Estar acima do peso em muitos casos, significa que os hábitos de vida e principalmente, a alimentação estão errados. O excesso de peso pode levar a várias alterações no organismo, entre eles, o aumento do colesterol.
É importante lembrar que o colesterol faz parte da alimentação, ele é responsável por várias funções em nosso corpo, inclusive a fabricação da vitamina D. O problema está quando ele fica acima dos níveis desejados.
Quando temos o colesterol acima do que é recomendado, as chances de desenvolver problemas cardiovasculares aumentam. Logo, é importante ter cuidado para manter o colesterol sempre dentro dos níveis desejados.
Conheça algumas mudanças alimentares que ajudam a controlar esses níveis:
- Peixes gordos: Fontes de gorduras insaturadas, são potentes anti-inflamatórios e ainda ajudam na redução de triglicerídeos e colesterol. Por isso, inclua na sua alimentação o salmão, atum, arenque e sardinha.
- Aveia: Alimento rico em fibra, principalmente a betaglucana (uma fibra solúvel). Ela ajuda a controlar a fome e dificulta a absorção do colesterol pelo corpo. Para garantir o seu benefício, adicione diariamente 1 colher de aveia à sua alimentação.
- Oleaginosas: Assim como os peixes gordos, fornecem gorduras boas e ainda ajudam na redução de triglicerídeos e colesterol. Por isso, vale a pena incluir no seu dia a dia as castanhas, amêndoas, macadamia e amendoim.
- Chocolate amargo: Além de gostoso, possui um antioxidante em especial, o flavonoide, que tem ação direta na redução do LDL (conhecido como o colesterol ruim). Então, por que não consumir de vez em quando essa versão?
- Frutas, legumes e verduras: Em geral, esses alimentos possuem grandes quantidades de fibras que ajudam a diminuir a absorção do colesterol. O ideal é consumir, pelo menos, 7 opções desses alimentos por dia.
- Linhaça: Assim como os peixes e as oleaginosas, a linhaça possui um tipo de gordura boa, que ajuda na redução do colesterol. Além de conter boas quantidades de fibras, que contribui para a absorção do colesterol.
- Canela: Novos estudos vem mostrando que a canela possui um antioxidante que combate o LDL (colesterol ruim). Por isso, ele é um ótimo aliado para combater esse mal.
Incluindo esses alimentos na sua alimentação diária, pode ter certeza que terá grandes benefícios à sua saúde. Mas lembre-se, não basta só incluir esses alimentos, é importante reduzir também o consumo dos embutidos (salsicha, linguiça, presunto, mortadela, salame), dos alimentos fritos, dos ricos em gordura, fast foods e congelados!
Hábitos saudáveis vão te trazer mais qualidade de vida! Então, comece a mudar hoje.
Fonte:
http://blog.dietaesaude.com.br/alimentacao
Nenhum comentário:
Postar um comentário