sexta-feira, 24 de julho de 2015

Elimine as rugas com máscaras caseiras

Marcas de expressão e rugas são muito incomodas para algumas pessoas que não gostam de deixar evidente a passagem do tempo. Mas isso já não precisa mais ser um problema, pois existem maneiras eficazes e naturais para amenizar as marcas de idade indesejadas. As máscaras caseiras antirrugas prometem aliviar as marcas, hidratar a pele e dar aquela rejuvenescida tão desejada por mulheres e homens também. Confira a seguir algumas receitas de máscaras antirrugas para fazer em casa.

Máscara de iogurte e água de rosas

Misture duas colheres de sopa de iogurte natural com três gotas da água de rosas em um recipiente que não seja tão fundo. Aplique o creme na região que rodeia os olhos massageando suavemente por alguns minutos, de preferência em círculos. Essa máscara vai ajudar na circulação do sangue e, assim, as marcas do tempo vão suavizando cada vez mais.

Máscara de abacate

Elimine as rugas com máscaras caseiras

O abacate é rico em gorduras monoinsaturadas. Quando essas gorduras entram em contato com a pele, esta é beneficiada, pois a hidratação natural é reforçada. Para aproveitar os benefícios da fruta contra as rugas, faça a máscara de abacate. Basta bater a polpa da fruta – sem acréscimo de nenhum outro ingrediente – atéganhar a consistência de um creme homogêneo. Aplique nas áreas mais atingidas pelas rugas fazendo movimentos circulares. Lave com água corrente.

Máscara antirrugas de chá verde

Estimular a circulação é o segredo para evitar e amenizar as rugas. O chá verde é um ótimo estimulante da circulação sanguínea, além de ser antioxidante e ajudar a renovar as células. Para fazer a máscara, misture duas colheres de sopa de iogurte e ¼ de chá verde. Guarde essa mistura na geladeira, esperando algumas horas para gelar completamente. Depois, basta aplicar ao redor dos olhos e lavar com água corrente depois de alguns minutos promovendo efeito na pele.

Máscara de pepino

O pepino já é conhecido por suas propriedades que agem na pele para deixa-la mais viçosa. O mesmo pode ainda ser usado como ingrediente para uma ótima máscara antirrugas. Bata no liquidificador duas fatias de pepino juntamente a uma colher de café de vaselina líquida e duas colheres de sopa de iogurte natural. Quando a pasta estiver homogênea, coloque em um recipiente que possa ser levado à geladeira e deixe gelar por algumas horas. Depois de gelado, aplique ao redor dos olhos e deixe a máscara agir por alguns minutos. Enxágue com água e evite o uso de sabonetes para remover essa máscara.

Fonte:
http://www.remedio-caseiro.com/elimine-as-rugas-com-mascaras-caseiras/

Combata a intolerância à lactose com remédios caseiros

Cada vez mais pessoas descobrem que sofrem com a intolerância à lactose, está que é a incapacidade do organismo digeri-la. No organismo que é livre desse problema, a lactose é digerida por uma enzima chamada de lactase, que transforma em energia. Contudo, quando o organismo produz menos enzimas, o corpo não é capaz de digerir todos os açúcares dos produtos lácteos. Assim, surge a alergia à lactose.

Sintomas do problema

Muitos sequer sabem que têm alergia, pois não relacionam os sintomas a esse problema. Conheça o que pode acontecer com o corpo:
  • Enjoos frequentes
  • Diarreia ou fezes moles
  • Excesso de gases ou flatulência
  • Cólicas
  • Sensação de inchaço na barriga
  • Refluxo

Medidas para solucionar a intolerância à lactose

Elimine o leite
Mesmo que seja difícil para você, é importante parar o consumo de leite. Embora ele seja uma ótima fonte de nutrientes, ele não é necessário para nossa vida e tais substâncias benéficas ao organismo podem ser encontradas em outros alimentos (como brócolis, ovos, feijão, salmão e fígado).
Combata a intolerância à lactose com remédios caseiros

Atenção aos produtos lácteos
Em alguns casos mais amenos, produtos lácteos ainda podem ser consumidos, contanto que em pequena quantidade e com alguns cuidados. Escolha as versões magras, light ou desnatadas dos produtos que contêm lactose. Neste caso, é importante ficar atento aos sintomas e consultar um médico para que o mesmo diagnostique se você pode consumir esses produtos.
Suplementos
Como a intolerância se dá pela incapacidade do organismo digerir a lactose você também pode optar por tomar suplementos de lactase ou probióticos. Para saber qual o suplemento indicado para o seu caso, consulte um médico e pergunte as opções.

Remédios naturais para intolerância à lactose

Chás
Os chás são uma maravilha para nossa saúde. No caso da intolerância à lactose eles podem ser grandes aliados para o alívio dos sintomas. O chá de hortelã, além de ser refrescante e naturalmente gostoso, consegue aliviar o desconforto no estômago, ajudando na digestão. Já o chá de camomila, que é famoso por acalmar os nervos, acalma também o intestino, amenizando as dores. Nos casos de refluxo, a espinheira santa auxilia na proteção da mucosa gástrica.
Suco verde
É popular por suas propriedades emagrecedoras, mas o suco verde também auxilia na mucosa gástrica. Para fazer a receita refrescante, bata uma folha grande de couve e hortelã fresca com um copo de água, coloque em forminhas de gelo e espere congelar. Para fazer o suco, coloque no liquidificador uma fatia de maçã, uma fatia de gengibre, suco de laranja natural, algumas rodelas de cenoura, uma fatia de abacaxi e, finalmente, alguns cubos do gelo verde (atente à medida no liquidificador). É só bater e tomar imediatamente, para as propriedades não oxidarem.

Fonte:
http://www.remedio-caseiro.com/combata-a-intolerancia-a-lactose-com-remedios-caseiros/

Suco de aipo: excelente calmante natural

Também conhecido como salsão, o aipo é um vegetal bastante saudável que pode ser adicionado às sopas, saladas e sucos. Podem ser consumidas suas folhas, talos e até mesmo suas raízes.

Benefícios e propriedades

Como constatou Hipócrates, pai da medicina, o aipo atua como um calmante não só sobre o corpo humano, mas também sobre a mente. Auxilia na limpeza do corpo, reduz o estresse, previne o câncer, reduz a pressão arterial, entre outros.
Rico em vitaminas e nutrientes essenciais, o aipo é auxiliar para manter a saúde da pele, das unhas, dos cabelos e dos olhos, além de promover a coagulação saudável do sangue. É eficaz também na redução do colesterol e diminui a inflamação, aliviando problemas como a asma e a artrite. Por ser rica em vitamina C, fortalece o sistema imunológico e atua como um excelente anti-inflamatório.
Suco de aipo: excelente calmante natural


Ajuda ainda a prevenir a formação de pedras nos rins e o câncer. Por ser rico em fibras, funciona como um laxante natural suave que ajuda a manter o intestino funcionando normalmente. O potássio permite que a pele seca seja curada em dias mais secos. Pode ser usada ainda para promover uma libido saudável e, por isso, funciona como uma alternativa natural à medicamentos que são usados sem prescrição para aumentar a libido temporariamente.
Também pode ser usado no emagrecimento, pois reduz o apetite, assim como a vontade de comer açúcar, além de reduzir a retenção hídrica.

Receitas de sucos de aipo

Suco vitamina C
  • Três talos de aipo
  • Três maçãs médias picadas
Bata no liquidificador três talos de aipo e três maçãs médias picadas e sem semente.
Suco de aipo para emagrecer
Você vai precisar de:
  • Dois talos de aipo
  • Um copo de suco de melancia
Corte as duas extremidades do talo de aipo e lave bem. Coloque no liquidificador e adicione o suco de melancia e bata bem. Quando perceber que a mistura está homogênea, consuma durante o dia. É importante frisar que, quem busca o emagrecimento, deve associar o consumo do suco à uma alimentação saudável.
Suco de aipo
Outra opção de suco de aipo que promove o emagrecimento é feito com maçã e kiwi. Confira:
  • Um talo de aipo
  • Uma maçã picada com ou sem casca
  • Suco de meia laranja ou um kiwi descascado e picado
Coloque na centrífuga todos os ingredientes e ligue. Ao notar que os ingredientes formaram uma mistura homogênea do suco, desligue e consuma em jejum, 20 minutos antes do café da manhã.

Fonte:
http://www.remedio-caseiro.com/suco-de-aipo-excelente-calmante-natural/

Trate infecções e outros problemas com o chá de pau d’arco

A planta conhecida como pau d’arco é nativa da América do Sul e desenvolve-se bem em localidades de clima tropical e subtropical, como Sul da Flórida, Norte do México, Norte da Argentina, entre outros. A árvore, também conhecida como tahibo ou trompete, tem altura entre 16 e incríveis 160 metros, dependendo da espécie. Algumas delas possuem flores com cores variadas, mas a casca da espécie impetiginosa tabebuia é muito interessante para aqueles que apreciam a medicina alternativa.

Benefícios e propriedades

A casca interna de pau d’arco pode ser usada para o preparo de um chá cujo aroma é agradável, além de coloração avermelhada. Possui dois fitoquímicos que auxiliam no tratamento de várias doenças: o lapachol e beta-lapachona.
Um dos usos mais populares é devido às propriedades antifúngicas, sendo excelente para o tratamento de infecções causadas por fungos, podendo ser usada para o tratamento, por exemplo, de micoses, pé de atleta e até mesmo fungo nas unhas. É ainda estimulante do sistema imunológico e, graças às propriedades antivirais, pode ser usado ainda no tratamento da gripe, síndrome da fadiga crônica, mononucleose e vírus de Epstein-Barr.
Trate infecções e outros problemas com o chá de pau d’arco

É um excelente anti-inflamatório e, por isso, pode ser usado para problemas inflamatórios no estômago e intestinos, sendo excelente para síndrome do intestino irritável, colite, além de reumatismo e fibromialgia.
Tem propriedades antitumorais, diurética, antioxidante e antibiótica além das citadas. Graças às suas propriedades, essa planta pode ser usada para o tratamento de leucemia, câncer, infecções por HIV, anemia, infecção na próstata, mioma, quisto nos ovários, entre outras.

Como preparar o chá de pau d’arco?

Para preparar o chá, você vai precisar de:
  • Meia colher de sopa de Pau d’Arco
  • Uma xícara de água
Em um recipiente, coloque a água e leve ao fogo. Quando começar a ferver, adicione as cascas de pau d’arco e tampe, deixando repousar por aproximadamente 10 minutos. A dose indicada é de uma xícara, duas vezes ao dia.

Contraindicações e precauções

Assim como qualquer medicamento natural ou industrializado, o chá de pau d’arco tem contraindicações e efeitos colaterais. O chá é contraindicado para pacientes gestantes e mulheres em período de amamentação. Entre os efeitos colaterais, encontram-se a urticária, tonturas, náuseas, vômitos e diarreia.
Antes de usar qualquer medicamento, mesmo que natural, consulte um médico. Até mesmo as plantas podem apresentar interações medicamentosas e devem ser usadas somente sob orientação médica.

Fonte:
http://www.remedio-caseiro.com/trate-infeccoes-e-outros-problemas-com-o-cha-de-pau-darco/

Estudo diz que mãe chata faz os filhos crescerem mais bem-sucedidos




Sua mãe é daquele tipo que nunca te deu moleza? Pegava no seu pé sair da rua e ir fazer a lição de casa ou para largar o videogame e ir estudar para a prova? É melhor você agradecê-la.

Segundo um estudo feito pela Universidade de Essex, na Inglaterra, filhos de mães rígidas são mais bem-sucedidos profissionalmente do que as crianças que foram criadas por mães complacentes.





Para chegar a conclusão, os cientistas acompanharam vida de 15.500 crianças entre idades de 13 e 14 durante seis anos. Aquelas cujas as mães brigavam para que os filhos estudassem e passassem em um bom vestibular tinham mais chances de entrar em uma boa faculdade e receber salários mais altos. Ou seja, se a velha é – ou era – do tipo que tentava de qualquer forma manter a ordem e te fazer estudar, você deve jogar as mãos para o céu e agradecer ela por ter feito isso. Você poderia estar muito pior do que está agora.


Fonte:
http://manualdohomemmoderno.com.br/comportamento/estudo-diz-que-mae-chata-faz-os-filhos-crescerem-mais-bem-sucedidos#at_pco=cfd-1.0

Açúcar ou Gordura: quem é o maior vilão da balança e da sua saúde?

Descubra qual o item mais prejudicial para seu organismo: açúcar ou gordura

Se você já fez algum tipo de dieta, sabe que, dentre elas, existem duas vertentes de restrição alimentar: as de gordura zero e as de carboidratos zero. Mas, qual destas seria a mais eficaz? Qual seria o pior vilão para sua saúde?

Com o objetivo de tirar isso a limpo, os gêmeos idênticos ingleses Alexander e Chris Van Tulleken foram indicados para participar de um desafio: enquanto o primeiro ficaria 1 mês com um regime com altíssimo teor de gordura, o outro teria 30 dias para se alimentar apenas de pães, massas e doces. Durante o período de restrição alimentar, eles seriam avaliados para descobrir como o organismo deles reagem à overdose de açúcar e gordura. Como os dois conservam semelhanças genéticas e físicas, a experiência seria muito mais fiel. Os resultados fizeram parte do documentário produzido pela BBC, Sugar v Fat (“Açúcar vs Gordura”, em tradução livre). Qual deles você acha que se deu melhor?

O resultado surpreendeu: Alexander – que consumia uma dieta à base de gordura – perdeu cerca de cinco quilos, enquanto Chris, que se limitou a ingerir alimentos com menos de 2% de gordura, perdeu 1,5 quilos. Apesar de o ponteiro da balança cair para ambos, os dois apontaram efeitos devastadores de ambos os regimes. Alexander – que se alimentou basicamente de carnes, peixes, ovos e queijos – afirmou se cansou muito mais rapidamente, além de ter perdido o fôlego nas atividades físicas. Já seu irmão Chris, que cortou as gorduras, relatou que nunca se sentia satisfeito e que, frequentemente, se via beliscando algo para comer. Em um resumo geral, Chris teve um desempenho melhor do que Alexander, que demonstrou um cansaço ininterrupto, dificuldade de concentração e frequentes dores de cabeça.


acucar-gordura 5

Isso ficou ainda mais evidente em uma competição promovida entre os dois irmãos para ver quem ganhava dinheiro mais rápido em um simulador de ações da bolsa. Ambos começaram com 100 mil de dinheiro virtual. Em uma hora, Chris ganhou quase o triplo de Alexander. A mesma performance se repetiu durante os treinos físicos, que envolveram desde alongamentos a sessões exaustivas de spinning. Chris teve novamente um desempenho consideravelmente superior ao de Alexander. Apesar de perder mais peso, Alexander conta que tudo foi mais difícil para ele.  Sem consumo frequente de carboidratos, ele revelou que parte da energia de que ele necessitava diariamente vinha exclusivamente das proteínas não só das refeições quanto também dos músculos, uma dos motivos que explicaria o seu cansaço endêmico.

acucar-gordura 2


O exame de Chris, que perdeu menos peso, mostrou um aumento do nível de açúcar, o que, a longo prazo, poderia gerar problemas de saúde. Os exames de sangue feitos ao final da experiência também refletiram os prejuízos de ambas as dietas para os indivíduos. “Deixe que eu diga antes de qualquer coisa que as duas dietas foram miseráveis. Eu pensei que tinha feito o melhor negócio: eu podia comer carne, peixe, ovos e queijo. Mas tire os carboidratos e a graça das refeições não existe mais. E remova todas as frutas e vegetais – eles contêm carboidratos – e você fica com intestino preso. Apesar de eu nunca estar com
fome, eu me sentia lento e cansado, e meu hálito ficava horrível”, contou Alexander. Além disso, o especialista do documentário explicou o risco de uma dieta focada somente em gordura: “Seu corpo fica mais fraco, você envelhece mais rápido e a sua expectativa de vida cai”.


Fonte: http://manualdohomemmoderno.com.br/fitness/acucar-ou-gordura-quem-e-o-maior-vilao-da-balanca-e-da-sua-saude

Remédio caseiro para corrimento amarelado

O corrimento vaginal, quando incolor e inodoro, é algo comum para muitas mulheres, principalmente quando estão em seus períodos férteis. A quantidade produzida depende muito do organismo de cada uma, sendo bem mais habitual a mulheres que estão na segunda fase do ciclo menstrual, menor durante a menopausa e praticamente inexistente antes da primeira menstruação. Está totalmente ligado à produção hormonal, por isso, pode sofrer alterações também durante a gestação.
No entanto, quando este começa a apresentar uma coloração amarelada e um odor mais forte, é recomendável que se procure um ginecologista, pois é indício de que pode se ter contraído alguma doença sexualmente transmissível, como é o caso da tricomoníase. Esse tipo de parasita é transmitido somente através do contato de pênis e vagina, ou vagina e vagina, não oferecendo, assim, riscos de contágio por meio do ânus e da boca. Mas isso não anula a necessidade de se utilizar camisinha, afinal, outras doenças ainda podem ser transmitidas.
O tratamento para o corrimento amarelado geralmente é feito com antibióticos, mas existem alguns remédios caseiros que agilizam e facilitam o processo de cura. É importante frisar que homens também estão sujeitos a desenvolver esse problema, adquirindo-o pelo contato íntimo. Portanto, é indicado o uso de camisinha em qualquer relação sexual.
Remédio caseiro para corrimento amarelado

Pau d’arco

O pau d’arco possui várias propriedades antivirais e antibióticas, sendo muito recomendado no tratamento do corrimento, infecções urinárias, candidíase, tricomoníase e contra o vírus do HIV. Para preparar o chá, coloque 500 ml de água em uma panela com 15 gramas da casca de pau d’arco e deixe ferver por 15 minutos. Depois deixe amornar, e coe a mistura. Beba três ou quatro xícaras desse chá durante o dia.

Banho de assento com chá de goiabeira

As folhas da goiabeira são excelentes para o tratamento do corrimento vaginal amarelado, do tipo esverdeado com mau cheiro ou do branco leitoso. Basta ferver por quinze minutos um litro de água e, com o fogo apagado, acrescentar 30 gramas de folha de goiabeira. Abafe por três a quatro minutos, depois coe e faça um banho de assento com esse chá, lavando cuidadosamente toda a região genital. Repita esse procedimento umas quatro vezes por dia, para que o tratamento seja eficaz. Por ser natural, não possui contraindicação nem efeitos colaterais.  É importante que a pessoa com quem se tem relações sexuais também faça esse tratamento, para evitar um novo contágio.

Alimentos que diminuem o corrimento vaginal

Existem alimentos que diminuem a secreção desse líquido, pois equilibram o pH sanguíneo e da região íntima feminina, facilitando a manutenção da flora bacteriana da vagina. Invista em uma alimentação mais natural, livre de alimentos industrializados. É indicado o consumo de iogurte natural, chicória, couve, melão, limão e romã. Se após três dias utilizando esses remédios naturais o problema persistir, procure um ginecologista.

Fonte:
http://www.remedio-caseiro.com/remedio-caseiro-para-corrimento-amarelado/

Bananeira imbé: planta tóxica com benefícios à saúde

A bananeira imbé (philodendron bipinatifidum) é uma planta da família das aráceas, sendo também conhecida por outras denominações como guaimbê, bambu-do-brejo, imbê, banana-de-macaco, banana-de-morcego, banana-do-brejo e banana-de-brugre. É confundida com outra planta chamada de costela de Adão (monstera deliciosa), mas se difere desta por não apresentar furos nas folhas e ter os recortes mais finos.
A bananeira imbé é nativa da Mata Atlântica e pode ser encontrada do Paraguai até a região Sudeste do Brasil. Suas folhas são gigantes, verdes, brilhantes e vistosas, o que a torna diferente e, por isso, bastante utilizada como planta ornamental em jardins e quintais. Ao contrário das folhas, as suas flores têm pouca ou nenhuma importância ornamental, mas podem ser organizadas em vasos para decoração de interiores e jardins, podendo ser plantada isolada ou em grupos.
Esta planta é tolerante às baixas temperaturas e deve ser cultivada em substrato rico em matéria orgânica, na meia sombra ou em pleno sol.

Benefícios e indicações

As folhas e a casca seca da bananeira imbé são muito usadas no tratamento de casos de erisipela, orquites, úlcera, inflamações e hidropisia.
Bananeira imbé: planta tóxica com benefícios à saúde

O princípio ativo da bananeira imbé é o axalato de cálcio. Esta é uma planta tóxica, sobretudo no que diz respeito as folhas. O seu fruto é bastante saboroso e a planta, no passado, foi usada na pesca pelos nativos e remanescentes do meio rural brasileiro. Na pesca em pequenos rios e lagoas, o caldo de suas folhas maceradas é jogado nas águas, provocando o entorpecimento dos peixes. Assim, eles flutuam na superfície e então basta coletá-los. As raízes da bananeira imbé são comumente usadas para a confecção de cestos, barbantes e outros itens.

Como usar a bananeira imbé?

O modo de usar esta planta depende da condição de saúde a ser tratada. Confira a seguir:
  • Hidropisia – No caso de hidropisia, cozinhe 10 gramas de cascas e folhas frescas para um litro de água. Tome várias xícaras ao dia.
  • Úlceras – No caso de úlceras, aplicam-se as folhas frescas amassadas; e nos outros casos, é indicado um banho com base no cozimento das folhas frescas e a casca de seu caule.

Precauções

Não foram encontradas contraindicações e efeitos colaterais nas fontes pesquisadas, mas lembre-se que a automedicação pode ser muito perigosa. Todo e qualquer tratamento, inclusive o natural, só deve ser iniciado sob orientação médica. Lembre-se que a bananeira imbé é uma planta moderadamente tóxica.

Fonte:
http://www.remedio-caseiro.com/beneficios-da-bananeira-imbe/

Melão amargo e suas potentes propriedades contra doenças

Apesar de ter um nome popular, o melão amargo é pouco conhecido. A planta tem origem demarcada no sul da China e leste da Índia e possui como nome científico momordica charantia, sendo da família das Cucurbitáceas. Este vegetal cresce em áreas tropicais, integrando partes da Amazônia, África Oriental, Ásia e Caribe, mas é cultivada em toda a América do Sul.  O fruto, proveniente do melão, amargo possui a coloração verde, quando ainda está novo, mas ao amadurecer adquire uma cor alaranjada. Já as folhas da planta são membranosas e sedosas.
momordica charantia possui diversos nomes, em português pode ser chamada de melão-de-São-Caetano, erva-de-São-Caetano, melãozinho, fruto-negro. Em espanhol é conhecida por balsaminapomme de merveille em francês e papailla, balsam pear e bitter melon são os possíveis nomes da planta em inglês. O melão amargo é considerada uma erva medicinal e que pertence à Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (Renisus). Isso significa dizer que ela é um vegetal importante e de interesse ao Ministério da Saúde.

Neste artigo, o Remédio-Caseiro aborda sobre as propriedades do melão amargo e as doenças que podem ser evitadas e tratadas com o auxílio dessa planta.

Tratamentos com o melão amargo

Melão amargo e suas potentes propriedades contra doenças

Os povos indígenas conhecem as propriedades desse vegetal há muitos anos, por isso não é de hoje que seus benefícios são utilizados para tratar os humanos. Para conseguir os resultados desejados, os índios usavam e ainda usam o chá de melão amargo. De acordo com as tribos, essa erva é eficiente para combater o diabetes, expelir gases intestinais, promover um equilíbrio na menstruação. Além de atuar como anti-viral, protegendo o corpo contra sarampo, hepatite e febre.
Tomando como exemplo a atuação que as plantas desempenham nas comunidades indígenas, ela foi introduzida no tratamento dos problemas que também afetam à população urbana, como tumores, reumatismo, malária, corrimento vaginal, inflamações, problemas menstruais, cólicas, vermes e parasitas. Além de ser utilizada topicamente em lesões, feridas e infecções.
Sem esquecer os benefícios da planta para a pele, visto que o melão amargo é responsável por tratar da sarna, erupções cutâneas, coceiras e hanseníase. E também é um forte agente no combate a vaginite e hemorroidas.

Contra indicações do melão amargo

Apesar de ser uma planta atuante em diversos problemas que afetam à condição humana, o melão amargo tem sérias complicações para mulheres que estão grávidas, uma vez que ela induz o aborto.

Fonte:
http://www.remedio-caseiro.com/melao-amargo-e-suas-potentes-propriedades-contra-doencas/

Frutas para ressaca

Boca seca, dores de cabeça, enjoo, sensibilidade à luz, diarreia, cansaço… Após uma noite de bebedeira, você pode acordar com todos estes sintomas de uma intoxicação causada pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas. A ressaca ocorre após o processo de eliminação do álcool pelo organismo e atinge a maior parte das pessoas que exageram nas doses.
O ideal é evitar a ressaca, seguindo algumas dicas como alimentar-se bem antes e tomar bastante água, antes, durante e após a ingestão da bebida alcoólica. Existem alguns alimentos, como as frutas, que também podem ajudar a aliviar os sintomas da ressaca.

Como ocorre?

O organismo precisa se esforçar bastante para metabolizar o álcool, o que exige principalmente do fígado e do sistema nervoso. Quando entra na corrente sanguínea, o álcool causa a dilatação nos vasos e há uma diminuição da vasopressina, hormônio antidiurético, o que resulta na vontade constante de ir ao banheiro e na perda de líquidos.
Ocorre também a redução da quantidade de glicose que chega ao sistema nervoso e o fígado precisa trabalhar mais na produção de enzimas que metabolizam o álcool. Quando o consumo de bebidas é interrompido, o corpo desacelera e aí surgem os primeiros sintomas da ressaca.
Frutas para ressaca

Frutas para combater a ressaca

Para combater os sintomas desagradáveis da ressaca, vale apostar no consumo de bastante água, água de coco e frutose, açúcares presentes na frutas e no mel. As frutas podem ser consumidas in natura, nas saladas de frutas ou sucos.
Veja a seguir quais são as frutas mais recomendadas para quem está de ressaca:
  • Abacaxi – Rico em vitaminas A, B e C, fósforo, cálcio e potássio, o abacaxi é a fruta mais indicada para problemas de má digestão, para pressão arterial e aparelho urinário;
  • Abacate – Contém ácidos graxos monoinsaturados que atuam na proteção da parede das artérias, que é atingida com o aumento de toxinas no sangue;
  • Banana – Possui elevada concentração de potássio, que é perdido com o efeito diurético do álcool. Também contém sódio e diminui o cansaço excessivo e as dores musculares. A fibra presente na fruta é uma boa aliada na regulação do intestino e o magnésio age contra câimbras musculares;
  • Laranja – Contém potássio e sódio e ajuda na redução das câimbras, do cansaço excessivo e das dores musculares;
  • Manga – A manga é rica em vitaminas A, B1, B2, B5 e C. A vitamina A é antioxidante e imunológica; a B1 combate a falta de apetite; a B2 favorece a digestão; e a deficiência da vitamina B5 causa cansaço, irritabilidade, náuseas e dores abdominais;
  • Melancia – A sua composição é de 90% água, o que favorece a hidratação. A sua fibra contém vitaminas do complexo B, C e A (na forma de betacaroteno), além de potássio, que favorece os músculos e equilibra a quantidade de água na célula;
  • Melão – Também é composto por 90% de água, favorecendo a hidratação e atuando como antioxidante. As suas fibras auxiliam na recuperação intestinal, e os minerais, como fósforo e potássio, eliminam toxinas.


Fonte:
http://www.remedio-caseiro.com/frutas-para-ressaca/

Conheça o koubo e descubra os benefícios dessa fruta

Você já ouviu falar em koubo? Trata-se de uma fruta que é repleta de benefícios e propriedades que melhoram a saúde e a qualidade de vida. O composto dessa fruta é comercializado por meio da obtenção de um cacto da espécie epífitos, que é chamado de pitaya. Muito usada na culinária do Nordeste brasileiro, é conhecida como o doce que emagrece, pois é, além de muito saboroso, eficaz na moderação do apetite e na redução de gorduras.

Propriedades e benefícios

O koubo contém proteínas, fibras, vitamina C, ômega 3 e ômega 6 e aminoácidos naturais da planta que ativam o hormônio glucagon, responsável pela energia armazenada no corpo.

Entre os principais benefícios, podemos citar a moderação do apetite com propriedades naturais, redutor de medidas e do colesterol ruim, diurético, antioxidante e inibidor da vontade de comer doces.
Koubo contém proteínas, fibras, vitamina C, ômega 3 e ômega 6 e aminoácidos naturais

Por ser rica em tiramina, essa fruta reduz os picos de fome e aumenta a sensação de saciedade. Isso em conjunto com seu efeito termogênico, mantendo o metabolismo ativo por um tempo maior e auxiliando também no emagrecimento. Conta com ação diurética favorecendo ainda a eliminação de líquidos e toxinas – graças à presença de betalaína e indicaxatina.
Ele aumenta também a concentração do HDL, este conhecido como o colesterol bom. Seus efeitos são comprovados cientificamente, mas é importante verificar se há o selo de autenticidade do produto, garantindo aquisição de um produto de qualidade.

Restrições de consumo

Não existem restrições quanto ao consumo de koubo, pois é um composto natural. Apenas não se aconselha o consumo por diabéticos, pois ela é “o doce do emagrecimento”.
Atenção: é importante que o consumo de koubo esteja associado aos bons hábitos alimentares, garantindo o emagrecimento saudável.
Vale ressaltar que o mesmo não é encontrado em balcões de farmácia, pois é um insumo farmacêutico e não deve ser vendido pronto para o consumo, mas sim manipulado sob a orientação de profissionais da área. É ainda um produto de baixo custo e o tratamento deve demorar, em média, dois meses.

Fonte:
http://www.remedio-caseiro.com/koubo-beneficios/

Remédios caseiros para tratar mononucleose

Também conhecida como a doença do beijo ou ainda como febre glandular, a mononucleose é uma doença causada pelo vírus de Epstein-Barr. Transmitida por meio da inalação de gotículas de saliva de uma pessoa infectada liberada por meio da tosse ou do espirro, ou ainda pelo beijo ou compartilhamento de utensílios de alguém doente, a doença tem um período longo de incubação, ou seja, a pessoa com o vírus pode demorar entre 30 e 45 dias para apresentar os sintomas.
Remédios caseiros para tratar mononucleose

Sintomas

Febre  – acima dos 38,5°C – com duração de até 10 dias, dores de garganta, gânglios inchados na nuca, pescoço ou atrás das orelhas, inflamação no baço, dores de cabeça, dores musculares, cansaço, falta de apetite, entre outros.

Dicas

Recomenda-se que ao saber que está com a doença, o paciente repouse na cama durante a febre ou ainda de acordo com a intensidade dos sintomas. O ideal é consumir bastante líquido, comer muita proteína e pouca gordura e evitar praticar esportes violentos – uma vez que o baço fica inchado, oferecendo riscos de ruptura do baço ou seu deslocamento. Nunca trate uma criança com infecções virais com aspirina, pois isso pode causar a Síndrome de Reye que pode trazer diversas complicações neurológicas.
Procure sempre um médico no aparecimento dos sintomas, pois os medicamentos naturais nunca deverão substituir uma consulta médica e as orientações dadas pelo profissional.

Remédios caseiros

Equinácea

  • 1 colher de chá das folhas de equinácea
  • 1 xícara de água
  • 1 colher de chá de folhas de maracujá picadas
Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo. Quando ferver, desligue e adicione as folhas, deixando repousar tampado por 15 minutos. Em seguida, coe e consuma duas vezes ao dia

Sal

  • 1 colher de chá de sal
  • 1 copo de água morna
Coloque o sal na água morna e mexa. Coloque na boca um gole grande e gargareje bastante sem engolir o líquido.

Flores de sabugueiro

  • 1 colher de sopa de flores de sabugueiro
  • 1 copo de água
Esquente a água e jogue por cima das flores de sabugueiro. Tampe e deixe amornar. Em seguida, consuma.

Milefólio

  • 1 xícara de água
  • 2 colheres de sopa de milefólio
Coloque os dois ingredientes em um recipiente e leve ao fogo. Quando alcançar fervura, deixe mais cinco minutos e então desligue. Tampe e deixe amornar. A dose indicada é de um copo por dia.

Fonte:
http://www.remedio-caseiro.com/remedios-caseiros-para-tratar-mononucleose/