segunda-feira, 27 de julho de 2015

HIPERTENSÃO


A circulação do sangue pelo organismo causa pressão sobre as paredes das artérias. Esta pressão, essencial para que o sangue atinja o seu destino, designa-se por tensão ou pressão arterial.
Quando os níveis da pressão arterial são elevados, verifica-se um aumento do esforço realizado pelo coração, o que causa sérios danos nas artérias.
Falamos em hipertensão quando a pressão arterial sobe acima dos valores considerados normais, ou seja, quando a tensão sistólica (a pressão nas artérias quando o coração contrai) é superior ou igual a 140 mm Hg (milímetros de mercúrio) e a tensão arterial diastólica (a pressão nas artérias quando o coração descansa entre cada batimento cardíaco) é superior a 90 mm Hg.
A hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco das doenças cardiovasculares, sendo uma das principais causas de infarto agudo do miocárdio e de acidente vascular cerebral (AVC), principalmente quando é desconhecida, mal tratada ou mal controlada.
É também um fator que afeta a qualidade de vida, influenciando não só o seu bem-estar, mas também a sua capacidade de trabalho e a função sexual.
Pressão arterial normal em adultos: é geralmente menor que 120/80
Pré-hipertensão: quando os valores variam entre 120 a 130/80 a 89
Grau 1 de pressão arterial elevada: quando os valores variam entre 140 a 159/90 a 99
Grau 2 de pressão arterial elevada: 160 ou mais/100 ou mais
O seu estilo de vida influencia sua tendência para a hipertensão. Fatores como a obesidade, o sedentarismo, o tabagismo, o consumo excessivo de álcool e de sal aumentam o risco de contrair a doença.


Fonte: 
http://receitadevida.com.br/sua-saude-particular/hipertensao/hipertensao

Nenhum comentário:

Postar um comentário