quinta-feira, 25 de junho de 2015

Os 5 “super-temperos” que não podem faltar na sua dieta!

Os temperos e especiarias possuem fundamental importância na gastronomia: além de realçar o sabor e aroma dos alimentos, algumas deles são verdadeiros remédios naturais que só fazem bem à saúde. Confira estes 5 “super-temperos” que não devem faltar no seu dia-a-dia.

1. Pimenta Caiena

A pimenta caiena possui substâncias como a capsaicina e piperina. O condimento é muito rico em vitaminas A, E e C, ácido fólico, zinco e potássio. Tem, por isso, fortes propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e protetores do DNA celular. Também contém bioflavonoides, pigmentos vegetais que previnem o câncer. A pimenta também acelera o metabolismo ajudando a agilizar a queima de gordura e melhora a circulação, de forma a ajudar na eliminação das toxinas do organismo.

2. Cúrcuma (Açafrão-da-terra)

As principais propriedades da cúrcuma são a sua ação anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e digestiva. A cúrcuma serve para o tratamento de problemas digestivos, como falta de apetite, indigestão ou acidez gástrica, problemas do fígado e da vesícula biliar, artrite, reumatismo, eczema, asma e psoríase. Além disso, a cúrcuma pode ser utilizada para diminuir os níveis de colesterol no sangue, inibir a formação de coágulos e aliviar os sintomas de tensão pré-menstrual.

3. Orégano

O orégano tem propriedades que estimulam a produção da enzima do corpo que é responsável pela digestão dos carboidratos. Além disso, ele age como antioxidante, anti-inflamatório, antibacteriano, diurético leve e tônico digestivo. Além de usar como tempero, você também pode aproveitar o temperinho fazendo um chá de orégano.

4. Tomilho

O tomilho é considerado um antibiótico natural. O tomilho também ajuda na digestão, descontração muscular, acalmando o sistema nervoso e até mesmo contribuindo com benefícios para casos de estresse e depressão. É antioxidante, antisséptico e diurético. Para pele ajuda eliminar acne e clareia as manchas. Ainda tem o poder de fortalecer os cabelos.

5. Gengibre

O gengibre apresenta uma substância chamada gingerol, dotada de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos. O gingerol é responsável pelo sabor picante do gengibre. O gengibre ajuda a aumentar a saciedade, melhorar a digestão, remover as toxinas do corpo e, além disso tudo, age como um termogênico. Isso significa que ele tem propriedades que aumentam o funcionamento do metabolismo, ajudando na queima de gordura.
Observação: Lembre-se que, talvez mais importante que encontrar “super-alimentos” (ou, no caso, “super-temperos”) é sempre variar sua alimentação. Por isso, use e abuse também de temperos mais tradicionais como salsinha e cebolinha, cebola e alho ou outros de sua preferência.
E então, o que está esperando para adicionar esses temperos em sua alimentação? Além de ajudarem na perda de peso, essa é a forma mais fácil de deixar os alimentos muito mais saborosos e saudáveis!

Fonte:
http://belezaesaude.com/temperos/

Cebola: Maravilha ao Alcance de Todos!

A cebola é um dos temperos mais apreciados pelos brasileiros. Além de muitos apreciarem seu sabor, vale lembrar que a cebola tem ótimos benefícios para nossa saúde.
A cebola é uma excelente aliada para ajudar no bom funcionamento do intestino, fígado, pâncreas e vesícula. A cebola colabora para afinar o sangue, diminuir o colesterol, aumentar o HDL (colesterol bom), combater a asma, bronquite crônica, diabetes e infecções.
Entre seus nutrientes, temos a quercetina — um potente antioxidante associado à inibição do câncer de estômago — e outros agentes anticancerígenos. Outro componente encontrado na cebola é a olerícola. Ela é uma substância que impede a formação de plaquetas no sangue, evitando assim o entupimento das artérias.

Benefícios da Cebola

  • Por apresentar um alto grau de quercetina, a cebola favorece a circulação sanguínea. Além disso, seu teor de silício ajuda a prevenir trombose e o envelhecimento das veias e artérias.
  • Digestiva, abrindo o apetite e regularizando as funções do estômago
  • É anti-inflamatória, servindo para o tratamento de úlceras e qualquer outro tipo de inflamação
  • Diurética e depurativa, ajuda a reduzir o colesterol no sangue e aumenta a capacidade do organismo de dissolver coágulos internos, o que previne a trombose coronária.
  • Outra propriedade que a cebola exibe é a antianêmica, afinal, ela nos oferece fósforo, ferro e vitamina E. Desse modo, ajuda o organismo na reposição de sangue e regeneração dos glóbulos vermelhos.
  • Por ser rica em vitaminas A e vitamina C, ideais para aliviar sintomas de problemas respiratórios, os óleos essenciais que possui, devido ao seu teor de enxofre, dão à cebola a capacidade de diminuir os sintomas de doenças como a bronquite, resfriado e constipações.
  • Outro elemento que a cebola contém e que exerce influências positivas em nossa saúde é o potássio. O potássio é o responsável pela capacidade que a cebola tem de ajudar na eliminação do excesso de líquidos e diminuição dos riscos de sofrermos de gota, hipertensão e cálculos renais.
  • O potássio e o baixo teor em sódio fazem com que a cebola ajude a evitar a retenção de líquidos, liberando as toxinas do organismo. Além disso, é benéfica para os rins e a próstata.
  • Seu alto teor em vitamina B, potássio, elementos extremamente necessários para a transmissão e geração do impulso nervoso, e o magnésio, que melhora o funcionamento do sistema nervoso e muscular, é ideal para melhorar esse setor de nosso organismo.
  • A cebola tem poderes antioxidantes. O motivo é seu teor em vitaminas A e vitamina C, enxofre e flavonoides, tais como a quercetina e a antocianina.
  • A cebola também é um bom antiasmático e anti-inflamatório. Razão? O alto teor em componentes à base de enxofre.

Qual a diferença entre a cebola amarela, branca, e roxa?

  • Cebola amarela: Esta é a cebola mais conhecida entre os brasileiros. Normalmente é uma cebola maior, de sabor mais intenso e ácido. Por este motivo, é melhor também refogada. É consumida de diversas maneiras: em rodelas, picada ou ralada Pode ser consumida crua, porém tem sabor forte.
  • Cebola branca: Como seu próprio nome já diz, sua característica principal é sua casca bem branca. Também tem um sabor bem forte e é melhor quando usada para refogar. É o tipo mais difícil de encontrar, é menos calórica e tem maior quantidade de cálcio.
  • Cebola roxa: A cebola roxa é a ideal para ser consumida crua. Ela é adocicada e menos ácida, bem diferente das outras. Além dos benefícios da versão branca, tem antocianina, que dá a cor marcante à planta, afasta doenças cardíacas e dificulta o acúmulo de gorduras. É mais rica em betacaroteno (antioxidante que combate o envelhecimento das células). É a mais saudável de todas.

Qual a melhor forma de consumir a cebola?

A melhor forma de aproveitar esses benefícios é consumindo a cebola crua. A cebola roxa cortada em fatias pode deixar sua salada mais colorida e saudável. Você também pode incrementar o sanduíche natural com um pouco de cebola cortada em cubinhos. A dica é comer pelo menos 1 unidade do vegetal cru por semana. Se for refogar, não deixe fritando por mais de 5 minutos.

Contraindicação da Cebola

Para quem tem sensibilidade no intestino, ou problemas com gases intestinais, o consumo exagerado de cebola pode aumentar a formação de gases e causar desconforto gastrintestinal, principalmente se ela for consumida crua.

Fonte:
http://belezaesaude.com/cebola/

Tratamentos Naturais para TPM








Você é daquelas que sofre bastante com a TPM? Ou sua TPM não é tão forte assim? Bem, se a sua TPM for muito forte, o recomendável é procurar um médico para descobrir qual é a causa desse desequilíbrio hormonal, ninguém precisa ficar sofrendo à toa. Se seu nível de TPM é moderado ou mais fraco, que tal experimentar algumas dicas naturais para amenizar os sintomas?
Os sintomas da TPM podem ser muito variáveis e a sua intensidade depende de cada mulher. Duram em geral entre 5 a 10 dias antes da menstruação.
Atualmente, acredita-se que a função fisiológica do ovário seja a causa das alterações neuropsicoendócrinas que interferem tão drasticamente na vida das mulheres.

Estilo de Vida Influencia Bastante nos Sintomas

Manter um estilo de vida saudável vai melhorar muito seu bem-estar em geral, inclusive os sintomas da TPM.
Uma boa alimentação, associada ao consumo de frutas nesse período, deve ser intensificado. A quantidade de água ingerida também deve ser generosa. A redução no consumo de sal, açúcar, cafeína e álcool também podem ajudar em problemas como na retenção de líquidos, irritabilidade e cólicas.
As atividades físicas liberam endorfinas, causando sensação de bem-estar. Portanto, movimente-se! Caminhadas ao ar livre, especialmente em lugares em contato com a natureza são altamente benéficos.
Dormir bem e evitar o estresse também devem fazer parte desse estilo de vida mais saudável.

Vitaminas e Minerais que ajudam na TPM

Cálcio e Vitamina D: Uma dieta rica em cálcio e vitamina D podem dar um “chega-pra-lá” na tensão pré-menstrual. A dupla diminui a contração muscular do útero e a retenção de líquidos, aliviando cólicas, dores nas costas e o inchaço. Além de tomar sol (ou fazer suplementação de vitamina D), abuse do gergelim e vegetais verde-escuros.
Vitamina E: A vitamina E pode aliviar sintomas como ansiedade e sensibilidade mamária entre outros. Por ser antioxidante, recomenda-se o consumo de alimentos fonte de vitamina E. Alimentos: germe de trigo, nozes, carnes, amendoim, óleos vegetais, ovos.
Magnésio: O magnésio também está envolvido na atividade da serotonina e de outros neurotransmissores, e sua deficiência pode amplificar os sintomas da TPM. Alimentos fontes: leite, leguminosas, cereais integrais, vegetais e folhas verde escuras.
Vitamina B6: A vitamina B6 atua na formação de serotonina e dessa forma proporciona melhora nos sintomas de alterações de humor. Por isso, indica-se que se atinja as recomendações diárias desta vitamina. Alimentos fontes: fígado, ovos, soja, aveia, farelo de trigo, batata, germe de trigo, cenoura, amendoim, nozes, etc.

Tratamentos Naturais

Ervas e chás

Chás diuréticos são excelentes indicações para ajudar a aliviar o inchaço e também alguns ajudam a acalmar (urtiga, camomila, hibisco, erva-doce e chá verde).
A erva-de-São-João ajuda a aliviar a insônia e melhora a depressão.
Outra erva interessante é o vitex agnus-castus, usado para aliviar os sintomas da TPM há centenas de anos. Este arbusto originário da região mediterrânea é utilizado na medicina popular como chá para re-equilíbrio hormonal, contra insônia e a ansiedade.

Óleo de Prímula

 O óleo de prímula é um dos medicamentos naturais que tem efeitos confirmados no combate aos sintomas da TPM. Ideal para amenizar dores nas mamas, e outros sintomas desagradáveis. Além de permitir o alívio dos desagradáveis sintomas como irritabilidade, mau humor, depressão, dores e inchaços nos seios, ele não tem os inconvenientes causados por tratamentos à base de anti-inflamatórios e antidepressivos.
Esse efeito se deve ao linolênico, que funcionam como intermediários nas sínteses de outras substâncias reguladoras dos hormônios sexuais femininos. Essa propriedade de regulador hormonal do óleo de prímula ameniza os sintomas da TPM e ele ainda possui um ótimo efeito sobre a pele, controlando a oleosidade e mantendo sua elasticidade.

Óleos Essenciais para TPM

Fazer massagens com óleo essencial também ajuda na TPM. Escolha um óleo carreador e adicione o óleo essencial de sua preferência. (para cada colher de sopa 3 gotas de óleo essencial) Além da massagem, você também pode optar por fazer uma inalação.
Alguns óleos essenciais que podem ajudar nos sintomas da TPM:
  • Contra a ansiedade e a irritabilidade: camomila, gerânio, lavanda, rosas ou ylang-ylang;
  • Contra o aumento no apetite: bergamota ou rosas;
  • Contra o cansaço: alecrim ou sálvia esclaréia;
  • Contra as crises de choro e confusão: gerânio ou lavanda;
  • Contra a dor nos seios: gerânio;
  • Contra o estado depressivo: jasmim, rosas e mandarina;
  • Contra a insônia: bergamota, camomila ou lavanda;
  • Contra a retenção hídrica: erva doce, limão e mandarina.

Fonte;
http://belezaesaude.com/tratamentos-naturais-tpm/

5 maneiras simples de transformar sua dieta em algo prazeroso e sem sofrimento

A correria do dia a dia, as exigências do trabalho e dos estudos, são fatores que nos testam sempre. E no meio disso tudo, fazer dieta não é algo do agrado de todos, mas em certas circunstancias é preciso, seja por questões de estética ou pela própria saúde. E mesmo sendo algo complicado, difícil de adaptação é possível fazer dieta sem sofrimento, tornando-a em algo prazeroso, além dos benefícios que a mesma poderá gerar. Confira:
1-Alimentação variável: a primeira coisa que irá transformar sua dieta em algo saboroso e sem sofrimento é a diversificação de alimentos inseridos nela. Elabore cardápios diferentes para cada dia da semana, assim você fará dieta sem ao menos perceber.
2- Suaves: a dieta para ser prazerosa precisa ser suave. Muitas dietas restringem o consumo de certos alimentos, o que gera mais ansiedade e vontade de sair comendo tudo pela frente. Opte por uma dieta suave, que ajudará a perder peso pouco a pouco e sem deixar de incluir alimentos que possuem nutrientes importantes para o dia a dia.
3- Porções: se você comer apenas pela manhã, no almoço e a noite, não ficará saciado e a vontade de comer aumentará a cada instante. Divida a sua dieta em cinco porções diárias, duas principais e as outras três mais leves.
4- Positividade: mantenha-se positivo, essa é a chave mais eficiente para perder peso e concluir a dieta sem medo. Trace metas e cumpra uma por uma com gostinho de vitória. Não se deixe abater e nem desanimar ao longo do caminho, é preciso um passo de cada vez, viver um dia por vez. dieta prazerosa
5-Sem obsessão: não crie obsessão pela balança, pois você só ficará ansioso e dependendo do resultado encontrado, desmotivado. Especialistas recomendam se pesar apenas uma vez na semana, em jejum e sem roupas. Não aparecerá resultados de um dia para o outro, o que prejudicará a sua determinação. É importante manter a calma e o equilíbrio no seu objetivo. Além disso, não ficar obcecado pela balança é uma das maneiras mais simples de transformar a sua dieta sem sofrimento.

7 Benefícios incríveis do morango para o cuidado da pele

Existem vários ingredientes totalmente naturais que podem ser usados para melhorar a saúde e o aspecto da pele; um deles é o morango. Poucas pessoas sabem, mas essa fruta tão presente em nosso dia a dia pode trazer benefícios incríveis para o cuidado da pele, e deve fazer parte do ritual de beleza de mulheres em busca de formas econômicas e saudáveis de se cuidar.
Se você vem investindo em cremes caros, ricos em componentes químicos e artificiais, saiba que podemos obter resultados muito semelhantes com tratamentos caseiros e naturais. Nesse artigo, iremos falar sobre como o morango, além de todos os benefícios que oferece ao organismo, pode atuar em nossa pele. Também iremos ensinar algumas formas simples de colocar esses tratamentos em prática.
morango-propriedades

Como o morango pode tratar a pele

  1. Reduz as olheiras

As olheiras são algo esteticamente desagradável e a sua presença costuma incomodar muitas mulheres. Com os níveis altos de estresse e a dificuldade que muitos têm para conseguir dormir de forma adequada, elas aparecem cada vez mais.
Você pode tratá-las com morangos, que possuem compostos naturais com propriedades anti-inflamatórias. Se você dormiu mal e está com olheiras pela manhã, basta cortar um morango fresco, deitar e colocar as duas partes embaixo dos olhos. Deixe agir durante 10 minutos e depois enxágue normalmente. Você pode usar essa dica sempre que quiser se livrar das olheiras e bolsas que se formam sob os olhos.
  1. Atua como um esfoliante natural

Por que comprar cremes com aroma de morango se você pode usar o ingrediente verdadeiro? Você pode fazer um esfoliante caseiro amassando entre 10 e 12 morangos, até formar uma pasta. Adicione uma colher de chá de açúcar e outra de azeite de oliva. Misture bem e aplique no corpo, fazendo movimentos circulares para esfoliar e eliminar as células mortas.
Essa receita ajuda a acabar com a pele seca, faz com que as novas células se regenerem, hidrata e dá um brilho saudável à pele.
  1. Combate a acne

Se você sofrer com a presença da acne, saiba que o uso do morango pode ajudar a reduzir o aparecimento de cravos e espinhas de forma totalmente natural. A receita é a seguinte: amasse cerca de 7 morangos até formar uma pasta, adicionando uma colher de chá de creme de leite. Aplique no rosto e deixe agir durante 10 minutos. Enxágue normalmente.
Você pode usar esta receita duas vezes por semana para melhores resultados.
  1. Suaviza a pele dos pés

Para ter a pele dos pés suave e macia, amasse entre 8 e 10 morangos, adicionando 2 colheres de chá de azeite de oliva e 1 colher de chá de sal. Misture todos os ingredientes até formar uma pasta e aplique nos pés, massageando suavemente. Depois da aplicação, deixe agindo por alguns minutos para que o azeite e o morango penetrem bem na pele. Enxágue e finalize o tratamento com um hidratante.
  1. Reduz a oleosidade

Sabe aquela sensação que temos, principalmente no final do dia, de que a pele está oleosa e brilhando mais do que deveria? O morango pode nos ajudar, pois ele é rico em vitamina C e é capaz de reduzir a oleosidade, nutrir e revitalizar a pele. Como os morangos são naturalmente ácidos, são ótimos para remover o excesso de gordura da pele.
Você pode usar a mesma máscara que sugerimos anteriormente, usando morangos e creme de leite.
  1. Ajuda a clarear a pele

O suco natural de morango é uma ótima alternativa para clarear manchas e cicatrizes decorrentes da acne. Se você estiver com a pele ligeiramente manchada, aproveite as propriedades desta fruta para clareá-las. Basta aplicar um pouco de suco nos locais mais escuros usando um cotonete e enxaguar normalmente após a aplicação.
  1. Protege do sol e do envelhecimento

A exposição ao sol é uma das grandes responsáveis pelo aparecimento de rugas e do envelhecimento da pele. O morango contém ácido elágico, um antioxidante poderoso que previne a destruição do colágeno ao inibir a ação de uma determinada enzima. A falta de colágeno é uma das maiores causas do surgimento das rugas e da flacidez da pele.
Estudos mostram que este mesmo ácido antioxidante atua protegendo a pele da radiação ultravioleta, ajudando a mantê-la sempre jovem e com um aspecto saudável.
Fonte:
http://dietaeregime.com/dicas/7-beneficios-incriveis-do-morango-para-o-cuidado-da-pele/

7 alimentos que ajudam a emagrecer rapidamente

Fazer dieta não é fácil e ninguém disse que seria. Mas, é possível emagrecer de forma saudável e deliciosa. Antes de elaborar uma dieta, é preciso ter em mente que o seu corpo precisa de todos os nutrientes para manter o funcionamento e muitos alimentos ricos em compostos fundamentais também ajudam a emagrecer. Confira os 7 alimentos que ajudam a emagrecer rapidamente.
aveia para emagrecer
Aveia
1- Aveia: a aveia controla a fome e ajuda o corpo a eliminar as toxinas que ficam presentes causando a sensação de inchaço e mal estar. Além disso, é excelente fonte de fibras.
Chá –verde
Chá –verde
2- Chá –verde: os componentes do chá ajudam a desintoxicar e desinchar o organismo, o que contribui para uma eficiência queima de gordura. A bebida também acelera o metabolismo e melhora a digestão, por isso deve ser consumida cinco vezes ao dia.
Salmão
Salmão
3- Salmão: que come salmão tem a sensação de saciedade e isso graças as proteínas magras do alimento. O alimento ajuda a emagrecer pois não contém as gorduras saturadas que existem na carne vermelha.
Feijão
Feijão
4- Feijão: ricos em proteínas e fibras, o feijão ajuda a controlar a fome e possuí amido resistência, essência na luta contra a balança. O amido também auxilia no aceleramento do metabolismo e na queima de gorduras.
Arroz integral
Arroz integral
5- Arroz integral: a troca mais inteligente na hora de fazer dieta é substituir o arroz branco pelo arroz integral. O grão também possui carboidrato saudável que é o amigo resistente que fornece energia e ajuda na queima de gorduras.
Quinua
Quinua
6- Quinua: esse também é um dos grãos mais importantes e nutrientes para quem deseja fazer dieta. Rico em fibras e proteínas, não contém glúten e prolonga a saciedade. Além disso, também fornece energia ao organismo.
Iogurte natural
Iogurte natural
7- Iogurte natural: o último item a ser citado e não menos importante deve ser o queridinho das pessoas que desejam melhorar a flora intestinal e desaparecer com a sensação de inchaço no organismo. O iogurte natural provoca saciedade e acelera o metabolismo, também contribuindo para a queima de gordura.

Fonte:
http://dietaeregime.com/dicas/7-alimentos-que-ajudam-a-emagrecer-rapidamente/

5 fatos que comprovam de uma vez por todas que caminhar emagrece

Caminhar é preciso e gera inúmeros benefícios à saúde do corpo e da mente. Melhorar a circulação sanguínea, corrigir a postura e também perder barriga. Sim, pode apostar, com apenas 30 minutos de caminhada, a pessoa consegue perder mais de 200 calorias,caminhar emagrece sim. Mas não para por ai. A caminhada também diminui o risco de diabetes, reduz o colesterol e aumenta massa óssea.
Contudo, o nosso foco é explicar os benefícios da caminhada para o emagrecimento e como você pode usufruir desse bem para chegar ao resultado desejado. Antes de tudo, elabore exercícios de alongamentos tanto para antes quanto para depois da caminhada , pois além de aumentar a flexibilidade do corpo, os alongamentos ainda evitam lesões e cãibras. Já alongados, confira algumas dicas sobre como caminhar pode ajudar a emagrecer:
Caminhar emagrece
Caminhar emagrece até 200 calorias
1- Faça a caminhada ao ar livre. Dessa maneira você se sentirá estimulado o que aumentará os níveis de energia. Com mais energia a queima de gordura será mais intensa e constante. O ar livre também estimula você a vencer metas e caminhar cada vez mais.
2- Caminhe 30 minutos após o jantar, o que ajudará na queima de gordura  e de acordo com especialistas a perda de peso é duas vezes maior. Caminhar emagrece mais após o jantar e também reduz os níveis de gordura no sangue.
3- Varie a intensidade da sua caminhada. Ou seja, caminhe em passos rápidos e depois passos leves. De acordo com estudos, essa variação proporciona maior metabolização da gordura e ajuda a emagrecer de forma mais rápida.
4-Use roupas leves e tênis confortável. Os objetos pessoais precisam estimular a caminhada e não te cansar durante ela. Evite também caminhar em horários em que o sol é quente e use sempre protetor solar para as caminhadas durante o dia.
5- Faça anotações sobre a sua caminhada. Além de ser estimulante, você pode analisar a distância percorrida diariamente e atualize seu diário com todas as informações do seu passeio. Além disso, crie objetivos e trace trajetos a serem conquistados.
Agora que você já sabe que caminhar emagrece, lembre-se que antes de começar qualquer atividade física você deve procurar um especialista para te orientar, com isso você terá mais resultados e resultados rápidos.

Fonte:
http://dietaeregime.com/dicas/caminhar-emagrece/