O que acha de aproveitar o clima que antecede o Dia das Crianças para introduzir uma alimentação saudável no cardápio do seu filho? De acordo com Renata Graziela, nutricionista e diretora da Bem Estar Light, é imprescindível inserir os hábitos alimentares saudáveis desde a infância para garantir que o crescimento seja desenvolvido da melhor forma.
“Até os 6 meses de vida é recomendável que o bebê seja alimentado apenas com o leite materno e vale lembrar que nos primeiros dias de amamentação, o alto teor de proteínas concentrados no colostro (leite produzido após o parto, com coloração amarela e transparente), auxilia no desenvolvimento e atua como uma vacina, ao proteger contra possíveis doenças”, explica.
Renata comenta que dos 6 meses em diante a alimentação complementar equilibrada deve ser introduzida progressivamente, mantendo o leite materno até os 2 anos de idade, ou seja, assim é possível prevenir doenças como anemia, desnutrição, obesidade, diabetes, pressão alta, entre outras.
“Após os 2 anos, é importante oferecer café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Inclua arroz, pães, milho, trigo, batata, massas, batata-doce, batata salsa aipim/mandioca, cará e inhame. Dê preferência aos integrais, como arroz integral, pão integral, além de batata ou aipim cozidos, ou na forma de purê e, incentive a ingestão de 6 a 8 copos de água por dia nos intervalos das refeições”, aconselha e alerta: “Evite o consumo de embutidos, frituras, temperos e condimentos fortes, guloseimas, refrigerantes e sucos artificiais industrializados”.
“Vale ressaltar que a consulta ao especialista é fundamental para que o profissional faça o acompanhamento e a elaboração de um menu personalizado”, conclui.
Fonte:
http://dietaja.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário