A planta conhecida como pau d’arco é nativa da América do Sul e desenvolve-se bem em localidades de clima tropical e subtropical, como Sul da Flórida, Norte do México, Norte da Argentina, entre outros. A árvore, também conhecida como tahibo ou trompete, tem altura entre 16 e incríveis 160 metros, dependendo da espécie. Algumas delas possuem flores com cores variadas, mas a casca da espécie impetiginosa tabebuia é muito interessante para aqueles que apreciam a medicina alternativa.
Benefícios e propriedades
É um excelente anti-inflamatório e, por isso, pode ser usado para problemas inflamatórios no estômago e intestinos, sendo excelente para síndrome do intestino irritável, colite, além de reumatismo e fibromialgia.
Como preparar o chá de pau d’arco?
- Meia colher de sopa de Pau d’Arco
- Uma xícara de água
Em um recipiente, coloque a água e leve ao fogo. Quando começar a ferver, adicione as cascas de pau d’arco e tampe, deixando repousar por aproximadamente 10 minutos. A dose indicada é de uma xícara, duas vezes ao dia.
Contraindicações e precauções
Assim como qualquer medicamento natural ou industrializado, o chá de pau d’arco tem contraindicações e efeitos colaterais. O chá é contraindicado para pacientes gestantes e mulheres em período de amamentação. Entre os efeitos colaterais, encontram-se a urticária, tonturas, náuseas, vômitos e diarreia.
Antes de usar qualquer medicamento, mesmo que natural, consulte um médico. Até mesmo as plantas podem apresentar interações medicamentosas e devem ser usadas somente sob orientação médica.
Fonte:
http://www.remedio-caseiro.com/trate-infeccoes-e-outros-problemas-com-o-cha-de-pau-darco/
Nenhum comentário:
Postar um comentário