Sintomas da diabetes e fatores de risco
Os fatores de risco da diabetes incluem a obesidade (inclusive a infantil), a falta de atividade física regular, hipertensão, hereditariedade, estresse emocional, medicamentos à base de cortisona e níveis elevados de colesterol e triglicérides.
Iogurte desnatado para evitar diabetes
De acordo com os resultados de uma pesquisa realizada na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, o consumo de iogurte desnatado, como lanche entre as refeições, ajuda a reduzir o risco de diabetes tipo 2.
A pesquisa foi feita da seguinte maneira: inicialmente, os cientistas acompanharam o registro diário dos alimentos e bebidas consumidos por um grupo de 4.255 pessoas, sendo que 753 desenvolveram diabetes tipo 2 nos últimos 11 anos.
Cada participante preencheu um questionário sobre os alimentos lácteos consumidos, como leite, queijo ou iogurte. Estes alimentos foram divididos e classificados em “alto teor de gordura” e “baixo teor de gordura”. Após isto e do ajuste para idade e sexo dos participantes do estudo, a ingestão de laticínios de baixo teor de gordura foi associada ao menor risco de diabetes.
Após outros ajustes para fatores de risco, o iogurte de baixo teor de gordura foi associado com menor risco de 35% no desenvolvimento da doença. Os autores da pesquisa também descobriram que, ao substituir lanches como bolos, biscoitos e chips pelo iogurte, há um risco reduzido de 47% para diabetes tipo 2.
Algumas das explicações para a relação entre produtos lácteos e diabetes estão na síntese de menaquinona (vitamina K2) ou nas ações de bactérias probióticas.
Outros benefícios do iogurte incluem o aumento da imunidade, fortalecimento dos ossos, proteção do sistema nervoso, melhora do trânsito intestinal e auxílio no processo de emagrecimento.
Fonte:
http://www.remedio-caseiro.com/como-o-iogurte-desnatado-pode-evitar-a-diabetes/
Nenhum comentário:
Postar um comentário