quinta-feira, 23 de julho de 2015

Pílula do dia seguinte antiaids passa a ser distribuída hoje

Pessoa mostra pílulas antirretrovirais


O uso unificado da "pílula do dia seguinte" para aids começa a valer a partir desta quinta-feira, 24. Com a publicação no Diário Oficial da União do novo protocolo de diretrizes terapêuticas, todas as pessoas que tiverem enfrentado uma situação de risco para o vírus HIV passam a ter acesso aos medicamentos antiaids em qualquer serviço especializado.
A profilaxia pós-exposição, como o tratamento é chamado, é indicado para todos que tiveram risco de contato com o vírus causador da aids.
Isso pode acontecer tanto num acidente ocupacional, como médicos ou enfermeiros que tiveram contato com sangue de paciente, quanto com vítimas de violência sexual ou pessoas que tiveram relação sexual desprotegida.

Para ter eficácia, no entanto, o tratamento, feito ao longo de 28 dias, tem de ter início no máximo até 72 horas após a exposição ao vírus. O ideal é que o ele seja iniciado nas primeiras duas horas após a exposição.

O objetivo da nova estratégia é facilitar o acesso e, principalmente, evitar a recusa de alguns serviços de fornecer a terapia, eficaz para prevenção da doença. "Antes da mudança, havia o entendimento incorreto de que um serviço especializado poderia atender apenas a um grupo determinado", afirmou o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita.

Com isso, serviços que prestam atendimentos a vítimas de violência, por exemplo, alegavam que só poderiam fornecer remédios às mulheres ali atendidas. "A maior parte das recusas ocorria para pessoas que recorriam ao serviços depois de manter relações sexuais desprotegidas", completou Mesquita.

O Ministério da Saúde não tem estimativa de qual será o impacto da mudança. Para facilitar o acesso aos serviços, o Ministério vai lançar um aplicativo em dezembro com orientações sobre os postos mais próximos de distribuição.
Além de centros de serviços especializados em DST-Aids, em algumas cidades antirretrovirais são fornecidos também em unidades de emergência. "Nos casos de serviços 24 horas, a distribuição de medicamentos não é feita para 28 dias. Os serviços dão o suficiente para três ou quatro dias de terapia e pedem que o paciente retorne, num segundo momento, para pegar o restante."

A terapia começou a ser ofertada no Sistema Único de Saúde nos anos 90, inicialmente para profissionais de saúde que tiveram contato com materiais contaminados ou sob risco de contaminação.
Em 1998, a terapia foi estendida para vítimas de violência sexual e, em 2011, passou a ser ofertada também a todos os que tiveram uma relação sexual desprotegida.

Conferência

Mesquita, que está na Conferência Internacional de Aids, em Vancouver, no Canadá, contou que neste ano o Brasil definirá a estratégia para outra forma de prevenção à doença: o uso dos antiaids antes da relação sexual desprotegida. Neste caso, em vez de "pílula do dia seguinte", os remédios agiriam como uma "vacina".

Hoje, dois estudos estão em andamento, para verificar a adesão de voluntários. "A eficácia da terapia pré-exposição está comprovada. O que observamos é o comportamento de pacientes voluntários, se eles mantêm o uso de remédios, se aprovam a estratégia", contou. Resultados de estudo conduzido na Fiocruz foram animadores. A ideia é definir se a estratégia pode ser incluída no programa brasileiro a partir de 2016.

Fonte:
http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/pilula-do-dia-seguinte-antiaids-comeca-a-ser-distribuida-hoje

Passos simples para branquear as axilas em casa

Seja qual for a sua causa pessoal, as manchas e escurecimento das axilas é mal visto esteticamente, afetando a imagem, principalmente, quando usamos roupas que expõe essa zona do corpo. Felizmente, hoje em dia há muitas formas para branquear a pele das axilas e eliminar esse escurecimento que pode causar uma aparência suja.

Embora no mercado existam vários produtos que oferecem branqueamento das axilas e eliminação de manchas escuras, não é necessário investir altas quantias de dinheiro nesses custosos tratamentos. Uma excelente alternativa para branquear as axilas, sem gastar muito, é a aplicação de alguns remédios caseiros que podem dar excelentes resultados se aplicados com frequência. Você gostaria de conhecer os melhores tratamentos naturais para branquear suas axilas?

Esfoliante de limão e açúcar

Esse esfoliante natural é o primeiro passo para obter axilas visivelmente mais brancas e livres de manchas. Por ele conter limão na sua fórmula, é importante aplicá-lo em horas da noite, já que se exposto ao sol poderia ter efeitos contrários. O limão tem uma ação branqueadora muito poderosa, enquanto que o açúcar ajuda a esfoliar naturalmente para eliminar as células mortas. A única coisa a ser feita é misturar uma colher de açúcar mascavo em meio copo de suco de limão. A mistura deve ser aplicada diretamente nas axilas, deixando-a atuar por 15 minutos e, por último, enxaguar e secar bem a pele.

Creme caseiro para branquear as axilas

Mel
Com ingredientes naturais muito econômicos você pode fazer seu próprio creme branqueador caseiro para eliminar as manchas escuras das axilas. Para isso, é preciso misturar em um recipiente, uma colher de mel, o suco de um limão e duas colheres de aveia em flocos. Forme uma pasta com os ingredientes e aplique-a diretamente nas axilas, deixando que atue por 10 minutos.

Iogurte e aveia

AVEIA2-500x333
Esse tratamento de iogurte e aveia tem um poderoso efeito branqueador e esfoliante que ajuda a reduzir as manchas escuras das axilas graças à eliminação de células mortas na pele. Para isso, você deve misturar uma colher de iogurte natural com meia colherzinha de aveia em flocos. Esfregue a mistura com suaves massagens circulares nas axilas e, para terminar, retire-a com água fria.

Óleo de coco

O uso frequente de óleo de coco também pode ajudar a reduzir consideravelmente as manchas escuras nas axilas. Esse óleo tem um agradável aroma que neutraliza aromas, além de ter vitamina E e outras propriedades hidratantes muito boas para essa área do corpo.

Água oxigenada

Agua-oxigenada
Um produto muito econômico e eficaz para reduzir a aparência escura nas axilas é a água oxigenada. Esse produto natural reduz consideravelmente todo tipo de manchas, embora ele deva ser usado com precaução para não provocar reações alérgicas. Recomenda-se usar o de 10 volumes,  mas se ele não irritar a pele, é possível experimentar até o de 20 volumes. Simplesmente, aplique nas axilas afetadas, deixe atuar por no máximo 10 minutos e retire o produto com abundante água fria.

Vinagre de sidra de maçã

Esse produto é um ácido natural que ajuda a eliminar e a prevenir o crescimento de bactérias na pele. Ele tem uma ação branqueadora muito eficaz e também é bom para neutralizar os cheiros desagradáveis nessa área do corpo. Dissolva em parte iguais o vinagre de sidra de maçã e a água e aplique a mistura diretamente nas axilas usando um pano. É possível usar o vinagre de maçã sem diluir, sempre e quando ele não ocasionar reações na pele.

Fonte:
http://melhorcomsaude.com/passos-simples-para-branquear-as-axilas-em-casa/

Diga adeus às estrias com remédios caseiros

Diga adeus às estrias com remédios caseiros

As estrias são algumas marcas que aparecem frequentemente em algumas áreas do corpo, como, por exemplo, as pernas, os glúteos e os seios. Estas marcas podem ser o resultados de mudanças bruscas e repentinas de peso, seja de ganho ou perda, também podem surgir advindas da gravidez, visto que a pele se estica e racha. Felizmente, existem alguns tratamentos caseiros muito eficientes para reduzi-las ou até mesmo fazê-las desaparecer completamente.

Rosa mosqueta e óleo de amêndoas

A rosa mosqueta e o óleo de amêndoas umedecem e, por essa razão, são especiais para ajudar a regenerar a pele prejudicada pelas estrias. Deve-se realizar (de cada produto) uma aplicação diária depois do banho.

Cavalinha

O silício é um regenerante natural que está entre os componentes da cavalinha, uma planta medicinal que aporta uma grande quantidade de benefícios para a saúde. No caso das estrias, também é bastante eficaz.
Para fazer esse remédio caseiro, pegue 1 litro de álcool de 40º paramacerar, ao menos, durante um mês, com 100 gramas de cavalinha. Depois, adicione de 8 a 10 gotas de suco de limão. Com o passar do tempo, deve-se diluir em meio litro de água.
Com essa preparação, você massageia a área afetada de maneira circular, ao menos, 2 vezes ao dia.

Pasta de cenoura

Zanahoria (1)
A primeira coisa a se fazer é colocar uma cenoura no vapor até que amoleça. Depois, faça um purê e coloque nas áreas afetadas, deixando agir durante meia hora.
Enxágue com água fria, já que a água quente pode provocar danos na pele com estrias.

Unguento milagroso para desaparecer as estrias

Se as estrias que você tem em algum lugar de seu corpo são brancas, esse remédio é perfeito para você. Você deve pegar as cascas de 5 beterrabas, de 5 pêssegos e 1 pedaço de cenoura, bater todos os ingredientes e aplicar essa mistura sobre as estrias.

Cremes naturais à base de abacate

Acondicionador.de_.aguacate

Os cremes naturais são muito importantes para manter a pele hidratada e, portanto, ajudarão a acabar com as estrias, mas, além disso, também deve-se considerar que uma vez que elas tenham desaparecido, deve-se seguir usando os cremes para que a pele sempre fique hidratada e elástica para evitar que reapareçam.

Creme de babosa e abacate

A babosa e o abacate combinados têm um grande poder para regenerarem os tecidos e, por consequência, acabarem com as estrias. Para isso, você precisará de:
  • meio abacate
  • uma folha de babosa
  • 1 pequena colher de azeite de oliva
Pegue o abacate e os cristais da folha da babosa, assim como o azeite de oliva e adicione todos os ingredientes no liquidificador até formar uma pasta bastante suave, com a qual você fará massagens circulares nas áreas afetadas, deixando atuar durante 20 minutos. Depois, enxágue com água fria.

Creme com abacate, aveia e óleo de amêndoas

Esse creme é preparado de modo semelhante ao anterior, trocando a babosa por 2 colheres de aveia e 2 de óleo de amêndoas. Bata-o a mão e a aplique-o da mesma maneira, porém, deve-se enxaguar com água morna. 

Creme de abacate, mel e limão

Igual aos cremes anteriores, mistura-se todos os ingredientes, batendo na mão ou no liquidificador, o importante é que fique uma misture bastante suave. Aplique nas áreas afetadas e deixe atuar de 10 a 20 minutos, em seguida, enxague com água morna.

Como evitar e prevenir as estrias?

A principal maneira de evitar as estrias é mantendo o peso correto, já que aumentar e diminuir o peso pode fazer com que a pele sofra com estas fendas difíceis de tratar, mas não impossíveis. Além disso, lembre-se que sempre é melhor prevenir que curar, por isso o melhor é ficar alerta quanto ao seu peso.
As massagens também são benéficas para evitar as estrias, sendo especialmente recomendadas para as mulheres grávidas, já que elas são as mais propensas a desenvolvê-las. Estas massagens devem ser feitas com óleo de amêndoas ou de trigo.
Utilize outros produtos para massagear e evitar que as estrias apareçam:
  • A manteiga de cacau ou de Carité, com as quais você pode massagear a região do estômago, dos glúteos, seios e quadris, pelo menos, 2 vezes por dia.
  • A vitamina E, A, com o óleo de rosas para massagear as áreas mais propensas a sofrer com estrias são a melhor solução para evitá-las. Estes produtos também podem ser usados para as massagens em pessoas que praticam o levantamento de pesos, pois este esporte também provoca estrias.
  • A vitamina C pode ser muito útil no tratamento para prevenir as estrias, visto que promove a produção do colágeno, o qual impede que saiam novas estrias.
  • Uma alimentação rica em proteínas.
  • Tomar muita água manterá a pele bem hidratada.
  • Não consumir muitos alimentos ricos em gorduras, pois estas ficam armazenadas no estômago, nas pernas e nos glúteos, proporcionando a formação das estrias.
  • Aumentar o consumo de frutas e verduras frescas, pois são excelentes para melhorar a textura e a elasticidade da pele.
  • O exercício leve é muito importante para manter a elasticidade da pele.

Fonte:
http://melhorcomsaude.com/diga-adeus-estrias-remedios-caseiros/

Remédios caseiros para dissolver os cálculos renais

Remédios caseiros para dissolver os cálculos renais

Formadas por sais minerais e ácidos que se acumulam no aparato urinário quando não é possível processar as toxinas de maneira adequada, os cálculos renais podem ser eliminados por meio de vários remédios caseiros ou ervas diuréticas.

Alguns dados sobre os cálculos renais

Outro motivo para a formação de cálculos renais é quando a urina está muito concentrada. Então, os minerais que a formam se cristalizam e como consequência, “criam uma pedra”. Esse processo gera muita dor, principalmente no momento de expulsar as pedras pelo trato urinário.
Segundo alguns estudos, os homens sofrem mais de cálculos renais do que as mulheres, principalmente entre os 20 e 40 anos. Existe uma grande relação entre esses pacientes e os que sofrem de gota.
O melhor método para prevenir a formação de pedras nos rins é beber 8 copos de água diariamente, em muitos casos há uma tendência, ou pré-disposição em algumas pessoas a apresentarem esse problema e por isso tratamentos adicionais se fazem necessários.
rins2
Para evitar que ocorram, é preferível diminuir o consumo de chocolate, café, refrigerantes, beterraba, nozes, espinafre,morango, chá e gérmen de trigo, já que esses alimentos contêm elementos que poderiam ajudar na formação de pedras nos rins.

Por sua vez, não manter uma alimentação com muita quantidade de proteínas, sódio e açúcar ajudará a reverter a situação.

Ervas diuréticas

Alguns chás e infusões de ervas podem acelerar os processos que ocorrem no trato urinário, evitando o desenvolvimento de cálculos e para quem já sofre com o problema, eliminando-os pela urina. Os mais usados são:
  • Salsa: permite a expulsão da pedra, é um dos melhores diuréticos existentes porque incrementa a micção. A proporção é de uma colher de chá de salsa seca em uma xícara de água fervendo. Beba várias vezes ao dia.
  • Urtiga: aumenta a quantidade de urina e ajuda a evitar a formação de pedras ou a expulsão das mesmas quando são de pequeno tamanho.
  • Dente de leão: é um excelente estimulador da produção de urina, muito bom para evitar a retenção de líquidos o a hidropsia. Também é recomendado para limpar o sangue, em casos de colesterol, diabetes ou hipertensão. Beba 3 xícaras por dia de uma infusão feita com folhas secas da planta.
rins3
  • Verbena: para aproveitar suas propriedades é aconselhável consumir de 2 a 3 xícaras por dia de uma infusão preparada com uma colher de chá de verbena seca por xícara de água, que deve repousar por 10 minutos e ser adoçada com mel.

Remédios naturais para tratar os cálculos renais

Esses tratamentos caseiros são muito eficazes e por sua vez, simples de preparar porque são feitos com ingredientes que geralmente temos à disposição em nossa cozinha ou em lojas de produtos naturais e dietéticos. Alguns deles são:
  • Quando aparecerem os primeiro sintomas de dor beba um copo de suco de limão recém-espremido misturado com um ovo. Se possível, consuma em jejum.
  • Beba uma infusão feita com folhas de abacate e muita quantidade de suco de maçã espremido na hora.
  • Consuma fucus algas todos os dias (acompanhando as refeições ou como pastilhas).
  • Misture meio litro de leite quente com a mesma quantidade de vinho. Retire a nata e adicione flores de camomila. Leve ao fogo até que se dissolva e beba uma xícara por dia, principalmente quando surjam as cólicas.
  • Ferva gengibre fresco em um litro de água por aproximadamente dez minutos. Embeba um pano e aplique de maneira tópica na área dos rins (a parte baixa das costas) ou aonde a dor esteja localizada.
rins4
  • Corte três rabanetes em rodelas, coloque-os em uma xícara com água e adicione uma colher de açúcar. Deixe repousar por 10 horas e coe (se obtém um xarope). Beba em jejum duas colheres de sopa até que as pedras sejam expulsas.
  • Ferva durante 5 minutos um punhado de sementes de melancia com água. Deixe esfriar e beba uma xícara por dia para que os cálculos sejam eliminados naturalmente dos rins.

Fonte:
http://melhorcomsaude.com/remedios-caseiros-dissolver-calculos-renais/

É possível acabar com as estrias?

É possível acabar com as estrias?


Quando a pele é excessivamente esticada, um dos resultados pode ser o surgimento de pontos, riscos, frequentemente de cor rosa, na pele. Essas são as estrias. Quando as estrias surgem pela primeira vez costumam ter uma coloração bem intensa, mas se tornam mais claras com o tempo.

Porém, a textura e os riscos das estrias não somem sozinhos. Elas aparecem com frequência nas coxas, nas nádegas, nos braços (geralmente perto da axila), no abdômen e nos seios. Considere que as estrias são inofensivas e quase sempre não requerem atenção médica. 

Causas

Antes de se livrar das estrias, o primeiro passo é determinar o que as está causando:
  • Gravidez
  • Perda ou ganho rápido de peso
  • Uso prolongado de corticosteroides
  • Surtos de crescimento, principalmente na adolescência
  • Grande aumento da massa muscular, principalmente nos braços e nas pernas
  • Transtornos genéticos, como a síndrome de Marfan ou a síndrome de Ehler-Danlos
  • Uso prolongado de esteroides

Tratamento das estrias

Agora, vejamos algumas maneiras de tratar as estrias. Estrias relativamente novas podem ser tratadas com creme de tretinoína, que ajuda a reconstruir o colágeno e pode ajudar a curar a pele, mas, só funciona se usado nas primeiras semanas de desenvolvimento das estrias.
Porém, mulheres grávidas não devem realizar esse tratamento, pois os efeitos da tretinoína tópica sobre o feto ainda são desconhecidos.
estrias (1)
A terapia com laser pulsado promove o crescimento de colágeno e elastina e pode ajudar a alterar a textura das estrias quando essas são relativamente novas. Esses tratamentos de pulsos de luz de alta intensidade não afetam as camadas mais externa da pele, mas causam um dano intencional e controlado de cromóforos situados na derme.

As opções para as estrias velhas são:
A microdermabrasão age sobre a pele suavemente, através de um aparelho que produz um jato de microcristais, bombardeando a pele ao mesmo tempo em que aspira os cristais e a pele atingida pelo tratamento. Ele só afeta a camada mais externa da pele, provocando o crescimento de uma nova superfície.
Os laseres Excimer promovem o desenvolvimento de melanina nas estrias e ajudam a equilibrar sua cor. Uma terapia que funciona em estrias novas e velhas é a exfoliação química com ácido glicólico. Os médicos limpar a região a ser tratada primeiro, e depois aplicam a solução química para ferir intencionalmente a pele, o que causa sua regeneração.
Também existem vários cremes, tais como manteiga de cacau, manteiga de karité e vitamina E, que podem ser usados em casa e podem ser efetivos. Os cremes manterão a pele lubrificada e podem acelerar o clareamento da cor.
Algumas pessoas afirmam que obtêm resultados com essas aplicações, e outras dizem ver pouca ou nenhuma mudança. Outros tratamentos tópicos comuns incluem o óleo de rícino, azeite de oliva, ácidos de frutas, envolturas de algas e outras plantas medicinais.
As estrias podem ser diminuídas com cremes, e em função de uma série de fatores, pode ser que o tratamento chegue muito perto do desaparecimento provocado por cirurgias. Infelizmente, nada acaba por completo com todos os sinais das estrias.

Fonte:
http://melhorcomsaude.com/e-possivel-acabar-com-estrias/

Cientistas descobrem alga que tem gosto de bacon e faz bem

Bacon em tiras

Bacon. Como viver sem aquelas fatias salgadinhas, defumadas, crocantes e rosadinhas?
Se você é vegetariano e, às vezes, tem saudade deste glorioso ingrediente, seu problema está prestes a acabar.
Pesquisadores da Oregon State University's Harfield Marine Science Center anunciaram ter descoberto e patenteado uma nova alga da cepa Palmaria palmata.

Segundo os cientistas, se você fritá-la, ela adquire textura crocante e um sabor forte de bacon.
Aperfeiçoada ao longo de quinze anos de pesquisa, alga avermelhada também é cheia de potássio e tem 16% do seu peso seco formado por proteína.
Inicialmente, o objetivo da pesquisa era criar uma alimentação eficiente para o abalone, um tipo de fruto do mar muito consumido na Ásia. Rapidamente, porém, perceberam seu potencial para simular o bacon.
Hoje, a equipe de pesquisa estuda formas de cultivar a alga mágica comercialmente.
Palmaria palmata, a alga que promete substituir o bacon

Fonte:
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/cientistas-descobrem-alga-que-tem-gosto-de-bacon-e-faz-bem#2

Cafeína é remédio ou veneno? Depende da sua idade

xícara de café

A diferença entre o remédio e o veneno muitas vezes está na dose, diz o ditado. No caso da cafeína, pode estar também na idade de quem a consome.
Enquanto em indivíduos adultos a substância parece proteger o cérebro de danos causados pelo estresse que podem desencadear quadros depressivos, na vida intrauterina pode atrapalhar o desenvolvimento cerebral e representar um fator de risco para doenças como epilepsia.
As conclusões são de estudos feitos com camundongos e apresentados durante a nona edição do Congresso Mundial do Cérebro (IBRO 2015), realizado no Rio de Janeiro de 7 a 11 de julho.

Na pesquisa coordenada há cerca de 15 anos por Rodrigo Cunha, da Universidade de Coimbra, em Portugal, o objetivo é investigar em que medida a cafeína pode prevenir o desenvolvimento de depressão, doença que afeta cerca de 15% da população e representa a primeira causa de incapacitação segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O grupo, que envolve colaboradores da Alemanha, Estados Unidos e Brasil, sujeitou ao longo de três semanas dois grupos de camundongos a situações de estresse crônico e imprevisível.
Um dos grupos começou a receber duas semanas antes do experimento cafeína na água de beber.
Testes mostraram que a concentração da substância encontrada na corrente sanguínea dos animais era equivalente à de um humano adulto que consome entre duas e três xícaras de café por dia.
“Tentamos reproduzir no modelo animal aquilo que todos nós humanos sentimos naquele momento da vida em que tudo vai mal. O carro quebra, perde-se o emprego, termina-se um relacionamento amoroso, descobre-se que um amigo tem câncer. Tudo é uma desgraça e, muitas vezes, esse conjunto de situações dá origem a um quadro depressivo”, contou Cunha em entrevista à Agência FAPESP.
No modelo animal, o estresse era induzido por situações como agitar a caixa onde estavam os camundongos durante alguns segundos, privá-los de comida temporariamente, dar banhos de água fria ou pequenos choques nas patas.
Uma série de testes bioquímicos, neuroquímicos, eletrofisiológicos e comportamentais foi feita após o período do experimento para avaliar fatores indicativos de depressão nos dois grupos.
“Como o animal não pode dizer se está ou não deprimido, avaliamos seu comportamento com uma série de testes já bem padronizados”, contou Cunha.
Um dos testes consiste em colocar o animal em uma situação de nado forçado por alguns minutos.

Fonte:
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/cafeina-e-remedio-ou-veneno-depende-da-sua-idade

Técnicas naturais para eliminar os pelos do buço

Técnicas naturais para eliminar os pelos do buço

Você sabia que existem formas muito naturais de eliminar o pelo do corpo? Com elas é possível economizar nos gastos com a depilação convencional, assim como a irritação e os outros efeitos secundários, além de fazer com que o pelo se torne cada vez mais fraco, ao invés de crescer com mais força.

Descubra como se depilar de forma mais natural, usando açúcar, limão ou simplesmente, um fio de seda ou algodão, assim como debilitar progressivamente o pelo com a ajuda da cúrcuma.

Açúcar e limão

Esse método de depilação tem sido usado desde a antiguidade, no antigo Egito e em outros países orientais, e só é preciso açúcar e limão. O método é parecido com o da cera, mas é menos doloroso, mais econômico e mais natural.
Atualmente, em alguns países já vendem a pasta de açúcar pronta, ainda que seja muito fácil e conveniente aprender a prepará-la em casa.
Precisaremos de:
  • 2 xícaras de açúcar
  • O suco de 1 limão amarelo
  • Um pouco de água se o suco do limão não for suficiente:
Preparo
  • Colocaremos o suco de um limão e as duas xícaras de açúcar em uma panela média. O suco deve cobrir completamente o açúcar, se isso não acontecer, adicionaremos um pouco de água até ficar coberto.
  • Esquentaremos essa mistura em fogo médio/alto, mexendo com uma colher de madeira até que o açúcar tenha se dissolvido completamente. Se tivermos um termômetro de cozinha poderemos comprovar que a mistura alcance 115 graus centígrados.
  • Quando começar a ferver diminuiremos bastante o fogo e esperaremos até que se forme uma pasta espessa e pegajosa, porém maleável, de cor dourada suave, como se fosse mel. Se tiver uma cor escura, possivelmente tenha queimado e deveremos fazer de novo. Nunca devemos deixar ferver em fogo alto durante mais de um minuto.
  • Retiraremos do fogo e deixaremos esfriar.
Essa cera de açúcar deve ser aplicada da mesma forma que a cera convencional. Vamos espalhar bem a cera para que fique uma capa fina e sem esperar a puxaremos na direção contrária dos pelos, ou seja, no sentido contrário ao nascimento do pelo.
Para que a cera de açúcar não grude muito à pele podemos polvilhar um pouco de talco na região que será depilada, lembrando de limpar e secar bem a área antes.
Ao finalizar, aplicaremos um pouco de creme hidratante ou gel de babosa para amenizar os efeitos na pele. Se ficarem restos da cera lavaremos com água morna.
cera-depilar-digipam

Fio de seda ou algodão

Um método surpreendente e natural para eliminar o pelo e possivelmente o mais econômico, consiste em usar simplesmente um fio. Essa técnica, conhecida como Threading, era usada antigamente na Índia ou no Egito, e de fato ainda é utilizada pelas mulheres atualmente.

No começo, esse método requer um pouco de destreza e a primeira vez deveríamos procurar um profissional para nos explicar o procedimento. Quando aprendermos, faremos com muita rapidez e sem dor.
Para aplicar esse método usaremos um fio de seda ou de algodão, que será usado como um laço que prende os folículos desde a raiz de uma forma não agressiva para a pele.
Esse tipo de depilação tem a grande vantagem de que pode passar até seis semanas antes do pelo crescer de novo, e de forma progressiva vai enfraquecendo, efeito contrário ao das depilações convencionais. Além disso, também pode ser utilizada no rosto.
fio-chollingsworth3-500x333

Máscaras de cúrcuma

A máscara facial ou corporal de cúrcuma é ideal para depois da depilação, já que essa especiaria tem grandes propriedades para a pele e nos ajuda a enfraquecer o pelo progressivamente, por isso será um complemento perfeito para nosso tratamento.
Simplesmente misturaremos a cúrcuma em pó com água até obtermos uma pasta untuosa, porém que não pingue. Aplicaremos a máscara na pele e deixaremos atuar por vinte minutos.
curcuma-Frabisa

Fonte:
http://melhorcomsaude.com/tecnicas-naturais-para-eliminar-os-pelos-do-buco/

Como cultivar gengibre em casa?

Como cultivar gengibre em casa?

Você já conhece as grandes propriedades curativas do maravilhoso gengibre. Poucas plantas medicinais dispõem de tanta tradição terapêutica como esta raiz de sabor a limão picante, tão agradável ao paladar. Você gostaria de cultivar o seu próprio gengibre em casa? É muito fácil! Te explicaremos a seguir!


Por que é interessante cultivar o meu próprio gengibre em casa?

gengibre

1. Porque é fácil

  • Pode ser que você seja daquelas pessoas que pensam que o gengibre é um planta exótica que cresce somente no Oriente. Mas na realidade não se trata de uma planta mas sim de um rizoma que pode ser plantado dentro de casa. Um simples tubérculo fácil de fazer crescer, e que você poderá utilizar nas suas saladas, em seus molhos, suas guarnições e em deliciosos chás.

2. Pelas suas propriedades terapêuticas

• O gengibre é um excelente anti-inflamatório, ideal, por exemplo, para a síndrome pré-menstrual. Alivia as retenções de líquidos e é um bom relaxante, aliviando também a dor.
• O gengibre nos ajudará também a absorver melhor todos os nutrientes dos alimentos que consumamos.
 É um ótimo digestivo.
• Se comer um pouco gengibre com mel, te ajudará a reduzir as náuseas, os gases intestinais e eliminar as câimbras estomacais. Uma maravilha.
• Se preparar um chá de gengibre, aliviará a sua dor de garganta, os sintomas do resfriado e, inclusive, as gripes. É muito eficaz.
• Tomar um banho com óleo essencial de gengibre, nos ajudará também a reduzir a dor nas articulações.

Como cultivar o gengibre em casa?

gengibre-Cultivar em casa

1. É tão fácil que irá te surpreender. O que faremos é ir ao nosso supermercado e escolher aquele gengibre que aparentemente parece inchado, e de pele firme. Sem muitas rugas nem cantinhos escuros. Principalmente que pareça estar inchado. Observe também que a pele seja brilhante e de cor bege clara.
2. Agora vamos a preparar a terra do vaso. Um vaso que seja grande. Você deve saber que o gengibre gosta de crescer sob uma luz não muito intensa, quase entre o sol e a sombra. A terra deve esta úmida.
3. A terra deve estar solta e conter um parte de areia para cada três partes de terra. No chão do vaso coloque pedras para que a água drene adequadamente. Misture bem e encha o vaso até três quartos da sua capacidade.

4. Agora faremos um buraco na terra e colocaremos meio gengibre no interior da terra, procure os brotos que o gengibre tenha dentre dele, pois será esta parte a que deve estar enterrada na terra.
5. Uma vez pronto, coloque o vaso entre sol e sombra, com uma luz indireta. Lembre-se que o que mais o gengibre gosta é do calo, portanto será perfeito que você o plante na primavera ou no verão.
6. Certifique-se de ter uma boa drenagem abaixo, portanto é mais adequando que o regue um pouquinho todos os dias, cuidando que não fique encharcado.
7. As raízes do gengibre demoram mais ou menos uns 10 meses em crescer, momento que serão comestíveis. O importante é que quando você veja que tenham crescido os talos e as folhas fortes, deixe passar umas duas semanas mais. Passado este tempo, você já pode olhar se debaixo da superfície já estejam os rizomas. Com certeza serão pequenos, mas já estarão prontos para o consumo.
8.  Você pode plantar quantos gengibres queira. Com uma luz suave, calor e um pouco de água todo os dias, em menos de uma ano te darão sua saborosa e picante raiz. Você irá adorar.

Fonte:
http://melhorcomsaude.com/5-habitos-cotidianos-que-fazem-com-que-os-seios-caiam/

Eczema e psoríase: confira remédios caseiros indicados

O que são?

As duas afecções podem ser localizadas ou disseminadas, mas a psoríase é uma inflamação em que o processo de renovação celular é acelerado, o eczema, por sua vez, é relacionado à predisposição à asma ou à rinite alérgica.
Eczema
O eczema ou dermatite atópica é uma doença que normalmente afeta dobras de joelhos e cotovelos, e o rosto, mas pode acontecer na maior parte do corpo ocasionando coceira e inflamação na pele. Normalmente, ocorre em quem tem tendência, podendo desenvolver entre uma e três condições estritamente ligadas que são dermatite atópica, asma e rinite alérgica.
Trata-se de uma doença não contagiosa que aparece quando a pele entra em contato com substâncias irritantes, água por períodos prolongados sem aplicação posterior de hidratante ou ainda quando há mudanças sazonais ou de umidade. A pele seca, descamação e coceira, além de vermelhidão são alguns sintomas.
Farinha de aveia é um dos ingredientes recomendados para tratar eczema e psoríase

Psoríase
A doença é muito comum e tem tendência genética: cerca de dois terços da população sofrem dessa complicação. Trata-se de uma inflamação em que as células movem-se rápido demais, acelerando o processo de renovação e produção celular, além da passagem das células da camada mais profunda para a mais superficial, o que normalmente leva um mês, passa a ocorrer em apenas alguns dias. Manchas de pele grossa, vermelha e com escamas esbranquiçadas, que podem coçar, são os sintomas da doença, a qual ainda não foi descoberto um método de cura.

Tratamentos

É recomendado o consumo de água em quantidade considerável, além de algumas opções que auxiliam no tratamento. Confira abaixo:
– Farinha de aveia
Em um recipiente, adicione duas colheres de sopa com farinha de aveia e um pouco de água fria. Dissolva e acrescente água quente até que o banho fique morno. Coloque a parte afetada pela doença de molho nessa mistura até a pele enrugar – etapa em que a pele adquire o máximo de umidade. Depois disso, basta aplicar creme hidratante na região.
– Aloe vera (babosa)
Aplique na pele o gel extraído da folha de babosa com regularidade no local afetado.
– Azeite
O azeite pode ser usado tanto ingerido quanto aplicado externamente, pois possui propriedades emolientes que ajudam a manter a pele que está seca mais flexível e menos propensa a danos. Com isso, seus antioxidantes também auxiliam no crescimento normal da pele.
Massageie o óleo na pele limpa depois de um banho quente, mas não aplique mais do que a sua pele pode absorver. Massageie por aproximadamente cinco minutos.

Fonte:
http://www.remedio-caseiro.com/eczema-e-psoriase-confira-remedios-caseiros-indicados/

Hambúrguer de quinoa com aveia

hamburguer-de-quinoa-e-aveia


Rendimento: 3 unidades | 95 Kcal
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes
3 colheres (sopa) de quinoa em grãos cozida
1 colher (sopa) de aveia em flocos finos
1 clara de ovo de galinha
1 colher (sopa) de cenoura ralada
3 fatias (finas) de abobrinha
½ colher (sopa) de hortelã
½ colher (sopa) de salsinha
2 azeitonas verdes
1 colher (chá) de sal refinado

Modo de preparo
1. Rale a abobrinha e a cenoura. Depois, pique a azeitona, a salsinha e a hortelã.
2. Em uma tigela, mexa todos os ingredientes, até formar uma mistura homogênea.
3. Depois, molde-os no formato dos hambúrgueres.
4. Aqueça uma frigideira antiaderente e grelhe-os dos dois lados, até ficarem dourados.
5. Sirva a seguir.

 Fonte:
http://dietaja.uol.com.br/hamburguer-de-quinoa-com-aveia-2/

Receita de massa integral ao molho cítrico

Receita de massa integral ao molho cítrico


  • Ingredientes
- 500 g de macarrão integral
- 1 col. (sopa) de amido de milho
- 1 xíc. (chá) de água
- Raspas de 1 limão-siciliano
- 1 limão-siciliano
- ¼ de cebola branca picada em pequenos pedaços
- Azeite de oliva a gosto
- 1 xíc. (chá) de leite
- ½ xíc. (chá) de iogurte natural Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Modo de preparo
1. Coloque o macarrão para cozinhar em uma panela com água fervente e um pouco de sal por cerca de 10 minutos.
2. Acrescente o amido para hidratar na xícara de água por 5 minutos.
3. Adicione as raspas e o suco do limão-siciliano. Reserve.
4. Em uma panela à parte, refogue a cebola picada com azeite até ficar transparente. Adicione a água com o amido, as raspas e o suco do limão-siciliano.
5. Espere engrossar o molho e adicione o leite e o iogurte.
6. Mexa bem até reduzir o líquido. Tempere com um pouco de pimenta-do-reino.
7. Assim que o macarrão estiver cozido e al dente, sirva com o molho de limão siciliano e finalize com algumas raspas de limão.
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Calorias por porção: 231 Kcal
Fonte:
http://dietaja.uol.com.br/receita-de-massa-integral-ao-molho-citrico/