quarta-feira, 15 de julho de 2015

Cigarro pode aumentar risco de esquizofrenia, aponta pesquisa

Cigarro

Parar de fumar te parece quase impossível? Aqui está mais um motivo para banir o cigarro da sua vida. Um novo estudo sugere que fumar pode aumentar o risco de desenvolver esquizofrenia. A descoberta foi publicada na Lancet Psychiatry, uma das revistas científicas mais prestigiadas do mundo.
A ligação entre o cigarro e a esquizofrenia não é nova. Pesquisas anteriores apontavam que o índice de tabagismo entre os esquizofrênicos é maior que entre a população geral. Porém, acreditava-se que os esquizofrênicos simplesmente recorriam mais ao cigarro para tentar lidar com o estresse causado pela doença. Agora, pesquisadores da Kings College London apontam que pode haver uma relação de causalidade entre o cigarro e a esquizofrenia.
O dobro da chance
Após analisarem 61 estudos, com um total de 290 mil participantes, os pesquisadores descobriram que pessoas que fumam diariamente têm o dobro de chance de ter esquizofrenia.
Além disso, fumantes tendem a desenvolver a doença um ano antes dos não-fumantes. A explicação mais provável é que a nicotina altera os níveis de dopamina - neurotransmissor associado à sensação de euforia -- no cérebro.
Nos últimos 50 anos, a explicação mais acolhida pela comunidade científica para a causa da esquizofrenia é a "hipótese da dopamina". Segundo esta corrente, a esquizofrenia decorre do excesso de dopamina no lobo temporal, região responsável pela percepção e pela memória, e de sua falta no lobo frontal, região ligada ao pensamento.
Hoje, mais de 21 milhões de pessoas sofrem de esquizofrenia ao redor do mundo.

Fonte:
http://super.abril.com.br/ciencia/cigarro-pode-aumentar-risco-de-esquizofrenia-aponta-pesquisa

Nova nanopartícula transportará antibiótico pelo corpo

Resultado de imagem para nanopartícula
Um dos caminhos da evolução das drogas farmacêuticas é tentar atingir e eliminar um microrganismo ou tumor sem prejudicar as células sadias do paciente e causar efeitos colaterais.
Dentre as ferramentas biotecnológicas mais utilizadas em experimentos para esse fim estão as nanopartículas produzidas com vários tipos de materiais. No Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), instituição localizada em Campinas (SP) e vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a sílica foi o material escolhido para compor essas nanoestruturas com diâmetros entre 10 e 500 nanômetros (a medida de 1 nanômetro equivale a 1 milímetro dividido por 1 milhão).
Um novo tipo dessa nanopartícula poderá levar antibióticos pelo corpo humano para combater bactérias. Ela transporta o medicamento e tem um labirinto de canais internos onde o fármaco é estocado para ser liberado no interior dos microrganismos ou próximo a eles.
O estudo do LNLS também levou ao desenvolvimento de dois outros tipos de nanopartículas: uma de prata, que tem propriedade bactericida, e outra com um “caroço” desse metal, recoberto por sílica, que transporta a droga em sua superfície.
Autor principal do projeto, o pesquisador Mateus Borba Cardoso diz que a maior vantagem da nanopartícula é a capacidade de carregar uma grande quantidade do antibiótico. “As nossas podem ser ativas contra os microrganismos e inofensivas às células de mamíferos”, diz Cardoso.
Os experimentos foram realizados com cultura de células humanas-padrão usadas em biotecnologia. As nanoestruturas de prata também não apresentaram efeitos secundários indesejáveis às células.
O trabalho de Cardoso começou em 2010, quando o pesquisador desenvolveu uma estratégia para aprisionar carboidratos dentro de nanopartículas de sílica porosa. A pesquisa rendeu um artigo científico publicado em 2011 no Journal of Pharmaceutical Sciences.
Nesse primeiro trabalho, ele diz ter se dado conta da possibilidade de controlar o tamanho das nanoestruturas de forma bem precisa. A equipe trabalhou com vários carboidratos diferentes, o que levou os pesquisadores a se perguntarem se não seria possível colocar moléculas biologicamente ativas dentro das nanopartículas porosas.
Cardoso então testou a metodologia com uma proteína chamada lisozima em colaboração com o grupo do biólogo Jörg Kobarg, ex-pesquisador do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), que funciona ao lado do LNLS, hoje professor do Departamento de Bioquímica e Biologia Tecidual do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
A lisozima está presente na lágrima humana e é capaz de digerir parte da parede da maioria das bactérias, destruindo-as. “Surpreendentemente, verificamos que a nossa estrutura tinha um poder bactericida maior do que o da lisozima pura”, conta Cardoso.
“Nesse ponto, conseguimos entender que as propriedades superficiais e o tamanho eram pontos cruciais para que uma determinada nanopartícula apresentasse efeito biológico.” O trabalho ilustrou a capa de uma das edições da revista Journal of Materials Chemistry, em 2012.
Dessa forma, ficou claro para o grupo que a utilização conjunta com o fármaco ou princípio ativo produz efeitos biológicos mais acentuados do que a ação em separado.
“Após entender como o tamanho e a superfície das nanopartículas se correlacionavam com as propriedades bactericidas, começamos a trabalhar com sistemas biológicos mais complexos como a interação dessas nanoestruturas com células tumorais e diferentes tipos de vírus”, explica. “Dessa forma, começamos a sintetizar tipos de nanoestruturas que levam a droga em seus canais ou em sua superfície.”
É o caso da sílica. Ao entrar em contato com a bactéria, pode acontecer um de dois efeitos esperados: a nanopartícula entrar no microrganismo e liberar o antibiótico, ou grudar no microrganismo (por fora) e soltar o medicamento perto de onde ele vai agir. Isso potencializa o poder bactericida, porque a ação da droga é somada à do próprio veículo.
“Nós testamos essa tecnologia em duas bactérias, uma resistente apenas à tetraciclina e outra a esse antibiótico e à ampicilina”, conta Cardoso. “Contra as resistentes aos dois medicamentos nossa metodologia se mostrou eficaz.” Esse trabalho foi publicado em junho de 2014 no periódico Langmuir.
O projeto “Funcionalização de nanopartículas compósitas para aplicações biomédicas” teve apoio da FAPESP.

Fonte:
https://farmaceuticort.wordpress.com

13 maneiras de melhorar sua saúde em um minuto (ou menos)

Se você é o tipo de pessoa que está constantemente se perguntando como o dia passou tão rápido, você deve ter dado pulos de alegria quando leu a pesquisa recente que revelou que apenas um minuto de exercício intenso (durante um treino fácil de 10 minutos) pode melhorar a sua saúde.
Agora, isso não significa que você deve trocar os seus treinos mais extensos por apenas alguns minutos de atividade física, mas você pode pelo menos ficar feliz por saber que cada pouquinho já conta.
E talvez a melhor notícia de todas é que essa não é a única maneira em que você pode melhorar o seu bem-estar em 60 segundos ou até menos.
Veja a seguir algumas outras formas de turbinar a sua saúde em apenas um minuto.

Homem respirando

Respire fundo

Nos seus momentos de maior estresse, não esqueça que você já nasceu com um método de relaxamento: a respiração!
Algumas respirações profundas e controladas podem ser justamente a solução para reverter a respiração ofegante e batimentos cardíacos frenéticos causados pelo nosso instinto de “lutar ou fugir”.
A prática da respiração pode ajudar a baixar a sua pressão arterial, desacelerar a produção dos hormônios ligados ao estresse e até alterar a expressão genética, segundo reportagem da NPR.

Crianças se abraçam

Abrace alguém que você ama

Não há nada melhor que um bom abraço. Além de um abraço gostoso nos deixar mais felizes e relaxados, ele também oferece benefícios à saúde, conseguindo reduzir a pressão arterial e a frequência cardíaca.
Casal rindo

Dê risada

“Rir é o melhor remédio” não é só um ditado, é fato! Além de naturalmente aliviar o estresse do organismo, a risada também imita (pelo menos um pouco) algumas das respostas fisiológicas do corpo à atividade física.
Segundo a reportagem o site de saúde WebMD: "William Fry, um pioneiro na pesquisa sobre o riso, afirmou que levou 10 minutos de atividade em um aparelho de remo para que sua frequência cardíaca chegasse ao mesmo nível que chegou depois de apenas um minuto de boas gargalhadas”.
A risada também parece turbinar a memória – ao mesmo tempo que queima algumas calorias.
Chocolate

Dê risada

“Rir é o melhor remédio” não é só um ditado, é fato! Além de naturalmente aliviar o estresse do organismo, a risada também imita (pelo menos um pouco) algumas das respostas fisiológicas do corpo à atividade física.
Segundo a reportagem o site de saúde WebMD: "William Fry, um pioneiro na pesquisa sobre o riso, afirmou que levou 10 minutos de atividade em um aparelho de remo para que sua frequência cardíaca chegasse ao mesmo nível que chegou depois de apenas um minuto de boas gargalhadas”.
A risada também parece turbinar a memória – ao mesmo tempo que queima algumas calorias.
Amigos felizes

Encontre o lado positivo

Um pouco de otimismo vai longe. Achar o lado positivo das situações já foi associado a ter um coração mais saudável e um sistema imunológico mais forte, então na próxima vez que você estiver reclamando de algo, para um pouco e tente ver a situação por outro ângulo.
computador e café

Tire os olhos da tela do computador

Se você trabalha atrás de uma escrivaninha – ou mesmo que você seja só um fã da tecnologia fora do escritório – você provavelmente passa bastante tempo em frente de telas.
Mas todo esse tempo na frente do computador pode acabar prejudicando a sua visão.
Para não forçar a visão, siga a regra do 20-06-20: A cada 20 minutos, olhe para um objeto que está a 06 metros de distância por 20 segundos.

Crianças aprendem como lavar a mão propriamente em Johannesburg, na África do Sul

Lave as mãos

Leva apenas 20 segundos – e vale muito a pena.
O simples fato de instruir as comunidades sobre a importância de lavar as mãos pode reduzir em 31% o número de pessoas que sofrem com diarreia e também reduzir o número de pessoas que sofrem de gripes e outras doenças respiratórias em 21%, segundo o CDC (órgão de controle de doenças dos EUA).
Para fazer direitinho, molhe as mãos com água limpa e corrente, ensaboe bem com sabão e esfregue durante pelo menos 20 segundos.
É mais ou menos o tempo que leva para cantar “Parabéns Pra Você” duas vezes (mas faça isso só na sua cabeça, se não seus colegas de trabalho podem estranhar!).
Enxague as mãos em água corrente e seque-as completamente.

Crianças com cinto de segurança de três pontos no banco de trás

Afivele o cinto de segurança

A maioria dos adultos americanos usam sempre o cinto de segurança do carro, mas alguns não fazem: Segundos os dados mais recentes, aproximadamente 87 por cento dos adultos usam o cinto de segurança.
Para os 13 por cento que ainda não entenderam bem a mensagem, leva poucos segundos para se proteger, independente de você ser o motorista ou o passageiro.
Mais de 2 milhões de adultos são tratados por ferimentos provocados por acidentes de carro a cada ano e mais da metade dos adolescentes entre 13 e 20 anos que morreram em acidentes de carro em 2012 não estavam usando cintos de segurança no momento do acidente, segundo o CDC.
Canela em pau e em pó

Acrescente canela ao seu café da manhã

Trocar o sal ou o açúcar por especiarias é um jeito inteligente de poupar calorias sem abrir mão do sabor.
Mas a canela oferece alguns benefícios de proteção especiais, principalmente para pessoas diabéticas, já que a especiaria parece reduzir os níveis de açúcar no sangue.
Ela pode também reduzir o colesterol. Nós achamos que ela vai muito bem no café da manhã: Experimente no iogurte, na aveia, com outros cereais ou até no café.
Mulher praticado Yoga, com a postura para ativar o chacra muladhara

Acrescente canela ao seu café da manhã

Trocar o sal ou o açúcar por especiarias é um jeito inteligente de poupar calorias sem abrir mão do sabor.
Mas a canela oferece alguns benefícios de proteção especiais, principalmente para pessoas diabéticas, já que a especiaria parece reduzir os níveis de açúcar no sangue.
Ela pode também reduzir o colesterol. Nós achamos que ela vai muito bem no café da manhã: Experimente no iogurte, na aveia, com outros cereais ou até no café

Mulheres passando protetor solar na praia

Use filtro solar

Aproximadamente 5 milhões de americanos fazem tratamento para o câncer de pele todo ano, e a exposição ao sol é uma das principais causas da doença.
Em poucos minutos, você pode se proteger contra os raios UV que causam tantos danos.
Para proteger-se por completo, use mais ou menos 30 ml (2 colheres de sopa) de filtro solar se a maior parte da sua pele ficar exposta ao sol.

Mulher praticado Yoga, com a postura para ativar o chacra sahaswara

Faça a prancha isométrica

Fazer a prancha isométrica por um minuto é um desafio de exercício abdominal clássico, que você provavelmente já viu em alguma hashtag no seu Facebook ou Instagram.
Não fique por for a da moda e você com certeza ficará com a região abdominal mais forte, o que pode ajudá-lo a combater as dores na coluna e melhorar a postura.
Mulher sorrindo

Sorria

Não é nenhuma novidade que as pessoas que sorriem muito geralmente são felizes, mas uma pesquisa de 2010 sugere que pessoas com os sorrisos mais largos vivem mais.
Mesmo se você estiver sentindo-se estressado, fingir um sorriso pode até fazer você sentir-se melhor – e dá para fazer isso rapidinho.
Bebê dormindo

E na hora de dormir...

Ter uma boa noite de sono também faz bem para a saúde!

Fonte:
http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/noticias/13-maneiras-de-melhorar-sua-saude-em-um-minuto-ou-menos#15


10 exercícios de alongamento que podem melhorar o seu dia

Recomendado sempre antes e depois da prática de exercícios físicos, o alongamento melhora a flexibilidade dos músculos, evita lesões e ajuda a relaxar o corpo e também a mente.

Na correria do dia a dia, a prática pode aliviar a tensão e tornar a sua vida mais leve. 
A pedido de EXAME.com, a rede de Academias Leven elaborou uma série de alongamentos combinados, que, se feitos corretamente, podem trazer benefícios à saúde.
Os exercícios foram elaborados por Rodrigo Cenzi, diretor técnico da Leven
Veja nas imagens 10 alongamentos que podem melhorar o seu dia.  

Alongamento 

Alongar melhora a flexibilidade, reduz lesões e relaxa o corpo e a mente.


Alongamento
Com a coluna lombar em concavidade apoie as pontas dos dedos no queixo, estenda a coluna cervical e a coluna torácica. Esse alongamento pode ser feito Em pé ou sentado.


Alongamento
Com a coluna lombar em concavidade aproxime o queixo do tronco com auxilio da mão que está na nuca. Esse alongamento pode ser feito Em pé ou sentado.

Alongamento
Com auxílio da mão conduza a coluna cervical lateralmente até uma amplitude que cause ligeiro desconforto por conta da resistência muscular. Repita o mesmo exercício do lado oposto.
Alongamento
Com o braço a frente do tronco e estendido e com a mão oposta na altura do cotovelo realize o alongamento mantendo a posição. Repita o mesmo exercício do lado oposto.

Alongamento
Entrelace os dedos com braços estendidos à frente do corpo e mantenha a posição. 


Alongamento
Puxe o cotovelo para alongar o músculo supraespinhal, mas evite depressão excessiva do ombro direito. Repita o mesmo exercício do lado oposto.

Alongamento
 Sentado apoie as mãos na lombar realizando uma concavidade, aproxime os cotovelos e tracione a coluna lombar para cima e para frente, pressione os pés no solo e flexione levemente o tronco para frente. Expire durante a flexão de tronco.

Alongamento
Realize rotação do tronco em conjunto com a coluna cervical. Faça uma expiração durante a rotação. Mantenha o queixo alinhado com o ombro. Repita o mesmo exercício do lado o posto.

Alongamento 
Com pés fixos e realizando leve pressão contra o solo, abrace as pernas realizando flexão do tronco. 

Alongamento
Com coluna ereta realize alongamento de posterior de coxa e panturrilhas com auxílio de um elástico. Repita o outro lado. 

Fonte:
http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/album-de-fotos/10-exercicios-de-alongamento-que-podem-mudar-o-seu-dia#11

Omelete saudável


Resultado de imagem para omelete
Uma receita de omelete deliciosa, cheia de nutrientes e que cabe na dieta – são só 110 kcal por porção, sendo que a receita rende duas porções.
INGREDIENTES:
  • 2 ovos 1 fatia fina de queijo minas light
  • ½ unidade de tomate não muito maduro
  • Orégano a gosto
  • 1 colher (chá) de óleo de canola
MODO DE PREPARO:
    • Pique o queijo e o tomate em cubos pequenos e reserve.
    • Coloque os ovos juntamente com o orégano e, depois de batido, acrescente o queijo e o tomate.
    • Numa frigideira para panqueca anti-aderente, coloque o óleo de canola e espalhe com uma espátula.
    • Adicione a mistura da omelete e aguarde em fogo baixo até cozinhar.
    • Vire a omelete e deixe dourar.
    • Servir em seguida.

    Fonte:
    http://www.dicademusculacao.com.br/omelete-saudavel/

    Os 5 Erros Mais Cometidos Ao Se Treinar Abdômen

    Este artigo é destinado a todos, desde de iniciantes até competidores, porque a maioria de nós (inclusive eu) fazemos “pouco caso” do abdômen. Nele vamos examinar os mais frequentes erros e como resolvê-los, para te ajudar a conquistar o tão famoso “tanquinho”.
    1 – Fazer Abdominal Pra Perder a Barriga: Muitos acham que fazendo apenas abdominais, a gordura acumulada na barriga sumirá. No entanto, a melhor estratégia para “secar” é uma combinação de dieta e exercícios aeróbicos.
    SOLUÇÕES:
    • Altere sua dieta para perder gordura. Elimine gordura trans e minimize gordura saturada e carboidratos simples. Dê ênfase à proteína magra, carboidratos complexos e gorduras saudáveis.
    • Faça de 45 à 60 minutos de Aeróbico pós-treino, ou de manhãzinha.
    • Mude seus Exercícios Abdominais como se fosse um treino de força (menos Repetições, mais pesos.) e os novos músculos ficarão incrivelmente mais visíveis enquanto você queima a gordura acumulada (Lembre que seu “tanquinho” está ai, o problema é que ele não está visível. Repare em pessoas magras, a maioria possui abdômen definido, sem sequer fazer abdominais.)
    Treinar-abdômen2 – Negligência: Muitas vezes deixamos de lado o abdominal, pois é no final do treino, já estamos cansados, podemos deixar pra amanhã, já que “não dá resultado mesmo”. Errado!Fazer abdominais randomicamente e com baixa intensidade certamente não dará um resultado satisfatório.
    SOLUÇÕES:
    • Duas vezes por semana, dê ao seu abdômen o mesmo tratamento que você dá aos outros músculos. Se você faz aeróbicos separadamente da musculação, uma ótima hora para seus abdominais é antes disso. Ou você pode até fazer o treino em casa, precisando de uma aparelhagem mínima, que toda casa tem.
    • Faça de 8 a 12 séries pro Músculo Reto Abdominal e de 3 a 5 para os Oblíquos.
    • Se estiver muito sem tempo, coloque o treino nos intervalos dos exercícios das outras partes do corpo. Ou faça todas as séries juntas, como se fosse uma série gigante, sem intervalo. (Apesar de não dar o mesmo resultado.)
    3 – Baixa Intensidade: Pergunta: Qual foi o máximo que você levantou no supino reto? E na Rosca direta?
    Agora responda a mesma pergunta para o abdômen.
    A maioria tinha a resposta pra primeira pergunta na ponta da língua, mas não sabia responder a segunda. Além de raramente treinarmos o abdômen, quando o fazemos, é com pouca intensidade e muita repetição (o que acaba tornando chato), coisa que nunca fazemos no treino de peito por exemplo, ou qualquer outra parte.
      SOLUÇÕES:
      • Treine para crescer seu abdômen, ao invés de treinar para tonificá-lo. O risco que você corre dele crescer demais ao ponto de ficar desproporcional, é quase igual ao “risco” de ganhar na loteria. Fique tranquilo. Para as mulheres que usam a desculpa “Vou parecer um homem se eu fizer abdominal com peso”, parem de enganar a si mesmas, pra você parece um homem precisará usar de outros meios, não recomendados.
      • Faça séries de 10-15 repetições, se conseguir fazer mais de 15, aumente o peso.
      • Máquinas abdominais são os aparelhos mais eficientes para aumentar a carga.
      4 – Errando o Alvo: Desde os tempos de educação física no colégio, nós passamos mais tempo treinando os flexores de quadril e forçando nossa coluna do que contraindo o músculo certo.
      SOLUÇÕES:
      • Treine devagar, num ritmo constante, focando somente no Abdômen.
      • Todos abdominais tem um movimento de curto alcance, portanto, as contrações são importantíssimas. Segure contraído por 1 ou 2 segundos e flexione.
      5 – Exclusividade Para o Abdômen Superior: Muitos focam principalmente, se não exclusivamente, no Abdome Reto Superior., quando na verdade essa é somente uma de quatro áreas a serem treinadas. As outras três são: Abdome Reto InferiorObliquos Externos e Abdome Transverso. O Inferior é deixado de lado pois, quando você está de roupa, são pouco visíveis, os Oblíquos geralmente são pulados pelo medo de alargar a cintura, e o Transverso não dá para ver, logo não lembramos dele. 
      SOLUÇÕES:
      • Faça exercícios para a Parte inferior e para os oblíquos
      • A largura da cintura vem primeiramente da estrutura óssea. Se mesmo assim estiver preocupado, faça séries com 30 repetições.
      • Seu Abdômen Transverso não é visível, mas faz um papel importante para manter sua postura, e manter a barriga contraída. Você pode exercitar essa área a qualquer hora, murchando sua barriga ao máximo, por 10 segundos, 10 vezes.
      CONCLUSÃO:
      • Arranje tempo para treinar seu Abdômen duas vezes por semana.
      • Mantenha suas repetições entre 10 e 15. Se conseguir fazer mais, aumente o peso, e vice-versa.
      • Treine devagar, concentrando as contrações.
      • Trabalhe todas as 4 áreas.
      • Dieta e aeróbico Para perder Gordura, abdominal para ganhar músculo.

      Fonte:
      http://www.dicademusculacao.com.br/treinar-abdomen/