sobre a língua e bochecha área interior.
  • Aguarde alguns minutos e depois enxague a boca com água morna. Siga este remédio 2 ou 3 vezes por dia durante alguns dias.
  • Além disso, dissolver ½ colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água. Use esta solução para enxaguar a boca duas vezes ao dia até que você se livrar do problema.
Alho: O alho é um outro tratamento eficaz para reduzir a infecção aftas. Sua propriedade antifúngica ajuda a matar levedura na boca e ele ainda dá o seu sistema imunitário um impulso.

Alho
  • Mastigue 2 ou 3 dentes de alho cru em uma base regular para combater a infecção. Em alternativa, tomar cápsulas de alho ou comprimidos, após consultar o seu médico.
    Além disso, aplicam-se óleo de alho na área atingida algumas vezes ao dia.
  • Folha de Oliveira: Folha verde-oliva ajuda a destruir os micro-organismos que causam sapinhos, graças às suas poderosas propriedades antifúngicas. Além disso, ele contém um ingrediente chamado oleuropina ativo que impulsiona sua imunidade.
  • Tome extrato de folha de oliveira (250 a 500 mg) 3 vezes ao dia. Consulte o seu médico para a dosagem adequada adequado para sua condição.
  • Beber algumas xícaras de chá de folhas de oliva diariamente. Para fazer o chá, íngreme 1 a 2 colheres de chá de folha de oliveira em uma xícara de água fervente por 10 a 15 minutos, depois coar.
Dicas adicionais:
  • Pratique uma boa higiene oral. Escovar os dentes duas vezes por dia, use fio dental uma vez por dia e nunca compartilhar sua escova de dentes.
  • Limpe sua língua com um pedaço macio de algodão ou um raspador de língua a cada dia.
  • Substitua sua escova de dentes com frequência para evitar aftas.
  • Se você usar dentaduras, removê-los antes de ir para a cama e colocar de molho durante a noite em prótese mais limpo que você pode comprar a partir de droga ou mercearias. Limpar suas
  • próteses com uma escova de dentes limpa e água diariamente.
  • Se você é diabético, gerir o seu nível de açúcar no sangue, verificando-lo regularmente. Isto ajuda a prevenir infecções.
  • Limite a ingestão de alimentos açucarados para impedir o crescimento do fermento.
  • Se você fuma, parar de fumar, pois ele pode agravar os sintomas.
  • Sorver água ou gelo fresco fichas para reduzir o desconforto.
  • Coma alimentos que são fáceis de engolir, como a gelatina, sorvete ou creme.
  • Consulte o seu dentista regularmente, especialmente se você tem diabetes ou usar dentaduras.


Fonte:
http://www.dicasdesaudeonline.com.br/os-6-remedios-caseiros-para-candidiase-oral-sapinho/

Os 7 Remédios Caseiros para Gastrite

Conheça os Remédios Caseiros para Gastrite, A gastrite pode ser definida como uma inflamação, irritação ou a erosão da mucosa do estômago, conhecida como a mucosa gástrica. Todo ou parte da mucosa gástrica pode ser envolvida, pelo que pode ser classificada como aguda ou crônica. Os sintomas da gastrite variar de pessoa para pessoa, e muitas pessoas não têm sintomas em tudo. No entanto, os sintomas mais comuns são náuseas, vômitos, uma sensação de plenitude no abdômen superior depois de comer, uma queimação ou sensação de roer no estômago entre as refeições ou à noite, indigestão, azia, dor abdominal, perda de apetite, fezes escuras e inchaço. Embora existam várias razões por que as pessoas sofrem de gastrite, existem quatro principais causas: infecção da mucosa do estômago  a deficiência de vitamina B12, tomar muitos analgésicos ou outros medicamentos anti-inflamatórios, e alimentos ácidos e picantes e bebidas. Aqueles que bebem muito álcool, adultos mais velhos e as pessoas que sofrem de doenças e condições como HIV / AIDS,  e infecções parasitárias têm um risco maior de contrair gastrite. As infecções virais ou fúngicas e estresse também podem ser fatores contribuintes.
Remédios caseiros para gastrite
Aqui estão os 7 Remédios caseiros para gastrite:
As Sementes de Carambola: Sementes de carambola são um antiácido natural que é benéfico para gastrite. Eles proporcionam alívio para as mucosas do estômago de acidez e hiperacidez. Sementes de carambola também pode tratar a indigestão, náuseas e inchaço.
  • Misture 1 colher de chá de sementes de carambola e gengibre seco com um pouco de sal negro. Tome uma colher de chá desta mistura com um copo de água morna 3 vezes ao dia.
  • Outra opção é adicionar uma colher de chá de sementes de carambola em pó e ½ colher de chá de sal negro para um copo de leitelho. Beba-o 2 vezes por dia.
  • Você também pode ferver 2 xícaras de água com 4 colheres de chá de sementes de carambola até que a água reduz pela metade. Coe a mistura e beber ½ xícara de que 2 vezes ao dia.
  • Siga qualquer um desses remédios até que os sintomas de gastrite ir embora.
Gengibre: O gengibre também pode tratar eficazmente gastrite devido às suas propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianos. Ele pode reduzir a inflamação e tratar a infecção, bem como aliviar sintomas como dor de estômago, gases, indigestão, náuseas e inchaço.
  • Adicione 1 colher de chá de raiz de gengibre fresco picado 1 xícara de água fervente. Cubra e íngreme por 10 minutos. Coe, adicione mel e saborear este chá lentamente. Beba-o 2 ou 3 vezes
  • por dia durante cerca de uma semana.
  • Como alternativa, misture ½ colher de sopa de cada de suco de gengibre e mel. Leve-o antes de comer a sua refeição 2 vezes ao dia durante uma semana.
  • Você pode até mesmo mastigar um pedaço pequeno de gengibre fresco ou tomar cápsulas de gengibre para tratar gastrite.
  • Nota: O gengibre pode interferir com medicamentos para afinar o sangue e pressão arterial elevada.
Iogurte: O iogurte é um bom complemento para sua dieta, especialmente quando sofrem de gastrite. Iogurte com culturas vivas activas é particularmente benéfica a este respeito.
Os probióticos presentes no iogurte ajudar a proteger o estômago dos bactéria H. pylori que causa gastrite. Além disso, iogurte estimula o sistema imunológico para combater infecções mais rapidamente.
  • Coma 2 a 3 copos de iogurte probiótico planície diária até que você obter alívio.
  • Você também pode tentar um iogurte, banana e mel. Beba-o 2 ou 3 vezes por dia para a recuperação rápida.
Camomila: O chá de camomila também pode ser muito útil no tratamento de gastrite. É rico em certos óleos essenciais que são benéficos para o sistema digestivo. Ele pode até mesmo aliviar as paredes intestinais, proporcionando alívio de dores súbitas e eliminar gás. Além disso, é possível reduzir a inflamação do estômago e, assim, reduzir o risco de úlceras.
  • Adicionar 1 ou 2 colheres de chá de flores secas de camomila para 1 xícara de água quente.
  • Cubra e deixe em infusão por 5 a 10 minutos.
  • Em seguida, adicione um pouco de mel.
  • Beba este chá várias vezes por dia durante uma semana.
  • Nota: Não deixe ferver esta erva como seus compostos ativos serão destruídos.
Hortelã-pimenta: Hortelã-pimenta é outra erva conhecida para tratar gastrite devido à sua atividade anti-inflamatória, propriedades antibacterianas e anti-espasmódicos. Suas propriedades calmantes pode reduzir a inflamação do revestimento do estômago. Além disso, ele pode ajudar a reduzir a náusea, indigestão e azia.

Hortelã
  • Tome padronizados, entéricas comprimidos revestidos de hortelã-pimenta. Normalmente, 1 comprimido 2 ou 3 vezes ao dia é recomendado, mas o melhor é consultar um médico antes de tomar. Comprimidos com revestimento entérico ajudará a evitar azia.
  • Você também pode mastigar folhas de hortelã frescas ou adicioná-los a suas sopas, saladas.
Morangos: Morangos também pode ajudar a curar gastrite devido a sua propriedade antioxidante e alto conteúdo de compostos fenólicos. Ele pode ajudar a prevenir o início da inflamação no revestimento do estômago.
  • Em um estudo de 2014, pesquisadores europeus concluíram que o consumo regular de morangos pode ajudar a reduzir os danos que o álcool faz com que a membrana mucosa do estômago.
  • Adicione 1 colher de sopa de folhas de morango secas para um copo de água quente. Deixe em infusão por 5 minutos, em seguida, estirpe. Beba-o 2 ou 3 vezes ao dia até o desaparecimento dos sintomas de gastrite.
  • Para evitar gastrite, comer alguns morangos diária.
Batata: A casca das Batatinhas e Outro remédio eficaz para a gastrite é o suco de batata crua, graças ao seu anti-ácido e propriedades curativas. As propriedades alcalinas de batatas ajudar a reduzir o inchaço, cólicas, excesso de gás e outros sintomas de gastrite.
  1. tira a Casca de 1 a 2 batatas cruas e rale-los.
  2. Coloque as batatas raladas em uma peneira e pressione com uma colher para extrair o suco.
  3. Diluir 1/2 copo de suco de batata com um pouco de água morna.
  4. A bebida que 3 vezes por dia, 30 minutos antes de cada refeição, durante pelo menos 1 a 2 semanas.

  5. Dicas adicionais
  • Beber 2 copos de água de coco todos os dias.
  • Cortar na carne vermelha, pimentas vermelhas, comida azeda, picles, chá e café, doces e bebidas gaseificadas, pois podem irritar a mucosa do estômago. Evite produtos lácteos até que o
  • sistema digestivo é curado.
  • Regularmente beber chá verde pode prevenir a gastrite crônica.
  • Coma o seu jantar pelo menos 2 horas antes de ir para a cama.
  • Coma devagar e certifique-se de mastigar bem para facilitar a digestão. Coma pequenas refeições em intervalos regulares para ajudar a reduzir qualquer acúmulo de excesso de ácido no estômago.
  • Evite beber água durante as refeições, pois isso pode atrasar a digestão.
  • Beber uma grande quantidade de água durante todo o dia para manter muitos dos sintomas de gastrite na baía.
  • Para gastrite devido à anemia, tomar clorofila suplementar após consultar o seu médico.
  • Você pode tomar suplementos de vitaminas B12, E e C para ajudar seu corpo a se curar rapidamente.
  • Manter um diário alimentar para descobrir o que provoca gastrite e tentar reduzir ou eliminar os alimentos de sua dieta.
  • Parar de fumar, bem como reduzir ou eliminar o consumo de álcool.
  • Minimizar o estresse através da meditação ou yôga, pois pode piorar a situação.
  • Se você estiver tomando qualquer medicamento, consulte o seu médico como certos medicamentos pode agravar o seu problema de estômago.


Fonte:
www.dicasdesaudeonline.com.br

8 sinais de que seu filho é saudável e você nem sabia



Ainda que, no início, você não soubesse nada sobre recém-nascidos, conforme você e seu filho vão passando os dias juntos, já dá para saber a diferença entre os choros de fome e os de cansaço, a maneira como ele prefere ser colocado para arrotar, entre outras coisas. Mas as dúvidas, ah, as dúvidas, sempre estão lá, tirando nosso sossego e fazendo a gente se sentir insegura. Para te ajudar, listamos 8 itens que provam que está tudo bem com o seu filho.

1. Seu filho frequentemente se acalma com seu toque e o som da sua voz

Isso prova que: ele está se desenvolvendo emocionalmente.
Recém-nascidos choram. Muito. Infelizmente, apenas conversar não vai fazer com que ele pare de chorar. Entretanto, sua voz era a trilha sonora dele enquanto ele estava na sua barriga, então é algo que realmente chamará a atenção dele. Quando o bebê se acalma na sua presença, é o primeiro passo para estabelecer um bom relacionamento com você e um sinal claro de que ele é está desenvolvendo seu emocional.

2. Você troca as fraldas de 8 a 10 vezes por dia e seu filho continua ganhando peso.

Isso prova que: ele está tomando a quantidade suficiente de leite e crescendo em uma proporção saudável, ainda que a quantidade de leite que ele tome seja variada.
É importante comparecer a todas as consultas pediátricas após o nascimento do seu filho, para que o pediatra possa avaliar o quanto seu filho está crescendo. Um sinal de que está tudo bem são as fraldas molhadas. Acredite nesses indicadores ao invés de ficar preocupada com a quantidade do que ele ingere. Bebês não costumam comer a mesma quantidade todos os dias, o importante é ficar de olho no ganho de peso.

3. Por pelo menos alguns breves momentos do dia, seu filho fica quieto e atento

Isso prova que: ele está observando o mundo e começando a aprender.
As primeiras semanas serão marcadas por mamadas (mais ou menos a cada 2 horas), dormidas (aproximadamente 16 horas ao dia, mas não seguidas) e no meio de tudo isso tem muito choro. O seu filho vai começar a passar mais tempo acordado quando estiver com mais ou menos 1 mês de vida, período em que ele ganhará mais controle dos músculos oculares e conseguirá se concentrar em algo (você, principalmente). Nesse momento você terá a noção de que tem uma esponjinha nas suas mãos. Quando ele estiver quieto e alerta, estará observando e absorvendo tudo a sua volta, processando todas essas informações novas.

4. Seu filho presta atenção em novos sons e se acalma quando ouve música

Isso prova que: a audição dele continua se desenvolvendo e ele está usando o cérebro para discernir sons.
Bebês são capazes de ouvir desde o nascimento, mas leva algumas semanas para que eles consigam filtrar os sons. Com o tempo, alguns sons se tornam mais interessantes do que outros. A música, por exemplo, vai chamar a atenção do seu filho, seja de um brinquedo ou do rádio. Uma vez que você o ver reagindo à música procurando de onde ela vem, você saberá que seus ouvidos estão saudáveis e ele está curioso a respeito do que está ouvindo.

5. Você o pega observando padrões, cores e movimento

Isso prova que: a visão do seu filho está ficando aprimorada.
Você pode até não imaginar, mas quando seu filho está encarando o ventilador em movimento, isso é um sinal de progresso. Bebês nascem com uma capacidade de enxergar apenas 20% da capacidade total e eles só conseguem visualizar apenas entre 8 a 12 polegadas de distância. Próximo aos 2 meses de idade, seu filho começa a enxergar padrões, cores brilhantes e objetos que rodam, como ventiladores e móbiles.

6. Seu filho faz contato visual, sorri para ter atenção e dá risadinhas para as pessoas

Isso prova que: ele está se tornando uma pessoa sociável e feliz.
Entre 2 e 4 meses de idade, seu filho está aprendendo a se conectar com você e está adquirindo mais consciência do ambiente ao seu redor. Em certo nível, ele entende que pessoas interagem mais com ele quando se esforça. Quando ele está com 5 meses, sorrir quando alguém sorri para ele torna-se praticamente um reflexo. Esses comportamentos sociais são importantes indicadores de desenvolvimento da linguagem. Quando o seu filho faz sons com a boca, está testando as cordas vocais e logo deverá começar a falar.

7. Seu filho começa a suportar o próprio peso corporal

Isso prova que: os pequenos músculos dele estão ficando cada dia mais fortes.
Muitos bebês conseguem sustentar a cabeça com 1 mês de idade. Já com 3 meses, eles normalmente o fazem com grande habilidade. Se o seu filho consegue sustentar a cabeça ou mudar de posição no seu colo, ele está flexionando seus músculos. Pequenos exercícios diários, como flexionar os pés até a barriga, ajudam o seu filho a se desenvolver mais rápido, o que facilitará na hora de começar a engatinhar.

8. Seu filho começa a chorar menos e dormir mais

Isso prova que: o sistema nervoso dele está amadurecendo.
Alguns bebês chegam nesse estágio rapidamente e as mães podem dormir mais à noite, outros só alcançam esse estágio depois dos 4 meses de vida. Se o seu filho já passou dessa idade, tente fazer com que a rotina dele seja mais apertada. Então será a sua vez de dizer para si mesma: “meu bebê está ótimo”.


Fonte:
www.paisefilhos.com.br