segunda-feira, 20 de julho de 2015

Cenouras 'baby' são produzidas em máquinas que moldam vegetais

Resultado de imagem para cenouras baby

Existem algumas variedades de cenouras mini ou que podem ser colhidas mais cedo que o normal. Porém, a maior parte das minicenouras disponíveis no mercado, inclusive no Brasil, são "falsas": são cenouras comuns que foram cortadas e moldadas por uma máquina.
Um vídeo americano que mostra como "nascem" as cenouras baby --pequenas cenouras vendidas em pacotinhos como tira-gosto-- tem surpreendido internautas. O filme, postado pela primeira vez em 2008 pelo site www.producepedia.com, voltou a fazer sucesso ao "revelar" que as cenourinhas são, na verdade, cenouras comuns cortadas e moldadas.

Cenouras que seriam descartadas viram minicenouras 'falsas'

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) desenvolveu um equipamento baseado nos existentes nos Estados Unidos, como o que aparece no vídeo. O objetivo é reduzir o desperdício de pequenos produtores.
"A cenourete aproveita a cenoura que não tem padrão para o mercado, além de ser atraente, bonita e poder ser comida como tira-gosto, no lugar da batata-frita, por exemplo", diz a pesquisadora Milza Lana, da Embrapa.
Para aproveitar cenouras finas, que normalmente seriam descartadas, a máquina pica e torneia os vegetais em pedaços pequenos, arredondando as bordas.
Processadas, essas cenouras são vendidas como cenouretes (outro nome das cenouras baby) por R$ 23,6 o quilo, enquanto bandejas de 1 quilo de cenouras normais custam pouco mais de R$ 1,50 no supermercado.

Embrapa desenvolveu máquina 'tupiniquim' 

A tecnologia da Embrapa foi lançada em 2001. Hoje está disponível no site da empresa e pode ser copiada sem nenhum custo.
"Fizemos máquinas 'tupiniquins' muito simples, inspiradas nas americanas, que produzem em grandes quantidades", afirma Milza Lana.
A primeira empresa a adaptar as máquinas, no sul do Brasil, adaptou um equipamento de descascar batatas que já possuía, conta Milza.
Depois dela, vieram pequenos produtores em Estados como Pernambuco e Minas Gerais.

Fonte:
http://economia.uol.com.br/agronegocio/noticias/redacao/2013/11/04/cenouras-baby-sao-produzidas-em-maquinas-que-moldam-vegetais-comuns.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário