Não é de hoje que os shakes figuram na dieta de quem precisa emagrecer ou, simplesmente, quer deixar o corpo durinho. E a boa nova da vez são as versões vegetais, à base de proteínas do arroz, soja e ervilha. Dentro desta bebida há boas doses de ferro, fósforo, potássio e vitaminas, como a vitamina E, poderoso antioxidante que evita a degradação das células. “Isso sem contar os aminoácidos essenciais, que contribuem para a recuperação e o crescimento muscular”, fala Helton Finocchio, nutricionista da Clínica Andrea Santa Rosa, no Rio de Janeiro. Abaixo, um raio X da novidade.
COMO CONSUMIR
Como são feitos à base de proteínas do arroz, soja e ervilha, eles prolongam o esvaziamento gástrico e promovem saciedade precoce. Quer dizer, você fica com menos fome e emagrece. “Quem precisa emagrecer pode trocar o café da manhã ou o jantar por ele. Mas não é recomendado substituir mais do que duas refeições diárias”, alerta Pedro Assed, endocrinologista da PUC-Rio.
ELIMINE ATÉ 5 KG
Se você retirar qualquer tipo de doce, frituras e carboidratos simples (pão, arroz, macarrão, batata) e substituir uma refeição (café da manhã ou jantar) pelo shake vegetal, consegue afinar de 3 a 5 kg em 45 dias. Mas atenção: a única coisa que você não deve fazer, principalmente se precisar eliminar aqueles quilos que tanto incomoda, é tomá-lo durante a refeição. Por isso, nem pense em tomar o shake no café da manhã com seu pãozinho francês, hein? “Eles contêm geralmente cerca de 100 calorias por porção e, se tomados junto com a comida, em vez de ajudar a emagrecer, podem engordar”, informa Assed.
NADA DE BARRIGA INCHADA
Segundo Finocchio, estas bebidas são ótimas para quem tem alergia ao soro do leite (whey protein) e à proteína do ovo (albumina). Como também são livres de lactose (o açúcar do leite que virou o grande vilão dos últimos tempos) fazem um sucesso só. Isso porque, para algumas pessoas, o leite fermenta além da conta e deixa a barriga estufada. “Além de evitar o estufamento, proteínas vegetais são mais leves e melhoram a digestão”, diz.
PROVADO PELA CIÊNCIA
Uma pesquisa sobre proteínas vegetais, publicada pelo Journal of the International Society of Sports Nutrition , acompanhou 163 pessoas, de 18 a 35 anos. Durante 12 semanas, elas foram divididas em grupos: no primeiro, tomava-se 25 g de proteína de ervilha duas e, no segundo, 25 g de proteína de soro de leite, ambos duas vezes ao dia. Apesar do aumento de força ter sido parecido, a medida do bíceps (músculo do braço) aumentou 20% em quem consumiu a proteína de ervilha e 16% em que consumiu a do soro.
FAZ BEM À SAÚDE!
As proteínas da ervilha, da soja e do arroz têm várias vitaminas e minerais que são extraídas do próprio grão. No whey protein as vitaminas são adicioná-las a fórmula. Os benefícios das proteínas vegetais são tantos que fez o Food And Drug Administration (Administração de Alimentos e Medicamentos) indicar 25g de proteína de soja por dia para reduzir a probabilidade de doenças cardíacas. “Fontes de gorduras boas, elas são menos calóricas e gordurosas que as animais e, por isso, comprometem menos a saúde do coração”, diz Assed. Ricas em vitaminas e minerais, elas ainda fortalecem o sistema imunológico.
COMO CONSUMIR
Em pó, o ideal é diluir o shake vegetal em água, seguindo orientações do rótulo. Outra ideia é usá-los no lugar da farinha em receitas salgadas, como esta aí embaixo!
RECEITA SALGADA
Você também pode usar estes shakes vegetais em bolos, sopas e panquecas. A seguir, um exemplo de receita de panqueca:
Ingredientes
-1 ovo
-1 colher de sopa de proteína vegetal
-6 colheres de sopa de leite vegetal
-1 pitada de sal
Modo de preparo
Misture tudo no liquidificador ou fuet, despeje sobre frigideira antiaderente e deixe assar. Vire para assar do outro lado e pronto. Recheie com frango desfiado e refogado. Rende duas panquecas.
Fonte:
http://vivamais.uol.com.br/noticias
Nenhum comentário:
Postar um comentário