Existem algumas variedades de cenouras mini ou que podem ser colhidas mais cedo que o normal. Porém, a maior parte das minicenouras disponíveis no mercado, inclusive no Brasil, são "falsas": são cenouras comuns que foram cortadas e moldadas por uma máquina.
Um vídeo americano que mostra como "nascem" as cenouras baby --pequenas cenouras vendidas em pacotinhos como tira-gosto-- tem surpreendido internautas. O filme, postado pela primeira vez em 2008 pelo site www.producepedia.com, voltou a fazer sucesso ao "revelar" que as cenourinhas são, na verdade, cenouras comuns cortadas e moldadas.
Cenouras que seriam descartadas viram minicenouras 'falsas'
A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) desenvolveu um equipamento baseado nos existentes nos Estados Unidos, como o que aparece no vídeo. O objetivo é reduzir o desperdício de pequenos produtores.
"A cenourete aproveita a cenoura que não tem padrão para o mercado, além de ser atraente, bonita e poder ser comida como tira-gosto, no lugar da batata-frita, por exemplo", diz a pesquisadora Milza Lana, da Embrapa.
Para aproveitar cenouras finas, que normalmente seriam descartadas, a máquina pica e torneia os vegetais em pedaços pequenos, arredondando as bordas.
Processadas, essas cenouras são vendidas como cenouretes (outro nome das cenouras baby) por R$ 23,6 o quilo, enquanto bandejas de 1 quilo de cenouras normais custam pouco mais de R$ 1,50 no supermercado.
Embrapa desenvolveu máquina 'tupiniquim'
A tecnologia da Embrapa foi lançada em 2001. Hoje está disponível no site da empresa e pode ser copiada sem nenhum custo.
"Fizemos máquinas 'tupiniquins' muito simples, inspiradas nas americanas, que produzem em grandes quantidades", afirma Milza Lana.
A primeira empresa a adaptar as máquinas, no sul do Brasil, adaptou um equipamento de descascar batatas que já possuía, conta Milza.
Depois dela, vieram pequenos produtores em Estados como Pernambuco e Minas Gerais.
Fonte:
http://economia.uol.com.br/agronegocio/noticias/redacao/2013/11/04/cenouras-baby-sao-produzidas-em-maquinas-que-moldam-vegetais-comuns.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário