segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Dieta da Luiza Possi – Cardápio e Dicas

06-luiza-01


Ela é linda e não há dúvidas, mas as curvas de seu corpo ficaram ainda mais evidentes a partir da transformação de 65 quilos para 52. A sua beleza sempre foi carregada a partir da sua mãe, mas Luiza Possi provou que uma mulher não só pode ser talentosa, e sim conquistar o corpo que desejar, basta disciplina e dedicação.
As aparições da cantora no programa Encontro foram fundamentais para reconhecermos sua evolução corporal. As mudanças de medidas foram conquistadas através de uma reeducação alimentar, não destinada à hipertrofia ou perda de peso, já que a cantora sempre manteve o biotipo magro, mas sim para obter uma melhor composição corporal e qualidade de vida. Conhecer os segredos da dieta da Luiza Possi que podem te ajudar a ficar mais próxima da boa forma.

De olho nas escolhas

06-luiza-03
A alimentação é sim a melhor forma de obter saúde e benefícios físicos, mas muitos alimentos são responsáveis por algumas consequências, as quais, a curto prazo, são imperceptíveis, mas se evitados, é possível notar bem estar.
A dieta da Luiza Possi foi projetada a partir de cortes de alimentos específicos. A moça foi orientada a evitar o consumo de substâncias responsáveis pelas intolerâncias mais comuns entre as pessoas, como a lactose e o glúten, conhecidos pela difícil digestão e inchaços incômodos; porém, diferenciando-se de Ísis Valverde, a cantora não lida com a doença celíaca, ela apenas evita os alimentos para seu próprio bem estar.
Luiza confessa que os doces são suas maiores tentações, mas tenta ficar firme em seu propósito. Ela afirma que o ideal é não romper os novos costumes, pois a dieta deve ser um hábito contínuo, um novo estilo de vida a ser adotado. Entre os alimentos, outros que deixaram de marcar presença no cardápio da moça foram as bebidas alcoólicas e o queijo.
O dia a dia saudável de Luiza Possi também não conta mais com cigarro e gorduras, e quando a moça abre uma exceção, degusta um vinho apenas 2 vezes no mês. Aqueles pensamentos que burlam as dietas não têm vez com a cantora. Luiza diz que não esquece da dieta nos fins de semana, e escolhe quando consumir glúten, preferencialmente quando não há sessão de fotos programada.

Equilíbrio

06-luiza-06
É importante saber o que consome e o que o seu metabolismo pode queimar. De olho na boa forma, uma das dicas da cantora é aliar a sua dieta aos exercícios físicos. Ela afirma que quando exagera em alguma refeição, busca se dedicar ainda mais aos exercícios. Se você consumiu porções maiores, é importante que se esforce para queimá-las. Ficar de olho nesses dois aspectos ajuda no controle do peso para ficar sempre de bem com a balança.
De olho no que come, Luiza fala que tenta não ser metódica com a alimentação. Quando há festas ou eventos, ela busca as melhores alternativas, tenta comer o que melhor se encaixa à sua nova alimentação, e afirma que aqueles que a cercam tentam respeitar as suas escolhas. A loira diz que não gosta de parecer chata durante as refeições em eventos.

Limão

Ele não é o principal responsável pelos resultados obtidos pela moça, mas a dieta da Luiza Possi conta com esse aliado, que pode ajudar na limpeza do organismo, aquele famoso efeito detox que muitas mulheres buscam. De olho na cinturinha fina, beber 1 copo de água com limão em jejum pode ajudar na limpeza de seu organismo e também na eliminação dos quilinhos extras.

Você é o que você come

06-luiza-05
Há quem diga que as mudanças no cardápio são pequenas alterações que não contribuem de forma significativa, porém, a dieta da Luiza Possi é o exemplo de conquista de bem estar apenas através das novas escolhas alimentares. Ela reconhece que todo o funcionamento do organismo é consequência da nossa alimentação, e suas novas escolhas não são baseadas apenas nos benefícios estéticos, mas principalmente pela saúde, na melhora da predisposição para suas atividades diárias. Comer as coisas que lhe faz bem é uma das principais dicas da cantora.
Luiza afirma que não fica contando as calorias que consome em sua dieta. É importante que as mudanças ocorram de forma natural, e se você se prender a cálculos e porções pré-determinadas, você se sentirá desmotivada, e sua dieta não será tão bem sucedida quanto gostaria. É fundamental que você não se sinta em dieta, que você mantenha a alimentação sem pressão.

Marmitando

06-luiza-04
Atualmente, as pessoas estão se preocupando mais com a alimentação, e o uso de marmitas não é mais uma vergonha, muito pelo contrário. Pessoas que trabalham, estudam, e mantêm uma rotina fora de casa não possuem a mesma facilidade de seguir dietas saudáveis, e é por isso que as marmitas são as novas queridinhas daqueles que não desejam romper com a alimentação saudável. Essa é uma dica importante.
A dieta da Luiza Possi não se diferencia das demais, e para evitar eventualidades, a moça carrega consigo sempre opções saudáveis de lanches, assim, ela se alimenta rigorosamente a cada 3 horas, e sempre com opções funcionais, como frutas, vegetais, lanches sem glúten e muito mais.

Fique de olho

As recomendações para evitar alimentos com glúten são muitas, mas o que poucas pessoas sabem é que as alternativas sem essa substância, normalmente, possuem maior percentual de gordura. A dieta da Luiza Possi resultou em alguns quilinhos extras no início do processo, mas então, a moça foi orientada a ficar de olho nas porções consumidas. A loira afirma que é necessário reconhecer se você deseja ser “grande” ou “pequeno”, assim, a escolha é pessoal, e você deve consumir as porções equivalentes ao seu objetivo.

Disciplina

06-luiza-02
Eliminar 15 quilos não é uma tarefa fácil, e para conseguir manter a boa forma conquistada, Luiza Possi afirma que a disciplina é fundamental para seguir firme com sua alimentação saudável. A bela afirma que determinação é uma característica dela, e que esse deve ser o principal fundamento para todas as mulheres se sentirem bem e felizes consigo mesmas.
“Não é um esforço grande para mim. Pelo contrário! Às vezes, penso em comer um hambúrguer, aí desisto na hora H. Mudei realmente de estilo de vida em várias coisas. De dentro para fora mesmo. A cabeça mudou como um todo, não é somente a alimentação. Porque se for só isso, acho que não duraria.”

Cardápio da dieta da Luiza Possi

Café da manhã:
  • 1 colher (de sopa) de linhaça dourada;
  • 1 colher (de sopa) de mel;
  • 1 copo de suco de 1 limão espremido.
Lanche da manhã:
  • 2 xícaras de café com leite (de sopa). Use adoçante.
Almoço:
  • 2 colheres (de sopa) de arroz vermelho;
  • 1 porção de abobrinha grelhada;
  • 1 filé de salmão assado;
  • Salada à vontade.
Lanche da tarde:
– Opção 01
  • 1 maçã.
– Opção 02
  • 1 porção pequena de bolo sem glúten e lactose.
– Opção 03
  • 1 porção pequena de amêndoas (até 2).
Jantar:
  • 1 copo de Shake de soja.


Fonte:
http://www.mundoboaforma.com.br

10 mitos e verdades sobre o câncer que você sempre se perguntou

cup noodles


1. Comida industrializada aumenta as chances de ter câncer?
Alimentos ultraprocessados, prontos para consumo, como biscoitos recheados, salgadinhos, frios à base de carne (presunto e mortadela, por exemplo), prontos para aquecer (lasanhas, pizzas congeladas, macarrão instantâneo) e bebidas açucaradas (refrigerantes, sucos ou chás de caixa) contêm conservantes, sódio e substâncias químicas para realçar sabor e aroma - e tudo isso favorece o surgimento de vários tipos de tumor. Esses alimentos também têm muito mais açúcar, sal, gordura e calorias do que o recomendado.
2. Pessoas rancorosas têm maior tendência a desenvolver um tumor?
Não há evidência científica disso. A crença de que o humor tem relação com o câncer nasceu na Grécia. Hipócrates dizia que a saúde humana era regulada por quatro fluidos, chamados de humores. A bile negra era um deles, responsável pela depressão, e outro médico grego, Galeno, afirmou que o câncer resultava de uma superdose de bile no organismo. Mas não há comprovação de causa e efeito entre alteração de humor e câncer.
3. Todo sinal na pele pode ser um câncer?
Não. Pintas na pele são normais, principalmente em quem tem pele clara. No entanto, marcas grandes, com mais de meio centímetro, mais de uma cor, formato irregular ou ainda as que crescem ou mudam de cor com o tempo são ameaças em potencial e devem ser examinadas por um médico. Marcas de nascença que apresentem essas características também precisam ser examinadas.
Calendario relogio tempoistock
4. Se a doença não voltar em 5 anos, a pessoa está curada do câncer?
Mito. A maioria das recidivas surge nos primeiros cinco anos após o tratamento, mas não é uma regra. O câncer nos testículos, por exemplo, não costuma retornar após dois anos do tratamento. Por outro lado, o câncer de mama, um dos mais comuns, pode voltar após 10 ou 15 anos, embora seja mais raro. No caso do câncer na tireoide, cerca de dois terços dos casos de reincidência ocorre até 10 anos após o primeiro tratamento, e há registros de pacientes que reviveram a doença décadas depois.
5. Negros podem ter câncer de pele?
Sim. A população brasileira é miscigenada, logo, não é raro encontrar negros com pai ou mãe brancos. Por isso, casos de câncer de pele que, geralmente, ocorrem em pessoas caucasianas porque decorrem de exposição solar excessiva, podem ser encontrados em afrodescendentes também. Entretanto, além de estarem expostos a esse mal, os negros, os orientais e os mediterrâneos podem desenvolver o câncer de pele nas regiões da palma da mão e da planta dos pés. Muito comum em pessoas acima dos 60 anos, ele começa com uma mancha escura ou acizentada na pele ou nas unhas e é, muitas vezes, ignorado. Manchas que mudam de cor ou de tamanho devem ser sempre examinadas.
6. O câncer é hereditário?
Em alguns casos, sim. A alteração genética que desencadeia a formação de um tumor pode ser herdada dos pais (mesmo que eles não tenham tido a doença), mas isso não significa certeza de ter um câncer. O BRCA1 e o BRCA2, por exemplo, são dois genes já conhecidos que, quando defeituosos, aumentam muito as chances de câncer de mama e ovário. Quem tem casos de câncer na família (principalmente mama, ovário, próstata, pâncreas, pulmão e fígado), especialmente parentes de primeiro grau, deve monitorar a saúde mais atentamente.
7. Charuto ou cachimbo, em vez de cigarro, diminui as chances de tercâncer de boca?
Esses dois tipos de fumo tendem a ser vistos como alternativas mais saudáveis quando comparados ao cigarros industriais, mas não são - são até piores. O tabaco do charuto e do cachimbo é secado ao sol, o que causa mudança no pH da folha, deixando-a mais alcalina, ou seja, mais irritante que a do cigarro. O fumante não traga a fumaça, mas a deixa mais tempo na boca, e isso aumenta o risco de desenvolver cânceres orais. Além disso, os compostos tóxicos são mais facilmente absorvidos pela saliva, o que aumenta as chances de o fumante ter câncer de esôfago e de garganta.
dormir celular
istock
8. Dormir com o celular perto do corpo pode influenciar no aparecimento de câncer?
É controverso. Embora alguns estudos apresentem estatísticas relacionando o uso de celulares a tumores, muita gente acha os resultados inconclusivos. Por outro lado, pesquisas apontam um número maior de casos entre pessoas que habitam próximo a antenas de telefonia. Na dúvida, não fique 24 horas grudado nele.
9. Ficar perto ou cozinhar no micro-ondas dá câncer?
Não. Durante o funcionamento, o micro-ondas gera uma vibração que provoca fricção entre as moléculas, gera calor, e esquenta a comida. Esse processo resulta em radiação não ionizante, presentes também em outros eletroeletrônicos como celulares, TVs e rádios.
10. O câncer é contagioso?
Não. O câncer é originado de um problema genético: um defeito no DNA da célula de algum tecido provoca a reprodução desordenada delas, formando um tumor. Um dos fatores que aumenta as chances dessa mutação do gene é a infecção por um vírus, como o HPV (que pode levar ao câncer do colo do útero) e a hepatite (que pode desencadear câncer de fígado). Os vírus são contagiosos, mas o câncer propriamente, não.
 

Fonte:
http://super.abril.com.br/ciencia

O QUE AS ESPINHAS TEM A DIZER SOBRE NOSSA SAÚDE

De acordo com estudo, o surgimento de acne em diversos pontos do rosto pode estar diretamente ligado à saúde dos órgãos internos e ao tipo de alimentação ingerida.
Normalmente, cravos e espinhas aparecem em nossos rostos por problemas hormonais, genética e alimentação. No entanto, a medicina chinesa afirma que o surgimento da acne facial tem tudo a ver com a saúde de nossos orgãos internos e com o consumo de certos tipos de alimentos.

acne-face

TESTA (PARTE SUPERIOR)

O surgimento de cravos e espinhas na parte superior da testa está ligado ao sistema digestivo e a bexiga. Dessa forma, é importante beber bastante água e limitar o consumo de alimentos gordurosos e açúcares processados, além de consumir grandes quantidades de frutas e legumes frescos e orgânicos. Coma alimentos que são ricos em antioxidantes e beba água morna com limão ou chá verde regularmente. Uma boa fonte de probióticos pode ser encontrada em alimentos fermentados, chucrute, kimchi, kombucha ou kefir.

TESTA (PARTE INFERIOR)

Relação com o coração. Para diminuir a propensão de acne nessa região, o texto aconselha a realizar atividades cardiovasculares regularmente e a ingerir óleo de coco ou de romã.

SOBRANCELHA E OLHOS

Área relacionada ao fígado. Acne nessa região significa que o órgão está sobrecarregado. Diminua o consumo de frituras, alimentos gordurosos, álcool e laticínios. Alimentos que ajudam na limpeza: chá verde, cenoura, beterraba, limão, alho, folhas verdes e toranja.

ORELHAS

Se você tem problemas de espinhas na região das orelhas, pode ser um sinal de que seus rins não vão bem. Beba bastante água e evite comer muito sódio, principalmente o de alimentos processados. Rins não saudáveis costumam mostrar: falta de descanso, deficiência em magnésio e outros minerais, também excesso de açúcar.

BOCHECHAS

As bochechas superiores estão relacionadas com os pulmões e vias respiratórias. Se você é fumante ou possui uma doença respiratória, como a asma, pode ter propensão a ter acne nessas regiões. Poluição pode ser outro motivo. O uso de plantas e ervas medicinais podem amenizar problemas respiratórios. Crises de acne nas áreas abaixo das bochechas indicam problemas de gengiva ou dentes. Limite o consumo de açúcares refinados e elimine os refrigerantes.

QUEIXO

Acne nas laterais do queixo é indicação de desequilíbrio hormonal. Uma dieta rica em soja ajuda no problema. O estresse emocional e físico também podem alterar os hormônios. Manjericão, alcaçuz, folhas de framboesa vermelha, o cardo de leite e de chá verde são mais opções de alimentos saudáveis.
Já cravos e espinhas no centro do queixo podem estar relacionados com problemas de digestão, no estômago e no intestino delgado. Isso pode ser causado por uma dieta pobre e/ou alergias alimentares. Alimentos integrais ajudam, assim como dormir o suficiente e beber bastante água.

OPINIÃO DE ESPECIALISTAS OCIDENTAIS


No ocidente, a analise de problemas com a acne, funciona de forma diferente. De acordo com a Thais Jerez, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o único dado da medicina chinesa que possui comprovação cientifica é a acne na região mentoniana (no queixo) – que se refere, na maioria dos casos, a chamada acne hormonal.
“Nessa localização, encontram-se muitos receptores para o hormônio masculino, responsável pela hipertrofia das glândulas sebáceas, uma das causas da acne. (…) É muito comum em casos de pacientes com a síndrome dos ovários policísticos, em que vemos mulheres acima do peso, um aumento de pelos nesta região da face e irregularidade menstrual”, explica.
Caroline Assed, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, também discorda, segundo ela “as citações da medicina chinesa que correlacionam os locais da acne com os órgão internos não tem nenhum embasamento científico. A acne tem causas multifatoriais”, encerra.

Fonte:
http://sossolteiros.bol.uol.com.br

6 PLANTAS QUE PURIFICAM O AR

6 plantas purificadoras de ar



Palmeira de Bambu: elimina formaldeído e também atua como um umidificador natural.
2. Espada de São Jorge: serve para absorver os óxidos de nitrogênio e formaldeído.
3. Palmeira: uma das melhores plantas purificadoras do ar. Para a limpeza do ar em geral.
4. Planta aranha: grande planta para o interior da casa que elimina o monóxido de carbono e outras toxinas e impurezas. .
5. Lírio de paz: este poderíamos chamar de “limpeza de todos.” Frequentemente são colocados nas casas de banho ou lavanderia, uma vez que eles são conhecidos para a remoção de esporos de fungos. Também conhecido para eliminar formaldeído e tricloroetileno (é um hidrocarboneto clorado comumente usado como um solvente industrial ).
6. Gérbera: no solo estas maravilhosas flores eliminam o benzeno no ar, são conhecidos para melhorar o sono ao absorver dióxido de carbono e emitem mais oxigênio durante a noite.

Fonte:
http://sossolteiros.bol.uol.com.br

16 LANCHINHOS RICOS EM PROTEÍNA

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, mulheres com mais de 19 anos precisam de 46 gramas de proteína por dia, e homens com mais de 19 precisam de 56 gramas de proteína por dia.
Se você não tem certeza se está consumindo isso, provavelmente não está. Mas não precisa ficar neurótica(o) e mudar toda sua dieta. O Huffington Post fez uma lista de lanches com altas doses de proteína, que podem facilmente se encaixar na sua rotina movimentada. Também uma excelente opção para os adeptos de exercícios físicos, afinal, Whey não é a única opção.
Vale lembrar que nessa lista apenas a proteína é citada, ou seja, gordura, colesterol, caloria não entram em questão. De qualquer maneira, os alimentos listados são extremamente nutritivos.

QUEIJO TIPO COTTAGE

proteina 1
Uma xícara = 25 gramas de proteína

ATUM

proteina 2
Uma lata de atum = 25 gramas de proteína

PEITO DE PERU

proteina 3
Cerca de 85 gramas = 25 gramas de proteína

IOGURTE TIPO GREGO

proteina 4
Cerca de 150 gramas = 17 gramas de proteína

EDAMAME

proteina 5
Uma xícara (preparada) = 17 gramas de proteína

LENTINHA

lentilha
Uma xícara (preparada) = 18 a 22 gramas de proteína

SEMENTE DE ABÓBORA

proteina 7
Meia xícara = 14 gramas de proteína

CARNE SECA

proteina 8
Uma porção = 10 gramas de proteína

BARRINHA DE PROTEÍNA

dsc055071
Uma unidade = 10 gramas de proteína* (depende da marca)

LEITE ACHOCOLATADO

proteina 10
Uma xícara = 8 a 11 gramas de proteína

OVO COZIDO

proteina 11
Uma unidade* = 6 gramas de proteína (ressalvam que cada ovo tem 100 calorias)

AMÊNDOAS

431710
25 unidades (cruas) = 6,4 gramas de proteína

QUEIJO TIPO STRING

proteina 13
Uma unidade = 6 a 8 gramas de proteína* (outros tipos de queijo = 2 a 6 gramas de proteína)

AVEIA

proteina 14
Uma porção = 5 gramas de proteína

PASTA DE AMENDOIM

proteina 15
Uma colher de sopa = 4 gramas de proteína

HOMUS

proteina 16
4 colheres de sopa* = 4,4 gramas de proteína (ressalvam que essa quantidade tem 100 calorias)

Pois é, muita proteína rolando por aí e as vezes nem reparamos. Ressalto que essa lista funciona extremamente bem para os esportistas, afinal, Pasta de Amendoim, Leite Achocolatado, Queijos… são alimentos ricos em gordura, e para fugir da pança, só se exercitando.


Fonte:
http://sossolteiros.bol.uol.com.br

MENOS FADIGA! O SUPLEMENTO DO QUAL NINGUÉM FALA

Você já ouviu alguém falar sobre o uso de bicarbonato de sódio como suplemento para a prática de atividades físicas?
Pois bem, esse uso pode sim fazer algum sentido, mas talvez não da forma como você esteja imaginando. Para entender direitinho como ele pode te ajudar nos treinos, você vai ter que se esforçar para lembrar das aulas de química que teve na época do colégio, ok?
BICARBONATO_sososlteiros


O bicarbonato de sódio é um sal, e quando acrescentado em soluções aquosas ele ganha a propriedade de torná-las básicas, transformando-se num potente neutralizador da acidez do organismo. Por isso, o composto costumava ser usados por nossos avós para reduzir a acidez do estômago. E como essa propriedade de neutralizar a acidez que pode ser aproveitada?

“AJUDA A AUMENTAR A RESISTÊNCIA DO ORGANISMO DURANTE A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS.”

Quem afirma isso é a nutricionista especializada em nutrição clínica e distúrbios alimentares, Maria Cecília Corsi.
Segundo a doutora, quando fazemos exercícios, o corpo pede um alto consumo de glicose pelas células, o que reduz o pH do meio intracelular, tornando-o ácido. A acidez  inativa algumas enzimas e a principal consequência disso é a fadiga.
Como o bicarbonato ajuda a manter esse pH equilibrado, e por isso protege o organismo contra a acidose metabólica, seu uso termina retardando a fadiga durante a prática de exercícios, nos deixando mais resistentes.


FADIGA VS. GANHO DE MASSA MUSCULAR

De acordo com uma pesquisa feita por cientistas da Southern Mississipi University, os praticantes de musculação conseguem realizar mais repetições após a ingestão de uma dose elevada de bicarbonato de sódio, porém, não é possível afirmar que esse volume de treino mais elevado faça com que os resultados sejam mais satisfatórios.
Isso se dá principalmente porque é possível que a acidificação que ocorre durante o treino de musculação, e que é exatamente o que o uso do bicarbonato de sódio inibe, possa ser fundamental para o processo de hipertrofia muscular, e portanto para que os progressos possam ocorrer.
Segundo a Dra. Corsi, esse é um dos motivos pelos quais o o bicarbonato de sódio costuma ser utilizado apenas em atletas de alta performance e de alto rendimento. “O composto não vai te ajudar a ganhar massa muscular, ele apenas ajudará a aumentar sua resistência ao exercício”- esclarece.






EFEITOS COLATERAIS


O uso frequente do composto em altas doses pode causar problemas estomacais, vômitos, distensão abdominal e diarreia.
“O bicarbonato de sódio deve sempre ser utilizado com a ajuda de um profissional. Uma quantidade maior do que 0,2 ou 0,3 gramas por quilo de peso, ao dia, pode causar problemas gastrointestinais, dores no estômago e desconforto”, alerta a doutora.
É importante ressaltar também que é preciso beber muita água se você for fazer uso do composto. A água ajuda na absorção e diminui as chances dos efeitos colaterais desagradáveis. Além disso, o bicarbonato de sódio não fica muito tempo no nosso corpo, e por isso deve ser ingerido em torno de 1 hora antes de fazer os exercícios para fazer efeito.
Portanto, se pretende usar bicarbonato de sódio como suplemento para te ajudar a atingir os seus objetivos na prática de atividades físicas, procure um especialista para acompanhar esse uso, e bom treino!

Fonte:
http://sossolteiros.bol.uol.com.br

O “JEITO CERTO” DE COMER 5 ALIMENTOS DO DIA A DIA

Extraia o máximo de nutrientes dos alimentos

Não basta comer alimentos saudáveis, é preciso saber como ingeri-los para extrair o máximo de nutrientes deles. Alguns devem ser comidos crus, outros ficam mais nutritivos quando cozidos. Veja abaixo a maneira certa de comer 5 alimentos do dia a dia:
  • Sementes de linhaça: a linhaça é um dos alimentos mais recomendados para quem quer ter uma vida mais saudável, já que tem alto de fibras e ômega 3. O problema é que comê-las inteiras faz com que o organismo não se beneficie das substâncias contidas nelas, pois é o miolo que é nutritivo e a casca não é digerida pelo nosso estômago. A solução então é ingeri-la sempre moída.
  • Brócolis: fervê-lo ou fritá-lo pode diminuir os benefícios desse vegetal que possui vitamina C, clorofila, antioxidantes e elementos anticarcinogênicos (que podem prevenir o câncer). Para manter todos os nutrientes, o ideal é cozinhá-lo no vapor ou comê-lo cru.
  • Morangos: a questão com os morangos é um pouco diferente, já que em geral são comidos crus. A dica no caso é só cortá-los logo antes de consumi-los, já que a vitamina C é sensível à luz e ao oxigênio. Cortar um morango e comê-lo só depois de um tempo faz com que uma área maior da fruta fique exposta e uma parte maior da vitamina C seja perdida. Além disso, morangos também são boas fontes de fibras e antioxidantes.
  • Alho: o alho possui uma substância chamada alicina, um anti-inflamatório e antibiótico natural que também tem características que podem prevenir o câncer. Ao contrário da vitamina C, a alicina é ativada em contato com o ar. Dessa forma, a recomendação é que você corte o alho e deixe ele “descansando” por cerca de 10 minutos antes de utilizá-lo em suas receitas.
  • Feijão: quem deixa o feijão de molho na água por um período antes de prepará-lo está fazendo certo. O feijão, assim como outros grãos integrais possuem componentes antioxidantes chamados de fitatos, que se prendem às vitaminas e aos minerais e atrapalham sua absorção durante a digestão. Deixar o feijão de molho à noite ajuda a separar os fitatos das outras substâncias, facilitando sua digestão e absorção dos nutrientes.



Fonte:
http://receitadevida.com.br

DIMINUA O TAMANHO DAS PORÇÕES SEM PASSAR FOME

Saber regular o tamanho da porção faz toda a diferença na hora de se alimentar

Muitas vezes as pessoas comem mais do que o necessário por não saber dosar bem as porções dos alimentos. Se você quer manter o peso, emagrecer ou até parar de comer mais do que deve, ponha em prática as nossas dicas para diminuir o tamanho das suas porções. A matemática é bem simples: quanto menor a quantidade de alimento no prato, menos comida é ingerida por vez e, consequentemente, menos calorias.
O bom é que é possível reduzir as porções sem passar fome. Veja abaixo:
1. Comece a refeição bebendo um copo de água. Segundo a nutricionista Dawn Jackson Blatner, autora do livro The Flexitarian Diet (ainda sem tradução para o português), quando você enche sua barriga com água, naturalmente fica menos propenso a comer demais.
2. Adicione vegetais. Aumentar a quantidade de vegetais no prato diminui a quantidade de calorias total da refeição e acrescenta fibras e nutrientes que dão mais saciedade. 
3. Prefira alimentos mais “trabalhosos”. Comidas que precisam ser descascadas ou desembrulhadas individualmente impedem que você coma rápido e demais. Laranjas, edamame e pistaches, por exemplo, são opções saudáveis.
4. Não coma diretamente do saco ou da caixa. Um estudo da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, observou que as pessoas comem até 50% mais salgadinhos quando não têm pistas visuais de quão grande a porção total pode ser.
5. Veja todas as opções antes de se servir no buffet. Segundo um outro estudo da Universidade Cornell, a tendência das pessoas é pegar quantidades maiores (cerca de 2/3 do prato) dos três primeiros alimentos que são apresentados no buffet. Como nem sempre os alimentos mais saudáveis vêm primeiro, dê uma volta completa e veja todas as opções disponíveis antes de se servir.
6. Limite as distrações durante as refeições. Quando você assiste TV, mexe no celular, trabalha ou faz qualquer atividade enquanto come, a tendência a não se sentir saciado após o término da refeição é maior, o que leva a lanchinhos mais frequentes.
7. Use talheres e pratos menores. Usar louças e utensílios grandes pode confundir a sua noção de quantidade e levar ao exagero. Se você usar um prato grande, provavelmente vai enchê-lo muito mais do que se estivesse usando um prato menor, por exemplo. Por isso, dê preferência para pratos, tigelas e talheres menores sempre que possível.


Fonte:
http://receitadevida.com.br

Quando a tireoide abala os ossos

Quando a tireoide abala os ossos


É curioso como uma pequena estrutura localizada no pescoço chega a fazer nosso vigoroso arcabouço tremer nas bases. Pois essa é a sólida verdade: basta a tireoide começar a liberar constantemente doses elevadas de dois hormônios, o T3 e o T4. “O hipertireoidismo, capaz de desencadear nervosismo, insônia, palpitações e emagrecimento excessivo, já vem sendo associado a um maior risco de osteoporose e fraturas”, explica o endocrinologista José Augusto Sgarbi, professor da Faculdade de Medicina de Marília, no interior de São Paulo, e membro do Thyroid Studies Collaboration, um grupo de investigadores espalhados pelo mundo que se dedica à glândula. Só que mais impressionante ainda é a descoberta recente dos companheiros de Sgarbi nesse consórcio internacional. 
Com base nos dados de 70 298 pessoas, os cientistas revelaram que o chamado hipertireoidismo subclínico – uma forma mais branda da disfunção clássica que às vezes nem acarreta sintomas claros – também está atrelado a um maior risco de ter os ossos trincados. Para ser exato, esse distúrbio, que atinge cerca de 2% da população ocidental, aumenta em 28% o risco de uma fratura dar as caras. 
Uma das hipóteses para esclarecer o elo recai sobre a ação direta dos hormônios tireoidianos na ossatura. Isso parece até contraditório, já que, por definição, o hipertireoidismo subclínico apresenta taxas de T3 e T4 dentro dos parâmetros considerados adequados pelos laboratórios. Mas vamos com calma, pois ainda há outro hormônio na história: o TSH.
Primeiro convém esclarecer melhor o funcionamento da tireoide. Em resumo, ela acelera ou freia várias atividades do organismo, produzindo mais ou menos T3 e T4. E tal sistema é regido pela hipófise. Essa estrutura, sediada na base do cérebro, quando quer estimular a glândula, fabrica em maior escala o hormônio TSH. Já nos momentos em que precisa segurar o ritmo da parceira, suspende a linha de montagem da substância. Mas, em alguns azarados, alterações na tireoide fazem catapultar a manufatura de T3 e T4 independentemente dessa interação.  Aí, a hipófise tenta, sem sucesso, regular o quadro baixando a liberação de TSH”, relaciona Marise.
Acontece que, mais recentemente, o efeito dessa carência em quadris, vértebras, fêmur e afins começou a ser investigado. “O hormônio parece ter uma ação direta nas células responsáveis pela reabsorção de osso”, relata a endocrinologista Tania Furlaneto, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Logo, é possível que concentrações diminutas dessa partícula, encontradas inclusive no hipertireoidismo subclínico, também fomentem a osteoporose, abrindo as portas para a ossatura rachar com facilidade. “No entanto, o impacto dessas baixas doses ainda não está claro”, pondera Tania.
Mas como identificar um mal que não manifesta sinais claros nem taxas de T3 e T4 fora dos padrões? “É por isso que a dosagem do TSH é o teste mais importante e confiável para fazer o diagnóstico”, diz Sgarbi. O mesmo, aliás, vale para o hiper e o hipotireoidismo clássico. Mulheres acima dos 35 anos, prestes a engravidar ou no início da gestação, homens com mais de 60 e indivíduos com histórico familiar de encrencas na glândula estão entre as pessoas que precisam do exame — converse com seu médico. No fim das contas, ficar atento aos sinais e manter um contato próximo com um especialista é mesmo uma das melhores formas de se proteger das disfunções na glândula... e, assim, garantir firmeza aos ossos.

Fonte:
http://mdemulher.abril.com.br