Parece ser impossível ter uma relação direta entre a ASMA e a nossa ALIMENTAÇÃO. Mas essa relação existe! Veja abaixo uma lista de nutrientes que podem ajudar nos sintomas da asma:
- Vitamina D: O uso de corticoides para o tratamento da asma pode diminuir nos níveis de vitamina D no organismo. Novos estudos vêm mostrando que a deficiência dessa vitamina, pode levar a alterações pulmonares que dificultam a respiração, aumentando as crises de asma! Por isso, devemos aumentar o consumo de alimentos como: gema de ovo, fígado e alguns tipos de peixes, como cavala, salmão e arenque. O sol também é muito importante e ajuda na fabricação dessa vitamina. Por isso, lembre-se de tomar, diariamente, pelo menos 30 minutos de banho de sol.
- Magnésio e selênio: Eles têm grande importância durante a crise de asma. O magnésio promove o relaxamento muscular, facilitando a respiração. O selênio ajuda no processo inflamatório desencadeado pela crise de asma. As fontes desses nutrientes são: Oleaginosas, leguminosas, cereais integrais, frutos do mar, vegetais e folhas verde escuras.
- Vitamina A: Esse nutriente está ligado a renovação de vários tecidos do corpo, entre eles os tecidos pulmonares, que ajuda na produção de muco para expelir partículas, deixando o nosso pulmão mais resistente. As principais fontes de vitamina A são: fígado, ovo, e principalmente verduras e legumes amarelos e vermelhos.
- Vitamina C e E: Esses nutrientes em conjunto, são potentes anti-inflamatórios, que ajudam na redução das crises. Além disso, a vitamina C ajuda no controle da histamina, substância responsável pelas crises de asma. Com boas ingestões desses nutrientes é possível reduzir o quadro inflamatório e o número de crises de asma. Os alimentos fontes dessas vitaminas são: Principalmente as frutas, como acerola, laranja, limão e kiwi, fornecem a vitamina C e os alimentos como Gérmen de trigo, óleos vegetais, gema de ovo e vegetais folhosos fornecem a vitamina E.
- Ômega 3: Potente anti-inflamatório, reduz a produção de alguns componentes que tem ação direta no pulmão e melhora a função respiratória. Como fonte destacamos os peixes gordos, como o salmão e o atum, linhaça e chia, canola e gérmen de trigo.
Com algumas mudanças na alimentação, é possível reduzir o número de quadros de Crises de asmas. Além de uma considerável melhora na respiração e na qualidade de vida.
FONTE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário