segunda-feira, 6 de julho de 2015

Vitamina D aumenta testosterona e rendimento desportivo?

Depois de ingredientes como tribulus terrestris, ZMA e ácido D-aspártico, algumas fórmulas recentes de anabólicos naturais (suplementos que visam potenciar a produção natural de testosterona) surgem com vitamina D.
Neste artigo vamos discutir se a vitamina D é um ingrediente eficaz no aumento dos níveis de testosterona e, consequentemente, se contribui para o aumento de massa muscular ou para a melhoria da performance desportiva.

O que sabemos sobre a vitamina D?

A vitamina D é conhecida como a “vitamina do sol”, uma vez que pode ser sintetizada na pele quando a pessoa se expõe às radiações solares. Sempre que apanhas sol, o corpo produz vitamina D a partir de 7-dehidrocolesterol, um percursor do colesterol. A vitamina D segue então para o fígado onde é metabolizada em 25-hidroxivitamina D. Finalmente, este substrato é convertido nos rins em 1,25-dihidroxivitamina D, ou calcitriol, a forma ativa da vitamina D.
Entre as diversas funções desta vitamina lipossolúvel (solúvel em gorduras), destaca-se o seu contributo para a saúde da estrutura óssea, sistema imunitário e estado de humor. Ela também é indispensável para promover a absorção do cálcio. Insuficientes níveis de vitamina D poderão conduzir igualmente a insuficientes níveis de cálcio.

O que sabemos sobre a testosterona?

A testosterona é a principal hormona masculina responsável pelo desenvolvimento das características físicas e sexuais, incluindo a massa muscular. Em adultos do sexo masculino, a maior parte da testosterona (95%) é produzida nos testículos – entre 3 e 10 miligramas por dia. As glândulas adrenais produzem as restantes quantidades desta hormona.
Na corrente sanguínea, a maior parte da testosterona está ligada a duas proteínas: à globulina ligadora de hormonas sexuais e à albumina.
Em teoria, apenas a testosterona que não se encontra ligada a nenhuma destas proteínas pode ser utilizada pelos tecidos. Na comunidade científica, esta testosterona é referida como “testosterona livre”.
vitamina-D-aumenta-testosterona

Vitamina D e a relação com a testosterona

Os cientistas acreditam que existem pelo menos duas razões que explicam a influência da vitamina D nos níveis de testosterona.
A primeira é que a vitamina D inibe o processo de aromatização na qual a testosterona é convertida em estrogênio, a hormona sexual feminina. A segunda é que, uma vez que as células que produzem testosterona possuem receptores de vitamina D, ela estimula a produção da hormona.

Vitamina D, Testosterona e Performance desportiva

Geralmente, a vitamina D é comercializada sob a forma de Vitamina D3 uma vez que, conforme referido anteriormente, esta é a forma ativa da vitamina D encontrada no corpo e, por conseguinte, aquela que o corpo consegue aproveitar melhor.
Estudos que analisaram a relação da vitamina D com o rendimento desportivo descobriram que a deficiência desta vitamina pode prejudicar o desempenho do atleta. Segundo um estudo recente publicado em 2013, a vitamina D parece estar envolvida na síntese de ATP nas mitocôndrias, as fábricas de energia das células.
Em 2009, uma revisão de estudos publicada no Medicine and Science & Sports and Exercise havia descoberto que a vitamina D aumenta o volume e o número das fibras musculares de tipo II (contração rápida). Os investigadores concluíram que a suplementação com vitamina D aumenta a performance desportiva em atletas que apresentam deficiência desta vitamina.
A relação da vitamina D com os níveis de testosterona foram também demonstrados num estudo de 2010. Este estudo encontrou uma relação diretamente proporcional entre níveis adequados de vitamina D e níveis elevados de testosterona livre. Os mesmos resultados foram corroborados por outro estudo publicado no mesmo jornal científico.
Em indivíduos com excesso de peso, a suplementação com vitamina D tem um impacto positivo no aumento dos níveis de testosterona livre. Isso foi demonstrado num estudo que reuniu 54 homens entre os 20 e os 49 anos, que se suplementaram diariamente com 3,332 UI de vitamina D durante um ano inteiro [*6].
Estes resultados fazem sentido, tendo em conta que está demonstrado que o processo de aromatização é mais notório em indivíduos com excesso de peso, uma vez que a aromatase – a enzima que converte a testosterona em estrogênio – está presente nas células de gordura. Ou seja, quanto mais massa gorda, maior quantidade de aromatase, maior conversão de testosterona para estrogênio.
Este estudo demonstrou, no entanto, que a suplementação com vitamina D pode colocar um travão a este processo.
Em 2013, um estudo confirmou a suplementação com vitamina D em indivíduos que já consumam níveis adequados desta vitamina não produzirá nenhum benefício adicional relativamente ao aumento dos níveis de testosterona.
Este estudo reuniu 893 indivíduos do sexo masculino que consumiram, semanalmente, 20.000 UI ou 40.000 UI de vitamina D (cerca de 2850 UI e 5700 UI por dia, respetivamente) ou um placebo.
vitamina-D-beneficios

Quantidade de vitamina D

A dose diária recomendada de vitamina D está estabelecida entre as 400 e as 800 UI, no entanto, esta dose pode ser insuficiente para praticantes de exercício físico regular. O limite seguro estabelecido nos Estados Unidos da América é de 2000 UI por dia, enquanto que no Canadá é de 4000 UI. Um estudo publicado em 2007 estabeleceu um limite seguro de até 10.000 UI de vitamina D por dia.
Nunca esquecer de consumir sempre vitamina D juntamente com uma refeição rica em gorduras (ou um suplemento de ômega-3), uma vez que ela é lipossolúvel e isso permitirá uma maior absorção.

Conclusão

Conforme vimos, a vitamina D de facto influencia os níveis de testosterona, pelo que todos aqueles que pratiquem desporto devem procurar consumir níveis adequados desta vitamina D. A suplementação pode ser útil caso a tua dieta seja insuficiente em vitamina D ou não habites numa zona solarenga.
Caso os teus níveis de vitamina D estejam abaixo do expectável, a suplementação vai melhorar a tua performance, reduzir o processo de aromatização e aumentar a produção natural de testosterona para os níveis normais.

Fonte:
http://tafitness.net/vitamina-d-aumenta-testosterona-rendimento-desportivo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário