A urtiga, de nome científico U. urens, é uma planta medicinal também popularmente conhecida como urtigão, urtiga-maior, ortiga ou ortigão. Pertencente à família das Urticáceas, a planta é bastante frequente nas regiões de clima temperado, produz pequenas flores de cor clara e apresenta folhas no formato de coração, com as bordas serreadas. A urtiga é conhecida por queimar quem nela encosta, deixando a região irritada e ardida. Isso é causado por um ácido que está presente nos pelos das folhas desta planta. Até o princípio do século XX, a urtiga foi utilizada pela indústria têxtil; nos tempos atuais, a planta é usada na medicina, na alimentação e como fonte de clorofila. Confira a seguir as propriedades medicinais e os benefícios do chá de urtiga.
Propriedades medicinais
Para que serve?
O chá de urtiga auxilia no tratamento de casos de hemorragias, anemias, insuficiência hepática, artrite, artrose, gota, alergias, catarro, tosse, bronquite, febre, febre do feno, asma, diabetes, circulação, diarreias, próstata, úlcera, reumatismo gotoso.
Modo de uso da urtiga
Como preparar o chá?
Para preparar o chá de urtiga, adicione uma colher de sopa em um litro de água. Deixe cozinhar por aproximadamente 3 ou 4 minutos, contando a partir do início da ebulição. Após esse período, retire do fogo e deixe repousando, em um recipiente tampado, por 10 minutos. Coe e beba, de duas a três xícaras ao dia.
Cuidados e contraindicações
O contato direto com as folhas frescas da urtiga deve ser evitado, pois elas podem causar irritação na pele. A planta não deve ser usada em caso de edemas causados por doenças cardíacas ou função renal prejudicada.
Fonte:
http://www.remedio-caseiro.com/cha-de-urtiga-beneficios-e-propriedades/
Nenhum comentário:
Postar um comentário